dissertações

Quadrênio 2021 - 2024

Total de dissertações defendidas: 14

DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM 2022

Total de dissertações defendidas: 11

Adryele Maria Gomes de Oliveira Duarte

Título: Os olhos verdes da mulata: diatribes implícitas sobre a mestiçagem brasileira

Orientador(a): Prof. Doutor Henrique F. Cairus

Páginas: 106

Resumo

No Brasil, a miscigenação não só se tornou símbolo de um “ser brasileiro”, como serviu de justificativa para as teses de que o povo seria ora inferior, ora superior aos das
demais nações. A mistura racial que aqui se deu largamente, inicialmente pelo convívio entre o branco (português), povos indígenas e, posteriormente, com os negros foi compreendida
tanto como degeneração, segundo preceitos cuja arqueologia tentou-se desvelar, como exaltação, a partir de propostas que faziam contraponto à eugenia. Segundo essa eugenia, as
raças se misturavam e, consequentemente, perdiam a sua pureza inicial e mesmo a sua essência. Além disso, tal mestiçagem estaria relacionada a práticas sexuais que se difundiam
nesta Terra. Sobrecaía a responsabilidade na nudez do indígena, na escassez de mulheres brancas para os portugueses, na alegada lascívia da raça negra, na condição de escravizadas
das mulheres negras. O resultado, segundo certas teses, foi a formação de um povo preguiçoso, doente e de um futuro incerto, como afirmavam os homens de ciência brasileiros,
incluindo, é claro, grande parte dos eugenistas. Por muitos anos, esses intelectuais argumentaram que a saída para reverter os problemas que a miscigenação causou estava na
boa miscigenação, isto é, no embranquecimento populacional por um cruzamento racial controlado por uma política eugênica que se confundia com uma política higiênica. Em 1933,
Casa-grande e senzala, de Gilberto Freyre, inova o cenário intelectual, inserindo o negro como elemento crucial para a formação racial e cultural de um povo único: o brasileiro. No
lugar do pessimismo, nasce a democracia racial, que apesar de negar a inferioridade do negro e do brasileiro, fomenta a crença de que não há racismo no Brasil devido à mistura racial: se
somos todos misturados, como poderia haver racismo? Todavia, o estereótipo da negra sensual é reforçado nas ideias de Freyre, como se essas mulheres fossem as grandes
responsáveis pela mistura racial. Essa discussão esteve presente em grande parte da produção artística e intelectual brasileira. O caráter implícito dessa disputa discursiva pode ser notado
até mesmo em indícios como o fato de ter Paulo Prado escrito o prefácio do Manifesto da poesia Pau-Brasil. A miscigenação transbordava para a arte, que a acolhia e elevava à
condição de grande bem, de tesouro nacional, um tesouro que se recusa a verter capital social.

Palavras-chave: racismo; miscigenação; mulata; degeneração; branqueamento.

 Abstract

In Brazil, miscegenation not only became a symbol of “being Brazilian”, but also served as justification for the thesis that the people were either inferior or superior to those of
other nations. The racial mixture that was widely spread here, initially by the interaction between the white (Portuguese), with the indigenous peoples, and, later, with the black, was
understood both as degeneration, according to precepts whose archeology we tried to unveil, and as exaltation, based on proposals that counterpointed eugenics. According to this
eugenics, the races mixed and, consequently, lost their initial purity and even their essence. Moreover, such a mixture would be related to sexual practices that were widespread on this
Earth. The indigenous nudity, the scarcity of white women for the Portuguese, the alleged lewdness of the black race, the enslaved condition of black women were all blamed. The
result, according to certain theses, was the formation of a lazy, sickly people with an uncertain future, as affirmed by Brazilian scientists, including, of course, a large part of the
eugenicists. For many years, these intellectuals argue that the way to reverse the problems that miscegenation caused was through good miscegenation, that is, in the whitening of the
population through racial interbreeding controlled by an eugenic policy that was mixed with a hygienic policy. In 1933, Gilberto Freyre’s The Masters and the Slaves innovated the
intellectual landscape, inserting the black as a crucial element in the racial and cultural formation of an unique people: the Brazilian. In place of pessimism, racial democracy was
born, which, despite denying the inferiority of the black and of Brazilians, fosters the belief that there is no racism in Brazil due to racial mixture: if we are all mixed, how could there be
racism? However, the stereotype of the sensual black woman is reinforced in Freyre’s ideas, as if these women were responsible for the racial mixture. This discussion was present in
much of the Brazilian artistic and intellectual production. The implicit character of this discursive dispute can be noticed even in indications such as the fact that Paulo Prado wrote
the preface of the Manifesto of Pau-Brasil Poetry. Miscegenation overflowed into art, which welcomed it and elevated it to the condition of a great asset, a national treasure, a treasure
that refuses to shed social capital.

Key-words: racism; miscegenation; mulata; degeneration; bleaching.

 

Bruna Prudêncio da Silva

Título: Entre muambas e bombas: a poética de tatiana pequeno como uma prática de letramento de reexistência

Orientador: Prof. Dr. Marcel Alvaro de Amorim.

Coorientador: Prof. Dr. Tiago Cavalcante da Silva.

Páginas: 113

Resumo

Reconhecendo a potência do discurso literário como um espaço de abrigo e de reflexão
acerca das injustiças, nesta dissertação, analiso alguns poemas de Tatiana Pequeno
presentes na antologia Onde estão as bombas, publicada em 2019. Considero que a
poética da autora se insere no que se tem denominado ‘literaturas de reexistência’
(AMORIM & SILVA, 2019; SILVA, 2020). Na busca de elementos que, em certa
medida, singularizem essas literaturas, abordo os conceitos de ‘heteroglossia
dialogizada’, ‘ideologia’ e ‘autoria’, difundidos pelo Círculo de Bakhtin. Esse aporte
teórico forneceu-me as bases para que, em um primeiro momento, o trabalho de análise
dialógica do discurso se concretizasse e, em um segundo, para que a poética de Tatiana
Pequeno fosse concebida como uma das práticas de ‘letramentos de reexistência’
(SOUZA, 2011). Minha pesquisa alinha-se a esse modo de compreensão do papel da
Linguística Aplicada (LA), que abre espaços de escuta para as vozes de sujeitos às franjas
da sociedade e que se distancia do paradigma positivista, concentrado na solução de
problemas do uso da linguagem. Esta dissertação, desse modo, visa a criar
inteligibilidades sobre a correlação existente entre as mazelas sociais e o fazer literário
em situações nas quais este tem papel preponderante, propagando, assim, uma perspectiva
‘transgressiva’ e ‘indisciplinar’ (MOITA LOPES, 2006) da LA na contemporaneidade. A
escrita de Pequeno materializa não só a dor e o sofrimento íntimo de quem viveu as mais
variadas formas de violência, mas também revela problemas de caráter político e social
de nosso país. O caráter ‘explosivo’ de sua poesia nos aproxima desses sujeitos cujas
vidas foram marcadas pelo sentimento de injustiça e exclusão, mas que seguem
reexistindo apesar de toda forma de opressão e dominação.

Palavras-chave: dialogismo, ideologias, letramentos de reexistência, literaturas de reexistência

Abstract

Acknowledging the potency of the literary discourse as space of shelter and reflection
upon injustice, in this dissertation I analyse some poems from Tatiana Pequeno from the
anthology Onde estão as bombas, published in 2019. I consider that the author poetics is
part of what has been called ‘literatures of reexistence’ (AMORIM & SILVA, 2019;
SILVA, 2020). Searching for features that distinguish these literatures, I address the
concepts of ‘dialogised heteroglossia’, ‘ideology’ and ‘authorship’ disseminated by the
Bakthin Circle. This theoretical framework provided me first with the foundation to
perform a dialogic discourse analysis and second to conceive Tatiana Pequeno’s poetics
as one of the practices of ‘literacies of reexistence’ (SOUZA, 2011). My research aligns
to this way of understanding the role of Applied Linguists (AL) that opens spaces of
listening so voices from subjects in the margins of society and distances from a positivist
paradigm, focusing on solving problems of language use. Thus, this dissertation aims to
create intelligibilities about the links between social illnesses and the literary doing in
situations in which the latter has a key role, which disseminates a ‘transgressive’ and
‘undisciplined’ perspective (MOITE LOPES, 2006) of AL in modern times. Pequeno’s
writing not only materialises the pain and the intimate suffering from who experienced
various forms of violence, but also reveals Brazilian political and social issues. The
‘explosive’ character of her poetics approaches us from these subjects whose lives
exhibited feelings of injustice and exclusion, but keep on reexisting despite all oppression
and domination.

Keywords: dialogism, ideologies, literacies of reexistence, literatures of reexistence

 

Celme de Alcantara Velemem Alves

Título: Do silêncio ao grito: narrativas de violência racial genderizada e sexual de uma mulher negra a partir de trabalho realizado na casa das pretas

Orientador(a):   Janine Pimentel

Orientador: Professor Doutor William Soares dos Santos

Páginas: 121

Resumo

Esta dissertação de mestrado é parte da busca de compreensão de como o mundo tornou-se o que se tornou para as mulheres, sobretudo negras. Para isso, parti de um trabalho
realizado no quilombo Casa das Pretas, localizado na cidade do Rio de Janeiro, investigando as violências vividas por Carolina Maria, uma mulher negra e atuante no movimento de mulheres negras no Rio de Janeiro, a partir da escuta de suas narrativas a respeito de sua vivência dentro de um relacionamento abusivo. Através da análise das narrativas trazidas aqui, em confronto com o conhecimento de estruturas macro-sociais, busco reconhecer como funcionam os sistemas de opressão que geraram as violências vividas pela entrevistada e analiso essas violências através do aporte teórico da narrativa como metodologia de pesquisa e da interseccionalidade de opressões. Busco, também, saber como as narrativas de violências raciais e genderizadas constroem a subjetividade de Carolina Maria. Através de entrevistas semiestruturadas, as narrativas emergem em um ambiente de escuta, de co-construção discursiva e de identificação de experiências de violência sexual em relacionamentos abusivos. No processo de uma pesquisa que é engajada politicamente, também identifico minhas experiências de violências nas narrativas de Carolina e trago para a análise o que vivi, contestando ideias presentes na sociedade brasileira, tais como o mito da democracia racial, da invenção da submissão feminina, dentre outros dispositivos de subalternização e poder.

PALAVRAS-CHAVE: Estudo de narrativas; Linguística Aplicada; Violência de gênero; Violência racial, Relacionamento abusivo e estupro marital; Estudos interseccionais.

Abstract

This master’s thesis is part of the search for understanding how the world became what it has become for women, especially black women. For this, I started from a work carried out
in the quilombo Casa das Pretas, located in the city of Rio de Janeiro, investigating the violence experienced by Carolina Maria, a black woman and active in the black women’s
movement in Rio de Janeiro, from listening to their narratives about their experience within an abusive relationship. Through the analysis of the narratives presented here, in
confrontation with the knowledge of macro-social structures, I seek to recognize how the systems of oppression that generated the violence experienced by the interviewee I work
with, and I analyze these violences through the theoretical contribution of the narrative as a research methodology and the intersectionality of oppressions. I also seek to know how the
narratives of racial and gendered violence build Carolina Maria’s subjectivity. Through semi-structured interviews, the narratives emerge in an environment of listening, discursive
co-construction and identification of experiences of sexual violence in abusive relationships. In the process of a research that is politically engaged, I also identify my experiences of
violence in Carolina’s narratives and bring to the analysis what I have lived, contesting ideas present in Brazilian society, such as the myth of racial democracy, the invention of female
submission, among other subalternization and power devices.

KEYWORDS: Study of narratives; Applied Linguistics; Gender violence; Racial violence, Abusive relationship and marital rape; Intersectional Studies.

 

Diogo Maicon Krevoniz Balduino

Título: Um rolê pelo vale: circulação de textos, interação e dissidências identitárias no brasil contemporâneo

Orientador(a):   Janine Pimentel

Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Borba

Páginas: 144

Resumo

Esta pesquisa busca compreender os processos de ampliação do campo semântico-pragmático
do signo ‘vale dos homossexuais’ vis-à-vis o contexto de ebulição político-social que temos
vivenciado. Esse objetivo desdobra-se em três perguntas: a) quais sentidos emergem em torno
do signo ‘vale dos homossexuais’, b) de que forma esses sentidos são reiterados e/ou

contestados na esfera online e c) como esses sentidos são reiterados e/ou contestados na fala-
em-interação. Situo este estudo na intersecção entre a Linguística Aplicada Indisciplinar e a

Linguística Queer. Adoto um aparato teórico-metodológico de encruzilhada que coloca em
diálogo diferentes campos analíticos, como a Sociolinguística da Mobilidade (BLOMMAERT,
2010) e a Análise da Conversa (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, 1974). Enriqueço as
discussões com um instrumental analítico que mobiliza os conceitos de trajetórias textuais
(BLOMMAERT, 2005), indexicalidade (OCHS, 1992), táticas de intersubjetividade
(BUCHOLTZ; HALL, 2003; 2004), pistas de contextualização (GUMPERZ, 1982) e pistas
indexicais (WORTHAM, 2001). Utilizo dados heterogêneos, como textos escritos, imagéticos,
multimodais, falados etc. Parte dos dados é gerada a partir de uma Etnografia da Internet (HINE,
2015) entre 11/2020 e 04/2021. Outra parte é composta por dados de fala-em-interação gerados
a partir de uma etnografia durante uma interação em 2018 entre amigues que se engajam num
jogo de beber cujo foco é chegar no ‘vale dos homossexuais’. Ao olhar para esses processos
tanto global quanto localmente, a análise de dados salienta dois fenômenos centrais no processo
de ressignificação de signos pejorativos: a) o rearranjo de ordens de indexicalidade e b) a adição
de camadas indexicais. O caráter empírico do processo de ressignificação contribui para os
estudos a partir de uma perspectiva queer por dar centralidade à linguagem. A ressignificação
não é tomada como um processo abstrato dado aprioristicamente; analiso paulatinamente esse
processo através de eventos comunicativos na esfera online e offline. A pesquisa convida os
estudos da linguagem a extrapolar as fronteiras textuais e, consequentemente, dar centralidade
à produção de sentidos locais situando-os no tempo, na história e nos eventos sócio-políticos
mais amplos. Todas essas discussões são feitas de uma forma não-convencional: a dissertação
está estruturada em formato de jogo, onde algumas atividades devem ser realizadas antes da
leitura de cada casa (i.e., capítulos e seções). Esse formato atua como um convite a repensar as
formas de produção de conhecimentos e do fazer pesquisa herdado do poder colonial.

Palavras-chave: circulação de textos; interação; dissidências identitárias; vale dos
homossexuais.

Abstract

This research seeks to understand the expansion processes of the semantic-pragmatic field of
the sign ‘homosexuals’ valley’ vis-à-vis the political and social turmoil that we have been
experiencing. This objective unfolds in three questions: a) what meanings emerge around the
sign ‘homosexuals’ valley’, b) how these meanings are reiterated and/or contested in the online
sphere and c) how these meanings are reiterated and/or contested in talk-in-interaction. I situate
this study at the intersection between Undisciplined Applied Linguistics and Queer Linguistics.
I adopt a crossroads theoretical-methodological apparatus that brings into dialogue different
analytical fields, such as the Sociolinguistics of Mobility (BLOMMAERT, 2010) and
Conversation Analysis (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, 1974). I enrich the discussions
with an analytical tool which mobilizes the concepts of textual trajectories (BLOMMAERT,
2005), indexicality (OCHS, 1992), intersubjectivity tactics (BUCHOLTZ; HALL, 2003; 2004),
contextualization clues (GUMPERZ, 1982) and indexical clues (Wortham, 2001). I use
heterogeneous data, such as written, imagetic, multimodal, and spoken texts etc. Part of the data
is generated in an Internet Ethnography (HINE, 2015) from 11/2020 to 04/2021. Another part
is composed of talk-in-interaction data generated in an ethnography during an interaction in
2018 among friends who engage in a drinking game whose focus is to reach the ‘homossexuals’
valley’. When looking at these processes both globally and locally, data analysis highlights two
central phenomena in the process through which pejorative signs are resignified: a) the
rearrangement of orders of indexicality and b) the addition of indexical layers. The empirical
character of the resignification process contributes to studies from a queer perspective by giving
centrality to language. Resignification is not taken as an abstract process given a priori; I
gradually analyse this process through communicative events in the online and offline sphere.
The research invites language studies to extrapolate textual boundaries and, consequently, focus
on the production of local meanings, placing them in time, history, and broader socio-political
events. All these discussions are done in an unconventional way: the dissertation is structured
as a board game, whereby some activities must be accomplished before reading the content of
each house (i.e., chapters and sections). This format acts as an invitation to rethink the ways of
producing knowledge and doing research which were inherited from colonial power.

Keywords: text circulation; interaction; identity dissidences; homosexuals’ valley.

 

Guilherme Diniz Machado

Título:Entre as brechas dos discursos: uma leitura queer do livro ilustrado infantil banho!

Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Borba

Páginas: 144

Resumo

Situada em um contexto político que projeta na infância uma inocência do não-saber,
esta pesquisa busca desnaturalizar a categoria identitária CRIANÇA através da teoria da
performatividade (BUTLER, [1997] 2005; [1990], 2003), explorando as dimensões
políticas do conceito de idade. A idealização de uma inocência infantil perpassa a
tradição da literatura infantil de genitálias lisas (sua não-picturalização), por sua vez
contestada pelo livro ilustrado infantil Banho!, de Mariana Massarani. Objetiva-se (1)
analisar que mundos figurados são re/construídos no livro ilustrado Banho! em relação à
inocência e ao corpo infantil; e (2) identificar as estratégias usadas pelo livro para
re/construir tais mundos figurados. Embora a inocência presumida da infância sirva a
um viés biológico e funcionalizador que sustenta a cis-heteronormatividade
(EDELMAN, 2004), esse discurso pode ser re/torcido pela teoria queer, uma vez que a
inocência enquanto ausência de sexualidade rejeita a própria heterossexualidade
compulsória, de modo que pode ser considerada um símbolo queer (PUGH, 2011;
STOCKTON, 2009). Essa brecha no discurso sobre a infância move esta pesquisa, que
a investiga através da linguagem (ROSE, 1984) de textos imagéticos e escritos. As
análises são feitas com base na teoria da multimodalidade (MACHIN E MAYR, 2012),
uma abordagem semiótico-discursiva cujas ferramentas analíticas possibilitam a
re/construção de relações de poder na articulação das linguagens visual e verbal. No
caso do livro Banho!, a mobilização de categorias identitárias como gênero e raça
possibilitaram a figuração da genitália infantil, desconstruindo o corpo normalizado da
infância e sua inocência essencializada. Tais desvios, porém, ainda conservam uma
projeção inocente do público infantil, que se materializa no corpo normalizado.
Argumenta-se que a desconstrução do corpo normalizado da infância invoca as normas
de uma identidade associada ao adulto. Esse cruzamento desarticula o binarismo entre
as noções de infantil e adulto, criando uma hibridização cuja rejeição evidencia uma
infância idealizada para um corpo específico. Conclui-se que entendimentos quanto à
idade operam de acordo com projeções de gênero, sexualidade, raça e classe (mas não
somente), cujos efeitos ressignificam práticas relacionadas à infância. Esse
encaminhamento da pesquisa oferece uma perspectiva de literatura infantil enquanto
política de identidade, contribuindo para práticas de leitura queer.
Palavras-chave: literatura infantil; performance; leitura queer; teoria queer;
multimodalidade.

Abstract

This research attempts to denaturalize the identity category named as CHILD based on the theory of performativity (Butler [1997] 2005, [1990] 2003), exploring the political
aspects of the concept of age. Therefore, it cannot be separated from a politics that projects childhood through an essentialist perspective of innocence as a place of not- knowing. The idealization of children‘s innocence finds its way into a tradition of children‘s literature that consists on flat genitalia (its not-depiction), which is contested by the picture book Banho!, from Mariana Massarani. This research proposes the following objectives: (1) to analyze the figured worlds re/constructed in the picture book Banho! regarding innocence and children‘s bodies; and (2) to identify the strategies mobilized by the book to re/construct such figured worlds. Even though the presumed innocence of childhood serves a biological and functionalizing bias that preserves cis-heteronormativity (Edelman 2004), this discourse may be twisted by queer theory, since innocence as absence of sexuality rejects the compulsory heterosexuality; hence the idea of innocence as a queer symbol (Pugh 2011, Stockton 2009). This disjunction in the discourse of childhood propels this research into the investigation of language (Rose 1984) concerning both visual and written texts. The methodology of this research is based on the theory of multimodality (Machin and Mayr 2012), a semiotic-discursive approach whose toolkit prompts an analysis of re/construction of power relations in the articulation of visual and verbal languages. In the case of the picture book Banho!, the mobilization of identity categories such as gender and race granted the visualization of children‘ genitalia, deconstructing the normalized body of childhood. However, such achievement is contained in the characters of the book, that is, it does not take into consideration the projection of an audience materialized as a normalized children‘s body, which preserves an essentialist perspective of children‘s innocence. It is argued that the deconstruction of the normalized body of childhood invokes the norms of an identity associated to adults. This intersection disarticulates the binary notions of child and adult, creating a process of hybridization in which its rejection points to a childhood idealized to a specific body. To conclude, this research advocates that comprehensions of age are in accordance with projections of gender, sexuality, race and class (though not only these ones), producing effects that resignify practices related to childhood. This path leads to a perspective of children‘s literature as politics of identity, contributing to queer reading practices. Keywords: children‘s literature; performance; queer reading; queer theory; multimodality.

 

Heitor Lins Britto

Título: Romeu e Julieta: de Verona à Maré

Orientadora: Prof.a Dr.a Marlene Soares dos Santos

Páginas: 136

Resumo

Esta dissertação analisa as diferentes representações da cidade de Verona em
adaptações cinematográficas da tragédia Romeu e Julieta (1595), de William Shakespeare
(1564 – 1616). Como fundamentação teórica para esta análise são levados em
consideração os estudos sobre adaptação desenvolvidos por Linda Hutcheon, Julie
Sanders e Robert Stam e as ideias de críticos shakespearianos sobre a relevância que as
noções de localidade possuem na obra do dramaturgo inglês em geral e em Romeu e
Julieta em particular. O meu principal objetivo é o de chamar a atenção para a importância
de Verona assim como a sua dimensão política na famosa peça elisabetana e como elas
são apresentadas nos longas-metragens Romeo and Juliet (1936), Giulietta e Romeo
(1954), West Side Story (1961), Romeo and Juliet (1968), William Shakespeare’s Romeo
+ Juliet (1996) e Maré, nossa história de amor (2007).

Palavras-chave: William Shakespeare; adaptação; Verona; cinema.

Abstract

This dissertation analyzes the different representations of the city of Verona in
film adaptations of the tragedy Romeo and Juliet (1595) by William Shakespeare (1564
– 1616). This analysis uses as its theoretical framework adaptation studies developed by
Linda Hutcheon, Julie Sanders and Robert Stam as well as the ideas of Shakespearean
critics about the relevance of location in the English playwright’s work in general and
particularly in Romeo and Juliet. One of my main objectives is to call attention to the
importance of Verona and its civic dimension found in the famous Elizabethan play and
how they are presented in the films Romeo and Juliet (1936), Giulietta e Romeo (1954),
West Side Story (1961), Romeo and Juliet (1968), William Shakespeare’s Romeo + Juliet
(1996) and Maré, nossa história de amor (2007).

Keywords: William Shakespeare; adaptation; Verona; cinema.

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Isadora Kucera Bottino

Título: Quando a cabeça é mais do que o corpo: leituras do mito de medusa de Freud a Mary Beard

Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Oliveira Ribeiro

Coorientadora: Profa. Dra. Beatriz Cristina de Paoli Correia

Páginas: 100

Resumo

Pode-se dizer que a desigualdade entre gêneros é um dos vários temas discutidos no mundo
atual. Porém, desde o século passado, os movimentos feministas observaram que desde o início
do que entendemos por civilização, as mulheres têm sido tratadas como inferiores aos homens.
Já na Grécia Antiga, era esperada das mulheres uma conduta submissa, o que pode ser atestado
em diversos mitos. Mesmo com o passar dos séculos, essa visão sobre a mulher continuou
existindo em discursos de poder, sendo um deles o discurso psicanalítico. Na época do
surgimento da psicanálise, muitas mulheres criticaram o psicanalista Sigmund Freud por sua
teoria ser falocêntrica e relegar a mulher a um lugar secundário em relação ao homem. Neste
trabalho, estabelecemos uma relação entre o feminino na Antiguidade Clássica, a psicanálise
freudiana e o movimento feminista através da figura mitológica de Medusa, em três momentos
distintos. Primeiramente, partimos do mito de Medusa tal como narrado por Ovídio nas
Metamorfoses, observando como é ilustrada a condição da mulher antiga. Em seguida,
analisamos a apropriação do mito de Medusa por Freud em seu ensaio A Cabeça de Medusa,
em que passa a simbolizar o complexo de castração, observando não somente as ideias de
Freud, mas também as críticas feministas a estas. Por fim, discorremos sobre as apropriações
contemporâneas do mito de Medusa, em que ela se tornou um símbolo do poder feminino e
também das opressões que as mulheres sofrem.

ABSTRACT

It can be said that female inferiority is one of several topics discussed in the world today.
However, since the last century, feminist movements have observed that since the beginning
of what we understand by civilization, women have been treated as inferior to men. In Ancient
Greece, women were expected to behave submissively, which can be attested in several myths.
Even over the centuries, this view of women continued to exist in discourses of power, one of
which was the psychoanalytic discourse. At the time of the emergence of psychoanalysis, many
women criticized the psychoanalyst Sigmund Freud for his theory being phallocentric and
relegating women to a secondary place in relation to men. In this work, we establish a
relationship between the feminine in Classical Antiquity, Freudian psychoanalysis and the
feminist movement through the mythological figure of Medusa, in three different moments.
First, we start from the Medusa myth as narrated by Ovid in the Metamorphoses, observing
how the condition of the ancient woman is illustrated. Next, we analyze Freud’s appropriation
of the Medusa myth in his essay The Medusa’s Head, in which it comes to symbolize the
castration complex, observing not only Freud’s ideas, but also feminist criticisms of them.
Finally, we discuss the contemporary appropriations of the Medusa myth, in which she became
a symbol of female power and also of the oppressions that women suffer.

Janaina Coutinho Tavares

Título: Sujeita baixadense: uma autoetnografia de um sarau de rua da baixada fluminense

Orientadora: Profa. Dra. Adriana Carvalho Lopes

Páginas: 100

Resumo

Este trabalho é uma autoetnografia construída de forma dialógica, pois revisita minhas memórias, narrativas autobiográficas, e apresenta narrativas biográficas de sete artistas que
participaram do primeiro sarau de rua liderado por uma jovem, na Baixada Fluminense: o Sarau “V”. Esta pesquisa tem como objetivo identificar a sobrevivência e a esperança nas histórias
contadas e nas abordagens artísticas, bem como compreender as reinvenções em tempos de pandemia de Covid-19 e a importância dos letramentos no fazer artístico desses artistas. Através da narração construímos e reconstruímos a nós mesmos no mundo social e integramos discurso e cultura para dar sentido e interpretar a vida social, de um tempo espaço periférico em que se ocupava praças públicas com arte. Nesta pesquisa apresentamos: a história do Sarau “V” e seus desdobramentos na escola e na web e as teorizações que surgem a partir das narrativas (cedidas em entrevistas via google meet e WhatsApp) de artistas de rua que participaram do Sarau “V”. Os resultados, com base na narrativização das narrativas apontaram para a ideia de que o Sarau “V” expressava e comunicava práticas de significação baseadas na sobrevivência e esperança, logo, sobreviver aqui não se limita apenas ao se manter vivo e a esperança não tem a ver com espera, mas como necessidade ontológica, ancorada nos modos de estar, existir e agir no mundo: o faça você mesmo, as gambiarras, a ação no território, as redes colaborativas, os modos de operar, realizar e ser, presentes nas periferias, subúrbios, na Baixada Fluminense, e que ganharam evidência e proporção no Sarau “V”. Além disso, apresento um novo sujeito periférico: o ser baixadense, que trago como feminino, pois é geradora e matriarca, e produz arte na e a partir da Baixada Fluminense.

Palavras-chaves: sujeita baixadense, autoetnografia, narrativas de sobrevivência e esperança.

Abstract

This work is an autoethnography constructed in a dialogical way, as it revisits my memories, autobiographical narratives, and presents biographical narratives of seven artists who
participated in the first street soiree led by a young woman, in Baixada Fluminense: the Sarau “V”. This research aims to identify survival and hope in the stories told and in the artistic
approaches, as well as to understand the reinventions in times of the Covid-19 pandemic and the importance of literacies in the artistic work of these artists. Through narration we build and
reconstruct ourselves in the social world and we integrate discourse and culture to give meaning and interpret social life, from a peripheral space time in which public squares were occupied
with art. In this research we present: the history of the Soiree “V” and its developments at school and on the web and the theories that arise from the narratives (given in interviews via google
meet and WhatsApp) of street artists who participated in the Soiree “V”. The results, based on the narrativization of the narratives, pointed to the idea that the Soiree “V” expressed and
communicated practices of meaning based on survival and hope, therefore, surviving here is not limited to just staying alive and hope does not have the to do with waiting, but as an ontological need, anchored in the ways of being, existing and acting in the world: do it yourself, gambiarras, action in the territory, collaborative networks, ways of operating, performing and being, present in the peripheries , suburbs, in Baixada Fluminense, and which gained evidence and proportion in Sarau “V”. In addition, I present a new peripheral subject: the being from
Baixada, which I bring as feminine, as it is generative and matriarch, and produces art in and from the Baixada Fluminense.

Keywords: baixadense subject, autoethnography, narratives of survival and hope.

Juliana Pereira Guimarães

Título: Os (multi) letramentos literários nos materiais didáticos do PIBID para educação linguística em língua espanhola

Orientadora: Prof. Dr. Rogério Casanovas Tílio

Páginas: 100

Maria de Lourdes Pereira

 Título: Violência doméstica, mediação familiar judicial e moralidade: um estudo de fala-em-interação

Orientadora: Prof. Doutor Paulo Cortes Gago

Páginas: 134

Resumo

A violência doméstica foi, por muitos anos, negligenciada pelas políticas públicas nacionais. Na maioria das vezes ela era restrita ao ambiente doméstico. A famosa frase “em briga de
marido e mulher, não se mete a colher”, perpetuada por muitos anos, contribuiu para que mulheres, e também homens, sofressem com a violência doméstica. Com o passar dos anos –
ainda que paulatinamente –, a temática da violência doméstica tem deixado o ambiente privado e, consequentemente, atingido a esfera pública, haja vista que já é possível encontramos relatos e narrativas de violência doméstica em diferentes contextos, como o da mediação. Este trabalho tem como foco relatos de violência doméstica, contra a mulher e contra o homem, produzidos por mediandos em um encontro de medicação judicial em vara de família. O objetivo da pesquisa foi o de investigar a prática da formulação de conduta violenta e o modo como a mediadora lida com esses relatos e o gerenciamento de seu mandato institucional. O ferramental teórico-metodológico utilizado para análise das interações foi o da Análise da Conversa. O
corpus utilizado consiste em gravações em áudio referentes a um caso de mediação judicial em vara de família, gerados no interior do estado do Rio de Janeiro, em que homem e mulher, em situação de ex-companheiros, decidem sobre responsabilidade parental e convivência familiar dos filhos. A análise da prática de formulação de conduta evidenciou variações de gênero, relacionadas aos tipos de violência invocados pelo homem e pela mulher, assim como as variações de postura afetiva em suas narrativas. A análise apontou também para o modo como essas formulações são orientadas por diferentes ordens morais. No que se refere à mediadora, os resultados demonstram que, por um lado, ela buscou utilizar perguntas para ter melhor
entendimento sobre os relatos de violência; por outro lado, nem sempre ela soube lidar com o dilema de ser empática e neutra em suas ações responsivas aos relatos. Por fim, esta pesquisa é de natureza aplicada. Espera-se que os resultados aqui encontrados contribuam para que os(as) mediadores(as) consigam lidar melhor com o dilema de como equilibrar empatia e neutralidade frente a esses tipos de relatos/narrativas.

Palavras-chave: Mediação Familiar Judicial; Análise Da Conversa Etnometodológica; Formulação de Conduta Violenta; Moralidade.

Abstract

Domestic violence was, for many years, neglected by national public policies. Most of the time it was restricted to the domestic environment. The famous phrase “in a husband and wife fight,
don’t get involved in the harvest”, perpetuated for many years, contributed to women, and also men, suffering from domestic violence. Over the years – albeit gradually -, the issue of domestic violence has left the private environment and, consequently, reached the public sphere, given that it is already possible to find reports and narratives of domestic violence in different contexts, such as that of mediation. This work focuses on reports of domestic violence, against women and men, produced by mediators in a judicial medication meeting in a family court. The objective of the research was to investigate the practice of formulating violent conduct and the way in which the mediator deals with these reports and the management of her institutional mandate. The theoretical-methodological tool used to analyze the interactions was the Conversation Analysis. The corpus used consists of audio recordings referring to a case of
judicial mediation in family court, generated in the interior of the state of Rio de Janeiro, in which man and woman, in the situation of ex-partners, decide on parental responsibility and
family life. of children. The analysis of the practice of formulating conduct showed gender variations, related to the types of violence invoked by men and women, as well as variations in
affective posture in their narratives. The analysis also pointed to the way in which these formulations are guided by different moral orders. With regard to the mediator, the results show
that, on the one hand, she sought to use questions to have a better understanding of the reports of violence; on the other hand, she did not always know how to deal with the dilemma of being empathetic and neutral in her responsive actions to the reports. Finally, this research is applied in nature. It is hoped that the results found here will contribute to mediators being able to better deal with the dilemma of how to balance empathy and neutrality in the face of these types of reports/narratives.

Keywords: Legal Family Mediation; Ethnomethodological Conversation Analysis; Conduct Violent Formulation; Morality.

Vanderlei Andrade de Paula

 Título:O reescalonamento como prática social na fala-em-interação: o caso da mediação familiar judicial

Orientadora: Prof. Doutor Paulo Cortes Gago

Páginas: 135

Resumo

Sob o prisma da Antropologia Linguística, quando fazemos escalas, estamos também fazendo comparações, conexões, nos orientando e nos posicionando no aqui-e-agora da fala-em-interação, o que nos permite assumir que as escalas não preexistem à conversa, mas são engajadas interacionalmente pelos participantes (CARR & LEMPERT, 2016). Já em uma perspectiva sequencial, as escalas estão dispostas em uma matriz ordenada de expressões mais fracas ou mais fortes de um referente, que podem ser reescalonadas para atingir distintos objetivos na interação (BILMES, 2011). Em pesquisa qualitativa e interpretativa em Análise da Conversa (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, 1974), eu focalizo o caso específico das interações que ocorrem na mediação familiar judicial, tendo como objetivo analisar e descrever as práticas de reescalonamento (regrading), noção que engloba o reescalonamento para cima (upgrading) e o reescalonamento para baixo (downgrading) (BILMES, 2019). O corpus de análise constitui-se de um caso completo de mediação familiar judicial, que foi gravado em áudio, totalizando 233 minutos de gravações. Posteriormente, os áudios foram transcritos segundo o modelo Jefferson de transcrição. A observação de quatro sessões de mediação me conduziu às seguintes perguntas de pesquisa: i) Como e com que objetivos os participantes da mediação fazem reescalonamentos? ii) quais seus efeitos no desenvolvimento sequencial da interação?; iii) Que tipos de escalas e reescalonamentos são produzidos? Nos resultados, observou- se que: i) todas as partes fazem reescalonamento, inclusive a mediadora; ii) os participantes fazem reescalonamentos: com valor retórico como uma de suas características comuns; para atingir o argumento do oponente; e, no caso da mediadora, para reduzir a intensidade da fala de conflito; iii) prioritariamente, o reescalonamento para cima tende a agravar o conflito; iv) são feitos: reescalonamento para cima; reescalonamento para baixo; reescalonamento cumulativo; reescalonamento não co-referencial; reescalonamentos negativos para baixo e para cima; v) a mediadora lida com esses reescalonamentos produzindo outros reescalonamentos, no caso, para baixo, preferencialmente, como forma de mitigar o conflito ou evitar seu surgimento; vi) ao longo dos dados, os participantes constroem distintas escalas semanticamente relacionadas a questões morais ou que evocam traços de indexicalidade. Essa pesquisa vai além de apresentar contribuições conceituais dentro dos estudos de fala-em-interação no território brasileiro. Seu valor aplicado reside principalmente no fato de fomentar as discussões sobre o aprimoramento do ofício da mediação, especificamente, auxiliando mediadores a identificar os contornos do reescalonamento e como essa ação pode influenciar o rumo da interação. Assim, nesta pesquisa temos uma grande aliada para abrir os caminhos para a construção de novos diálogos interdisciplinares entre os estudos de linguagem e jurídicos.

Palavras-chave: Mediação familiar judicial; Análise da Conversa; Escalas; Reescalonamento

Abstract

From the perspective of Linguistic Anthropology, we make scales, we are orienting and positioning ourselves in the here-and-now of talk-in-interaction, which allows us to assume that scales do not pre-exist the conversation, but are interactively engaged by the participants (CARR & LEMPERT, 2016). In a sequential sequence, scales are arranged in an ordered matrix of weaker or stronger expressions of a referent, which can be regraded, to achieve different goals (BILMES, 2011). In qualitative and interpretative research in Conversation Analysis (SACKS; SCHEGLOFF, JEFFERSON, 1974), I focus on the specific case of interactions that occur in judicial family mediation, aiming to analyze and describe the practices of regrading, a notion thar encompasses upgrading and downgrading (BILMES 2019). The corpus of analysis consists of a complete case of judicial family mediation, which was recorded in audio, totaling 233 minutes of recordings. Subsequently, the audios were transcribed according to the Jefferson transcription model. The observation of four mediation meeting led me to the following research questions: i) how and for what purposes do participants regrade?; ii) what are their effects on the sequential development of interaction?; iii) What types of scales and regrading are produced? In the results, it was observed that: i) all participants make regrading; ii) participants make regrading: with rhetorical value as one of their common characteristics; to hit the oponnent‘s argument; and in the case of the mediator, to reduce the intensity of conflict talk; iii) primarily, upgrading tends to aggravate the conflict; iv) are made: upgrading, downgrading, cumulative regrading, non-coreferential regrading, negative upgranding and downgrading; v) mediator deals with theses regrading producing other regrading, in this case, downgrading, preferably, as a way of mitigating the conflict or preventing its emergence in some cases; vi) thoughout the data, participants construct different scales semantically related to moral issues or that evoke traces of indexicality. This research goes beyond presenting conceptual contributions within the studies of talk-in-interaction in the Brazilian territory. Its applied value resides mainly in the fact that it fosters discussions on improving the craft of mediation, specifically, helping mediators to identify the contours of regrading and how this action can influence the course of the interaction. Thus, in
this research we have a great ally to open the way for the construction of new interdisciplinary dialogues between language and legal studies.

Keywords: Judicial family mediation; Conversation Analysis; Scales; Regrading.

DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM 2021

Total de dissertações defendidas: 3

Caroline da Costa Silva

Título: “DESCENDÊNCIA AFRICANA EXPRESSADA NO MEU CANTO”: O PRETOGUÊS NO RAP NACIONAL FEMININO

Orientador(a): Adriana Carvalho Lopes

Páginas: 134

Resumo

Nesta pesquisa, mostro como algumas produções do rap feminino nacional constitui o que caracterizo como sendo “pretoguês” (GONZALES, 1988), ou seja, performances linguísticas que trazem rastros (DERRIDA, 1973) de africanização – violentamente silenciadas, mas inapagáveis – na imaginação do português do Brasil. Situado no campo indisciplinar da
Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), este trabalho compreende a língua pelo viés da Nova Pragmática (SILVA; FERREIRA; ALENCAR, 2014), isto é, não como uma código neutro, mas como performances linguísticas formadas por processos socio-históricos e relações de poder. Desse modo, compreendo o rap nacional feminino como um gênero musical da diáspora africana (GILROY, 2001) por meio do qual jovens negras periféricas do universo hip-hop encenam suas próprias experiências e as suas formas de agir no mundo. Utilizando a “etnografia do texto” não apenas como método, mas como perspectiva teórica (BLOMMAERT, 2008), analiso três videoclipes disponíveis na plataforma do Youtube, “Do batuque ao bass” de Gabz, “Preta Cabulosa” de Kmila CDD e “É hype” de MC Soffia. Nesta análise, compreendo que textos trazem historicidade, ou seja, textos entextualizam (BAUMAN; BRIGGS 1990 [2006]) ou trazem índices (SILVERSTEIN, 2006) de outros contextos e projetam outros futuros. Assim, o “pretoguês” dessas produções artísticas encena a temporalidade afrofuturista e afropessimista (FREITAS; MESSIAS, 2018; WOMACK, 2013), construindo uma nova relação com o passado e com a memória africana, reinventando novos futuros para as juventudes negras do mundo contemporâneo.

Abstract

This research has shown how some productions of national female rap constitute what I called as “pretoguês” (GONZALES, 1988), i.e, linguistic performances that bring “traces” (DERRIDA, 1973) of Africanization and a black ancestry – violently silenced – in the in the imagination of Brazilian Portuguese. Situated in the indisciplinary field of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006), this work understands language through the New Pragmatic approach (SILVA; FERREIRA; ALENCAR, 2014), i.e, not as a neutral code, but as linguistic performances formed by socio-historical processes and power relations. In this way, I understand female national rap as a musical genre from the African diaspora (GILROY, 2001) through which young peripheral black women from the hip-hop universe stage their own experiences and ways of acting in the world. Using the “ethnography of text” not only as a method, but as a theoretical perspective (BLOMMAERT, 2008), I analyze three video clips available on the Youtube platform, “From batuque to bass” by Gabz, “Preta Cabulosa” by Kmila CDD and “É hype” by MC Soffia. In this analysis, I understand that texts bring historicity, that is, texts entextualize (BAUMAN; BRIGGS 1990 [2006]) or bring indexes (SILVERSTEIN, 2006) from other contexts and project other futures. Thus, the “pretoguês” of these artistic productions enact Afrofuturistic and Afropessimistic temporality (FREITAS; MESSIAS, 2018; WOMACK, 2013) building a new relationship with the past and with African memory, reinventing new futures for the black youths of the contemporary world.

Keywords: Female national rap; Pretoguês; Language, African diaspora.

 

Jorruan Silva de Almeida

Título: THE FUTURE/CAPITALISM IS FLUID: MODA, CONTESTAÇÃO E POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÃO DAS MATRIZES NORMATIVAS DE GÊNERO

Orientador(a): Prof. Dr. Rodrigo Borba

Páginas: 128

Resumo

Este trabalho é sobre moda e fluidez identitárias, possibilidades de ressignificação, agência perante discursos reguladores do corpo, contestação de binarismo de gênero, cooptação de
identidades não hegemônicas pelo capitalismo. Entendendo moda como linguagem e em diálogo com os estudos de gênero e a teoria da performatividade, esta pesquisa procura
compreender como a apropriação, pela indústria da moda, de fenômenos contemporâneos como a não binariedade se produz semioticamente no vídeo the future is fluid, assim como essa
apropriação produz resistência. Deste modo, para a realização deste trabalho a metodologia utilizada é a multimodalidade, pois nos permite compreender e interligar as várias dimensões
dos signos extralinguísticos presentes nesta pesquisa. Desta maneira, dimensão verbal, sonora e visual constituem o discurso (Machin 2007). Com isso, conceitos teóricos como a
entextualização (Silverstein & Urban, 1996) e indexicalidade (Silversteim,2003) nos permitem, analisar e perceber como discursos/textos circulam, reiteram e se mobilizam na
contemporaneidade. A análise do vídeo the future is fluid, postado no canal da Gucci, se dará a partir da orientação da análise de imagens em movimentos de Rose (2008). Logo, este aparato
teórico-metodológico nos permitirá assim observar como os discursos de não binariedade no vídeo produzem resistência, revertendo o capitalismo por dentro. Assim, as formas de
ressignificação se dão por dentro quando a norma é enfrentada por aqueles que não se enquadram nela.

Palavras-chave: Moda, Gênero, Discurso, Ressignificação, Neoliberalismo

Abstract

This research is about fashion and its relations with identity and fluidity, possibilities of ressignification, agency towards regulating discourses of the body, contestation of gender
binarism and appropriation of non-hegemonic identities by capitalism. By understanding fashion as a language and in a constant dialogue with gender studies and the theory of
performativity, this work has the aim to show how the appropriation, by the fashion industry, of contemporary phenomena such as non-binary is produced semiotically in the video entitled
the future is fluid. In addition, we question how this appropriation produces agency and resistance. Thus, for this work, the methodology used is multimodality, as it allows us to
understand and interconnect the various dimensions of the extra linguistic signs present in this research. In this way, the verbal, sound and visual dimension constitute the discourse (Machin, 2007). As a result, theoretical concepts such as entextualization (Silverstein & Urban, 1996) and indexicality (Silvertein, 2003) allow us to analize and understand how discourses and texts circulate, reiterate and mobilize in contemporary times. The analysis of the video the future is fluid, which was posted on Gucci’s YouTube channel, will be based on the orientation of the analysis of images in movement based on Rose’s (2008). Therefore, this theoretical-methodological apparatus will allow us to observe how the discourses of non-binary in the video produce agency and resistance reversing capitalism from the inside. Thus, the forms of reframing occur inside when the norm is faced by those who do not fit it

Keywords: Fashion, Gender, Discourse, Ressignification, Neoliberalism.

 

Wisley do Carmo Vilela

Título: Subsídios teóricos para a compreensão sistêmica da tradução entre recursos semióticos não verbais

Orientador(a):   Janine Pimentel

Coorientador(a): Andrea Lombardi

Páginas: 156

Resumo

Este trabalho parte da premissa de que a compreensão dos processos tradutórios envolvendo recursos semióticos multimodais carece de um modelo teórico atualizado mais abrangente e mais consistente. Existe uma lacuna terminológica no cânone dos Estudos da Tradução que dificulta a inserção definitiva da tradução multimodal no corolário dessa disciplina. A revolução nas tecnologias de comunicação social, que ganhou força a partir da última década do século vinte e que mudou significativamente as formas de comunicação na última década, incrementou exponencialmente o uso de recursos semióticos não verbais. Esse fenômeno enseja uma reavaliação do papel do conceito de significado semântico na definição do termo “tradução” quando aplicado à tradução de recursos semióticos multimodais. Nesse nicho tradutório, encontra-se a música como código não semântico passivo de tradução de e para outras formas de expressão artística, tais como a escultura e a fotografia. Partindo da teoria dos signos, proposta por Charles Peirce, no final do século dezenove, em que a construção semântica
representa apenas uma parte do trâmite do sentido, considero o aproveitamento dessa teoria no modelo triádico de tradução, de Roman Jakobson, bem como outras relevantes considerações sobre tradução para além dos limites da significação semântica. Qual o papel da música na expressão do inefável? Como pode a música representar o sentido em obras de natureza diversa de sua própria natureza? Quão relevante é o conceito de reversibilidade nesse tipo de tradução? Quão relevante é a significação semântica na tradução de recursos semióticos não semânticos? Essas são algumas das perguntas que este trabalho procura abordar. Meu objetivo primário não supõe resolver essas questões. Antes, o propósito deste trabalho é induzir a reflexão sobre um fenômeno corriqueiro, na medida em que cada troca de informação implica algum grau de tradução multimodal. Para tanto, conduzo a análise em que fotografia e música são postas lado a lado como fonte e meta de um “projeto de tradução” de recursos semióticos não verbais. A discussão ao final deste trabalho tem o objetivo de provocar novos olhares sobre tradução multimodal e música.

Palavras-chave: música; tradução multimodal; modos textuais; inefável

Abstract

This work is based on the premise that the understanding of translation processes involving multimodal semiotic resources requires an updated, comprehensive, and more consistent theoretical model. There is a terminological gap in the canon of Translation Studies that makes it difficult for multimodal translation to be fully accepted into the corollary of this discipline. The revolution in social communication technologies, which gained strength in the last decade of the twentieth century and which significantly changed forms of communication in the last decade, exponentially increased the use of non-verbal semiotic resources. This phenomenon leads to a reevaluation of the role of semantic meaning in the definition of “translation”, when applied to the translation of multimodal semiotic resources. In this translational niche, music is found as a non-semantic code adequate for translation into and from other forms of artistic expression, such as sculpture and photography. Beginning with the theory of signs, proposed by Charles Peirce, at the end of the nineteenth century, in which semantic construction represents only part of the process of meaning, I consider the use of Peirce’s theory in Roman Jakobson’s triadic translation model, as well as other relevant contributions on translation beyond the limits of semantic meaning. How can music represent meaning in works of a nature different from its own? What is the role of music in the expression of the ineffable? How relevant is the concept of reversibility in this kind of translation? How relevant is the semantic meaning in the translation of non-semantic semiotic resources? These are some of the issues that this paper aims to address. My primary goal is not to resolve these issues. Rather, the purpose of this work is to induce reflection on a common phenomenon, as each exchange of information implies some degree of multimodal translation. To this end, I conduct an analysis in which photography and music are placed side by side as the source and target of a “translation project” of non-verbal semiotic resources. The discussion at the end of this work has the objective of provoking new perspectives on multimodal translation and music.

Keywords: music; multimodal translation; textual modes; ineffable.

 

COORDENAÇÃO

Coordenador:
Prof. Dr. Rodrigo Borba
Vice-Coordenadora:
Prof(a).  Dr(a). Branca Falabella Fabrício
Secretária:
Solange Tristão

ATENDIMENTO

segunda à sexta:
09h às 17h

Telefone:
21 3938-9701

E-mail:
laplicada.interdisciplinar@letras.ufrj.br

ENDEREÇO

Programa de Interdisciplinar de Linguística Aplicada  (PIPGLA)
Av. Horácio de Macedo, 2151. Sala F-317
Cidade Universitária — Faculdade de Letras da UFRJ.
CEP 21941-917.
Rio de Janeiro — RJ
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