teses
Quadriênio 2021- 2024Total de teses defendidas: 6
TESES DEFENDIDAS EM 2021
Total de teses defendidas: 6
Adelzita Valéria Pacheco de Souza
Título: Trajetórias textuais do assassinato de Cláudia Silva Ferreira: entre necrótopos e cartografias de reexistência
Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Maria de Fátima Lima Santos
Coorientador(a): Prof(a). Dr(a). Branca Falabella Fabrício
Páginas: 150
Resumo
O século XIX foi, por excelência, um período de exaltação nacionalista, cuja matriz
europeia encontra suas origens nos ideais da Revolução Francesa e no desenvolvimento
das forças produtivas via Revolução Industrial, e, também, pela união das treze colônias
dos Estados Unidos da América. A partir desses fatos históricos, dentre outros, a América
Latina não ficou imune. Assim, no Novo Mundo, com o processo de formação das nações
emergentes, o Brasil incorporou um processo político de formação bastante distinto dos
demais países do continente sul-americano, pois o país estava sob a égide da Monarquia.
Em 1822, logo após a independência e a implantação da monarquia constitucional, e sob
a influência das ideias liberais, há muito infiltradas no Brasil, o Imperador D. Pedro I
levou a cabo a missão de administrar e “criar a nação,” consolidando-se posteriormente
pelo herdeiro do trono D. Pedro II (1840-1889). Nesse sentido, a questão da identidade
no período monárquico forneceu a base para a construção e a legitimação do Estado, onde
o monarca era o elemento que representava a nacionalidade, atuando em várias frentes,
intervenções em diversos campos da vida social e política a partir do financiamento das
artes e da literatura, das expedições científicas ao interior do país e com a criação de
instituições públicas de educação, entre elas, atualmente, instituições de educação
inclusiva, a exemplo do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atualmente Instituto
Benjamin Constant (IBC), e, funcionando desde 1850, inaugurado em 1854, o Colégio
Nacional para Surdos, atualmente Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES),
criado em 1856. Assim, a construção da nação moderna nos trópicos passava também
pelo ordenamento jurídico que deveria reger a educação. Nesta pesquisa, propomo-nos a
fazer um estudo do discurso legal representado na legislação relativa à inclusão
educacional nas ações de educação especial empreendidas no período do segundo
império, identificar o legado deixado pelas ações de inclusão no Brasil imperial e
identificar vínculos da implantação e do funcionamento das instituições de educação
especial como legado para a organização da cidade. Neste fragmento de estudo, ainda
inacabado, estamos utilizando referencial teórico, que fundamenta a pesquisa
bibliográfica, além de realizarmos estudo em documentos oficiais, que serviram de viés
para consolidar a implantação das referidas instituições, que abarcaram a orientação da
educação especial no Brasil em consonância com a instauração da cidade e seu
desenvolvimento no século XIX.
Palavras-chave: Educação no segundo império. Educação inclusiva. Discurso. Cidade.
Abstract
The nineteenth century was par excellence, a period of nationalistic exaltation, whose
European matrix finds its origins in the ideals of the French Revolution and in the
development of the productive forces through the English Industrial Revolution. In
addition, by the union of the thirteen colonies of the United States of America and from
all this movement, Latin America was not immune. Thus, in the New World, with a
process of formation of the nations, Brazil incorporates a political process of formation
quite distinct from the other Latin American countries, having been intensified the regime
of monarchy. In 1822, shortly after Independence and the establishment of the
constitutional monarchy and under the influence of liberal ideas long infiltrated in Brazil,
Emperor D. Pedro I carried out the mission of administering and “creating the nation,”
consolidated later by the heir to the throne D. Pedro II (1840-1889). For this, the question
of identity in the period of the monarchy provided the basis for the construction and
legitimation of the state, where the monarch was the element of nationality. Acting on
various fronts, interventions in various fields of social and political life, from the
financing of the arts and literature, scientific expeditions to the interior of the country and
the creation of public educational institutions, among them. Today, we characterize as
institutions of inclusive education, such as the Imperial Institute of the Blind Boys, now
the Benjamin Constant Institute – IBC. Functioning since 1850, inaugurated in 1854 and
the National College for the Deaf, now National Institute of Education of the Deaf – INES,
created in 1856. Thus the construction of the modern nation also passed by the legal
system that should govern education. In this research, we propose a study of the legal
discourse related to educational inclusion in the special education actions undertaken in
the period of the Second Empire, to identify the legacy left by the inclusion actions in
imperial Brazil. Moreover, to identify link (s) of the implantation and Special Education
institutions as a legacy for the organization of the city. In this fragment of the study, which
is still unfinished, we are using a bibliographical reference that bases the bibliographical
research, as well as carrying out a study in official documents that served as a bias to
consolidate the implementation of these institutions, which would include the orientation
of special education in Brazil, establishment of the city and its development in the
nineteenth century.
Keywords: Education in the II Empire. Inclusive education. Speech. City.
Áida Silva Penna
Título: A NEUTRALIDADE NAS ENTREVISTAS DE PRÉ-MEDIAÇÃO FAMILIAR
JUDICIAL: UM ESTUDO DA FALA-EM-INTERAÇÃO INSTITUCIONAL
Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Paulo Cortes Gago
Páginas: 138
Resumo
Nessa pesquisa, tratamos do tema da neutralidade do mediador nas entrevistas de pré-
mediação familiar judicial. Como interesses de pesquisa focamos no que as pessoas fazem
e como elas fazem durante suas interações umas com as outras para descrever eventos e
ações, ou seja, práticas sociais humanas. Temos a linguagem como fundadora da vida em
sociedade. O mediador é peça fundamental para possível solução de uma disputa, pois uma
de suas principais funções é facilitar a comunicação entre as partes em conflito. Entretanto,
apesar de muitos manuais jurídicos que regulam a prática da mediação considerarem o
mediador como um terceiro neutro e imparcial (AZEVEDO, 2016; SsAMPAIO & BRAGA
NETO, 2007; MOORE, 1998), é tarefa dele ajudar as partes a expressarem suas histórias,
relatos, reclamações sobre o outro, formular seus pontos de vista sobre a disputa etc.,
existindo, assim, um descompasso entre o entendimento abstrato do que é a mediação e a
sua prática. O mediador tem a linguagem como instrumento de trabalho. Considerando que
as entrevistas de pré-mediação são um importante constituinte da mediação (MOORE,
1998) e que, no nosso contexto, elas foram realizadas separadamente com cada uma das
partes, investigamos como a mediadora gerencia as entrevistas de pré-mediação, a partir do
seu papel de terceiro neutro e imparcial na resolução de controvérsia, e quais recursos são
utilizados pela mediadora para tal. Tivemos como objetivo trazer uma melhor compreensão
acerca das questões que envolvem o processo de busca de solução de conflito em situação
de mediação judicial de uma Vara de Família, descrevendo como as ações realizadas pela
mediadora exibem uma orientação para a neutralidade. Para tal, pautamo-nos nos
pressupostos teórico-metodológicos da Análise da Conversa Etnometodológica (SACKS,
SCHEGLOFF & JEFFERSON, 2003[1974]), por esta abordagem dedicar-se aos estudos
das ações sociais humanas que são realizadas na fala-em-interação (HUTCHBY &
WOOFFITT, 1998). Nosso corpus de análise compõe-se da gravação em áudio de quatro
entrevistas de pré-mediação familiar judicial de dois casos distintos. Realizamos a
transcrição destas gravações, segundo o modelo Jefferson de Transcrição (SACKS,
SCHEGLOFF & JEFFERSON, 2003[1974]). Nossa pesquisa identificou pelo menos seis
práticas recorrentes do mediador para permanecer-se neutro e imparcial durante as
entrevistas de pré-mediação familiar judicial, são elas: perguntas de sondagem;
normalização de comportamento; truísmo; apelo à explicação jurídica; pausas não-
preenchidas; e, contrapeso do mediador. Além disso, em uma aspiração mais aplicada de
pesquisa, acreditamos que os resultados poderão ser utilizados para a formação profissional
de futuros mediadores.
Palavras-chave: neutralidade; entrevista de pré-mediação familiar; práticas sociais; fala-
em-interação; análise da conversa etnometodológica
Abstract
In this research, we dealt with the mediator’s neutrality theme in judicial family pre-
mediation interviews. As research interests we focus on what people do and how they do
during their interactions with each other to describe events and actions, that is, human
social practices. We have language as the founder of life in society. The mediator is an
essential part of a possible solution to a dispute, since one of his or her main functions is to
facilitate communication between the parties in conflict. However, although many judicial
manuals that regulate the practice of mediation consider the mediator as a neutral and
impartial third party (AZEVEDO, 2016; SAMPAIO & BRAGA NETO, 2007; MOORE,
1998), it is his or her task to help the parties to express their stories, reports, complaints
about the other, formulating their points of view about the dispute etc., thus, there is a
mismatch between the abstract understanding of what mediation is and its practice. The
mediator has language as a working tool. Considering that pre-mediation interviews are an
important component of mediation (MOORE, 1998) and that, in our context, they were
carried out separately with each party, we investigate how the mediator manages pre-
mediation interviews, from their role as a neutral and impartial third party in dispute
resolution, and what resources are used by the mediator to do so. We aimed to bring a
better understanding of the issues surrounding the process of seeking conflict resolution in
situations of judicial mediation by a Family Court, describing how the actions taken by
mediator show an orientation towards neutrality. For this purpose, we are guided by the
theoretical and methodological assumptions of Conversation Analysis (SACKS,
SCHEGLOFF & JEFFERSON, 2003 [1974]), as this approach is dedicated to the studies
of human social actions that are carried out in talk-in-interaction (HUTCHBY &
WOOFFITT, 1998). Our corpus of analysis consists of the audio recording of four judicial
family pre-mediation interviews of two different cases. We transcribed these recordings,
according to the Jefferson Transcription model (SACKS, SCHEGLOFF & JEFFERSON,
2003 [1974]). Our research identified at least six recurrent practices of the mediator to
remain neutral and impartial during judicial family pre-mediation interviews, which are:
probing questions; normalization of behaviour; truism; appeal to judicial explanation;
unfilled pauses; and, the mediator ́s counterbalancing. Also, in a more applied research
aspiration, we believe that the results can be used for the professional training of future
mediators.
Keywords: neutrality; family pre-mediation interview; social practices; talk-in-interaction;
conversation analysis
Daniela Márcia de souza
Título: TRAJETÓRIAS DE TEXTOS MIDIÁTICOS E DISCURSOS SOBRE A
TRAVESSIA DE GÊNERO EM “A FORÇA DO QUERER”
Orientador(a): Prof. Dr. Luiz Paulo da Moita Lopes
Páginas: 140
Resumo
Este estudo tem como pano de fundo a novela “A Força do Querer”, da Rede Globo de
Televisão, como uma produção midiática que impulsiona a circulação de discursos sobre
a transexualidade. O foco é essa viagem textual (FABRÍCIO, 2013). Focalizo o
deslocamento dos significados propiciado pelos encontros semióticos sobre a vida em
trânsito de gênero. Meus objetivos são analisar como significados e textos sobre as vidas
trans mobilizados pela novela “A força do querer” são recontextualizados em narrativas
jornalísticas digitais e em seus comentários e estudar como performatividades afetivas
comparecem na tessitura textual, viajando por meio de signos. Para tanto, os conceitos
operacionalizantes da análise de texto aplicados a este trabalho são entextualização
(BAUMAN; BRIGGS, 1990/2006) e indexicalidade (SILVERSTEIN, 2009, 2003). Além
destes, alinho-me também aos conceitos de performatividade linguística (AUSTIN,
1990/1962), performatividade de gênero (BUTLER, 1990, 2015/2009, 2005/2015a, 2016)
e performatividade afetiva (WETHERELL, 2012, 2014), sempre mantendo no horizonte
que elas estão em constante movimento. O corpus de análise deste estudo é composto por
5 narrativas digitais e seus respectivos comentários. As palavras-chave “A força do
querer” + “Trans” foram pesquisadas no Google Brasil e os resultados filtrados com base
em “relevância” e “maior popularidade” – métricas escolhidas por mim e executadas pelo
algoritmo com base em minha historicidade na rede. Os filtros apontaram a importância
de dois capítulos da novela para as narrativas jornalísticas digitais. São eles: 100 e 127.
Por isso, concentrei as análises em textos que tratam especificamente deles. A análise
chama atenção para como o circuito percorrido pelos significados e textos é complexo,
não linear e imprevisível. As reentextualizações acontecem de maneira multidimensional.
As performances semióticas de afeto sinalizam mudanças na forma de afetação no que
diz respeito à relação entre os afetos e as performances de gênero. A relacionalidade
socialmente instituída que se estabelece entre felicidade – afetos positivos – e
normatividade de gênero é desestabilizada quando a transexualidade causa felicidade. Ou
seja, efeitos de sentido cistemáticos (VERGUEIRO, 2014) são rompidos quando a
dissidência impulsiona, através de signos, a circulação de experiências afetivas positivas.
O potencial de ação das performances semióticas de afeto demonstra sua capacidade para
a transformação dos cistemas e micropolíticas sobre os gêneros.
Palavras-chave: —
Abstract
This study has as its background the soap opera “A Força do Querer”, by Rede Globo de
Televisão, as a media production that boosts the circulation of discourses about
transsexuality. The focus is on this textual journey (FABRÍCIO, 2013). I focus on the
displacement of meanings provided by semiotic encounters on life in transit of gender.
My objectives are to analyze how meanings and texts about trans lives mobilized by the
telenovela “A Força do Querer” are recontextualized in digital journalistic narratives and
in their comments and to study how affective performativities appear in the textual
texture, traveling through signs. Therefore, the operational concepts of text analysis
applied to this work are entextualization (BAUMAN; BRIGGS, 1990/2006) and
indexicality (SILVERSTEIN, 2009). In addition to these, I also align myself with the
concepts of linguistic performativity (AUSTIN, 1990), gender performativity (BUTLER,
1990, 2009/2015, 2005/2015) and affective performativity (WETHERELL, 2012, 2014),
always keeping in mind that these are in constant motion. The corpus of analysis of this
study consists of 5 digital narratives and their respective comments. The keywords “Força
do querer” + “Trans” were searched on Google Brazil and the results filtered based on
“relevance” and “greater popularity” – metrics chosen by me and performed by the
algorithm based on my historicity in the network. The filters pointed out the importance
of two chapters of the telenovela for digital journalistic narratives. They are: 100 and 127.
Therefore, I concentrated the analysis on texts that specifically deal with them. The
analysis draws attention to how the circuit traversed by meanings and texts is complex,
non-linear and unpredictable. Re-entextualizations happen in a multidimensional way.
Semiotic performances of affect signal changes in the form of affectation with regard to
the relationship between affects and gender performances. The socially instituted
relationality established between happiness – positive affects – and gender normativity is
destabilized when transsexuality causes happiness. In other words, cystematic meaning
effects (VERGUEIRO, 2014) are broken when dissidence drives, through signs, the
circulation of positive affective experiences. The action potential of semiotic
performances of affect demonstrates their capacity for the transformation of cystemes and
micropolitics about genders.
Keywords: —
Diego Domingues Peçanha Moreirão
Título: PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM TEXTOS LITERÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS
DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Paula Tatianne Carréra Szundy
Co-Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Marcel Alvaro de Amorim
Páginas: 242
Resumo
Compreendendo o relevante papel que livros didáticos têm no cotidiano escolar, a potência do
trabalho com textos literários na educação básica e a importância em discutir as práticas de
letramento na Educação de Jovens e Adultos, esta Tese tem como principal objetivo investigar
de que maneira livros didáticos, aprovados pelo PNLD-EJA, abordam a leitura de textos
literários e quais concepções de currículo, letramentos e leitores são (des)legitimadas por esses
materiais. Para essa pesquisa, o recorte utilizado foi a análise, a partir dos princípios da Análise
Dialógica do Discurso (ADD), das práticas de letramento em torno de textos literários de três
coleções de livros didáticos para a modalidade em destaque, Alcance EJA (ed. Positivo, 2013),
Caminhar e Transformar (ed. FTD, 2013) e EJA Moderna (ed. Moderna, 2013). Nessa
investigação, tenho como principais pressupostos teóricos as ideias do Círculo de Bakhtin, tais
como Dialogismo, Ideologia, Heterodiscurso e Responsividade, bem como as reflexões de
Paulo Freire sobre a educação de jovens e adultos enquanto um processo formativo crítico e
dialógico entre educador e educando. Os resultados indicam uma acentuada heterogeneidade
na maneira como as atividades em torno de textos literários são estabelecidas, oscilando entre
propostas ora conteudistas e superficiais, ora mais preocupadas com a promoção de diálogos
em sala de aula e com a formação do leitor. Além da análise dos livros, apresento, partindo dos
pressupostos das práticas de letramentos literários e das especificidades do público-alvo, uma
possibilidade de trabalho com texto literário na educação de jovens e adultos.
Palavras-chave: educação de jovens e adultos, livro didático, letramento, literatura.
Resumen
Entendiendo el papel relevante que juegan los libros de texto en la vida escolar cotidiana, el
poder de trabajar con textos literarios en la educación básica y la importancia de discutir las
prácticas de letramiento en la Educación de Jóvenes y Adultos, esta Tesis tiene como objetivo
principal investigar cómo los libros de texto, aprobados por la PNLD-EJA, abordan la lectura
de textos literarios y qué concepciones de currículo, letramiento y lectores son (des) legitimadas
por estos materiales. Para esta investigación, el recorte utilizado fue el análisis, a partir de los
principios del Análisis del Discurso Dialógico (ADD), de las prácticas de letramiento en torno
a textos literarios de tres colecciones de libros de texto para la modalidad destacada, Alcance
EJA (ed. Positivo, 2013), Caminhar e Transformar (ed. FTD, 2013) y EJA Moderna (ed.
Moderna, 2013). En esta investigación, tengo como principales supuestos teóricos las ideas del
Círculo de Bakhtin, tales como Dialogismo, Ideología, Heterodiscurso y Responsividad, así
como las reflexiones de Paulo Freire sobre la educación de jóvenes y adultos como proceso de
formación crítico y dialógico entre educador y alumno. Los resultados indican una marcada
heterogeneidad en la forma en que se establecen las actividades en torno a los textos literarios,
oscilando entre contenidos y propuestas superficiales, en ocasiones más preocupadas por la
promoción del diálogo en el aula y por la formación del lector. Además de analizar los libros,
presento, a partir de los supuestos de las prácticas de letramiento literario y las especificidades
del público destinatario, una posibilidad de trabajar con textos literarios en la educación de
jóvenes y adultos.
PALABRAS CLAVE: educación de jóvenes y adultos, libros de texto, letramiento, literatura
Juliana Pereira Lannes
Título: PERCURSOS DA ENSINANÇA LITERÁRIA: DISCURSOS SOBRE LITERATURA E ENSINO NOS CURRÍCULOS DE
LICENCIATURAS DAS IFES FLUMINENSES
Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Marcel Alvaro de
Amorim
Páginas: 198
Resumo
Tendo como foco o ensino de Literatura na formação de professores, a presente
Tese tem como objetivo central a leitura dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) –
enquanto documentos curriculares – de cursos de Licenciatura em Letras
(Português/Literaturas) de Instituições de Ensino Federais do Estado do Rio de Janeiro a
fim de compreender quais concepções de Literatura e de ensino de Literatura são
refratadas e (des)legitimadas nesses documentos. Além disso, é de meu interesse,
também, entender como esses documentos curriculares refletem as concepções das
práticas de ensino de Literatura junto aos professores em formação. Esta pesquisa está
filiada a uma concepção de Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006);
em consequência disso, o paradigma interpretativista colocou-se como melhor opção para
a investigação (MOITA LOPES, 1994). Ademais, com a finalidade de direcionar meus
horizontes de leitura alcei mão da Análise Dialógica do Discurso (VOLOCHINÓV,
2017), caminho analítico cunhado com base em noções construídas pelo Círculo de
Bakhtin, de onde também me aproprio dos conceitos de dialogismo, ideologias, gêneros
do discurso, heteroglossia e exotopia. Todas essas concepções teóricas, juntamente com
as leituras acerca do Letramento literário (PAULINO, 2005; COSSON, 2006 e 2015;
STREET, 2004; REZENDE, 2013 e AMORIM e SILVA, 2020) e de Ensino de Literatura
(PAULINO, 2010; COSSON, 2013 e MANGUEL, 2013) me auxiliaram durante a leitura
das políticas acerca da formação de professores, assim como dos PPCs das instituições e
as ementas das disciplinas sobre Literatura e ensino. A partir da análise, é perceptível
que a visão refratada nos PPCs ainda é prioritariamente tradicional, tanto no que tange à
Literatura quanto ao seu ensino. E, as concepções de práticas de ensino refletidas nos
documentos ainda estão muito atreladas as disciplinas de estágio.
Palavras-chave: Formação de Professores; Currículo; Literatura; Ensino de Literatura.
Abstract
Focusing on the teaching of Literature in teacher education, this Thesis has as its
central objective the reading of the Pedagogical Course Projects (Projetos Pedagógicos
de Curso – (PPC)) – while curricular documents – of Licentiate Degree Courses
(Portuguese/Literature) of Federal Education Institutions of the State of Rio de Janeiro to
understand which conceptions of Literature and the teaching of Literature are refracted
and (de)legitimized in these documents. Furthermore, it is also of my interest to
understand how these curricular documents reflect the conceptions of Literature teaching
practices with teachers in their pre-service education. This research is affiliated to a
concept of Anti-disciplinary Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006); as a result, the
interpretivist paradigm was the best option for the investigation (MOITA LOPES, 1994).
Furthermore, to direct my reading horizons, I used the Dialogic Discourse Analysis
(VOLOCHINÓV, 2017), an analytical path based on notions built by the Bakhtin Circle,
from which I also utilized the concepts of dialogism, ideologies, speech genres,
heteroglossia and exotopy. All these theoretical conceptions, along with readings about
Literary Literacy (PAULINO, 2005; COSSON, 2006 and 2015; STREET, 2004;
REZENDE, 2013 and AMORIM and SILVA, 2020) and Literature Teaching (PAULINO,
2010; COSSON, 2013 and MANGUEL, 2013) helped me while reading the policies on
teacher education, as well as the PPCs of the institutions and the syllabuses of the subjects
on Literature and teaching. From the analysis, it was interesting to note that the refracted
view in the PPCs is still primarily traditional, both regarding Literature and its teaching.
The conceptions of teaching practices reflected in the documents are still closely linked
to internship disciplines.
Keywords: Teacher Education; Curriculum; Literature; Teaching Literature.
Lilia Aparecida Costa Gonçalves
Título:TECNOLOGIAS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO: um estudo sobre a formação
continuada de professores de línguas
Orientador(a): Prof. Dr. Luis Paulo Moita Lopes
Páginas: 315
Resumo
Esta pesquisa, um estudo de caso de natureza etnográfica, tem como objetivo
investigar como a participação em um curso de formação continuada pode contribuir
para a formação pedagógica sobre tecnologias móveis e para o planejamento de
atividades de aprendizagem móvel para o ensino de línguas. Para atender ao objetivo
proposto, foi elaborado, implementado e avaliado um curso de formação continuada
de professores para o uso pedagógico de tecnologias móveis. O estudo fundamenta-
se em uma revisão teórica sobre tecnologias, cultura digital e educação (CASTELLS,
2011; GABRIEL, 2018; LEMOS, 2008; LÉVY, 2010; PÉREZ GÓMEZ, 2015;
SANTAELLA, 2010a), formação do professor na perspectiva crítica-reflexiva (PÉREZ
GÓMEZ, 1997; SCHÖN, 1997; ZEICHNER, 1993), formação docente para usos de
tecnologias (ALMEIDA; SILVA, 2011; BÉVORT; BELLONI, 2009; VILAÇA;
GONÇALVES, 2019), aprendizagem móvel (KUKULSKA-HULME, 2009; SHARPLES;
TAYLOR; VAVUOLA, 2010; SACCOL; SCHLEMMER; BARBOSA, 2011; TRAXLER,
2009). O estudo buscou compreender o uso já feito das tecnologias digitais na
educação pelos participantes da pesquisa; identificar e analisar a percepção que os
professores apresentam em relação ao uso de tecnologias móveis no processo
educacional; identificar como os professores que buscam formação para o uso de
tecnologias móveis já utilizam essas tecnologias em suas práticas docentes, quando
as utilizem; analisar o curso de formação e a metodologia utilizada e as contribuições
deste, sob a perspectiva dos participantes. Os dados foram gerados por questionários
e registros de interações on-line. A análise de dados identificou que os professores já
utilizam tecnologias móveis em suas aulas. No entanto, a maioria dos professores não
teve formação específica sobre uso de tecnologias móveis em práticas docentes.
Assim, faz-se necessária formação constante que contribuirá para o desenvolvimento
de conhecimentos teórico, metodológico e tecnológicos, além da troca de experiências
entre os participantes, que poderão ser recriadas em outros contextos educativos. Os
dados também mostraram que a participação no curso ajudou no desenvolvimento de
um professor reflexivo, que não se restringe à dimensão tecnológica. Em outras
palavras, esse docente reflete sobre o uso de tecnologias na própria prática, não se
limitando a desejar uma competência predominantemente prática, que pode se reduzir
a aprender como usar ou operar o recurso tecnológico. Assim, ele deve planejar,
selecionar os recursos e pensar sobre diferentes perspectivas pedagógicas e críticas.
Além disso, foi possível verificar que o curso não apenas estimulou a reflexão e o
desejo de usar as tecnologias móveis, mas também apresentou efeitos concretos nas
práticas dos professores participantes.
Palavras-chave: Tecnologias Móveis. Formação de Professor. Ensino de Línguas.
Aprendizagem Móvel. Práticas Pedagógicas.
Abstract
This research, a case study of ethnographic nature, aims to investigate how
participation in a continuing education course can contribute to pedagogical training
on mobile technologies and to the planning of m-learning activities for language
teaching. To reach the proposed objective, a continuing teacher education course for
the pedagogical use of mobile technologies was designed, implemented and
evaluated. The study is based on a theoretical review on technologies, digital culture
and education (CASTELLS, 2011; GABRIEL, 2018; LEMOS, 2008; LÉVY, 2010;
PÉREZ GÓMEZ, 2015; SANTAELLA, 2010a), teacher education in a critical-reflective
perspective (PÉREZ GÓMEZ, 1997; SCHÖN, 1997; ZEICHNER, 1993), teacher
education for the use of technologies (ALMEIDA; SILVA, 2011; BÉVORT; BELLONI,
2009; VILAÇA; GONÇALVES, 2019), mobile learning (KUKULSKA-HULME, 2009;
SHARPLES; TAYLOR; VAVUOLA, 2010; SACCOL; SCHLEMMER; BARBOSA, 2011;
TRAXLER, 2009;). The study sought to understand the use already made of digitals
technologies in education by research participants; identify and analyze the perception
that teachers have regarding the use of mobile technologies in the educational
process; analyze the training course and the methodology adopted and its
contributions, from perspective of the participants. Data were generated by
questionnaires and records of online interactions. Data analysis identified that teachers
already use mobile technologies in their classes. However, most teachers, did not have
any specific training on the use of mobile technologies in teaching practices. Thus, it
is necessary constant training in order to contribute to the development of theoretical,
methodological and technological knowledge, in addition to the exchange of
experiences between participants, which can be recreates in other educational
contexts. The data also showed that participation in the course contributed to the
development of a reflective teacher, who is not restricted to the technological
dimension. In other words, this professor reflects on the use of technologies in their
own practice, not limiting themselves to wanting a predominantly practical
competence, which can be reduced to learning how to use or operate the technological
resource. Therefore, he must plan, select resources ant think about different
pedagogical and critical perspectives. Furthermore, it was possible to verify that the
course not only stimulated reflection and the wish to use mobile technologies, but it
also had concrete effects on the practices of the participating teachers.
Keywords: Mobile Technologies. Teacher Education. Language Teaching. Mobile
Learning. Teaching Practice.
COORDENAÇÃO
Prof. Dr. Rodrigo Borba Vice-Coordenadora:
Prof(a). Dr(a). Branca Falabella Fabrício Secretária:
Solange Tristão
ATENDIMENTO
segunda à sexta:
09h às 17h
Telefone:
21 3938-9701
ENDEREÇO
Programa de Interdisciplinar de Linguística Aplicada (PIPGLA) Av. Horácio de Macedo, 2151. Sala F-317Cidade Universitária — Faculdade de Letras da UFRJ.
CEP 21941-917.
Rio de Janeiro — RJ


