teses

Quadriênio 2021 - 2024

Total de teses defendidas: 14

TESES DEFENDIDAS EM 2021

Total de teses defendidas: 14

Adelzita Valéria Pacheco de Souza

Título: Trajetórias textuais do assassinato de Cláudia Silva Ferreira: entre necrótopos e cartografias de reexistência

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Maria de Fátima Lima Santos

Coorientador(a):  Prof(a). Dr(a). Branca Falabella Fabrício

Páginas: 150

Resumo

O século XIX foi, por excelência, um período de exaltação nacionalista, cuja matriz europeia encontra suas origens nos ideais da Revolução Francesa e no desenvolvimento das forças produtivas via Revolução Industrial, e, também, pela união das treze colônias dos Estados Unidos da América. A partir desses fatos históricos, dentre outros, a América Latina não ficou imune. Assim, no Novo Mundo, com o processo de formação das nações emergentes, o Brasil incorporou um processo político de formação bastante distinto dos demais países do continente sul-americano, pois o país estava sob a égide da Monarquia. Em 1822, logo após a independência e a implantação da monarquia constitucional, e sob a influência das ideias liberais, há muito infiltradas no Brasil, o Imperador D. Pedro I levou a cabo a missão de administrar e “criar a nação,” consolidando-se posteriormente pelo herdeiro do trono D. Pedro II (1840-1889). Nesse sentido, a questão da identidade no período monárquico forneceu a base para a construção e a legitimação do Estado, onde o monarca era o elemento que representava a nacionalidade, atuando em várias frentes, intervenções em diversos campos da vida social e política a partir do financiamento das artes e da literatura, das expedições científicas ao interior do país e com a criação de instituições públicas de educação, entre elas, atualmente, instituições de educação inclusiva, a exemplo do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atualmente Instituto Benjamin Constant (IBC), e, funcionando desde 1850, inaugurado em 1854, o Colégio Nacional para Surdos, atualmente Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), criado em 1856. Assim, a construção da nação moderna nos trópicos passava também pelo ordenamento jurídico que deveria reger a educação. Nesta pesquisa, propomo-nos a fazer um estudo do discurso legal representado na legislação relativa à inclusão educacional nas ações de educação especial empreendidas no período do segundo império, identificar o legado deixado pelas ações de inclusão no Brasil imperial e identificar vínculos da implantação e do funcionamento das instituições de educação especial como legado para a organização da cidade. Neste fragmento de estudo, ainda inacabado, estamos utilizando referencial teórico, que fundamenta a pesquisa bibliográfica, além de realizarmos estudo em documentos oficiais, que serviram de viés para consolidar a implantação das referidas instituições, que abarcaram a orientação da educação especial no Brasil em consonância com a instauração da cidade e seu
desenvolvimento no século XIX.

Palavras-chave: Educação no segundo império. Educação inclusiva. Discurso. Cidade.

Abstract 

The nineteenth century was par excellence, a period of nationalistic exaltation, whose European matrix finds its origins in the ideals of the French Revolution and in the development of the productive forces through the English Industrial Revolution. In addition, by the union of the thirteen colonies of the United States of America and from all this movement, Latin America was not immune. Thus, in the New World, with a process of formation of the nations, Brazil incorporates a political process of formation quite distinct from the other Latin American countries, having been intensified the regime of monarchy. In 1822, shortly after Independence and the establishment of the constitutional monarchy and under the influence of liberal ideas long infiltrated in Brazil, Emperor D. Pedro I carried out the mission of administering and “creating the nation,” consolidated later by the heir to the throne D. Pedro II (1840-1889). For this, the question of identity in the period of the monarchy provided the basis for the construction and legitimation of the state, where the monarch was the element of nationality. Acting on
various fronts, interventions in various fields of social and political life, from the financing of the arts and literature, scientific expeditions to the interior of the country and the creation of public educational institutions, among them. Today, we characterize as institutions of inclusive education, such as the Imperial Institute of the Blind Boys, now the Benjamin Constant Institute – IBC. Functioning since 1850, inaugurated in 1854 and the National College for the Deaf, now National Institute of Education of the Deaf – INES, created in 1856. Thus the construction of the modern nation also passed by the legal system that should govern education. In this research, we propose a study of the legal discourse related to educational inclusion in the special education actions undertaken in the period of the Second Empire, to identify the legacy left by the inclusion actions in imperial Brazil. Moreover, to identify link (s) of the implantation and Special Education institutions as a legacy for the organization of the city. In this fragment of the study, which is still unfinished, we are using a bibliographical reference that bases the bibliographical research, as well as carrying out a study in official documents that served as a bias to consolidate the implementation of these institutions, which would include the orientation of special education in Brazil, establishment of the city and its development in the nineteenth century.

Keywords: Education in the II Empire. Inclusive education. Speech. City.

 

Áida Silva Penna

 Título: A NEUTRALIDADE NAS ENTREVISTAS DE PRÉ-MEDIAÇÃO FAMILIAR JUDICIAL: UM ESTUDO DA FALA-EM-INTERAÇÃO INSTITUCIONAL

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Paulo Cortes Gago

Páginas: 138

Resumo

Nessa pesquisa, tratamos do tema da neutralidade do mediador nas entrevistas de pré-mediação familiar judicial. Como interesses de pesquisa focamos no que as pessoas fazem e como elas fazem durante suas interações umas com as outras para descrever eventos e ações, ou seja, práticas sociais humanas. Temos a linguagem como fundadora da vida em sociedade. O mediador é peça fundamental para possível solução de uma disputa, pois uma de suas principais funções é facilitar a comunicação entre as partes em conflito. Entretanto, apesar de muitos manuais jurídicos que regulam a prática da mediação considerarem o mediador como um terceiro neutro e imparcial (AZEVEDO, 2016; SsAMPAIO & BRAGA NETO, 2007; MOORE, 1998), é tarefa dele ajudar as partes a expressarem suas histórias, relatos, reclamações sobre o outro, formular seus pontos de vista sobre a disputa etc., existindo, assim, um descompasso entre o entendimento abstrato do que é a mediação e a sua prática. O mediador tem a linguagem como instrumento de trabalho. Considerando que as entrevistas de pré-mediação são um importante constituinte da mediação (MOORE, 1998) e que, no nosso contexto, elas foram realizadas separadamente com cada uma das partes, investigamos como a mediadora gerencia as entrevistas de pré-mediação, a partir do seu papel de terceiro neutro e imparcial na resolução de controvérsia, e quais recursos são utilizados pela mediadora para tal. Tivemos como objetivo trazer uma melhor compreensão acerca das questões que envolvem o processo de busca de solução de conflito em situação de mediação judicial de uma Vara de Família, descrevendo como as ações realizadas pela mediadora exibem uma orientação para a neutralidade. Para tal, pautamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise da Conversa Etnometodológica (SACKS, SCHEGLOFF & JEFFERSON, 2003[1974]), por esta abordagem dedicar-se aos estudos das ações sociais humanas que são realizadas na fala-em-interação (HUTCHBY & WOOFFITT, 1998). Nosso corpus de análise compõe-se da gravação em áudio de quatro entrevistas de pré-mediação familiar judicial de dois casos distintos. Realizamos a transcrição destas gravações, segundo o modelo Jefferson de Transcrição (SACKS, SCHEGLOFF & JEFFERSON, 2003[1974]). Nossa pesquisa identificou pelo menos seis práticas recorrentes do mediador para permanecer-se neutro e imparcial durante as entrevistas de pré-mediação familiar judicial, são elas: perguntas de sondagem; normalização de comportamento; truísmo; apelo à explicação jurídica; pausas não-preenchidas; e, contrapeso do mediador. Além disso, em uma aspiração mais aplicada de pesquisa, acreditamos que os resultados poderão ser utilizados para a formação profissional de futuros mediadores.

Palavras-chave: neutralidade; entrevista de pré-mediação familiar; práticas sociais; fala- em-interação; análise da conversa etnometodológica

Abstract 

In this research, we dealt with the mediator’s neutrality theme in judicial family pre-mediation interviews. As research interests we focus on what people do and how they do during their interactions with each other to describe events and actions, that is, human social practices. We have language as the founder of life in society. The mediator is an essential part of a possible solution to a dispute, since one of his or her main functions is to facilitate communication between the parties in conflict. However, although many judicial manuals that regulate the practice of mediation consider the mediator as a neutral and impartial third party (AZEVEDO, 2016; SAMPAIO & BRAGA NETO, 2007; MOORE, 1998), it is his or her task to help the parties to express their stories, reports, complaints about the other, formulating their points of view about the dispute etc., thus, there is a mismatch between the abstract understanding of what mediation is and its practice. The mediator has language as a working tool. Considering that pre-mediation interviews are an important component of mediation (MOORE, 1998) and that, in our context, they were carried out separately with each party, we investigate how the mediator manages pre-mediation interviews, from their role as a neutral and impartial third party in dispute resolution, and what resources are used by the mediator to do so. We aimed to bring a better understanding of the issues surrounding the process of seeking conflict resolution in situations of judicial mediation by a Family Court, describing how the actions taken by mediator show an orientation towards neutrality. For this purpose, we are guided by the theoretical and methodological assumptions of Conversation Analysis (SACKS, SCHEGLOFF & JEFFERSON, 2003 [1974]), as this approach is dedicated to the studies of human social actions that are carried out in talk-in-interaction (HUTCHBY & WOOFFITT, 1998). Our corpus of analysis consists of the audio recording of four judicial family pre-mediation interviews of two different cases. We transcribed these recordings, according to the Jefferson Transcription model (SACKS, SCHEGLOFF & JEFFERSON, 2003 [1974]). Our research identified at least six recurrent practices of the mediator to remain neutral and impartial during judicial family pre-mediation interviews, which are: probing questions; normalization of behaviour; truism; appeal to judicial explanation; unfilled pauses; and, the mediator ́s counterbalancing. Also, in a more applied research aspiration, we believe that the results can be used for the professional training of future mediators.

Keywords: neutrality; family pre-mediation interview; social practices; talk-in-interaction; conversation analysis

 

Bruna Quartarolo Vargas

Título: A mediação no desenvolvimento com alunos do ensino
médio em interações em língua inglesa pelo prisma da teoria sociocultural

Orientador(a):  Christine Siqueira
Nicolaides

Coorientador(a):  Adolfo Tanzi Neto

Páginas: 312

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida com alunos de ensino médio de um Colégio de Aplicação de uma universidade pública federal do Estado de Minas Gerais, Brasil. Seu objetivo foi investigar a mediação como possibilitadora de aprendizagem-e-desenvolvimento (NEWMAN; HOLZMAN, 2002) em interações em língua inglesa, mediante uma perspectiva sociocultural. Assim, o
embasamento teórico partiu dos preceitos da Teoria Sociocultural (TSC) (VYGOTSKY, 1998; LANTOLF, 2000; REGO, 1994), que entende a interação social como ferramenta para o desenvolvimento. Neste escopo, a investigação foi inicialmente inspirada em estudos sobre Avaliação Dinâmica (AD) (POEHNER, 2005, 2008, 2018), na qual o aprendizado é percebido como uma atividade colaborativa em que se dá o Desenvolvimento Mediado (POEHNER; INFANTE, 2015). Nesse contexto, foram considerados também os critérios de mediação postulados pela teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada (FEUERSTEIN et. al., 2010), na qual são realizadas interposições deliberadas de um mediador (professor) em busca de fornecer estímulos a um mediado (aluno), possibilitando a ocorrência de aprendizagem. Ao atentar para o que pontua Nicolaides (2017), por um prisma sociocultural, o aprendizado de idiomas ocorre por meio da interação social, desde que haja oportunidades para que isso aconteça. Sendo assim, busquei compreender como se delineou o processo de Desenvolvimento Mediado em busca da aprendizagem-e-desenvolvimento nas sessões de interação realizadas com os alunos participantes desta pesquisa. As sessões tinham o intuito de auxiliar os participantes em sua preparação para participar de uma atividade de apresentação em língua inglesa, em um programa de intercâmbio escolar entre a escola brasileira e uma escola dinamarquesa. Os
dados foram gerados a partir de questionários, de transcrições das interações, de meu diário de pesquisa e de narrativas dos participantes desta investigação, acerca de suas experiências, uma vez que narrativas podem nos ajudar a “entender o estado mental interior de professores e alunos e a natureza do ensino e da aprendizagem de línguas como atividade social e educacional” (BARKHUIZEN et. al, 2014, p. 313). Os resultados apresentados aqui indicam que as atividades desenvolvidas ao longo deste trabalho promoveram espaços de aprendizagem que levaram ao desenvolvimento, essencialmente mediado, para todos os envolvidos, mediante uma práxis interativa e colaborativa.

Palavras-chave: teoria sociocultural, ensino de língua inglesa; desenvolvimento mediado, aprendizagem-e-desenvolvimento, interações.

Abstract 

This research was developed with high school students from an Application College of a federal public university in the State of Minas Gerais, Brazil. It aimed at investigating mediation as stimulus that leads to learning-and-development (NEWMAN; HOLZMAN, 2002) in English language interactions, from a sociocultural perspective. Thus, the theoretical background was built mainly based on Sociocultural Theory (TSC) (VYGOTSKY, 1998; LANTOLF, 2000; REGO, 1994), which understands social interaction as a tool for development. In this scope, the investigation was initially inspired by studies on Dynamic Assessment (DA) (POEHNER, 2005, 2008, 2018), in which learning is perceived as a collaborative activity in which Mediated Development takes place (POEHNER; INFANTE, 2015). In this context, the mediation criteria postulated by the Mediated Learning Experience theory (FEUERSTEIN et. al 2010) were taken into consideration. As Nicolaides (2017) points out, from a sociocultural perspective, language learning occurs through social interaction, if there are opportunities for this to happen. Therefore, I sought to understand how the Mediated Development process took place during interaction sessions held in English with the students, as well as to comprehend how the Mediated Development process was delineated towards learning-and-development. The sessions were intended to help the participants to prepare for a presentation in English in an activity of a school exchange program between the Brazilian school and a Danish school. Data were generated from questionnaires, transcripts of interactions, my research diary, and narratives of participants in this investigation about their experiences, since narratives can help us to “understand the inner mental state of teachers and students and the nature of teaching and learning languages as a social and educational activity” (BARKHUIZEN et. al, 2014, p. 313). The results presented here indicate that the activities developed throughout this work promoted learning spaces that led to development, essentially mediated, for all of those involved, through an interactive and collaborative praxis.

Keywords: sociocultural theory, English language teaching; mediated development, learning-and-development, interactions.

 

Daniela Márcia Souza

Título: TRAJETÓRIAS DE TEXTOS MIDIÁTICOS E DISCURSOS SOBRE A
TRAVESSIA DE GÊNERO EM “A FORÇA DO QUERER”

Orientador(a):  Prof. Dr. Luiz Paulo da Moita Lopes

Páginas: 140

Resumo

Este estudo tem como pano de fundo a novela “A Força do Querer”, da Rede Globo de Televisão, como uma produção midiática que impulsiona a circulação de discursos sobre
a transexualidade. O foco é essa viagem textual (FABRÍCIO, 2013). Focalizo o deslocamento dos significados propiciado pelos encontros semióticos sobre a vida em
trânsito de gênero. Meus objetivos são analisar como significados e textos sobre as vidas trans mobilizados pela novela “A força do querer” são recontextualizados em narrativas
jornalísticas digitais e em seus comentários e estudar como performatividades afetivas comparecem na tessitura textual, viajando por meio de signos. Para tanto, os conceitos
operacionalizantes da análise de texto aplicados a este trabalho são entextualização (BAUMAN; BRIGGS, 1990/2006) e indexicalidade (SILVERSTEIN, 2009, 2003). Além
destes, alinho-me também aos conceitos de performatividade linguística (AUSTIN, 1990/1962), performatividade de gênero (BUTLER, 1990, 2015/2009, 2005/2015a, 2016)
e performatividade afetiva (WETHERELL, 2012, 2014), sempre mantendo no horizonte que elas estão em constante movimento. O corpus de análise deste estudo é composto por
5 narrativas digitais e seus respectivos comentários. As palavras-chave “A força do querer” + “Trans” foram pesquisadas no Google Brasil e os resultados filtrados com base
em “relevância” e “maior popularidade” – métricas escolhidas por mim e executadas pelo algoritmo com base em minha historicidade na rede. Os filtros apontaram a importância
de dois capítulos da novela para as narrativas jornalísticas digitais. São eles: 100 e 127. Por isso, concentrei as análises em textos que tratam especificamente deles. A análise
chama atenção para como o circuito percorrido pelos significados e textos é complexo, não linear e imprevisível. As reentextualizações acontecem de maneira multidimensional.
As performances semióticas de afeto sinalizam mudanças na forma de afetação no que diz respeito à relação entre os afetos e as performances de gênero. A relacionalidade
socialmente instituída que se estabelece entre felicidade – afetos positivos – e normatividade de gênero é desestabilizada quando a transexualidade causa felicidade. Ou
seja, efeitos de sentido cistemáticos (VERGUEIRO, 2014) são rompidos quando a dissidência impulsiona, através de signos, a circulação de experiências afetivas positivas.
O potencial de ação das performances semióticas de afeto demonstra sua capacidade para a transformação dos cistemas e micropolíticas sobre os gêneros.

Palavras-chave:

Abstract 

This study has as its background the soap opera “A Força do Querer”, by Rede Globo de Televisão, as a media production that boosts the circulation of discourses about
transsexuality. The focus is on this textual journey (FABRÍCIO, 2013). I focus on the displacement of meanings provided by semiotic encounters on life in transit of gender.
My objectives are to analyze how meanings and texts about trans lives mobilized by the telenovela “A Força do Querer” are recontextualized in digital journalistic narratives and
in their comments and to study how affective performativities appear in the textual texture, traveling through signs. Therefore, the operational concepts of text analysis
applied to this work are entextualization (BAUMAN; BRIGGS, 1990/2006) and indexicality (SILVERSTEIN, 2009). In addition to these, I also align myself with the
concepts of linguistic performativity (AUSTIN, 1990), gender performativity (BUTLER, 1990, 2009/2015, 2005/2015) and affective performativity (WETHERELL, 2012, 2014),
always keeping in mind that these are in constant motion. The corpus of analysis of this study consists of 5 digital narratives and their respective comments. The keywords “Força
do querer” + “Trans” were searched on Google Brazil and the results filtered based on “relevance” and “greater popularity” – metrics chosen by me and performed by the
algorithm based on my historicity in the network. The filters pointed out the importance of two chapters of the telenovela for digital journalistic narratives. They are: 100 and 127.
Therefore, I concentrated the analysis on texts that specifically deal with them. The analysis draws attention to how the circuit traversed by meanings and texts is complex,
non-linear and unpredictable. Re-entextualizations happen in a multidimensional way. Semiotic performances of affect signal changes in the form of affectation with regard to
the relationship between affects and gender performances. The socially instituted relationality established between happiness – positive affects – and gender normativity is
destabilized when transsexuality causes happiness. In other words, cystematic meaning effects (VERGUEIRO, 2014) are broken when dissidence drives, through signs, the
circulation of positive affective experiences. The action potential of semiotic performances of affect demonstrates their capacity for the transformation of cystemes and
micropolitics about genders.

Keywords:

 

Débora Ventura Klayn Nascimento

Título: Discursos sobre a leitura literária no livro didático de português e literaturas do ensino médio

Orientador(a):  Ana Flávia Lopes Magela Gerhardt

Páginas: 266

Resumo

Agregando conceitos da Filosofia da Linguagem do Círculo de Bakhtin a discussões sobre a prática de leitura literária e seu aprendizado no ambiente escolar, esta Tese tem como
objetivo analisar os capítulos iniciais das três coleções de livros didáticos do ensino médio mais adotadas no PNLD 2018, a saber: Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso
(editora Saraiva); 2 – Se liga na língua (editora FTD); e 3 – Novas Palavras (editora Moderna). Os capítulos selecionados destinam-se à apresentação formal da noção de
literatura e adentram discussões sobre funções da literatura, bem como características do texto literário. Nesse sentido, a Tese discute: as informações teóricas apresentadas quanto
ao conceito de literatura; as escolhas referentes a textos, imagens e autores; e as atividades e sugestões de respostas dos manuais docentes. É intenção desta pesquisa argumentar que
tanto o modo de apresentação do conceito de literatura quanto as atividades de leitura literária promovidas pelos livros didáticos podem ser favorecidos por uma abordagem que
considere a leitura literária como um processo que envolve as dimensões, ética e estética do leitor, sempre entrecruzadas pela dimensão cognitiva. Desse modo, é foco desta Tese
considerar a prática de leitura literária escolar como atividade na qual haja espaço para a expressão do diálogo com as experiências dos leitores, a tomada de posição valorativa frente
à transfiguração da realidade proporcionada pela leitura, além da possibilidade de avaliação da experiência em termos estéticos. Para isso, os conceitos de dialogismo, atitude responsiva
e exotopia são usados na construção da noção de leitura literária aqui adotada e mobilizados em uma análise interpretativa e qualitativa dos capítulos mencionados. Os resultados
apontam para tensões entre as partes teóricas e práticas dos capítulos analisados. Nos trechos teóricos, a leitura literária é apresentada como experiência de transfiguração da realidade.
Contudo, nas atividades, observa-se um foco na expressão da compreensão textual, ao passo que a experiência literária recebe pouco espaço. Quanto às escolhas textuais, constata-se
predominância do cânone e pouca diversidade autoral, ainda que a literatura seja apresentada por meio de trechos teóricos que a contemplem em seu sentido mais amplo.

Palavras-chave: Leitura literária; Literatura; Ensino; Livros didáticos

Abstract 

Adding concepts from the Philosophy of Language of the Bakhtin Circle to discussions on the practice of literary reading and its learning, this Thesis aims to analyze the opening chapters of the three most adopted collections of Portuguese/Literature high school textbooks in a Brazilian textbook program: PNLD – 2018. The analyzed chapters present the notion of literature and refract discussions on the functions and characteristics of literary texts. In this sense, this Thesis discusses the theoretical information presented, the textbook choices regarding texts, images and authors, the questions related to the texts presented in the chapters and the answers suggested by the teaching manual. It is the intention of this research to argue that an approach that considers literary reading as a process that involves ethic and aesthetic dimensions of reading, always intertwined by the cognitive dimension, can favor the way of presenting the concept of literature and the literary reading activities in textbooks. Thus, the focus of this Thesis is to consider the practice of school literary reading as an activity in which there is space for the expression of the readers’ experiences, here understood as the taking of a valuing position in the face of the transfiguration of reality provided by reading. In addition, it aims to show the possibility of evaluating the literary reading experience in aesthetic terms. In order to do so, this Thesis draws on the concepts of dialogism, active responsive understanding and exotopia for the construction of the literary reading notion adopted and mobilized for the interpretative and qualitative analysis of the aforementioned chapters. The results point to tensions between the theoretical and practical parts of the analyzed chapters. The theoretical excerpts present literary reading as an experience of transfiguration of reality. However, in the activities, there
is a focus on the expression of textual understanding and little space is given for the literary experience. As for the textual choices, there is a predominance of the literary canon and little authorial diversity, even though the theoretical excerpts present literature in its broadest sense.

Keywords: Literary reading; Literature; Teaching; Textbooks

 

Diego Domingues Peçanha Moreirão

Título: PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM TEXTOS LITERÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS

DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a).  Paula Tatianne Carréra Szundy

Co-Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Marcel Alvaro de Amorim

Páginas: 242

Resumo

Compreendendo o relevante papel que livros didáticos têm no cotidiano escolar, a potência do trabalho com textos literários na educação básica e a importância em discutir as práticas de
letramento na Educação de Jovens e Adultos, esta Tese tem como principal objetivo investigar de que maneira livros didáticos, aprovados pelo PNLD-EJA, abordam a leitura de textos
literários e quais concepções de currículo, letramentos e leitores são (des)legitimadas por esses materiais. Para essa pesquisa, o recorte utilizado foi a análise, a partir dos princípios da Análise Dialógica do Discurso (ADD), das práticas de letramento em torno de textos literários de três coleções de livros didáticos para a modalidade em destaque, Alcance EJA (ed. Positivo, 2013), Caminhar e Transformar (ed. FTD, 2013) e EJA Moderna (ed. Moderna, 2013). Nessa investigação, tenho como principais pressupostos teóricos as ideias do Círculo de Bakhtin, tais
como Dialogismo, Ideologia, Heterodiscurso e Responsividade, bem como as reflexões de Paulo Freire sobre a educação de jovens e adultos enquanto um processo formativo crítico e
dialógico entre educador e educando. Os resultados indicam uma acentuada heterogeneidade na maneira como as atividades em torno de textos literários são estabelecidas, oscilando entre propostas ora conteudistas e superficiais, ora mais preocupadas com a promoção de diálogos em sala de aula e com a formação do leitor. Além da análise dos livros, apresento, partindo dos pressupostos das práticas de letramentos literários e das especificidades do público-alvo, uma possibilidade de trabalho com texto literário na educação de jovens e adultos.

Palavras-chave:  educação de jovens e adultos, livro didático, letramento, literatura.

Resumen 

Entendiendo el papel relevante que juegan los libros de texto en la vida escolar cotidiana, el poder de trabajar con textos literarios en la educación básica y la importancia de discutir las
prácticas de letramiento en la Educación de Jóvenes y Adultos, esta Tesis tiene como objetivo principal investigar cómo los libros de texto, aprobados por la PNLD-EJA, abordan la lectura
de textos literarios y qué concepciones de currículo, letramiento y lectores son (des) legitimadas por estos materiales. Para esta investigación, el recorte utilizado fue el análisis, a partir de los
principios del Análisis del Discurso Dialógico (ADD), de las prácticas de letramiento en torno a textos literarios de tres colecciones de libros de texto para la modalidad destacada, Alcance
EJA (ed. Positivo, 2013), Caminhar e Transformar (ed. FTD, 2013) y EJA Moderna (ed. Moderna, 2013). En esta investigación, tengo como principales supuestos teóricos las ideas del
Círculo de Bakhtin, tales como Dialogismo, Ideología, Heterodiscurso y Responsividad, así como las reflexiones de Paulo Freire sobre la educación de jóvenes y adultos como proceso de
formación crítico y dialógico entre educador y alumno. Los resultados indican una marcada heterogeneidad en la forma en que se establecen las actividades en torno a los textos literarios,
oscilando entre contenidos y propuestas superficiales, en ocasiones más preocupadas por la promoción del diálogo en el aula y por la formación del lector. Además de analizar los libros,
presento, a partir de los supuestos de las prácticas de letramiento literario y las especificidades del público destinatario, una posibilidad de trabajar con textos literarios en la educación de
jóvenes y adultos.

PALABRAS CLAVE: educación de jóvenes y adultos, libros de texto, letramiento, literatura

 

Juliana Anunciação Almeida

Título: AS RELAÇÕES RACIAIS E AS IDENTIDADES SOCIAIS DE NEGROS/AS PARTINDO DAS MARGENS PARA O CENTRO: PROBLEMATIZANDO AS INTERAÇÕES A FAVOR DO LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO PROPICIADAS PELO USO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA DE INGLÊS

Orientador(a):  Rogério Casanovas Tilio

Páginas: 216

Resumo

A sistemática marginalização de negros/as no Brasil (MUNANGA, 2019; NASCIMENTO, 2017) mostra que vislumbrar uma sociedade menos desigual exige ações contra o racismo. Considerando que a escola pode contribuir para a formação de cidadãos/as críticos/as capazes de agir em prol da transformação de relações sociais assimétricas, esta tese foca nos processos de (re)construção de conhecimento propiciados pelo uso de uma unidade didática de inglês preocupada em promover reflexões sobre relações raciais. Trata-se de uma unidade elaborada por mim e utilizada por uma professora de inglês da rede pública municipal do Rio de Janeiro com uma turma de 9o ano do Ensino Fundamental. O propósito é analisar como e se o engajamento em letramento racial crítico (FERREIRA, 2015) foi mobilizado nas e a partir das interações com a unidade e em que medida elas contribuíram ou não para a reflexão da professora sobre a problematização das identidades sociais de negros/as em sua prática docente. Enfocando uma educação racial crítica e uma perspectiva sociointeracional de ensino- aprendizagem (TILIO, 2016a), a unidade intitulada Professions trata de posições ocupadas por negros/as no mercado de trabalho. A pesquisa realizada é qualitativa, de cunho etnográfico orientada pela concepção bakhtiniana de linguagem (BAKHTIN, 1934-1935[2015]; VOLÓCHINOV, 1929[2017]) e por ponderações sobre a dimensão estrutural, concreta e histórica do racismo (ALMEIDA, 2018; 2015), a natureza estética do racismo no Brasil (NOGUEIRA, 2006) e o âmbito coletivo das identidades sociais de raça (HAIDER, 2019). As reflexões foram baseadas na análise dialógica do discurso (BRAIT, 2018) e inspiradas em apontamentos de Halliday e Matthiessen (2014) sobre o uso de recursos linguístico-discursivos. Entrevistas com a docente, as aulas observadas, trabalhos dos/as alunos/as e questionários respondidos por eles/as mostraram que a questão racial é capaz de mobilizá-los/as. Foi observado ainda certo olhar crítico deles/as para identificar práticas discursivas que ajudam a consolidar e as que contestam a naturalização do racismo e da desigualdade social. Percebeu-se também que a docente refletiu sobre a relevância de abordar as relações raciais nas aulas bem como de propor atividades que propiciem o protagonismo dos/as estudantes e que os/as instigue a expor e a questionar aspectos de seus horizontes valorativos referentes a diversas questões sociais.

Palavras-chave: relações raciais, identidades sociais de negros/as, educação racial crítica, letramento racial crítico, material didático, ensino de línguas

 

Abstract 

The systematic marginalization of black people in Brazil (MUNANGA, 2019; NASCIMENTO, 2017) shows that envisioning a less unequal society requires actions against racism. Considering that the school may contribute to the formation of critical citizens who can act in favor of the transformation of asymmetric social relations, this thesis focuses on the processes (re)construction of knowledge encouraged by the use of an English teaching unit aimed at promoting reflections about racial relations. The teaching unit designed by me was used by an English teacher and a group of 9th grade students at a public municipal middle school in Rio de Janeiro. The purpose is to analyse how and if engagement in critical racial literacy (FERREIRA, 2015) was fostered by the interactions with the teaching unit and to what extent they favored the teacher’s reflection on the problematization of social identities of black people in her teaching practice. Focusing on a critical racial education and sociointeractional perspective of the teaching and learning processes (TILIO, 2016a), the unit entitled Professions focuses on the
position held by black people in the labor market.The study is a qualitative-ethnographic research oriented by the Bakhtinian concept of language (BAKHTIN, 1934-1935 [2015];
VOLÓCHINOV, 1929 [2017]) and by the structural, concrete and historical dimension of racism (ALMEIDA, 2018; 2015), the aesthetic nature of racism in Brazil (NOGUEIRA, 2006) and the collective scope of social identities of race (HAIDER, 2019). Reflections were based on the dialogical analysis of discourse (BRAIT,2018) and inspired by Halliday and Matthiessen’s (2014) considerations about the use of linguistic and discursive resources. Interviews with the teacher, the classes observed, students’assignments and questionnaires showed that racial issue can engage students. It was also noticed that students expressed some critical views identifying discursive practices that help to consolidate and those used to question the normalization of racism and social inequality. Besides, the teacher reflected on the relevance of addressing racial relations in her classes and setting activities which foster students’ protagonism and encourage them to show as well as to question aspects of their evaluative horizon related to different social issues.

Keywords: racial relations, social identities of black people, critical racial education, critical racial literacy, teaching material, language teaching

 

Juliana Pereira Lannes

Título: PERCURSOS DA ENSINANÇA LITERÁRIA: DISCURSOS SOBRE LITERATURA E ENSINO NOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURAS DAS IFES FLUMINENSES

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Marcel Alvaro de Amorim

Páginas: 198

Resumo

Tendo como foco o ensino de Literatura na formação de professores, a presente Tese tem como objetivo central a leitura dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) – enquanto documentos curriculares – de cursos de Licenciatura em Letras (Português/Literaturas) de Instituições de Ensino Federais do Estado do Rio de Janeiro a fim de compreender quais concepções de Literatura e de ensino de Literatura são refratadas e (des)legitimadas nesses documentos. Além disso, é de meu interesse, também, entender como esses documentos curriculares refletem as concepções das práticas de ensino de Literatura junto aos professores em formação. Esta pesquisa está filiada a uma concepção de Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006);
em consequência disso, o paradigma interpretativista colocou-se como melhor opção para a investigação (MOITA LOPES, 1994). Ademais, com a finalidade de direcionar meus
horizontes de leitura alcei mão da Análise Dialógica do Discurso (VOLOCHINÓV, 2017), caminho analítico cunhado com base em noções construídas pelo Círculo de Bakhtin, de onde também me aproprio dos conceitos de dialogismo, ideologias, gêneros do discurso, heteroglossia e exotopia. Todas essas concepções teóricas, juntamente com as leituras acerca do Letramento literário (PAULINO, 2005; COSSON, 2006 e 2015; STREET, 2004; REZENDE, 2013 e AMORIM e SILVA, 2020) e de Ensino de Literatura (PAULINO, 2010; COSSON, 2013 e MANGUEL, 2013) me auxiliaram durante a leitura das políticas acerca da formação de professores, assim como dos PPCs das instituições e as ementas das disciplinas sobre Literatura e ensino. A partir da análise, é perceptível que a visão refratada nos PPCs ainda é prioritariamente tradicional, tanto no que tange à Literatura quanto ao seu ensino. E, as concepções de práticas de ensino refletidas nos
documentos ainda estão muito atreladas as disciplinas de estágio.

Palavras-chave: Formação de Professores; Currículo; Literatura; Ensino de Literatura.

Abstract 

Focusing on the teaching of Literature in teacher education, this Thesis has as its central objective the reading of the Pedagogical Course Projects (Projetos Pedagógicos de Curso – (PPC)) – while curricular documents – of Licentiate Degree Courses (Portuguese/Literature) of Federal Education Institutions of the State of Rio de Janeiro to understand which conceptions of Literature and the teaching of Literature are refracted and (de)legitimized in these documents. Furthermore, it is also of my interest to understand how these curricular documents reflect the conceptions of Literature teaching practices with teachers in their pre-service education. This research is affiliated to a concept of Anti-disciplinary Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006); as a result, the interpretivist paradigm was the best option for the investigation (MOITA LOPES, 1994). Furthermore, to direct my reading horizons, I used the Dialogic Discourse Analysis
(VOLOCHINÓV, 2017), an analytical path based on notions built by the Bakhtin Circle, from which I also utilized the concepts of dialogism, ideologies, speech genres, heteroglossia and exotopy. All these theoretical conceptions, along with readings about Literary Literacy (PAULINO, 2005; COSSON, 2006 and 2015; STREET, 2004; REZENDE, 2013 and AMORIM and SILVA, 2020) and Literature Teaching (PAULINO, 2010; COSSON, 2013 and MANGUEL, 2013) helped me while reading the policies on teacher education, as well as the PPCs of the institutions and the syllabuses of the subjects on Literature and teaching. From the analysis, it was interesting to note that the refracted view in the PPCs is still primarily traditional, both regarding Literature and its teaching. The conceptions of teaching practices reflected in the documents are still closely linked to internship disciplines.

Keywords: Teacher Education; Curriculum; Literature; Teaching Literature.

 

Lilia Aparecida Costa Gonçalves

Título: TECNOLOGIAS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO: um estudo sobre a formação continuada de professores de línguas

Orientador(a):  Prof. Dr. Luis Paulo Moita Lopes

Páginas: 315

Resumo

Esta pesquisa, um estudo de caso de natureza etnográfica, tem como objetivo investigar como a participação em um curso de formação continuada pode contribuir para a formação pedagógica sobre tecnologias móveis e para o planejamento de atividades de aprendizagem móvel para o ensino de línguas. Para atender ao objetivo proposto, foi elaborado, implementado e avaliado um curso de formação continuada de professores para o uso pedagógico de tecnologias móveis. O estudo fundamenta-se em uma revisão teórica sobre tecnologias, cultura digital e educação (CASTELLS, 2011; GABRIEL, 2018; LEMOS, 2008; LÉVY, 2010; PÉREZ GÓMEZ, 2015; SANTAELLA, 2010a), formação do professor na perspectiva crítica-reflexiva (PÉREZ GÓMEZ, 1997; SCHÖN, 1997; ZEICHNER, 1993), formação docente para usos de tecnologias (ALMEIDA; SILVA, 2011; BÉVORT; BELLONI, 2009; VILAÇA; GONÇALVES, 2019), aprendizagem móvel (KUKULSKA-HULME, 2009; SHARPLES; TAYLOR; VAVUOLA, 2010; SACCOL; SCHLEMMER; BARBOSA, 2011; TRAXLER, 2009). O estudo buscou compreender o uso já feito das tecnologias digitais na educação pelos participantes da pesquisa; identificar e analisar a percepção que os professores apresentam em relação ao uso de tecnologias móveis no processo educacional; identificar como os professores que buscam formação para o uso de tecnologias móveis já utilizam essas tecnologias em suas práticas docentes, quando as utilizem; analisar o curso de formação e a metodologia utilizada e as contribuições deste, sob a perspectiva dos participantes. Os dados foram gerados por questionários e registros de interações on-line. A análise de dados identificou que os professores já utilizam tecnologias móveis em suas aulas. No entanto, a maioria dos professores não teve formação específica sobre uso de tecnologias móveis em práticas docentes. Assim, faz-se necessária formação constante que contribuirá para o desenvolvimento de conhecimentos teórico, metodológico e tecnológicos, além da troca de experiências entre os participantes, que poderão ser recriadas em outros contextos educativos. Os dados também mostraram que a participação no curso ajudou no desenvolvimento de um professor reflexivo, que não se restringe à dimensão tecnológica. Em outras palavras, esse docente reflete sobre o uso de tecnologias na própria prática, não se limitando a desejar uma competência predominantemente prática, que pode se reduzir a aprender como usar ou operar o recurso tecnológico. Assim, ele deve planejar, selecionar os recursos e pensar sobre diferentes perspectivas pedagógicas e críticas. Além disso, foi possível verificar que o curso não apenas estimulou a reflexão e o desejo de usar as tecnologias móveis, mas também apresentou efeitos concretos nas práticas dos professores participantes.

Palavras-chave: Tecnologias Móveis. Formação de Professor. Ensino de Línguas. Aprendizagem Móvel. Práticas Pedagógicas.

Abstract 

This research, a case study of ethnographic nature, aims to investigate how participation in a continuing education course can contribute to pedagogical training on mobile technologies and to the planning of m-learning activities for language teaching. To reach the proposed objective, a continuing teacher education course for the pedagogical use of mobile technologies was designed, implemented and evaluated. The study is based on a theoretical review on technologies, digital culture and education (CASTELLS, 2011; GABRIEL, 2018; LEMOS, 2008; LÉVY, 2010;
PÉREZ GÓMEZ, 2015; SANTAELLA, 2010a), teacher education in a critical-reflective perspective (PÉREZ GÓMEZ, 1997; SCHÖN, 1997; ZEICHNER, 1993), teacher education for the use of technologies (ALMEIDA; SILVA, 2011; BÉVORT; BELLONI, 2009; VILAÇA; GONÇALVES, 2019), mobile learning (KUKULSKA-HULME, 2009; SHARPLES; TAYLOR; VAVUOLA, 2010; SACCOL; SCHLEMMER; BARBOSA, 2011; TRAXLER, 2009;). The study sought to understand the use already made of digitals technologies in education by research participants; identify and analyze the perception that teachers have regarding the use of mobile technologies in the educational process; analyze the training course and the methodology adopted and its contributions, from perspective of the participants. Data were generated by questionnaires and records of online interactions. Data analysis identified that teachers already use mobile technologies in their classes. However, most teachers, did not have any specific training on the use of mobile technologies in teaching practices. Thus, it is necessary constant training in order to contribute to the development of theoretical, methodological and technological knowledge, in addition to the exchange of experiences between participants, which can be recreates in other educational
contexts. The data also showed that participation in the course contributed to the development of a reflective teacher, who is not restricted to the technological dimension. In other words, this professor reflects on the use of technologies in their own practice, not limiting themselves to wanting a predominantly practical competence, which can be reduced to learning how to use or operate the technological resource. Therefore, he must plan, select resources ant think about different pedagogical and critical perspectives. Furthermore, it was possible to verify that the course not only stimulated reflection and the wish to use mobile technologies, but it also had concrete effects on the practices of the participating teachers.

Keywords: Mobile Technologies. Teacher Education. Language Teaching. Mobile Learning. Teaching Practice.

 

Luciano Mendes Saraiva

 Título: TRÓPICOS MUSICAIS: A INVENÇÃO DISCURSIVA DE UMA CULTURA LATINO-AMERICANA ATRAVÉS DA MÚSICA continuada de professores de línguas

Orientador(a):  Luciana Marino do Nascimento

Páginas: 226

Resumo

Na contemporaneidade, as culturas se encontram, se entrelaçam, se constroem e reconstroem, tornando-se cada vez mais equivocado pensar em um único conceito de cultura, principalmente, no espaço que se convencionou chamar de América Latina, o qual, apesar de ser atravessado por múltiplas fronteiras, foi e ainda é interpretado como um todo homogêneo. Nesse sentido, em nosso estudo intitulado Trópicos musicais: a invenção discursiva de uma cultura latino-americana através da música, discutimos importantes elementos presentes nas canções latino-americanas, que se popularizaram na década de 1940, tais como: o drama e a passionalidade, mas também outros aspectos relativos aos traços ideológicos, sociais e identitários, uma vez que a década de 1940 foi marcada pelas tensões da Segunda Guerra Mundial e pela política internacional norte-americana denominada de Política da Boa Vizinhança, implantada no governo de Roosevelt a partir de 1932, que estabeleceu não só vínculos comerciais, mas também uma grande influência cultural nos países latino-americanos, difundindo a imagem de uma América Latina como bloco homogêneo, não só a partir das canções de acento melodramático, como também através da criação de um ícone do Pan-americanismo – Carmen Miranda. Além de estudar a construção de uma América Latina estereotipada como melancólica e passional, discutiremos a identidade de seu povo, descrevendo a história e o contexto em que determinadas canções foram produzidas e, por meio dos discursos presentes nelas, atentaremos às vozes e aos sujeitos, tirando do anonimato fatos que poderão nos auxiliar na compreensão do tecido cultural rico e heterogêneo que constitui a América Latina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza como método os estudos de narrativa, de cunho analítico e descritivo, ancorada nos pressupostos da Linguística Aplicada (LA), pelo seu caráter inter e transdisciplinar; pensamos o objeto como híbrido, heterogêneo, dinâmico e situado na vida social, trazendo à tona seus atravessamentos identitários, construídos nos discursos. Entrelaçamos os pressupostos da LA a outros referenciais, notadamente àqueles relacionados aos estudos da cultura, da identidade e, também, da identidade latino-americana. Estudiosos como Moita Lopes (1996, 2006), Pennycook In: Moita Lopes (2006), Bakhtin (2003, 2006), Foucault (2012), Williams (2000), Canclini (2015), Geertz (2008), Hall (2005, 2008), Bourdieu (2008) e Santiago (2000), nos forneceram subsídios para o estudo da cultura e do discurso presentes em algumas canções latino-americanas, objetos de estudo desse trabalho. Como resultado, defendemos a ideia de “culturas latino-americanas”, considerando que as diferentes cartografias desse lugar produziram diversos tipos de interações sociais e culturais. De modo igual, os povos que ali convivem, heterogêneos devido às suas origens étnicas – indígenas, negros, brancos – resultados dos processos de exploração e imigração, possibilitam a conformação de um grande celeiro cultural, o que distancia a perspectiva de uma cultura homogênea. No tocante ao gênero bolero, destacou-se o caráter passional e melodramático dos povos latinos, mas, também, por meio dele, identificamos traços importantes (político, ideológico, religioso, nacionalista, patriótico, familiar etc.) que nos ajudaram a repensar e reclassificar as culturas e identidades dos sujeitos latino-americanos, o que, em nossa leitura, rompe com estereótipos que pouco representam aquelas nações, reforçando nossa perspectiva de que a América Latina foi e continua sendo inventada pela ótica estrangeira.

Palavras-chave: Cultura. Discurso. América Latina. Música. Linguística Aplicada.

Abstract 

In contemporary times, cultures meet, intertwine, build and rebuild themselves, making it increasingly incorrect to think of a single concept of culture, especially in a place which
came to be called Latin America, and even though it has been crossed by multiple borders, it was and still is interpreted as a homogeneous whole. Thus, in our study entitled Musical
Tropics: A discourse invention of a Latin American culture through music, we discuss important elements present in Latin American songs, which became popular in the 40s, such as: drama and passion, as well as other relevant aspects concerning ideological, social and identity traits, since the 1940s was marked by the tensions of World War II and by the North American international policy called the Good Neighbor Policy as well, implemented by Roosevelt’s tgovernment from 1932 onwards, which established not only commercial links, but also a great cultural influence in Latin American countries, spreading the Latin America image as a homogeneous block, not only from songs of melodramatic features, but also through the creation of a Pan Americanism icon – Carmen Miranda. In addition to studying the construction of a stereotyped Latin America itself as melancholic and passionate, we discuss its peoples’ identity, describing the history and the context in which certain songs were produced, and through their speeches themselves, we focus on voices and subjects, taking behind the curtains some facts that can help us to understand the rich and heterogeneous cultural make-up which constitutes Latin America as a whole. This is a qualitative research that uses narrative studies as a method, from analytical and descriptive nature, anchored in the assumptions of Applied Linguistics (AL), due to its inter and transdisciplinary character; we think of the object as hybrid,
heterogeneous, dynamic and situated in social life, bringing out its identity crossings, constructed in the discourses. We intertwined AL assumptions with other references, notably those referred to culture and identity, and also, Latin American identity. Scholars such as Moita Lopes (1996, 2006), Pennycook In: Moita Lopes (2006), Bakhtin (2003, 2006), Foucault (2012), Williams (2000), Canclini (2015), Geertz (2008), Hall (2005, 2008), Bourdieu (2008) and Santiago (2000), provided us with subsidies for the study of culture and discourse present in some Latin American songs, objects of study in this work. As a result, we defend the idea of “Latin American cultures”, considering that the different cartographies of this place have produced different types of social and cultural interactions. Likewise, the peoples who live there, heterogeneous due to their ethnic origins – indigenous, black, white – as a result of exploitation and immigration processes, make it possible to compose a large cultural source, which distances the perspective of a homogeneous culture. Regarding the bolero genre, the passionate and melodramatic
character of the Latin peoples was highlighted, but also, through it, we identified important traits (political, ideological, religious, nationalist, patriotic, family, etc.) that helped us to rethink and to reclassify the cultures and identities of Latin American subjects, which, in our point of view, breaks with stereotypes which badly represent those nations, reinforcing our perspective that Latin America was and continues to be invented from a foreign perspective itself.

Keywords: Culture. Speech. Latin America. Music. Applied Linguistics.

 

Rodrigo Marcelino

Título: O DISCURSO DA ANÁLISE: SUBSÍDIOS PARA SUA HISTÓRIA

Orientador(a):  Luiz Barros Montez.

Páginas: 314

Resumo

O discurso da análise será abordado como um problema epistemológico para a Linguística Aplicada por meio de uma história das ideias da cultura brasileira. Nós devemos primeiro
discriminar não somente um enunciado, mas três enunciados (linguagem, história, sujeito), que têm sido frequentemente operados como uma técnica de interpretação, produzindo juntos uma articulação que será expressa pelos termos discurso da análise ou fala analítica. O discurso da análise é a articulação constante e cerrada do saber da linguagem com o saber da história e com o saber do sujeito. Recentemente, essa técnica de intepretação vem sendo empregada como se não houvesse um ontem, fazendo com que o discurso da análise perca o sentido que
historicamente sugere para ser a expressão de um complexo de aspirações existentes do momento presente, aparecendo exclusivamente como técnica de interpretação das doutrinas do
discurso. Sustentamos a tese de que, na verdade, o discurso da análise tem mais de um século de existência, que não precisa ser procurada em uma cultura distante. No curso da tese
oferecemos subsídios para essa hipótese com base em um amplo uso de fontes primárias. Tentaremos relocalizar o discurso da análise em suas condições históricas por meio das suas
manifestações em diversos períodos e em diferentes ramos de saber que antecederam a formação das doutrinas do discurso em nossa cultura. Com isso, esperamos ter criado a
viabilidade para suspender uma verdade presente, extrair a moral filosófica do papel da experiência local próxima e inserir um conceito, oriundo da relação entre o saber da linguagem
e a prática de interpretar, para a formação de uma Linguística Aplicada autorreflexiva.

Palavras-chave: História das ideias; discurso da análise; epistemologia da linguagem; doutrinas do discurso; Linguística Aplicada.

Abstract 

This thesis launches the concept of Analytical speech as an epistemological problem for Applied Linguistics by way of a history of ideas in Brazilian culture. Analytical speech is a
chaining of three statements. This is a complicated interplay among the knowledge of language with the knowledge of history and the knowledge of the subject, which is, from now on, named by the following terms: analytical speech or discourse of analysis. Lately, analytical speech is the central issue of discourse theories, but this technique of interpretation has been used and recognized as if it had no past. Thus, we situate analytical speech project historically to rediscover on what basis it became possible. Our hypothesis is that Analytical speech has more
than a century of existence in Brazilian culture, since it has been taken for granted, as it were, as a foreign influence. The hypothesis of past existence of analytical speech is subsided with
an extensive usage of primary sources. To carry out this enterprise we attempt to isolate and describe some of the relations which underlie the three major statements of analytical speech
on different branches of knowledge and on different time periods that preceded the formation of discourse theories in our culture. In short, it is not only expected to suspend the present truth of the discourse theory and to extract a philosophical moral of the role of repeatability of local culture, but the thesis also provides for a conceptualization of analytical speech as a
epistemological result of the relationships between knowledge of language and interpretation to Applied Linguistics.

Keywords: History of ideas; analytical speech; discourse theory; epistemology of language; Brazilian culture.

 

Thamiris Oliveira de Araujo

Título: A integração de metodologias ativas e tecnologias móveis na disciplina de língua inglesa: um estudo de caso no ensino médio técnico

Orientador(a):  Kátia Cristina do Amaral Tavares.

Coorientadora:  Ana Amélia C. C. Amorim S. de Carvalho.

Páginas: 241

Resumo

As ferramentas da Web 2.0 somadas à característica ubíqua dos telefones celulares expandem as oportunidades de aprendizagem do inglês como língua adicional. Já as metodologias ativas conferem maior autonomia e motivação para o aluno se engajar nas propostas pedagógicas, levando-o a desenvolver competências sociais e cognitivas fundamentais para cidadãos do século XXI (FILATRO; CAVALCANTI, 2018). A partir dessas premissas, esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de elaborar, implementar e avaliar uma proposta pedagógica curricular que integra metodologias ativas e tecnologias digitais, em particular o telefone celular, nas aulas de língua inglesa no Ensino Médio Técnico Integrado ao longo de um ano letivo. Assim, o currículo da disciplina de língua inglesa teve como base a inserção de quatro metodologias ativas, a saber, (i) a aprendizagem baseada em jogos (NICHOLSON, 2012; GEE, 2005); (ii) a aprendizagem baseada em projetos (BENDER, 2014); (iii) a aprendizagem colaborativa (VYGOTSKY, 1998; DILLENBOURG et al, 2002); e (iv) a sala de aula invertida (CHRISTENSEN; HORN; STAKER, 2013; BERGMANN; SAMS, 2019), integrando-as a aplicações da aprendizagem móvel (TRAXLER, 2009; HOCKLY, 2012; PEGRUM, 2014; SHARPLE, 2009). O estudo de caso etnográfico (ANDRÉ, 1995) aqui conduzido buscou identificar os pontos positivos e negativos da integração de metodologias ativas e tecnologias móveis ao currículo da disciplina, como também avaliar essa integração a partir da ótica docente e discente. Dentre os diversos resultados alcançados em um ano de pesquisa, os projetos trimestrais ganharam destaque, pois foram majoritariamente avaliados de forma positiva pelos participantes e oportunizaram o desenvolvimento de múltiplos letramentos (DUDLEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016) e o aprofundamento de temas relevantes para um ensino plurilíngue (ROCHA, 2015). Já o uso do telefone celular como recurso didático trouxe como principais contribuições para a aprendizagem: o feedback automático na correção das tarefas, o exercício da compreensão auditiva seguindo o ritmo estabelecido pelo aluno e a gravação de voz no trabalho com a oralidade em língua inglesa.

Palavras-chave: ensino de inglês como língua adicional; metodologias ativas; tecnologias móveis na educação; letramentos digitais; ensino plurilíngue.

Abstract 

Web 2.0 tools added to the ubiquitous characteristic of cell phones expand the opportunities for learning English as an additional language. Active methodologies provide greater autonomy
and motivation for the student to engage into pedagogical proposals, leading them to the development of fundamental social and cognitive skills for 21st-century citizens (FILATRO;
CAVALCANTI, 2018). Based on this premise, this research aims to develop, implement, and evaluate a curricular pedagogical proposal that integrates active methodologies and digital
technologies, in particular the cell phone, in English language classes in Integrated Technical High School through the course of a school year. Thus, the curriculum of the English subject
was based on the insertion of four active methodologies, namely, (i) game-based learning (NICHOLSON, 2012; GEE, 2005); (ii) project-based learning (BENDER, 2014); (iii) collaborative learning (VYGOTSKY, 1998; DILLENBOURG et al, 2002); and (iv) the flipped classroom (CHRISTENSEN; HORN; STAKER, 2013; BERGMANN; SAMS, 2019), integrating them with mobile learning activities (TRAXLER, 2009; HOCKLY, 2012; PEGRUM, 2014; SHARPLE, 2009). The ethnographic case study (ANDRÉ, 1995) sought to identify the positives and negatives aspects of the integration of active methodologies and mobile technologies to the curriculum of the school subject, as well as to evaluate this integration from the perspective of the teacher and the students. Among the various results achieved within a year of research, the project-based learning stood out, since the projects were mostly positively evaluated by the participants and provided opportunities for the development of multiple literacies (DUDLEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016) and the deepening of topics aligned to multilingual teaching (ROCHA, 2015). On the other hand, the use of cell phones as a teaching resource brought as main contributions to learning: automatic feedback in the correction of tasks, listening comprehension exercises following the pace established by the student, and voice recording in the improvement of oral production.

Keywords: teaching English as an additional language; active methodologies; mobile technologies in education; digital literacy; multilingual teaching.

 

Valtenir Soares De Abreu

Título: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO ETNOCENTRISMO NA NARRATIVA DO LIVRO EXPLORAÇÃO NA GUIANA BRASILEIRA, DE HAMILTON RICE

Orientador(a):  Doutor William
Soares dos Santos

Páginas: 209

Resumo

Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar algumas narrativas presentes no livro Exploração na Guiana Brasileira, de Hamiton Rice (1978), com vistas a compreender o olhar
que esse estrangeiro tinha ao realizar sua viagem exploratória às terras amazônicas. Para tanto, fundamento-me em teorias do campo dos estudos narrativos, bem como em obras e
autores que se debruçaram sobre o tema da Amazônia como construção imagético-discursiva do europeu, branco, que estava interessado, principalmente, em encontrar e explorar riquezas
nesses territórios. Os trechos que escolhi para análise são aqueles que, em meu percurso de leitura, despertaram maior incômodo por trazerem construções discursivas a respeito dos
nativos carregadas de estereótipos e preconceitos, merecendo, portanto, a análise, o questionamento e, de acordo com as teorias que fundamentam meu trabalho, até mesmo a
sua desconstrução, a partir de perspectivas teóricas propostas pela Linguística Aplicada, que se preocupam em compreender as vozes dos colonizados. Não deixo de reconhecer as
importantes contribuições da expedição de Rice para o campo das ciências naturais, mas a prioridade da minha análise é olhar para as suas estratégias narrativas utilizadas em seu livro.
Realizada entre os anos de 1924 e 1925, a viagem de Rice contou com o mais moderno aparato tecnológico disponível naquele momento, o que conduziu a um estrondoso sucesso
e reconhecimento de sua pessoa nos altos círculos acadêmicos, inclusive levando à fundação do Instituto de Exploração Geográfica da Universidade de Harvard. Palco de uma incrível diversidade, dona de uma incomparável riqueza natural, cultural e, portanto, humana, a Amazônia – onde está localizada a região explorada por Rice – tem, historicamente, despertado curiosidades, desejos, intrigas e disputas, pois também apresenta, no imaginário do colonizador – principalmente representado pelos viajantes europeus a partir do século XVI – uma fonte inesgotável de riquezas materiais, como o tão cobiçado ouro. Essa narrativa, sobre a qual empreendo minha análise, é realizada, majoritariamente, a partir de um lugar de poder, representado pelo indivíduo branco, rico, norte-americano, cujas concepções de mundo, de ser humano, de sociedade e de natureza, caminham na direção oposta àquelas encontradas na mentalidade dos povos habitantes da floresta. Nasce, então, nesse encontro, um embate ideológico de importantes proporções, que precisa ser analisado à luz de teorias capazes de descontruir imagens cristalizadas e de discursos elevados à categoria de verdades inquestionáveis. Tal análise, por meio de questionamentos e discussões teóricas, possibilitam outras compreensões de suas escritas. Nesse sentido, faço correlações entre elementos como análise de narrativas, discurso, imagem, identidade e cultura, tendo como aporte principal as concepções de estudiosos como William Labov (1972; 1997; 2013), Stanton Wortham (2001), Márcio Souza (2002), Mikhail Bakhtin (2006), Neide Gondim (2007), além de outros que serão adicionados ao longo do texto, cuja metodologia central é a análise de narrativas no âmbito da Linguística Aplicada.

Palavras-chave: Amazônia. Guiana Brasileira. Relatos de Viagem. Narrativa. Relações de Poder.

Abstract 

The primary objective of this research is to analyze some narratives which are present in the book entitled Exploração na Guiana Brasileira, by Hamiton Rice (1978), in order to
understand the foreigner’s conception about the Amazonian environment when he made his exploratory trip to these lands. To do so, I base myself on theories concerning the field of the
narrative studies, as well as on works and authors that deal with the Amazonian theme as a white European discursive image construction which was mostly interested in finding and
exploring wealth in these territories. The excerpts picked for analysis are those that, in my reading path, aroused substantial inconvenience for bringing discursive constructions
regarding natives enveloped with stereotypes and prejudices, deserving, therefore, the analysis, questioning and, according to the theories on which my thesis is based, even its
deconstruction, from theoretical perspectives proposed by Applied Linguistics, which are concerned with understanding the colonized voices. I do not shy away from recognizing the
important contributions of Rice’s expedition to the field of natural sciences, but my analysis priority is to take a thorough look at the narrative strategies used in his book. Rice’s trip was
carried out between the years 1924 and 1925, featuring the most modern technological apparatus available at that time, which led to a resounding success and recognition of his
persona in high academic circles, so much so that it culminated with the foundation of the Institute for Geographic Exploration of Harvard University. An incredible diversity stage,
owner of an incomparable cultural and natural wealth, and, therefore, human richness, the Amazonia – where is located the region explored by Rice – has historically piqued curiosities,
desires, intrigues and disputes, since it also presents, in the colonizer’s imaginary – notedly represented by European travelers from the 16th century onwards – an unlimited source of
material wealth, such as the most wanted metal, gold. This narrative, on which I make my analysis, is carried out, mostly, from a power place, represented by the white, wealthy, North
American individual, whose world conceptions, human being, society and nature, walk in the opposite direction to those found in the mentality of the forest inhabitants. Then, in this
colliding encounter, an ideological clash of relevant proportions is born, which needs to be analyzed from a scope of theories capable of deconstructing crystallized images and speeches
elevated to the category of unquestionable truths. Such analysis, by means of inquiries and theoretical discussions, allows other comprehensions of his writings. In that regard, I make
correlations among elements such as narrative analysis, discourse, image, identity and culture, having as main contribution the conceptions of scholars such as William Labov (1972;
1997; 2013), Stanton Wortham (2001), Márcio Souza (2002), Mikhail Bakhtin (2006), Neide Gondim (2007), in addition to others that I will invite along the study to be part of the
discussion that I propose here, through a qualitative research, from bibliographic and interpretative nature, carried out in the realm of Applied Linguistics.

Keywords: Amazon. Brazilian Guyana. Travel Reports. Narrative. Power relations.

 

Vítor Vieira Ferreira

Título: A PRIMAZIA DO EU: PILAR DE SUSTENTAÇÃO SIMBÓLICA DO CAPITALISMO NEOLIBERAL EM TEMPOS DE JAIR BOLSONARO

Orientador(a):  Luiz Barros Montez

Páginas: 339

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo mais amplo propor uma análise crítica da atual realidade social, política e cultural no Brasil, em tempos onde se observa a ascensão de uma dita nova
direita brasileira e, em especial, da figura de seu líder carismático de maior relevância e atual chefe de Estado Jair Bolsonaro. A análise se fundamenta em termos mais abstratos no conceito
de primazia do eu, proposto aqui como um exercício intelectual de síntese de uma série de características, circunstâncias históricas, práticas sociais e discursivas que compõem uma
Weltanschauung específica cuja função primeira é de garantir a manutenção e a legitimação do capitalismo em sua atual forma neoliberal, financeira e globalizada. Em termos mais concretos, nossa análise assume como referências centrais o conceito de populismo e a crise de legitimidade da democracia liberal, da qual este primeiro pode ser entendido como um de seus efeitos políticos de maior destaque. A pesquisa assume inicialmente como objeto de análise a ideia da primazia do eu, que, conforme propomos, se eleva ao nível de um conceito relevante para a pesquisa social; para então, por fim, lançar-se à investigação de como esta ideia, a princípio abstrata, se atualiza (no sentido de tornar-se ato) através de itens lexicais específicos que vem sendo utilizados em especial pela nova direita brasileira. Nosso texto realiza cinco grandes movimentos centrais, sendo dedicado a cada um deles um capítulo específico: a) em primeiro lugar, desenvolvemos o conceito de primazia do eu com base em uma “literatura do diagnóstico” sobre a sociedade capitalista contemporânea, contemplando autores de Fromm a Han; b) em segundo lugar, argumentamos que a primazia do eu tem como uma de suas forças motrizes o pensamento neoliberal que se desenvolve e se consolida ao longo da segunda metade do século XX; c) em terceiro lugar, destacamos o papel das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) na reprodução e legitimação tanto da primazia do eu quanto do pensamento neoliberal; d) em quarto lugar, abordamos o temas da crise da democracia liberal na contemporaneidade e dos fenômenos populistas contemporâneos, ressaltando em que medida as práticas e o pensamento neoliberal, bem como as NTIC contribuem para a composição deste cenário para então, por fim, e) no último movimento realizar uma análise
discursiva que exponha o quão determinados são pela primazia do eu, pelo pensamento neoliberal e pelos discursos populistas contemporâneos alguns dos principais itens lexicais
presentes na retórica da nova direita brasileira.

Palavras-chave: primazia do eu, neoliberalismo, novas tecnologias da informação e da comunicação, populismo, política brasileira contemporânea.

Abstract 

The present thesis aims to provide a critical analysis of today’s Brazilian social, politic, and cultural reality, in times when can be observed a rise of Brazil’s ‘new right-wing’, which has
in the figure of the President in charge Jair Bolsonaro its most remarkable charismatic leader. To support our analysis, we will start, in abstract terms, from the concept of primacy of the self,
understood here as a synthesis of characteristics, historical conditions, social and discursive practices which compose a specific worldview that has the main role to guarantee the
maintenance of global, financial, and neoliberal capitalism. In more concrete terms, the concept of populism and the crisis of liberal democracy, considering the former as one of most striking political effects of the latter, are points of departure for our analysis. The primacy of the self is chosen as our first object of analysis, which we argue to be a useful concept for sociological and cultural analysis, and the we proceed to describe how the primacy of the self, initially an abstract idea, assumes the form of lexical items that are used predominantly by Brazilian right- wing supporters. This thesis is composed of five main chapters, being the first one an introduction. In the second chapter we present a conceptual framework of primacy of the self, discussing several characteristics of modern capitalist society pointed by authors from Erich Fromm to Byung-Chul Han. In the third chapter we argue that the primacy of the self has in the neoliberal thought, which has developed itself in the late 20th century, one of its origins. In the fourth chapter we emphasize the role of the information communication technologies (ICTs) in the reproduction and legitimation of the primacy of the self as well of the neoliberal thought. The fifth chapter addresses the topics of the crisis of liberal democracy and contemporary populism. By considering these themes, we also seek to show the neoliberal thought and the ICTs relate to them. In the sixth chapter we provide a discursive analysis in order to demonstrate how several lexical items that are commonly used by Brazil’s ‘new right-wing’ supporters can be understood as linguistic expressions of a neoliberal and populist worldview.

Keywords: primacy of the self, neoliberalism, ICT, populism, contemporary Brazilian politics.

 

COORDENAÇÃO

Coordenador:
Prof. Dr. Rodrigo Borba
Vice-Coordenadora:
Prof(a).  Dr(a). Branca Falabella Fabrício
Secretária:
Solange Tristão

ATENDIMENTO

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Telefone:
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ENDEREÇO

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