Divulgação científica
Produção acadêmicaAs pesquisas desenvolvidas no PIPGLA versam sobre diversos fenômenos de relevância atual nos quais a linguagem tem papel central. Docentes e discentes do programa investigam práticas discursivas nas áreas de ensino-aprendizagem e formação de professores/as, material didático, letramentos, tradução, produção-interpretação literária, performances literárias, performances identitárias, produção cultural, mídia jornalística e televisiva, contexto jurídico, contextos digitais e multimidiáticos, comunicação e interação na área da saúde, entre outros. Os resultados dessas pesquisas são divulgados em meios científicos (como periódicos, livros, congressos etc.) e em canais de acesso ao público em geral (blogs, revistas, jornais, programas de TV, lives). Confira aqui algumas produções recentes.

Revista Indisciplina em Linguística Aplicada – RILA
A Revista Indisciplina em Linguística Aplicada recebe artigos, ensaios e resenhas que versam sobre as diferentes áreas do conhecimento com o foco na investigação e na compreensão dos processos de uso da(s) linguagem(ns) e na construção de sentido, na compreensão da vida social contemporânea e nas ações linguísticas nela imbricadas. Propõe-se a agregar trabalhos teóricos e empíricos cuja abordagem epistemológica extrapola os limites teóricos e metodológicos de campos de conhecimento específicos a partir de diálogos indisciplinados que possam contribuir para a compreensão da linguagem na sociedade atual.

CONTXT
O contxt é um blog colaborativo que busca refletir sobre a circulação de textos e discursos na sociedade como também sobre as ideologias neles contidas. Ressalta, assim, a importância desse fluxo na construção da vida social.

OBOS – Nossos corpos por nós mesmas
Blog do projeto de tradução e adaptação do livro Our bodies ourselves. Parceria entre o PIPGLA da UFRJ, o Instituto de Estudos de Linguagem e a Faculdade de Medicina da UNICAMP.

Canal do Coletivo de Estudos de Letramentos Contemporâneos (CELEC) no Youtube
O Coletivo de Estudos de Letramentos Contemporâneos (CELEC) é um grupo de pesquisa e de intervenção que reúne professoras do ensino superior e da educação básica, estudantes de graduação e da pós-graduação que tem como foco de seus trabalhos fenômenos da vida social relacionados com as diversas formas de escritas contemporâneas.

Longa História
Site de crítica cultural.

InfoClássicas
Newspaper de estudos clássicos

A cidade e as letras
A cidade como palco de lutas e de encenação para o progresso nascente tornou-se um lócus privilegiado para o estudo das representações sociais. Neste site, divulgam-se pesquisas que investigam essas questões.
PIPGLA EM LIVES
2021

“Literatura na escola: provocações e propostas” – Aula Inaugural do PROFLETRAS-UFS

Mesa-Redonda: Jornada Acadêmica 2021.1 – Práticas de Leitura e Escrita Acadêmica

Palestra: Leitura, (Meta)Cognição e Educação Linguística em Língua Espanhola na Escola

Mesa Redonda – Estudos Clássicos em Contexto

MESA-REDONDA: Contribuições Metacognitivas para o Ensino de Leitura em Contexto Escolar

Saúde, sexualidade e linguagem: “Nossos corpos por nós mesmas”

Palestra: Inferências e construção de sentidos na leitura: cognição e metacognição em sala de aula

Religião e Ciência: convergências e divergências

“A BNCC e o ensino de (lingua)gens: políticas curriculares e formação de professores” – Aula Inaugural do PROFLETRAS-UFNT

Letramento sociointeracional crítico: uma proposta para o ensino de línguas

Lançamento do livro “Nossos corpos por nós mesmas”

“As etno-histórias nas escolas: decolonialidade e reexistência” – Conferência no GEDLiT-UNICAMP

Literatura e ensino: desafios para o professor de lingua(gens)” – Conferência de Encerramento do I Congresso de Ensino de Linguagens do IFRJ


Estudos da Tradução em Foco. Lançamento de livro com apresentações.
Anos anteriores

Lançamento da Revista Indisciplina em Linguística Aplicada

Por uma “proximidade crítica” nos estudos em Linguística Aplicada

Teorias queer, performatividade e ideologia linguística

Introdução à escrita acadêmica, extensão e pesquisa com foco nas intersecções entre gênero, sexualidade

O novo normal da linguagem, da economia e do conflito social (Abralin ao vivo)

(Re)pansando a Linguística Aplicada a partir de paradigmas queer (Abralin ao vivo)

Mulheres shakespearianas: força e vitalidade

Linguagem neutra, ansiedades cisgêneras e a pragmática da recusa

Desigualdades e comunidade LGBTQI+

“Nós por nós”: Sobrevivência pragmática em tempos de pandemia

Diálogos sobre moradia e COVID: o limite do isolamento nas favelas

Saúde mental, trauma e sofrimento

Do letramento às práticas de letramento literário: redescrições em jogo

Mesa comemorativa dos 30 anos da ALAB

Discursos transviados: por uma linguística (aplicada) queer

WOW – Festival das mulheres do mundo
PIPGLA NAS MÍDIAS

Palestra- Identidades de Gênero e transexualidades: diálogos com a psicologia social

Palestra – Perezhivanie, emoción e imaginación: construyendo un método de trabajo

Oficina – Etnografia digital da e na internet

Aula Inaugural – O mundo do avesso: mimese e antiestrutura nos públicos da extrema direita
25/11/2022
Oficina – Biografização e etnografia linguística: que desafios?
25/11/2022
Palestra – Pluricêntrico? Cegueiras epistêmicas nas abordagens ao multilinguismo com português
16, 17 e 18 de novembro de 2022
X Seminário de teses e dissertações
III Seminário de Egressos
30 de setembro de 2022
“As etno-histórias nas escolas: decolonialidade e reexistência”
22 a 24 de novembro de 2022
XXXIX Semana de estudos clássicos da UFRJ
Religião e Ciência: Convergências e Divergências
28/10/2021
Mesa Redonda – Estudos Clássicos em contexto
22/10/2021
Lançamento: Estudos da tradução em foco
23/09/2021
Lançamento: Nossos corpos por nós mesmas
20 de setembro de 2021
Evento: I Ciclo de palestras do grupo de pesquisa cognição e práticas discursivas
30/09/2021
Leitura, (meta)cognição e educação linguística em língua espanhola na escola
01/07/2021
Webinar – Viajantes e imigrantes de língua alemã: o Brasil a seus olhos
16/06/2021
Aproximações interdisciplinares: Saúde, sexualidade e linguagem – Nossos corpos por nós mesmas
08 /05/2021
Mesa-redonda: Práticas de leitura e escrita acadêmica
15/04/2021
I Congresso de Ensino de Linguagens – Literatura e ensino: desafios para o professor de lingua(gens)
14/04/2021
Aula Inaugural PROLETRAS – Tema: “A BNCC e o ensino de lingua(gens): políticas curriculares e formação de professores”
12/04/2021
I Congresso de Ensino de Linguagens
Mesa-Redonda: Contribuições metacognitivistas para o ensino de leitura em contexto escolar
05/04/2021
Literatura na escola: provocações e propostas

“Mangueira 2020: Jesus da gente e o amor em tempos de pandemia”

Nossos corpos por nós mesmas”: um projeto de tradução feminista

A vitalidade dos feminismos negros

Rio de Janeiro: uma cidade literária

Entenda os pancadões, fenômeno funk que é febre nas periferias de São Paulo.

Elus são eles e elas

A criatividade para se (re)pensar e (re)construir a universidade

Ciência e Letras – O processo transexualizador no SUS

Imprensa, História e Literatura: o jornalista escritor

Podcast Parceiros pela Educação
Episódio – A vida não pode parar

Podcast Teaching in critical times
Episódio Por que precisamos falar sobre gênero e sexualidade na escola

Pandemia, medicina e antiguidade
LIVROS E E-BOOKS
POR ANO
LIVROS DE 2022

E-book “Shakespeare e Orson Welles: adaptação, dialogismo e carnavalização”
Obra autoral publicada pela Editora da Universidade Federal do Rio Grande

A natureza degenerante: o Brasil de Hipócrates
Henrique E. Cairus
LIVROS DE 2020

Sociolinguística interacional: perspectivas históricas e desdobramentos contemporâneos
Branca Falabella Fabrício (org.)

Discursos transviados: por uma linguística queer
Rodrigo Borba (org.)

Revisiting Vygotsky for social change: Bringing together theory and practice
Adolfo Tanzi Neto, Fernanda Liberali e Manolis Dafermos (orgs.)

Identidades masculinas em Coriolano e Antônio & Cleópatra de William Shakespeare
William Soares dos Santos

Memórias de um triste futuro
William Soares dos Santos

Vozes consonantes da cultura literária brasileira
Luciana Marino do Nascimento e João Carlos Ribeiro
LIVROS DE 2019

Nó em pingo d’água: sobrevivência, cultura e linguagem
Adriana Carvalho Lopes, Adriana Facina e Daniel N. Silva (orgs.)

Eating Shakespeare: Cultural anthropophagy as global methodology
Anne Refskou, Marcel Alvaro de Amorim e Vinícius Mariano de Carvalho (orgs.)

Inovações e desafios epistemológicos em Linguística Aplicada: perspectivas sul-americanas
Paula Tatianne Carréra Szundy, Rogério Tilio e Glenda Cristina Valim de Melo (orgs.)

Questões identitárias no ensino de línguas estrangeiras
Rogério Tilio, Marcelo Santos e Jaqueline Barros (orgs.)

A BNCC e o ensino de línguas e literaturas
Ana Flávia Lopes Magela Gerhardt e Marcel Alvaro de Amorim (orgs.)

Transitando e transpondo N(a) Linguística Aplicada
Kiria Finardi, Rogério Tilio, Vládia Borges, Adriana Dellagnelo e Etelvo Ramos Filho (orgs.)

Diálogos da memória e literatura
Luciana Marino do Nascimento e Kacianna Amorim (orgs.)
LIVROS DE 2018

Global Portuguese: Linguistic ideologies in late modernity (paper back)
Luiz Paulo da Moita Lopes (orgs.)

(Des)prazer da norma
Everton Rangel, Camila Fernandes e Fátima Lima (orgs.)

Linguística Aplicada para além das fronteiras
Ruberval Maciel, Rogério Tilio, Dánie Marcelo de Jesus e Adriana Chaves de Barros (orgs.)

Formação inicial de professores de línguas: experiências em um projeto de extensão universitária
Rogério Tilio e Ana Paula Beato-Canatto (orgs.)

Shakespeare e antropofagia: adaptações de Hamlet no cinema brasileiro
Marcel Alvaro de Amorim

Topografias culturais e literárias: espaços e discursos em diálogo
Alvaro Alfredo Bragança Jr., Luiz Barros Montez, Luciana Marino do Nascimento e Wisley Vilela (orgs.)

Tempo de escrita: as muitas imagens do Brasil na literatura
Luciana Marino do Nascimento (org.)
LIVROS DE 2017

Queering paradigms IVa: Insurgências queer ao sul do equador
Elizabeth Sara Lewis, Rodrigo Borba, Branca Falabella Fabrício e Diana de Souza Pinto (orgs.)

Language and violence: pragmatic perspectives
Daniel Silva (org.)

Innovations and challenges in applied linguistics and learner autonomy
Christine Nicolaides e Wlakyria Magno e Silva (orgs.)

Innovations and challenges in language teaching and materials development
Rogério Tilio e Aparecida de Jesus Ferreira (orgs.)

Uma vida com Shakespeare: Estudos shakespearianos em homenagem à Marlene Soares dos Santos
William Soares dos Santos (org.)

Ensino de Literaturas: perspectivas em Linguística Aplicada
Marcel Alvaro de Amorim

Riscos da escrita, rastros da memória: homenagem à professora Lucia Helena
Luciana Nascimento, Anélia Pietrani e Paulo César Oliveira (orgs.)
LIVROS DE 2016

O (Des)Aprendizado de Si: transexualidades, interação e cuidado em saúde
Rodrigo Borba

Traços e laços da Amazônia
Luciana Marino do Nascimento e Maria do Socorro Galvão Simões (orgs.)

Linguagem e ensino do texto: teoria e prática
Luciana Nascimento, Lúcia Maria de Assis e Aroldo Magno de Oliveira (orgs.)
LIVROS DE 2015

Global Portuguese: Linguistic ideologies in late modernity
(hard cover)
Luiz Paulo da Moita Lopes (orgs.)

Formação de professores em múltiplos contextos: construindo pontes de saberes e agenciamentos
Claudia Maria Bockel Reis e William Soares dos Santos (orgs.)
LIVROS DE 2014

Queering paradigms IV: South-North Dialogues on queer epistemologies, embodiments and activisms
Elizaneth Sara Lewis, Rodrigo Borba, Branca Falabella Fabrício e Diana de Souza Pinto (orgs.)

Nova pragmática: modos de fazer
Daniel N. Silva, Dina Ferreira e Claudiana Alencar (orgs.)

Corpos, gêneros, sexualidades: políticas de subjetivação
Fátima Lima

Caleidoscópios da cultura brasileira
Luciana Marino do Nascimento e Simone Souza Lima (orgs.)

Educação e cultura face aos desafios do mundo moderno e contemporâneo
Elizabeth Miranda de Lima, Luciana Marino do Nascimento e Luciete Andrade Albuquerque (orgs.)

Nós da Amazônia: literatura, cultura e identidade na/da Amazônia
Luciana Marino do Nascimento, Roberto Mibieli e Devair Antonio Fiorotti (orgs.)
COORDENAÇÃO
Prof. Dr. Rodrigo Borba Vice-Coordenadora:
Prof(a). Dr(a). Branca Falabella Fabrício Secretária:
Solange Tristão
ATENDIMENTO
segunda à sexta:
09h às 17h
Telefone:
21 3938-9701
ENDEREÇO
Programa de Interdisciplinar de Linguística Aplicada (PIPGLA) Av. Horácio de Macedo, 2151. Sala F-317Cidade Universitária — Faculdade de Letras da UFRJ.
CEP 21941-917.
Rio de Janeiro — RJ


