teses

Quadriênio 2021- 2024

Total de teses defendidas: 14

TESES DEFENDIDAS EM 2021

Total de teses defendidas: 14

Adelzita Valéria Pacheco de Souza

Título: Trajetórias textuais do assassinato de Cláudia Silva Ferreira: entre necrótopos e cartografias de reexistência

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Maria de Fátima Lima Santos

Coorientador(a):  Prof(a). Dr(a). Branca Falabella Fabrício

Páginas: 150

Resumo

O século XIX foi, por excelência, um período de exaltação nacionalista, cuja matriz
europeia encontra suas origens nos ideais da Revolução Francesa e no desenvolvimento
das forças produtivas via Revolução Industrial, e, também, pela união das treze colônias
dos Estados Unidos da América. A partir desses fatos históricos, dentre outros, a América
Latina não ficou imune. Assim, no Novo Mundo, com o processo de formação das nações
emergentes, o Brasil incorporou um processo político de formação bastante distinto dos
demais países do continente sul-americano, pois o país estava sob a égide da Monarquia.
Em 1822, logo após a independência e a implantação da monarquia constitucional, e sob
a influência das ideias liberais, há muito infiltradas no Brasil, o Imperador D. Pedro I
levou a cabo a missão de administrar e “criar a nação,” consolidando-se posteriormente
pelo herdeiro do trono D. Pedro II (1840-1889). Nesse sentido, a questão da identidade
no período monárquico forneceu a base para a construção e a legitimação do Estado, onde
o monarca era o elemento que representava a nacionalidade, atuando em várias frentes,
intervenções em diversos campos da vida social e política a partir do financiamento das
artes e da literatura, das expedições científicas ao interior do país e com a criação de
instituições públicas de educação, entre elas, atualmente, instituições de educação
inclusiva, a exemplo do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atualmente Instituto
Benjamin Constant (IBC), e, funcionando desde 1850, inaugurado em 1854, o Colégio
Nacional para Surdos, atualmente Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES),
criado em 1856. Assim, a construção da nação moderna nos trópicos passava também
pelo ordenamento jurídico que deveria reger a educação. Nesta pesquisa, propomo-nos a
fazer um estudo do discurso legal representado na legislação relativa à inclusão
educacional nas ações de educação especial empreendidas no período do segundo
império, identificar o legado deixado pelas ações de inclusão no Brasil imperial e
identificar vínculos da implantação e do funcionamento das instituições de educação
especial como legado para a organização da cidade. Neste fragmento de estudo, ainda
inacabado, estamos utilizando referencial teórico, que fundamenta a pesquisa
bibliográfica, além de realizarmos estudo em documentos oficiais, que serviram de viés
para consolidar a implantação das referidas instituições, que abarcaram a orientação da
educação especial no Brasil em consonância com a instauração da cidade e seu
desenvolvimento no século XIX.

Palavras-chave: Educação no segundo império. Educação inclusiva. Discurso. Cidade.

Abstract 

The nineteenth century was par excellence, a period of nationalistic exaltation, whose
European matrix finds its origins in the ideals of the French Revolution and in the
development of the productive forces through the English Industrial Revolution. In
addition, by the union of the thirteen colonies of the United States of America and from
all this movement, Latin America was not immune. Thus, in the New World, with a
process of formation of the nations, Brazil incorporates a political process of formation
quite distinct from the other Latin American countries, having been intensified the regime
of monarchy. In 1822, shortly after Independence and the establishment of the
constitutional monarchy and under the influence of liberal ideas long infiltrated in Brazil,
Emperor D. Pedro I carried out the mission of administering and “creating the nation,”
consolidated later by the heir to the throne D. Pedro II (1840-1889). For this, the question
of identity in the period of the monarchy provided the basis for the construction and
legitimation of the state, where the monarch was the element of nationality. Acting on
various fronts, interventions in various fields of social and political life, from the
financing of the arts and literature, scientific expeditions to the interior of the country and
the creation of public educational institutions, among them. Today, we characterize as
institutions of inclusive education, such as the Imperial Institute of the Blind Boys, now
the Benjamin Constant Institute – IBC. Functioning since 1850, inaugurated in 1854 and
the National College for the Deaf, now National Institute of Education of the Deaf – INES,
created in 1856. Thus the construction of the modern nation also passed by the legal
system that should govern education. In this research, we propose a study of the legal
discourse related to educational inclusion in the special education actions undertaken in
the period of the Second Empire, to identify the legacy left by the inclusion actions in
imperial Brazil. Moreover, to identify link (s) of the implantation and Special Education
institutions as a legacy for the organization of the city. In this fragment of the study, which
is still unfinished, we are using a bibliographical reference that bases the bibliographical
research, as well as carrying out a study in official documents that served as a bias to
consolidate the implementation of these institutions, which would include the orientation
of special education in Brazil, establishment of the city and its development in the
nineteenth century.

Keywords: Education in the II Empire. Inclusive education. Speech. City.

 

Áida Silva Penna

Título: A NEUTRALIDADE NAS ENTREVISTAS DE PRÉ-MEDIAÇÃO FAMILIAR
JUDICIAL: UM ESTUDO DA FALA-EM-INTERAÇÃO INSTITUCIONAL

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Paulo Cortes Gago

Páginas: 138

Resumo

Nessa pesquisa, tratamos do tema da neutralidade do mediador nas entrevistas de pré-
mediação familiar judicial. Como interesses de pesquisa focamos no que as pessoas fazem

e como elas fazem durante suas interações umas com as outras para descrever eventos e
ações, ou seja, práticas sociais humanas. Temos a linguagem como fundadora da vida em
sociedade. O mediador é peça fundamental para possível solução de uma disputa, pois uma
de suas principais funções é facilitar a comunicação entre as partes em conflito. Entretanto,
apesar de muitos manuais jurídicos que regulam a prática da mediação considerarem o
mediador como um terceiro neutro e imparcial (AZEVEDO, 2016; SsAMPAIO & BRAGA
NETO, 2007; MOORE, 1998), é tarefa dele ajudar as partes a expressarem suas histórias,
relatos, reclamações sobre o outro, formular seus pontos de vista sobre a disputa etc.,
existindo, assim, um descompasso entre o entendimento abstrato do que é a mediação e a
sua prática. O mediador tem a linguagem como instrumento de trabalho. Considerando que
as entrevistas de pré-mediação são um importante constituinte da mediação (MOORE,
1998) e que, no nosso contexto, elas foram realizadas separadamente com cada uma das
partes, investigamos como a mediadora gerencia as entrevistas de pré-mediação, a partir do
seu papel de terceiro neutro e imparcial na resolução de controvérsia, e quais recursos são
utilizados pela mediadora para tal. Tivemos como objetivo trazer uma melhor compreensão
acerca das questões que envolvem o processo de busca de solução de conflito em situação
de mediação judicial de uma Vara de Família, descrevendo como as ações realizadas pela
mediadora exibem uma orientação para a neutralidade. Para tal, pautamo-nos nos
pressupostos teórico-metodológicos da Análise da Conversa Etnometodológica (SACKS,
SCHEGLOFF & JEFFERSON, 2003[1974]), por esta abordagem dedicar-se aos estudos
das ações sociais humanas que são realizadas na fala-em-interação (HUTCHBY &
WOOFFITT, 1998). Nosso corpus de análise compõe-se da gravação em áudio de quatro
entrevistas de pré-mediação familiar judicial de dois casos distintos. Realizamos a
transcrição destas gravações, segundo o modelo Jefferson de Transcrição (SACKS,
SCHEGLOFF & JEFFERSON, 2003[1974]). Nossa pesquisa identificou pelo menos seis
práticas recorrentes do mediador para permanecer-se neutro e imparcial durante as
entrevistas de pré-mediação familiar judicial, são elas: perguntas de sondagem;

normalização de comportamento; truísmo; apelo à explicação jurídica; pausas não-
preenchidas; e, contrapeso do mediador. Além disso, em uma aspiração mais aplicada de

pesquisa, acreditamos que os resultados poderão ser utilizados para a formação profissional
de futuros mediadores.

Palavras-chave: neutralidade; entrevista de pré-mediação familiar; práticas sociais; fala-
em-interação; análise da conversa etnometodológica

Abstract 

In this research, we dealt with the mediator’s neutrality theme in judicial family pre-
mediation interviews. As research interests we focus on what people do and how they do

during their interactions with each other to describe events and actions, that is, human
social practices. We have language as the founder of life in society. The mediator is an
essential part of a possible solution to a dispute, since one of his or her main functions is to
facilitate communication between the parties in conflict. However, although many judicial
manuals that regulate the practice of mediation consider the mediator as a neutral and
impartial third party (AZEVEDO, 2016; SAMPAIO & BRAGA NETO, 2007; MOORE,
1998), it is his or her task to help the parties to express their stories, reports, complaints
about the other, formulating their points of view about the dispute etc., thus, there is a
mismatch between the abstract understanding of what mediation is and its practice. The
mediator has language as a working tool. Considering that pre-mediation interviews are an
important component of mediation (MOORE, 1998) and that, in our context, they were

carried out separately with each party, we investigate how the mediator manages pre-
mediation interviews, from their role as a neutral and impartial third party in dispute

resolution, and what resources are used by the mediator to do so. We aimed to bring a
better understanding of the issues surrounding the process of seeking conflict resolution in
situations of judicial mediation by a Family Court, describing how the actions taken by
mediator show an orientation towards neutrality. For this purpose, we are guided by the
theoretical and methodological assumptions of Conversation Analysis (SACKS,
SCHEGLOFF & JEFFERSON, 2003 [1974]), as this approach is dedicated to the studies
of human social actions that are carried out in talk-in-interaction (HUTCHBY &
WOOFFITT, 1998). Our corpus of analysis consists of the audio recording of four judicial
family pre-mediation interviews of two different cases. We transcribed these recordings,
according to the Jefferson Transcription model (SACKS, SCHEGLOFF & JEFFERSON,
2003 [1974]). Our research identified at least six recurrent practices of the mediator to
remain neutral and impartial during judicial family pre-mediation interviews, which are:
probing questions; normalization of behaviour; truism; appeal to judicial explanation;
unfilled pauses; and, the mediator ́s counterbalancing. Also, in a more applied research
aspiration, we believe that the results can be used for the professional training of future
mediators.

Keywords: neutrality; family pre-mediation interview; social practices; talk-in-interaction;
conversation analysis

 

Bruna Quartarolo Vargas

Título: A mediação no desenvolvimento com alunos do ensino
médio em interações em língua inglesa pelo prisma da teoria sociocultural

Orientador(a):  Christine Siqueira
Nicolaides

Coorientador(a):  Adolfo Tanzi Neto

Páginas: 312

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida com alunos de ensino médio de um Colégio de
Aplicação de uma universidade pública federal do Estado de Minas Gerais,
Brasil. Seu objetivo foi investigar a mediação como possibilitadora de
aprendizagem-e-desenvolvimento (NEWMAN; HOLZMAN, 2002) em interações
em língua inglesa, mediante uma perspectiva sociocultural. Assim, o
embasamento teórico partiu dos preceitos da Teoria Sociocultural (TSC)
(VYGOTSKY, 1998; LANTOLF, 2000; REGO, 1994), que entende a interação
social como ferramenta para o desenvolvimento. Neste escopo, a investigação
foi inicialmente inspirada em estudos sobre Avaliação Dinâmica (AD)
(POEHNER, 2005, 2008, 2018), na qual o aprendizado é percebido como uma
atividade colaborativa em que se dá o Desenvolvimento Mediado (POEHNER;
INFANTE, 2015). Nesse contexto, foram considerados também os critérios de
mediação postulados pela teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada
(FEUERSTEIN et. al., 2010), na qual são realizadas interposições deliberadas
de um mediador (professor) em busca de fornecer estímulos a um mediado
(aluno), possibilitando a ocorrência de aprendizagem. Ao atentar para o que
pontua Nicolaides (2017), por um prisma sociocultural, o aprendizado de idiomas
ocorre por meio da interação social, desde que haja oportunidades para que isso
aconteça. Sendo assim, busquei compreender como se delineou o processo de
Desenvolvimento Mediado em busca da aprendizagem-e-desenvolvimento nas
sessões de interação realizadas com os alunos participantes desta pesquisa. As
sessões tinham o intuito de auxiliar os participantes em sua preparação para
participar de uma atividade de apresentação em língua inglesa, em um programa
de intercâmbio escolar entre a escola brasileira e uma escola dinamarquesa. Os
dados foram gerados a partir de questionários, de transcrições das interações,
de meu diário de pesquisa e de narrativas dos participantes desta investigação,
acerca de suas experiências, uma vez que narrativas podem nos ajudar a
“entender o estado mental interior de professores e alunos e a natureza do
ensino e da aprendizagem de línguas como atividade social e educacional”
(BARKHUIZEN et. al, 2014, p. 313). Os resultados apresentados aqui indicam
que as atividades desenvolvidas ao longo deste trabalho promoveram espaços

de aprendizagem que levaram ao desenvolvimento, essencialmente mediado,
para todos os envolvidos, mediante uma práxis interativa e colaborativa.

Palavras-chave: teoria sociocultural, ensino de língua inglesa;
desenvolvimento mediado, aprendizagem-e-desenvolvimento, interações.

Abstract 

This research was developed with high school students from an Application
College of a federal public university in the State of Minas Gerais, Brazil. It aimed
at investigating mediation as stimulus that leads to learning-and-development
(NEWMAN; HOLZMAN, 2002) in English language interactions, from a
sociocultural perspective. Thus, the theoretical background was built mainly
based on Sociocultural Theory (TSC) (VYGOTSKY, 1998; LANTOLF, 2000;
REGO, 1994), which understands social interaction as a tool for development. In
this scope, the investigation was initially inspired by studies on Dynamic
Assessment (DA) (POEHNER, 2005, 2008, 2018), in which learning is perceived
as a collaborative activity in which Mediated Development takes place
(POEHNER; INFANTE, 2015). In this context, the mediation criteria postulated
by the Mediated Learning Experience theory (FEUERSTEIN et. al 2010) were
taken into consideration. As Nicolaides (2017) points out, from a sociocultural
perspective, language learning occurs through social interaction, if there are
opportunities for this to happen. Therefore, I sought to understand how the
Mediated Development process took place during interaction sessions held in
English with the students, as well as to comprehend how the Mediated
Development process was delineated towards learning-and-development. The
sessions were intended to help the participants to prepare for a presentation in
English in an activity of a school exchange program between the Brazilian school
and a Danish school. Data were generated from questionnaires, transcripts of
interactions, my research diary, and narratives of participants in this investigation
about their experiences, since narratives can help us to “understand the inner
mental state of teachers and students and the nature of teaching and learning
languages as a social and educational activity” (BARKHUIZEN et. al, 2014, p.
313). The results presented here indicate that the activities developed throughout
this work promoted learning spaces that led to development, essentially
mediated, for all of those involved, through an interactive and collaborative praxis.

Keywords: sociocultural theory, English language teaching; mediated
development, learning-and-development, interactions.

 

Daniela Márcia Souza

Título: TRAJETÓRIAS DE TEXTOS MIDIÁTICOS E DISCURSOS SOBRE A
TRAVESSIA DE GÊNERO EM “A FORÇA DO QUERER”

Orientador(a):  Prof. Dr. Luiz Paulo da Moita Lopes

Páginas: 140

Resumo

Este estudo tem como pano de fundo a novela “A Força do Querer”, da Rede Globo de
Televisão, como uma produção midiática que impulsiona a circulação de discursos sobre
a transexualidade. O foco é essa viagem textual (FABRÍCIO, 2013). Focalizo o
deslocamento dos significados propiciado pelos encontros semióticos sobre a vida em
trânsito de gênero. Meus objetivos são analisar como significados e textos sobre as vidas
trans mobilizados pela novela “A força do querer” são recontextualizados em narrativas
jornalísticas digitais e em seus comentários e estudar como performatividades afetivas
comparecem na tessitura textual, viajando por meio de signos. Para tanto, os conceitos
operacionalizantes da análise de texto aplicados a este trabalho são entextualização
(BAUMAN; BRIGGS, 1990/2006) e indexicalidade (SILVERSTEIN, 2009, 2003). Além
destes, alinho-me também aos conceitos de performatividade linguística (AUSTIN,
1990/1962), performatividade de gênero (BUTLER, 1990, 2015/2009, 2005/2015a, 2016)
e performatividade afetiva (WETHERELL, 2012, 2014), sempre mantendo no horizonte
que elas estão em constante movimento. O corpus de análise deste estudo é composto por
5 narrativas digitais e seus respectivos comentários. As palavras-chave “A força do
querer” + “Trans” foram pesquisadas no Google Brasil e os resultados filtrados com base
em “relevância” e “maior popularidade” – métricas escolhidas por mim e executadas pelo
algoritmo com base em minha historicidade na rede. Os filtros apontaram a importância
de dois capítulos da novela para as narrativas jornalísticas digitais. São eles: 100 e 127.
Por isso, concentrei as análises em textos que tratam especificamente deles. A análise
chama atenção para como o circuito percorrido pelos significados e textos é complexo,
não linear e imprevisível. As reentextualizações acontecem de maneira multidimensional.
As performances semióticas de afeto sinalizam mudanças na forma de afetação no que
diz respeito à relação entre os afetos e as performances de gênero. A relacionalidade
socialmente instituída que se estabelece entre felicidade – afetos positivos – e
normatividade de gênero é desestabilizada quando a transexualidade causa felicidade. Ou
seja, efeitos de sentido cistemáticos (VERGUEIRO, 2014) são rompidos quando a
dissidência impulsiona, através de signos, a circulação de experiências afetivas positivas.
O potencial de ação das performances semióticas de afeto demonstra sua capacidade para
a transformação dos cistemas e micropolíticas sobre os gêneros.

Palavras-chave:

Abstract 

This study has as its background the soap opera “A Força do Querer”, by Rede Globo de
Televisão, as a media production that boosts the circulation of discourses about
transsexuality. The focus is on this textual journey (FABRÍCIO, 2013). I focus on the
displacement of meanings provided by semiotic encounters on life in transit of gender.
My objectives are to analyze how meanings and texts about trans lives mobilized by the
telenovela “A Força do Querer” are recontextualized in digital journalistic narratives and
in their comments and to study how affective performativities appear in the textual
texture, traveling through signs. Therefore, the operational concepts of text analysis
applied to this work are entextualization (BAUMAN; BRIGGS, 1990/2006) and
indexicality (SILVERSTEIN, 2009). In addition to these, I also align myself with the
concepts of linguistic performativity (AUSTIN, 1990), gender performativity (BUTLER,
1990, 2009/2015, 2005/2015) and affective performativity (WETHERELL, 2012, 2014),
always keeping in mind that these are in constant motion. The corpus of analysis of this
study consists of 5 digital narratives and their respective comments. The keywords “Força
do querer” + “Trans” were searched on Google Brazil and the results filtered based on
“relevance” and “greater popularity” – metrics chosen by me and performed by the
algorithm based on my historicity in the network. The filters pointed out the importance
of two chapters of the telenovela for digital journalistic narratives. They are: 100 and 127.
Therefore, I concentrated the analysis on texts that specifically deal with them. The
analysis draws attention to how the circuit traversed by meanings and texts is complex,
non-linear and unpredictable. Re-entextualizations happen in a multidimensional way.
Semiotic performances of affect signal changes in the form of affectation with regard to
the relationship between affects and gender performances. The socially instituted
relationality established between happiness – positive affects – and gender normativity is
destabilized when transsexuality causes happiness. In other words, cystematic meaning
effects (VERGUEIRO, 2014) are broken when dissidence drives, through signs, the
circulation of positive affective experiences. The action potential of semiotic
performances of affect demonstrates their capacity for the transformation of cystemes and
micropolitics about genders.

Keywords:

 

Débora Ventura Klayn Nascimento

Título: Discursos sobre a leitura literária no livro didático de português e literaturas do ensino médio

Orientador(a):  Ana Flávia Lopes Magela Gerhardt

Páginas: 266

Resumo

Agregando conceitos da Filosofia da Linguagem do Círculo de Bakhtin a discussões sobre a
prática de leitura literária e seu aprendizado no ambiente escolar, esta Tese tem como
objetivo analisar os capítulos iniciais das três coleções de livros didáticos do ensino médio
mais adotadas no PNLD 2018, a saber: Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso
(editora Saraiva); 2 – Se liga na língua (editora FTD); e 3 – Novas Palavras (editora
Moderna). Os capítulos selecionados destinam-se à apresentação formal da noção de
literatura e adentram discussões sobre funções da literatura, bem como características do
texto literário. Nesse sentido, a Tese discute: as informações teóricas apresentadas quanto
ao conceito de literatura; as escolhas referentes a textos, imagens e autores; e as atividades
e sugestões de respostas dos manuais docentes. É intenção desta pesquisa argumentar que
tanto o modo de apresentação do conceito de literatura quanto as atividades de leitura
literária promovidas pelos livros didáticos podem ser favorecidos por uma abordagem que
considere a leitura literária como um processo que envolve as dimensões, ética e estética do
leitor, sempre entrecruzadas pela dimensão cognitiva. Desse modo, é foco desta Tese
considerar a prática de leitura literária escolar como atividade na qual haja espaço para a
expressão do diálogo com as experiências dos leitores, a tomada de posição valorativa frente
à transfiguração da realidade proporcionada pela leitura, além da possibilidade de avaliação
da experiência em termos estéticos. Para isso, os conceitos de dialogismo, atitude responsiva
e exotopia são usados na construção da noção de leitura literária aqui adotada e mobilizados
em uma análise interpretativa e qualitativa dos capítulos mencionados. Os resultados
apontam para tensões entre as partes teóricas e práticas dos capítulos analisados. Nos trechos
teóricos, a leitura literária é apresentada como experiência de transfiguração da realidade.
Contudo, nas atividades, observa-se um foco na expressão da compreensão textual, ao passo
que a experiência literária recebe pouco espaço. Quanto às escolhas textuais, constata-se
predominância do cânone e pouca diversidade autoral, ainda que a literatura seja apresentada
por meio de trechos teóricos que a contemplem em seu sentido mais amplo.

Palavras-chave: Leitura literária; Literatura; Ensino; Livros didáticos

Abstract 

Adding concepts from the Philosophy of Language of the Bakhtin Circle to discussions on the
practice of literary reading and its learning, this Thesis aims to analyze the opening chapters of the
three most adopted collections of Portuguese/Literature high school textbooks in a Brazilian textbook
program: PNLD – 2018. The analyzed chapters present the notion of literature and refract discussions
on the functions and characteristics of literary texts. In this sense, this Thesis discusses the theoretical
information presented, the textbook choices regarding texts, images and authors, the questions related
to the texts presented in the chapters and the answers suggested by the teaching manual. It is the
intention of this research to argue that an approach that considers literary reading as a process that
involves ethic and aesthetic dimensions of reading, always intertwined by the cognitive dimension,
can favor the way of presenting the concept of literature and the literary reading activities in
textbooks. Thus, the focus of this Thesis is to consider the practice of school literary reading as an
activity in which there is space for the expression of the readers’ experiences, here understood as the
taking of a valuing position in the face of the transfiguration of reality provided by reading. In
addition, it aims to show the possibility of evaluating the literary reading experience in aesthetic
terms. In order to do so, this Thesis draws on the concepts of dialogism, active responsive
understanding and exotopia for the construction of the literary reading notion adopted and mobilized
for the interpretative and qualitative analysis of the aforementioned chapters. The results point to
tensions between the theoretical and practical parts of the analyzed chapters. The theoretical excerpts
present literary reading as an experience of transfiguration of reality. However, in the activities, there
is a focus on the expression of textual understanding and little space is given for the literary
experience. As for the textual choices, there is a predominance of the literary canon and little
authorial diversity, even though the theoretical excerpts present literature in its broadest sense.

Keywords: Literary reading; Literature; Teaching; Textbooks

 

Diego Domingues Peçanha Moreirão

Título: PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM TEXTOS LITERÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS

DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a).  Paula Tatianne Carréra Szundy

Co-Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Marcel Alvaro de Amorim

Páginas: 242

Resumo

Compreendendo o relevante papel que livros didáticos têm no cotidiano escolar, a potência do
trabalho com textos literários na educação básica e a importância em discutir as práticas de
letramento na Educação de Jovens e Adultos, esta Tese tem como principal objetivo investigar
de que maneira livros didáticos, aprovados pelo PNLD-EJA, abordam a leitura de textos
literários e quais concepções de currículo, letramentos e leitores são (des)legitimadas por esses
materiais. Para essa pesquisa, o recorte utilizado foi a análise, a partir dos princípios da Análise
Dialógica do Discurso (ADD), das práticas de letramento em torno de textos literários de três
coleções de livros didáticos para a modalidade em destaque, Alcance EJA (ed. Positivo, 2013),
Caminhar e Transformar (ed. FTD, 2013) e EJA Moderna (ed. Moderna, 2013). Nessa
investigação, tenho como principais pressupostos teóricos as ideias do Círculo de Bakhtin, tais
como Dialogismo, Ideologia, Heterodiscurso e Responsividade, bem como as reflexões de
Paulo Freire sobre a educação de jovens e adultos enquanto um processo formativo crítico e
dialógico entre educador e educando. Os resultados indicam uma acentuada heterogeneidade
na maneira como as atividades em torno de textos literários são estabelecidas, oscilando entre
propostas ora conteudistas e superficiais, ora mais preocupadas com a promoção de diálogos
em sala de aula e com a formação do leitor. Além da análise dos livros, apresento, partindo dos
pressupostos das práticas de letramentos literários e das especificidades do público-alvo, uma
possibilidade de trabalho com texto literário na educação de jovens e adultos.

Palavras-chave:  educação de jovens e adultos, livro didático, letramento, literatura.

Resumen 

Entendiendo el papel relevante que juegan los libros de texto en la vida escolar cotidiana, el
poder de trabajar con textos literarios en la educación básica y la importancia de discutir las
prácticas de letramiento en la Educación de Jóvenes y Adultos, esta Tesis tiene como objetivo
principal investigar cómo los libros de texto, aprobados por la PNLD-EJA, abordan la lectura
de textos literarios y qué concepciones de currículo, letramiento y lectores son (des) legitimadas
por estos materiales. Para esta investigación, el recorte utilizado fue el análisis, a partir de los
principios del Análisis del Discurso Dialógico (ADD), de las prácticas de letramiento en torno
a textos literarios de tres colecciones de libros de texto para la modalidad destacada, Alcance
EJA (ed. Positivo, 2013), Caminhar e Transformar (ed. FTD, 2013) y EJA Moderna (ed.
Moderna, 2013). En esta investigación, tengo como principales supuestos teóricos las ideas del
Círculo de Bakhtin, tales como Dialogismo, Ideología, Heterodiscurso y Responsividad, así
como las reflexiones de Paulo Freire sobre la educación de jóvenes y adultos como proceso de
formación crítico y dialógico entre educador y alumno. Los resultados indican una marcada
heterogeneidad en la forma en que se establecen las actividades en torno a los textos literarios,
oscilando entre contenidos y propuestas superficiales, en ocasiones más preocupadas por la
promoción del diálogo en el aula y por la formación del lector. Además de analizar los libros,
presento, a partir de los supuestos de las prácticas de letramiento literario y las especificidades
del público destinatario, una posibilidad de trabajar con textos literarios en la educación de
jóvenes y adultos.

PALABRAS CLAVE: educación de jóvenes y adultos, libros de texto, letramiento, literatura

 

Juliana Anunciação Almeida

Título: AS RELAÇÕES RACIAIS E AS IDENTIDADES SOCIAIS DE NEGROS/AS
PARTINDO DAS MARGENS PARA O CENTRO: PROBLEMATIZANDO AS
INTERAÇÕES A FAVOR DO LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO PROPICIADAS

PELO USO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA DE INGLÊS

Orientador(a):  Rogério Casanovas Tilio

Páginas: 216

Resumo

A sistemática marginalização de negros/as no Brasil (MUNANGA, 2019;
NASCIMENTO, 2017) mostra que vislumbrar uma sociedade menos desigual exige ações
contra o racismo. Considerando que a escola pode contribuir para a formação de
cidadãos/as críticos/as capazes de agir em prol da transformação de relações sociais
assimétricas, esta tese foca nos processos de (re)construção de conhecimento propiciados
pelo uso de uma unidade didática de inglês preocupada em promover reflexões sobre
relações raciais. Trata-se de uma unidade elaborada por mim e utilizada por uma
professora de inglês da rede pública municipal do Rio de Janeiro com uma turma de 9o
ano do Ensino Fundamental. O propósito é analisar como e se o engajamento em
letramento racial crítico (FERREIRA, 2015) foi mobilizado nas e a partir das interações
com a unidade e em que medida elas contribuíram ou não para a reflexão da professora
sobre a problematização das identidades sociais de negros/as em sua prática docente.

Enfocando uma educação racial crítica e uma perspectiva sociointeracional de ensino-
aprendizagem (TILIO, 2016a), a unidade intitulada Professions trata de posições

ocupadas por negros/as no mercado de trabalho. A pesquisa realizada é qualitativa, de
cunho etnográfico orientada pela concepção bakhtiniana de linguagem (BAKHTIN,
1934-1935[2015]; VOLÓCHINOV, 1929[2017]) e por ponderações sobre a dimensão
estrutural, concreta e histórica do racismo (ALMEIDA, 2018; 2015), a natureza estética
do racismo no Brasil (NOGUEIRA, 2006) e o âmbito coletivo das identidades sociais de
raça (HAIDER, 2019). As reflexões foram baseadas na análise dialógica do discurso
(BRAIT, 2018) e inspiradas em apontamentos de Halliday e Matthiessen (2014) sobre o
uso de recursos linguístico-discursivos. Entrevistas com a docente, as aulas observadas,
trabalhos dos/as alunos/as e questionários respondidos por eles/as mostraram que a
questão racial é capaz de mobilizá-los/as. Foi observado ainda certo olhar crítico deles/as
para identificar práticas discursivas que ajudam a consolidar e as que contestam a
naturalização do racismo e da desigualdade social. Percebeu-se também que a docente
refletiu sobre a relevância de abordar as relações raciais nas aulas bem como de propor
atividades que propiciem o protagonismo dos/as estudantes e que os/as instigue a expor e
a questionar aspectos de seus horizontes valorativos referentes a diversas questões sociais.

Palavras-chave: relações raciais, identidades sociais de negros/as, educação racial crítica, letramento racial crítico, material didático, ensino de línguas

 

Abstract 

The systematic marginalization of black people in Brazil (MUNANGA, 2019;
NASCIMENTO, 2017) shows that envisioning a less unequal society requires actions
against racism. Considering that the school may contribute to the formation of critical
citizens who can act in favor of the transformation of asymmetric social relations, this
thesis focuses on the processes (re)construction of knowledge encouraged by the use of
an English teaching unit aimed at promoting reflections about racial relations. The
teaching unit designed by me was used by an English teacher and a group of 9th grade
students at a public municipal middle school in Rio de Janeiro. The purpose is to analyse
how and if engagement in critical racial literacy (FERREIRA, 2015) was fostered by the
interactions with the teaching unit and to what extent they favored the teacher’s reflection
on the problematization of social identities of black people in her teaching practice.
Focusing on a critical racial education and sociointeractional perspective of the teaching
and learning processes (TILIO, 2016a), the unit entitled Professions focuses on the
position held by black people in the labor market.The study is a qualitative-ethnographic
research oriented by the Bakhtinian concept of language (BAKHTIN, 1934-1935 [2015];
VOLÓCHINOV, 1929 [2017]) and by the structural, concrete and historical dimension of
racism (ALMEIDA, 2018; 2015), the aesthetic nature of racism in Brazil (NOGUEIRA,
2006) and the collective scope of social identities of race (HAIDER, 2019). Reflections
were based on the dialogical analysis of discourse (BRAIT,2018) and inspired by Halliday
and Matthiessen’s (2014) considerations about the use of linguistic and discursive
resources. Interviews with the teacher, the classes observed, students’assignments and
questionnaires showed that racial issue can engage students. It was also noticed that
students expressed some critical views identifying discursive practices that help to
consolidate and those used to question the normalization of racism and social inequality.
Besides, the teacher reflected on the relevance of addressing racial relations in her classes
and setting activities which foster students’ protagonism and encourage them to show as
well as to question aspects of their evaluative horizon related to different social issues.

Keywords: racial relations, social identities of black people, critical racial education,
critical racial literacy, teaching material, language teaching

 

Juliana Pereira Lannes

Título: PERCURSOS DA ENSINANÇA LITERÁRIA: DISCURSOS SOBRE LITERATURA E ENSINO NOS CURRÍCULOS DE
LICENCIATURAS DAS IFES FLUMINENSES

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Marcel Alvaro de
Amorim

Páginas: 198

Resumo

Tendo como foco o ensino de Literatura na formação de professores, a presente
Tese tem como objetivo central a leitura dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) –
enquanto documentos curriculares – de cursos de Licenciatura em Letras
(Português/Literaturas) de Instituições de Ensino Federais do Estado do Rio de Janeiro a
fim de compreender quais concepções de Literatura e de ensino de Literatura são
refratadas e (des)legitimadas nesses documentos. Além disso, é de meu interesse,
também, entender como esses documentos curriculares refletem as concepções das
práticas de ensino de Literatura junto aos professores em formação. Esta pesquisa está
filiada a uma concepção de Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006);
em consequência disso, o paradigma interpretativista colocou-se como melhor opção para
a investigação (MOITA LOPES, 1994). Ademais, com a finalidade de direcionar meus
horizontes de leitura alcei mão da Análise Dialógica do Discurso (VOLOCHINÓV,
2017), caminho analítico cunhado com base em noções construídas pelo Círculo de
Bakhtin, de onde também me aproprio dos conceitos de dialogismo, ideologias, gêneros
do discurso, heteroglossia e exotopia. Todas essas concepções teóricas, juntamente com
as leituras acerca do Letramento literário (PAULINO, 2005; COSSON, 2006 e 2015;
STREET, 2004; REZENDE, 2013 e AMORIM e SILVA, 2020) e de Ensino de Literatura
(PAULINO, 2010; COSSON, 2013 e MANGUEL, 2013) me auxiliaram durante a leitura
das políticas acerca da formação de professores, assim como dos PPCs das instituições e
as ementas das disciplinas sobre Literatura e ensino. A partir da análise, é perceptível
que a visão refratada nos PPCs ainda é prioritariamente tradicional, tanto no que tange à
Literatura quanto ao seu ensino. E, as concepções de práticas de ensino refletidas nos
documentos ainda estão muito atreladas as disciplinas de estágio.

Palavras-chave: Formação de Professores; Currículo; Literatura; Ensino de Literatura.

Abstract 

Focusing on the teaching of Literature in teacher education, this Thesis has as its
central objective the reading of the Pedagogical Course Projects (Projetos Pedagógicos
de Curso – (PPC)) – while curricular documents – of Licentiate Degree Courses
(Portuguese/Literature) of Federal Education Institutions of the State of Rio de Janeiro to
understand which conceptions of Literature and the teaching of Literature are refracted
and (de)legitimized in these documents. Furthermore, it is also of my interest to
understand how these curricular documents reflect the conceptions of Literature teaching
practices with teachers in their pre-service education. This research is affiliated to a
concept of Anti-disciplinary Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006); as a result, the
interpretivist paradigm was the best option for the investigation (MOITA LOPES, 1994).
Furthermore, to direct my reading horizons, I used the Dialogic Discourse Analysis
(VOLOCHINÓV, 2017), an analytical path based on notions built by the Bakhtin Circle,
from which I also utilized the concepts of dialogism, ideologies, speech genres,
heteroglossia and exotopy. All these theoretical conceptions, along with readings about
Literary Literacy (PAULINO, 2005; COSSON, 2006 and 2015; STREET, 2004;
REZENDE, 2013 and AMORIM and SILVA, 2020) and Literature Teaching (PAULINO,
2010; COSSON, 2013 and MANGUEL, 2013) helped me while reading the policies on
teacher education, as well as the PPCs of the institutions and the syllabuses of the subjects
on Literature and teaching. From the analysis, it was interesting to note that the refracted
view in the PPCs is still primarily traditional, both regarding Literature and its teaching.
The conceptions of teaching practices reflected in the documents are still closely linked
to internship disciplines.

Keywords: Teacher Education; Curriculum; Literature; Teaching Literature.

 

Lilia Aparecida Costa Gonçalves

Título:TECNOLOGIAS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO: um estudo sobre a formação

continuada de professores de línguas

Orientador(a):  Prof. Dr. Luis Paulo Moita Lopes

Páginas: 315

Resumo

Esta pesquisa, um estudo de caso de natureza etnográfica, tem como objetivo
investigar como a participação em um curso de formação continuada pode contribuir
para a formação pedagógica sobre tecnologias móveis e para o planejamento de
atividades de aprendizagem móvel para o ensino de línguas. Para atender ao objetivo
proposto, foi elaborado, implementado e avaliado um curso de formação continuada

de professores para o uso pedagógico de tecnologias móveis. O estudo fundamenta-
se em uma revisão teórica sobre tecnologias, cultura digital e educação (CASTELLS,

2011; GABRIEL, 2018; LEMOS, 2008; LÉVY, 2010; PÉREZ GÓMEZ, 2015;
SANTAELLA, 2010a), formação do professor na perspectiva crítica-reflexiva (PÉREZ
GÓMEZ, 1997; SCHÖN, 1997; ZEICHNER, 1993), formação docente para usos de
tecnologias (ALMEIDA; SILVA, 2011; BÉVORT; BELLONI, 2009; VILAÇA;
GONÇALVES, 2019), aprendizagem móvel (KUKULSKA-HULME, 2009; SHARPLES;
TAYLOR; VAVUOLA, 2010; SACCOL; SCHLEMMER; BARBOSA, 2011; TRAXLER,
2009). O estudo buscou compreender o uso já feito das tecnologias digitais na
educação pelos participantes da pesquisa; identificar e analisar a percepção que os
professores apresentam em relação ao uso de tecnologias móveis no processo
educacional; identificar como os professores que buscam formação para o uso de
tecnologias móveis já utilizam essas tecnologias em suas práticas docentes, quando
as utilizem; analisar o curso de formação e a metodologia utilizada e as contribuições
deste, sob a perspectiva dos participantes. Os dados foram gerados por questionários
e registros de interações on-line. A análise de dados identificou que os professores já
utilizam tecnologias móveis em suas aulas. No entanto, a maioria dos professores não
teve formação específica sobre uso de tecnologias móveis em práticas docentes.
Assim, faz-se necessária formação constante que contribuirá para o desenvolvimento
de conhecimentos teórico, metodológico e tecnológicos, além da troca de experiências
entre os participantes, que poderão ser recriadas em outros contextos educativos. Os
dados também mostraram que a participação no curso ajudou no desenvolvimento de
um professor reflexivo, que não se restringe à dimensão tecnológica. Em outras
palavras, esse docente reflete sobre o uso de tecnologias na própria prática, não se
limitando a desejar uma competência predominantemente prática, que pode se reduzir
a aprender como usar ou operar o recurso tecnológico. Assim, ele deve planejar,
selecionar os recursos e pensar sobre diferentes perspectivas pedagógicas e críticas.
Além disso, foi possível verificar que o curso não apenas estimulou a reflexão e o
desejo de usar as tecnologias móveis, mas também apresentou efeitos concretos nas
práticas dos professores participantes.

Palavras-chave: Tecnologias Móveis. Formação de Professor. Ensino de Línguas.
Aprendizagem Móvel. Práticas Pedagógicas.

Abstract 

This research, a case study of ethnographic nature, aims to investigate how
participation in a continuing education course can contribute to pedagogical training
on mobile technologies and to the planning of m-learning activities for language
teaching. To reach the proposed objective, a continuing teacher education course for
the pedagogical use of mobile technologies was designed, implemented and
evaluated. The study is based on a theoretical review on technologies, digital culture
and education (CASTELLS, 2011; GABRIEL, 2018; LEMOS, 2008; LÉVY, 2010;
PÉREZ GÓMEZ, 2015; SANTAELLA, 2010a), teacher education in a critical-reflective
perspective (PÉREZ GÓMEZ, 1997; SCHÖN, 1997; ZEICHNER, 1993), teacher
education for the use of technologies (ALMEIDA; SILVA, 2011; BÉVORT; BELLONI,
2009; VILAÇA; GONÇALVES, 2019), mobile learning (KUKULSKA-HULME, 2009;
SHARPLES; TAYLOR; VAVUOLA, 2010; SACCOL; SCHLEMMER; BARBOSA, 2011;
TRAXLER, 2009;). The study sought to understand the use already made of digitals
technologies in education by research participants; identify and analyze the perception
that teachers have regarding the use of mobile technologies in the educational
process; analyze the training course and the methodology adopted and its
contributions, from perspective of the participants. Data were generated by
questionnaires and records of online interactions. Data analysis identified that teachers
already use mobile technologies in their classes. However, most teachers, did not have
any specific training on the use of mobile technologies in teaching practices. Thus, it
is necessary constant training in order to contribute to the development of theoretical,
methodological and technological knowledge, in addition to the exchange of
experiences between participants, which can be recreates in other educational
contexts. The data also showed that participation in the course contributed to the
development of a reflective teacher, who is not restricted to the technological
dimension. In other words, this professor reflects on the use of technologies in their
own practice, not limiting themselves to wanting a predominantly practical
competence, which can be reduced to learning how to use or operate the technological
resource. Therefore, he must plan, select resources ant think about different
pedagogical and critical perspectives. Furthermore, it was possible to verify that the
course not only stimulated reflection and the wish to use mobile technologies, but it
also had concrete effects on the practices of the participating teachers.

Keywords: Mobile Technologies. Teacher Education. Language Teaching. Mobile
Learning. Teaching Practice.

 

Luciano Mendes Saraiva

Título: TRÓPICOS MUSICAIS: A INVENÇÃO DISCURSIVA DE UMA CULTURA LATINO-AMERICANA ATRAVÉS DA MÚSICA

continuada de professores de línguas

Orientador(a):  Luciana Marino do Nascimento

Páginas: 226

Resumo

Na contemporaneidade, as culturas se encontram, se entrelaçam, se constroem e
reconstroem, tornando-se cada vez mais equivocado pensar em um único conceito de
cultura, principalmente, no espaço que se convencionou chamar de América Latina, o
qual, apesar de ser atravessado por múltiplas fronteiras, foi e ainda é interpretado como
um todo homogêneo. Nesse sentido, em nosso estudo intitulado Trópicos musicais: a
invenção discursiva de uma cultura latino-americana através da música, discutimos
importantes elementos presentes nas canções latino-americanas, que se popularizaram na
década de 1940, tais como: o drama e a passionalidade, mas também outros aspectos
relativos aos traços ideológicos, sociais e identitários, uma vez que a década de 1940 foi

marcada pelas tensões da Segunda Guerra Mundial e pela política internacional norte-
americana denominada de Política da Boa Vizinhança, implantada no governo de

Roosevelt a partir de 1932, que estabeleceu não só vínculos comerciais, mas também uma
grande influência cultural nos países latino-americanos, difundindo a imagem de uma
América Latina como bloco homogêneo, não só a partir das canções de acento
melodramático, como também através da criação de um ícone do Pan-americanismo –
Carmen Miranda. Além de estudar a construção de uma América Latina estereotipada
como melancólica e passional, discutiremos a identidade de seu povo, descrevendo a
história e o contexto em que determinadas canções foram produzidas e, por meio dos
discursos presentes nelas, atentaremos às vozes e aos sujeitos, tirando do anonimato fatos
que poderão nos auxiliar na compreensão do tecido cultural rico e heterogêneo que
constitui a América Latina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza como método
os estudos de narrativa, de cunho analítico e descritivo, ancorada nos pressupostos da
Linguística Aplicada (LA), pelo seu caráter inter e transdisciplinar; pensamos o objeto
como híbrido, heterogêneo, dinâmico e situado na vida social, trazendo à tona seus
atravessamentos identitários, construídos nos discursos. Entrelaçamos os pressupostos da
LA a outros referenciais, notadamente àqueles relacionados aos estudos da cultura, da
identidade e, também, da identidade latino-americana. Estudiosos como Moita Lopes
(1996, 2006), Pennycook In: Moita Lopes (2006), Bakhtin (2003, 2006), Foucault (2012),
Williams (2000), Canclini (2015), Geertz (2008), Hall (2005, 2008), Bourdieu (2008) e
Santiago (2000), nos forneceram subsídios para o estudo da cultura e do discurso
presentes em algumas canções latino-americanas, objetos de estudo desse trabalho. Como
resultado, defendemos a ideia de “culturas latino-americanas”, considerando que as
diferentes cartografias desse lugar produziram diversos tipos de interações sociais e
culturais. De modo igual, os povos que ali convivem, heterogêneos devido às suas origens
étnicas – indígenas, negros, brancos – resultados dos processos de exploração e
imigração, possibilitam a conformação de um grande celeiro cultural, o que distancia a
perspectiva de uma cultura homogênea. No tocante ao gênero bolero, destacou-se o
caráter passional e melodramático dos povos latinos, mas, também, por meio dele,
identificamos traços importantes (político, ideológico, religioso, nacionalista, patriótico,
familiar etc.) que nos ajudaram a repensar e reclassificar as culturas e identidades dos
sujeitos latino-americanos, o que, em nossa leitura, rompe com estereótipos que pouco
representam aquelas nações, reforçando nossa perspectiva de que a América Latina foi e
continua sendo inventada pela ótica estrangeira.

Palavras-chave: Cultura. Discurso. América Latina. Música. Linguística Aplicada.

Abstract 

In contemporary times, cultures meet, intertwine, build and rebuild themselves, making
it increasingly incorrect to think of a single concept of culture, especially in a place which
came to be called Latin America, and even though it has been crossed by multiple borders,
it was and still is interpreted as a homogeneous whole. Thus, in our study entitled Musical
Tropics: A discourse invention of a Latin American culture through music, we discuss
important elements present in Latin American songs, which became popular in the 40s,
such as: drama and passion, as well as other relevant aspects concerning ideological,
social and identity traits, since the 1940s was marked by the tensions of World War II
and by the North American international policy called the Good Neighbor Policy as well,
implemented by Roosevelt’s tgovernment from 1932 onwards, which established not only
commercial links, but also a great cultural influence in Latin American countries,
spreading the Latin America image as a homogeneous block, not only from songs of
melodramatic features, but also through the creation of a Pan Americanism icon – Carmen
Miranda. In addition to studying the construction of a stereotyped Latin America itself as
melancholic and passionate, we discuss its peoples’ identity, describing the history and
the context in which certain songs were produced, and through their speeches themselves,
we focus on voices and subjects, taking behind the curtains some facts that can help us to
understand the rich and heterogeneous cultural make-up which constitutes Latin America
as a whole. This is a qualitative research that uses narrative studies as a method, from
analytical and descriptive nature, anchored in the assumptions of Applied Linguistics
(AL), due to its inter and transdisciplinary character; we think of the object as hybrid,
heterogeneous, dynamic and situated in social life, bringing out its identity crossings,
constructed in the discourses. We intertwined AL assumptions with other references,
notably those referred to culture and identity, and also, Latin American identity. Scholars
such as Moita Lopes (1996, 2006), Pennycook In: Moita Lopes (2006), Bakhtin (2003,
2006), Foucault (2012), Williams (2000), Canclini (2015), Geertz (2008), Hall (2005,
2008), Bourdieu (2008) and Santiago (2000), provided us with subsidies for the study of
culture and discourse present in some Latin American songs, objects of study in this work.
As a result, we defend the idea of “Latin American cultures”, considering that the
different cartographies of this place have produced different types of social and cultural
interactions. Likewise, the peoples who live there, heterogeneous due to their ethnic
origins – indigenous, black, white – as a result of exploitation and immigration processes,
make it possible to compose a large cultural source, which distances the perspective of a
homogeneous culture. Regarding the bolero genre, the passionate and melodramatic
character of the Latin peoples was highlighted, but also, through it, we identified
important traits (political, ideological, religious, nationalist, patriotic, family, etc.) that
helped us to rethink and to reclassify the cultures and identities of Latin American
subjects, which, in our point of view, breaks with stereotypes which badly represent those
nations, reinforcing our perspective that Latin America was and continues to be invented
from a foreign perspective itself.

Keywords: Culture. Speech. Latin America. Music. Applied Linguistics.

 

Rodrigo Marcelino

Título:O DISCURSO DA ANÁLISE: SUBSÍDIOS PARA SUA HISTÓRIA

Orientador(a):  Luiz Barros Montez.

Páginas: 314

Resumo

O discurso da análise será abordado como um problema epistemológico para a Linguística
Aplicada por meio de uma história das ideias da cultura brasileira. Nós devemos primeiro
discriminar não somente um enunciado, mas três enunciados (linguagem, história, sujeito), que
têm sido frequentemente operados como uma técnica de interpretação, produzindo juntos uma
articulação que será expressa pelos termos discurso da análise ou fala analítica. O discurso da
análise é a articulação constante e cerrada do saber da linguagem com o saber da história e com
o saber do sujeito. Recentemente, essa técnica de intepretação vem sendo empregada como se
não houvesse um ontem, fazendo com que o discurso da análise perca o sentido que
historicamente sugere para ser a expressão de um complexo de aspirações existentes do
momento presente, aparecendo exclusivamente como técnica de interpretação das doutrinas do
discurso. Sustentamos a tese de que, na verdade, o discurso da análise tem mais de um século
de existência, que não precisa ser procurada em uma cultura distante. No curso da tese
oferecemos subsídios para essa hipótese com base em um amplo uso de fontes primárias.
Tentaremos relocalizar o discurso da análise em suas condições históricas por meio das suas
manifestações em diversos períodos e em diferentes ramos de saber que antecederam a
formação das doutrinas do discurso em nossa cultura. Com isso, esperamos ter criado a
viabilidade para suspender uma verdade presente, extrair a moral filosófica do papel da
experiência local próxima e inserir um conceito, oriundo da relação entre o saber da linguagem
e a prática de interpretar, para a formação de uma Linguística Aplicada autorreflexiva.

Palavras-chave: História das ideias; discurso da análise; epistemologia da linguagem;
doutrinas do discurso; Linguística Aplicada.

Abstract 

This thesis launches the concept of Analytical speech as an epistemological problem for
Applied Linguistics by way of a history of ideas in Brazilian culture. Analytical speech is a
chaining of three statements. This is a complicated interplay among the knowledge of language
with the knowledge of history and the knowledge of the subject, which is, from now on, named
by the following terms: analytical speech or discourse of analysis. Lately, analytical speech is
the central issue of discourse theories, but this technique of interpretation has been used and
recognized as if it had no past. Thus, we situate analytical speech project historically to
rediscover on what basis it became possible. Our hypothesis is that Analytical speech has more
than a century of existence in Brazilian culture, since it has been taken for granted, as it were,
as a foreign influence. The hypothesis of past existence of analytical speech is subsided with
an extensive usage of primary sources. To carry out this enterprise we attempt to isolate and
describe some of the relations which underlie the three major statements of analytical speech
on different branches of knowledge and on different time periods that preceded the formation
of discourse theories in our culture. In short, it is not only expected to suspend the present truth
of the discourse theory and to extract a philosophical moral of the role of repeatability of local
culture, but the thesis also provides for a conceptualization of analytical speech as a
epistemological result of the relationships between knowledge of language and interpretation
to Applied Linguistics.

Keywords: History of ideas; analytical speech; discourse theory; epistemology of language;
Brazilian culture.

 

Thamiris Oliveira de Araujo

Título: A integração de metodologias ativas e tecnologias móveis na disciplina de língua inglesa: um estudo de caso no ensino médio técnico

Orientador(a):  Kátia Cristina do Amaral Tavares.

Coorientadora:  Ana
Amélia C. C. Amorim S. de Carvalho.

Páginas: 241

Resumo

As ferramentas da Web 2.0 somadas à característica ubíqua dos telefones celulares
expandem as oportunidades de aprendizagem do inglês como língua adicional. Já as
metodologias ativas conferem maior autonomia e motivação para o aluno se engajar nas
propostas pedagógicas, levando-o a desenvolver competências sociais e cognitivas
fundamentais para cidadãos do século XXI (FILATRO; CAVALCANTI, 2018). A partir dessas
premissas, esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de elaborar, implementar e avaliar
uma proposta pedagógica curricular que integra metodologias ativas e tecnologias digitais, em
particular o telefone celular, nas aulas de língua inglesa no Ensino Médio Técnico Integrado ao
longo de um ano letivo. Assim, o currículo da disciplina de língua inglesa teve como base a
inserção de quatro metodologias ativas, a saber, (i) a aprendizagem baseada em jogos
(NICHOLSON, 2012; GEE, 2005); (ii) a aprendizagem baseada em projetos (BENDER, 2014);
(iii) a aprendizagem colaborativa (VYGOTSKY, 1998; DILLENBOURG et al, 2002); e (iv) a
sala de aula invertida (CHRISTENSEN; HORN; STAKER, 2013; BERGMANN; SAMS, 2019),
integrando-as a aplicações da aprendizagem móvel (TRAXLER, 2009; HOCKLY, 2012;
PEGRUM, 2014; SHARPLE, 2009). O estudo de caso etnográfico (ANDRÉ, 1995) aqui
conduzido buscou identificar os pontos positivos e negativos da integração de metodologias
ativas e tecnologias móveis ao currículo da disciplina, como também avaliar essa integração a
partir da ótica docente e discente. Dentre os diversos resultados alcançados em um ano de
pesquisa, os projetos trimestrais ganharam destaque, pois foram majoritariamente avaliados de
forma positiva pelos participantes e oportunizaram o desenvolvimento de múltiplos letramentos
(DUDLEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016) e o aprofundamento de temas relevantes para um
ensino plurilíngue (ROCHA, 2015). Já o uso do telefone celular como recurso didático trouxe
como principais contribuições para a aprendizagem: o feedback automático na correção das
tarefas, o exercício da compreensão auditiva seguindo o ritmo estabelecido pelo aluno e a
gravação de voz no trabalho com a oralidade em língua inglesa.

Palavras-chave: ensino de inglês como língua adicional; metodologias ativas; tecnologias
móveis na educação; letramentos digitais; ensino plurilíngue.

Abstract 

Web 2.0 tools added to the ubiquitous characteristic of cell phones expand the opportunities for
learning English as an additional language. Active methodologies provide greater autonomy
and motivation for the student to engage into pedagogical proposals, leading them to the
development of fundamental social and cognitive skills for 21st-century citizens (FILATRO;
CAVALCANTI, 2018). Based on this premise, this research aims to develop, implement, and
evaluate a curricular pedagogical proposal that integrates active methodologies and digital
technologies, in particular the cell phone, in English language classes in Integrated Technical
High School through the course of a school year. Thus, the curriculum of the English subject
was based on the insertion of four active methodologies, namely, (i) game-based learning
(NICHOLSON, 2012; GEE, 2005); (ii) project-based learning (BENDER, 2014); (iii)
collaborative learning (VYGOTSKY, 1998; DILLENBOURG et al, 2002); and (iv) the flipped
classroom (CHRISTENSEN; HORN; STAKER, 2013; BERGMANN; SAMS, 2019),
integrating them with mobile learning activities (TRAXLER, 2009; HOCKLY, 2012;
PEGRUM, 2014; SHARPLE, 2009). The ethnographic case study (ANDRÉ, 1995) sought to
identify the positives and negatives aspects of the integration of active methodologies and
mobile technologies to the curriculum of the school subject, as well as to evaluate this
integration from the perspective of the teacher and the students. Among the various results
achieved within a year of research, the project-based learning stood out, since the projects were
mostly positively evaluated by the participants and provided opportunities for the development
of multiple literacies (DUDLEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016) and the deepening of topics
aligned to multilingual teaching (ROCHA, 2015). On the other hand, the use of cell phones as
a teaching resource brought as main contributions to learning: automatic feedback in the
correction of tasks, listening comprehension exercises following the pace established by the
student, and voice recording in the improvement of oral production.

Keywords: teaching English as an additional language; active methodologies; mobile
technologies in education; digital literacy; multilingual teaching.

 

Valtenir Soares De Abreu

Título: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO ETNOCENTRISMO NA NARRATIVA DO LIVRO
EXPLORAÇÃO NA GUIANA BRASILEIRA, DE HAMILTON RICE

Orientador(a):  Doutor William
Soares dos Santos

Páginas: 209

Resumo

Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar algumas narrativas presentes no livro
Exploração na Guiana Brasileira, de Hamiton Rice (1978), com vistas a compreender o olhar
que esse estrangeiro tinha ao realizar sua viagem exploratória às terras amazônicas. Para
tanto, fundamento-me em teorias do campo dos estudos narrativos, bem como em obras e
autores que se debruçaram sobre o tema da Amazônia como construção imagético-discursiva
do europeu, branco, que estava interessado, principalmente, em encontrar e explorar riquezas
nesses territórios. Os trechos que escolhi para análise são aqueles que, em meu percurso de
leitura, despertaram maior incômodo por trazerem construções discursivas a respeito dos
nativos carregadas de estereótipos e preconceitos, merecendo, portanto, a análise, o
questionamento e, de acordo com as teorias que fundamentam meu trabalho, até mesmo a
sua desconstrução, a partir de perspectivas teóricas propostas pela Linguística Aplicada, que
se preocupam em compreender as vozes dos colonizados. Não deixo de reconhecer as
importantes contribuições da expedição de Rice para o campo das ciências naturais, mas a
prioridade da minha análise é olhar para as suas estratégias narrativas utilizadas em seu livro.
Realizada entre os anos de 1924 e 1925, a viagem de Rice contou com o mais moderno
aparato tecnológico disponível naquele momento, o que conduziu a um estrondoso sucesso
e reconhecimento de sua pessoa nos altos círculos acadêmicos, inclusive levando à fundação
do Instituto de Exploração Geográfica da Universidade de Harvard.
Palco de uma incrível diversidade, dona de uma incomparável riqueza natural, cultural e,
portanto, humana, a Amazônia – onde está localizada a região explorada por Rice – tem,
historicamente, despertado curiosidades, desejos, intrigas e disputas, pois também apresenta,
no imaginário do colonizador – principalmente representado pelos viajantes europeus a partir
do século XVI – uma fonte inesgotável de riquezas materiais, como o tão cobiçado ouro.
Essa narrativa, sobre a qual empreendo minha análise, é realizada, majoritariamente, a partir
de um lugar de poder, representado pelo indivíduo branco, rico, norte-americano, cujas
concepções de mundo, de ser humano, de sociedade e de natureza, caminham na direção
oposta àquelas encontradas na mentalidade dos povos habitantes da floresta. Nasce, então,
nesse encontro, um embate ideológico de importantes proporções, que precisa ser analisado
à luz de teorias capazes de descontruir imagens cristalizadas e de discursos elevados à
categoria de verdades inquestionáveis. Tal análise, por meio de questionamentos e discussões
teóricas, possibilitam outras compreensões de suas escritas. Nesse sentido, faço correlações
entre elementos como análise de narrativas, discurso, imagem, identidade e cultura, tendo
como aporte principal as concepções de estudiosos como William Labov (1972; 1997; 2013),
Stanton Wortham (2001), Márcio Souza (2002), Mikhail Bakhtin (2006), Neide Gondim
(2007), além de outros que serão adicionados ao longo do texto, cuja metodologia central é
a análise de narrativas no âmbito da Linguística Aplicada.

Palavras-chave: Amazônia. Guiana Brasileira. Relatos de Viagem. Narrativa. Relações de
Poder.

Abstract 

The primary objective of this research is to analyze some narratives which are present in the
book entitled Exploração na Guiana Brasileira, by Hamiton Rice (1978), in order to
understand the foreigner’s conception about the Amazonian environment when he made his
exploratory trip to these lands. To do so, I base myself on theories concerning the field of the
narrative studies, as well as on works and authors that deal with the Amazonian theme as a
white European discursive image construction which was mostly interested in finding and
exploring wealth in these territories. The excerpts picked for analysis are those that, in my
reading path, aroused substantial inconvenience for bringing discursive constructions
regarding natives enveloped with stereotypes and prejudices, deserving, therefore, the
analysis, questioning and, according to the theories on which my thesis is based, even its
deconstruction, from theoretical perspectives proposed by Applied Linguistics, which are
concerned with understanding the colonized voices. I do not shy away from recognizing the
important contributions of Rice’s expedition to the field of natural sciences, but my analysis
priority is to take a thorough look at the narrative strategies used in his book. Rice’s trip was
carried out between the years 1924 and 1925, featuring the most modern technological
apparatus available at that time, which led to a resounding success and recognition of his
persona in high academic circles, so much so that it culminated with the foundation of the
Institute for Geographic Exploration of Harvard University. An incredible diversity stage,
owner of an incomparable cultural and natural wealth, and, therefore, human richness, the
Amazonia – where is located the region explored by Rice – has historically piqued curiosities,
desires, intrigues and disputes, since it also presents, in the colonizer’s imaginary – notedly
represented by European travelers from the 16th century onwards – an unlimited source of
material wealth, such as the most wanted metal, gold. This narrative, on which I make my
analysis, is carried out, mostly, from a power place, represented by the white, wealthy, North
American individual, whose world conceptions, human being, society and nature, walk in the
opposite direction to those found in the mentality of the forest inhabitants. Then, in this
colliding encounter, an ideological clash of relevant proportions is born, which needs to be
analyzed from a scope of theories capable of deconstructing crystallized images and speeches
elevated to the category of unquestionable truths. Such analysis, by means of inquiries and
theoretical discussions, allows other comprehensions of his writings. In that regard, I make
correlations among elements such as narrative analysis, discourse, image, identity and
culture, having as main contribution the conceptions of scholars such as William Labov (1972;
1997; 2013), Stanton Wortham (2001), Márcio Souza (2002), Mikhail Bakhtin (2006), Neide
Gondim (2007), in addition to others that I will invite along the study to be part of the
discussion that I propose here, through a qualitative research, from bibliographic and
interpretative nature, carried out in the realm of Applied Linguistics.

Keywords: Amazon. Brazilian Guyana. Travel Reports. Narrative. Power relations.

 

Vítor Vieira Ferreira

Título: A PRIMAZIA DO EU: PILAR DE SUSTENTAÇÃO SIMBÓLICA DO
CAPITALISMO NEOLIBERAL EM TEMPOS DE JAIR BOLSONARO

Orientador(a):  Luiz Barros Montez

Páginas: 339

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo mais amplo propor uma análise crítica da atual realidade
social, política e cultural no Brasil, em tempos onde se observa a ascensão de uma dita nova
direita brasileira e, em especial, da figura de seu líder carismático de maior relevância e atual
chefe de Estado Jair Bolsonaro. A análise se fundamenta em termos mais abstratos no conceito
de primazia do eu, proposto aqui como um exercício intelectual de síntese de uma série de
características, circunstâncias históricas, práticas sociais e discursivas que compõem uma
Weltanschauung específica cuja função primeira é de garantir a manutenção e a legitimação do
capitalismo em sua atual forma neoliberal, financeira e globalizada. Em termos mais concretos,
nossa análise assume como referências centrais o conceito de populismo e a crise de
legitimidade da democracia liberal, da qual este primeiro pode ser entendido como um de seus
efeitos políticos de maior destaque. A pesquisa assume inicialmente como objeto de análise a
ideia da primazia do eu, que, conforme propomos, se eleva ao nível de um conceito relevante
para a pesquisa social; para então, por fim, lançar-se à investigação de como esta ideia, a
princípio abstrata, se atualiza (no sentido de tornar-se ato) através de itens lexicais específicos
que vem sendo utilizados em especial pela nova direita brasileira. Nosso texto realiza cinco
grandes movimentos centrais, sendo dedicado a cada um deles um capítulo específico: a) em
primeiro lugar, desenvolvemos o conceito de primazia do eu com base em uma “literatura do
diagnóstico” sobre a sociedade capitalista contemporânea, contemplando autores de Fromm a
Han; b) em segundo lugar, argumentamos que a primazia do eu tem como uma de suas forças
motrizes o pensamento neoliberal que se desenvolve e se consolida ao longo da segunda metade
do século XX; c) em terceiro lugar, destacamos o papel das novas tecnologias de informação e
comunicação (NTIC) na reprodução e legitimação tanto da primazia do eu quanto do
pensamento neoliberal; d) em quarto lugar, abordamos o temas da crise da democracia liberal
na contemporaneidade e dos fenômenos populistas contemporâneos, ressaltando em que
medida as práticas e o pensamento neoliberal, bem como as NTIC contribuem para a
composição deste cenário para então, por fim, e) no último movimento realizar uma análise
discursiva que exponha o quão determinados são pela primazia do eu, pelo pensamento
neoliberal e pelos discursos populistas contemporâneos alguns dos principais itens lexicais
presentes na retórica da nova direita brasileira.

Palavras-chave: primazia do eu, neoliberalismo, novas tecnologias da informação e da
comunicação, populismo, política brasileira contemporânea.

Abstract 

The present thesis aims to provide a critical analysis of today’s Brazilian social, politic, and
cultural reality, in times when can be observed a rise of Brazil’s ‘new right-wing’, which has
in the figure of the President in charge Jair Bolsonaro its most remarkable charismatic leader.
To support our analysis, we will start, in abstract terms, from the concept of primacy of the self,
understood here as a synthesis of characteristics, historical conditions, social and discursive
practices which compose a specific worldview that has the main role to guarantee the
maintenance of global, financial, and neoliberal capitalism. In more concrete terms, the concept
of populism and the crisis of liberal democracy, considering the former as one of most striking
political effects of the latter, are points of departure for our analysis. The primacy of the self is
chosen as our first object of analysis, which we argue to be a useful concept for sociological
and cultural analysis, and the we proceed to describe how the primacy of the self, initially an

abstract idea, assumes the form of lexical items that are used predominantly by Brazilian right-
wing supporters. This thesis is composed of five main chapters, being the first one an

introduction. In the second chapter we present a conceptual framework of primacy of the self,
discussing several characteristics of modern capitalist society pointed by authors from Erich
Fromm to Byung-Chul Han. In the third chapter we argue that the primacy of the self has in the
neoliberal thought, which has developed itself in the late 20th century, one of its origins. In the
fourth chapter we emphasize the role of the information communication technologies (ICTs) in
the reproduction and legitimation of the primacy of the self as well of the neoliberal thought.
The fifth chapter addresses the topics of the crisis of liberal democracy and contemporary
populism. By considering these themes, we also seek to show the neoliberal thought and the
ICTs relate to them. In the sixth chapter we provide a discursive analysis in order to demonstrate
how several lexical items that are commonly used by Brazil’s ‘new right-wing’ supporters can
be understood as linguistic expressions of a neoliberal and populist worldview.

Keywords: primacy of the self, neoliberalism, ICT, populism, contemporary Brazilian politics.

 

COORDENAÇÃO

Coordenador:
Prof. Dr. Rodrigo Borba
Vice-Coordenadora:
Prof(a).  Dr(a). Branca Falabella Fabrício
Secretária:
Solange Tristão

ATENDIMENTO

segunda à sexta:
09h às 17h

Telefone:
21 3938-9701

E-mail:
laplicada.interdisciplinar@letras.ufrj.br

ENDEREÇO

Programa de Interdisciplinar de Linguística Aplicada  (PIPGLA)
Av. Horácio de Macedo, 2151. Sala F-317
Cidade Universitária — Faculdade de Letras da UFRJ.
CEP 21941-917.
Rio de Janeiro — RJ
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