disertaciones por

Cuatrienio 2016 - 2013

Total de disertaciones defendidas: 28

DISERTACIONES DEFENDIDAS EN 2016

Total de disertaciones defendidas: 5

Camila da Silva Chaves

Título: Autonomia como elemento de esperança e transformação social: crenças de professores sobre seu papel como educadores

Orientador(a):  Profa. Dra. Christine Siqueira Nicolaides

Páginas: 190

Resumo

A ideia de autonomia não se restringe ao plano individual, pelo contrário, engloba também o plano sociocultural, entendendo a educação como “um ato de intervenção no mundo” (FREIRE, 1996, p.109). Nesta perspectiva, o elemento esperança é essencial para se afastar da “educação como reprodução” e se aproximar de uma ideia de “educação como transformação” (VIEIRA, BARBOSA, PAIVA e FERNANDES, 2003, p. 219). A autonomia de professores, portanto, pode ser compreendida como processo de desenvolvimento de competências tanto individuais quanto sociais que terão como objetivo contínuo a promoção de mentes autodeterminadas, questionadoras e criticamente conscientes (tanto as suas como a de seus aprendizes), visando transformações sociais dentro e fora do ambiente escolar. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar quais são as crenças de professores de uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro sobre seu papel em sua comunidade de prática como membros autodeterminados, engajados socialmente e críticos, através de uma visão da educação como meio de desenvolver emancipação e transformação social, buscando compreender como estas crenças se relacionam com o desenvolvimento de sua autonomia. Esta é uma pesquisa qualitativa, que se enquadra em um paradigma interpretativista e se utiliza de princípios etnográficos como a triangulação de dados, a visão êmica e a reflexividade. Os dados observados foram gerados através de entrevistas, observação de conselho de classe e sessão de discussão com os professores, revelando que a autonomia de professores pode ser um elemento de esperança e transformação social. Os professores expressaram um entendimento de seu papel como educadores que remete a uma participação proativa e responsável que permite a cooperação, a interdependência e o questionamento, visando atuar de forma transformadora na sociedade. 

Palavras-chave: autonomia de professores, crenças, esperança, transformação social.

Abstract 

The idea of autonomy is not restricted to the individual range. On the contrary, it also embodies the sociocultural range, understanding education as “as act of intervention in the world” (FREIRE, 1996, p.109). Under this perspective, the element hope is essential to stand back from the “education as reproduction” and approach the idea of “education as transformation” (VIEIRA, BARBOSA, PAIVA e FERNANDES, 2003, p. 219). Teacher’s autonomy, therefore, can be understood as the process of development of individual as well as social competences which will have as a continued objective the promotion of self-determined, inquisitive, and consciously critical minds (theirs as well as their students’), aiming for social transformations inside and outside of the school environment. Therefore, the objective of this work was to analyze the beliefs of teachers in a public school in Rio de Janeiro about their roles in their community of practice as self-determined, socially and critically engaged members, through a view of education which understands it as a way of developing emancipation and social transformation, aiming at comprehending how their beliefs relate to the development of their autonomy. This is a qualitative research with an interpretivist paradigm and using some ethnographic principles as data triangulation, emic vision e reflexivity. The data observed was generated through interviews, observation of teachers meeting and discussion session with the teachers, and revealed that teacher autonomy can be an element of hope and social transformation. The teachers expresses an understanding of their role as educators which makes reference to a proactive and responsible participation that permits cooperation, interdependence and questioning, aiming at performing in a way to transform society.

Keywords: demonstrations; police brutality; violent performances; discourse; precarity of bodies in slums; war on drugs

 

Douglas Roberto Knupp Sanque

Título: A construção discursiva de performances violentas: as manifestações de junho de 2013 e a precaridade dos corpos

Orientador(a):  Prof. Dr. Luiz Paulo da Moita Lopes

Páginas: 190

Resumo

Este trabalho tem por objetivo estudar como a violência policial é construída no contexto do Rio de Janeiro, baseado na circulação de uma faixa erguida por moradores do Complexo da Maré em uma manifestação em protesto à Chacina da Maré. Apoio-me nos conceitos de precariedade e precaridade (BUTLER, 2009) e fala do crime (CALDEIRA, 2003) para criar inteligibilidade sobre a atuação policial violenta e a legitimação dessa prática por diferentes setores da sociedade. Este trabalho se baseia em uma visão de linguagem como performance (BUTLER, 1990; MOITA LOPES, 2013; PENNYCOOK, 2010, entre outros), o que significa que as verdades são construídas discursivamente no momento da enunciação. A partir da compreensão de que as
verdades sociais são construídas na performance, esse estudo está orientado por um paradigma interpretativista qualitativa de pesquisa (ERICKSON, 1984; MOITA LOPES, 1994), cujo foco é no processo de construção linguística das verdades sociais com as quais operamos. A análise é empreendida através das ferramentas teórico-analíticas de entextualização (BAUMAN; BRIGGS, 1990; FABRICIO, 2014b), indexicalidade (FABRICIO, 2013), ordem indexical (SILVERSTEIN, 2003) e ordem de indexicalidade (BLOMMAERT, 2005; FABRICIO, 2013). Os resultados indicam que há um discurso da guerra às drogas, orientador para diversas performances que legitimam execuções sumárias de populações faveladas, pobres e negras. Há, entretanto,
perspectiva de resistência, cuja principal estratégia é disputar os significados mobilizados pelo signo polícia, ou seja, disputar a ordem indexical do signo.

Palavras-chave: manifestações; violência policial; performances violentas; discurso; precaridade de corpos favelados; guerra às drogas

Abstract 

This dissertation aims to analyze how police brutality is constructed in the context of Rio de Janeiro. Based on the circulation of a sign held by people who live in Complexo da Maré in a demonstration protesting against the Maré Slaughter. It is informed by concepts of precariousness and precarity (BUTLER, 2009) and talk of crime (CALDEIRA, 2003) to create intelligibility concerning the role of police brutality and the legitimation of such practice in different sectors of society. The research is also informed upon a view of language as performance (BUTLER, 1990; MOITA LOPES, 2013; PENNYCOOK, 2010, among others), which means that social truths are constructed discursively in the moment of utterance. Based on the comprehension that
social truths are constructed in the performance, this study is oriented by a qualitative research paradigm, whose focus is on the process of linguistic construction of the social truths with which we operate. The analysis is done through the analytical tools of entextualization (BAUMAN; BRIGGS, 1990; FABRICIO, 2014b), indexicality (FABRICIO, 2013), indexical order (SILVERSTEIN, 2003) and order of indexicality (BLOMMAERT, 2005; FABRICIO, 2013). Results indicate that there is a discourse of war on drugs, based on which several performances legitimate the execution of poor black populations living in slums. There is, however, resistance, whose main strategy is to dispute the meanings mobilized by the linguistic sign “police”, in the sense that the
indexical order of the sign is disputed.

Keywords: demonstrations; police brutality; violent performances; discourse; precarity of bodies in slums; war on drugs

 

Fernanda Silva Dias de Aquino

Título: Ciência, colecionismo e poder à luz dos documentos de Johann Natterer

Orientador(a):  Prof. Dr. Luiz Barros Montez

Páginas: 109

Resumo

O presente trabalho aborda as cartas e rascunhos de cartas escritos pelo naturalista Johann Baptist Natterer durante sua participação na expedição científica austríaca no Brasil (1817-1835). Formada por uma equipe de naturalistas composta por mineralogistas, botânicos, zoólogos e diversos ajudantes, esta importante expedição acompanhou a arquiduquesa Leopoldina ao Rio de Janeiro, cidade para a qual se transferiu, após casamento com D. Pedro, e em que viveu até sua morte em 1826. A Dissertação propõe uma discussão acerca das relações entre ciência, colecionismo e poder que subjazem às cartas do naturalista, e que dialogam direta e indiretamente com a sociedade científica europeia na primeira metade do século XIX. Investiga-se aqui especificamente em que sentido o colecionismo constitui-se discursivamente como ciência à época da expedição, e como esta construção discursiva se configura nos documentos de Natterer. Com esta finalidade, o presente estudo analisa o significado do colecionismo para o conhecimento científico de então e como isso se traduzia nas relações de poder da sociedade da época. Para a análise das relações entre ciência e poder utilizamos a Teoria Tridimensional do Discurso de Norman Fairclough (2001 [1992]), que entende o discurso como uma prática social, e as reflexões sobre verdade, saber e poder de Michel Foucault (2015). Dessa maneira, a pesquisa concebe as estratégias discursivas dos documentos analisados como práticas ideológicas dentro de um contexto específico. Nos discursos de Natterer nota-se que não existe uma prática colecionista desinteressada. Evidenciamos nesta prática a busca do naturalista por prestígio e reconhecimento científicos, e mostramos como o colecionismo expressava então concretamente a relação entre ciência e poder.

Palavras-chave: Expedição científica austríaca, Johann Natterer, século XIX, discurso.

Abstract 

This paper depicts the letters and drafts of letters written by the naturalist Johann Baptist Natterer during his participation in the Austrian scientific expedition in Brazil (1817-1835). Formed by a group of naturalists comprised of mineralogists, botanists, zoologists and several helpers, this important expedition accompanied the Archduchess Leopoldina to Rio de Janeiro, a city where she came to reside soon after her marriage to D. Pedro, and where she lived until her death in 1826. The present study promotes a discussion about the relation between science, the act of collecting items and power that are seen in the naturalist‟s letters which dialogue directly and indirectly with the European scientific society in the first half of the nineteenth century. Our aim is to specifically investigate to what extent the act of collecting is discursively constituted as science at the time of the expedition, and how this discursive construction is represented in Natterer‟s documents. To this end, this study examines the importance of collecting to our current scientific knowledge and how it was expressed in the relations of power of the society of the time. To analyze the relation between science and power, we use the Three-dimensional Theory of Discourse by Norman Fairclough (2001 [1992]), who sees the speech as a social practice as well as Michel Foucault‟s (2015) reflections on truth, knowledge and power. Thus, this research conceives the discursive strategies of the analyzed documents as ideological practices within a specific context. In Natterer‟s speeches, it is possible to notice that there is no uninterested collecting practice. In this practice, we highlight the naturalist‟s pursuit of scientific prestige and recognition, besides showing how the act of collecting concretely expressed the relationship between science and power.

Keywords: Austrian Scientific Expedition, Johann Natterer, nineteenth century discourse.

 

Simone Fernandes do Nascimento Domingos

Título: A construção da capacidade de leitura em língua materna em um curso no FACEBOOK para graduando em Letras/Simone

Orientador(a):  Profa. Dra. Paula Tatianne Carréra Szundy

Páginas: 150

Resumo

Histórias sobre vinganças têm sido recorrentes em diversas culturas ao longo da História. Existe um elemento comum a elas que possivelmente explica essa longevidade: a incapacidade da sociedade representada na obra de aplicar suas leis e fazer justiça, isto é, de compensar de alguma forma o mal sofrido por personagens da trama. Diante dessa falha, o vingador toma para si o poder de retaliação normalmente reservado às autoridades (em quaisquer formas que assumam no contexto da história) e retribui o dano causado; com isso, o leitor ou espectador se regozija ao ver que a justiça pode ser feita mesmo quando cerceada por um sistema corrupto ou inepto, uma espécie de catarse que, em vez de purgar os sentimentos de piedade e terror do público, purga a raiva e o ressentimento. A partir de discussões de filósofos, juristas e cientistas políticos diversos sobre violência e poder, a força das leis, legitimidade e o direito de punir, esta pesquisa construiu o conceito do fundamento místico da vingança e usou-o para realizar uma análise crítica dos discursos de vingança em três histórias com uma ancestralidade em comum, mas oriundas de diferentes contextos socioculturais: a narrativa sobre Amleth (parte da obra dinamarquesa do começo do séc. XIII Gesta Danorum, de Saxo o Gramático), a
narrativa sobre Hamblet (parte da obra francesa da segunda metade do séc. XVI Histoires tragiques, de François de Belleforest) e a tragédia elisabetana do começo do séc. XVII Hamlet, de William Shakespeare.

Palavras-chave: Literatura nórdica medieval, discursos de vingança, Hamlet.

Abstract 

Revenge stories have been recurring in various cultures throughout History. There is a common element to them which possibly explains such longevity: the inability of the society portrayed in the work in enforcing its laws and dispensing justice, that is, to somehow compensate for wrongs suffered by characters in the plot. In light of such failure, the avenger takes upon themselves the power of retaliation usually reserved to the authorities (in whatever form they may assume in the context of the story) and requites the damage caused; thus, the reader or spectator is delighted to see justice can be done even when curtailed by a corrupt or inept system, a form of catharsis which, instead of purging the audience’s feelings of pity and fear, purges anger and resentment. Based on discussions by various philosophers, jurists and political scientists regarding violence and power, the strength of the law, legitimacy and the right to punish, this research constructed the concept of the mystical foundation of vengeance and used it to perform a critical analysis of the vengeance discourses in three stories with a common
ancestry, but originating from different sociocultural contexts: Amleth’s narrative (a part of the Danish work from the beginning of the 13 th century Gesta Danorum, by Saxo Grammaticus), Hamblet’s narrative (a part of the French work from the late 16th century Histoires tragiques, by François de Belleforest), and the Elizabethan tragedy from the beginning of the 17th century Hamlet, by William Shakespeare.

Keywords: Medieval Norse literature, vengeance discourses, Hamlet.

 

Tiago Quintana

Título: “incitado à vingança pelo céu e pelo inferno”: um estudo dos discursos de vingança nas histórias de Amleth, Hamblet e Hamlet

Orientador(a):  Prof. Dr. Roberto Ferreira da Rocha

Páginas: 131

Resumo

Histórias sobre vinganças têm sido recorrentes em diversas culturas ao longo da História. Existe um elemento comum a elas que possivelmente explica essa longevidade: a incapacidade da sociedade representada na obra de aplicar suas leis e fazer justiça, isto é, de compensar de alguma forma o mal sofrido por personagens da trama. Diante dessa falha, o vingador toma para si o poder de retaliação normalmente reservado às autoridades (em quaisquer formas que assumam no contexto da história) e retribui o dano causado; com isso, o leitor ou espectador se regozija ao ver que a justiça pode ser feita mesmo quando cerceada por um sistema corrupto ou inepto, uma espécie de catarse que, em vez de purgar os sentimentos de piedade e terror do público, purga a raiva e o ressentimento. A partir de discussões de filósofos, juristas e cientistas políticos diversos sobre violência e poder, a força das leis, legitimidade e o direito de punir, esta pesquisa construiu o conceito do fundamento místico da vingança e usou-o para realizar uma análise crítica dos discursos de vingança em três histórias com uma ancestralidade em comum, mas oriundas de diferentes contextos socioculturais: a narrativa sobre Amleth (parte da obra dinamarquesa do começo do séc. XIII Gesta Danorum, de Saxo o Gramático), a
narrativa sobre Hamblet (parte da obra francesa da segunda metade do séc. XVI Histoires tragiques, de François de Belleforest) e a tragédia elisabetana do começo do séc. XVII Hamlet, de William Shakespeare.

Palavras-chave: Literatura nórdica medieval, discursos de vingança, Hamlet.

Abstract 

Revenge stories have been recurring in various cultures throughout History. There is a common element to them which possibly explains such longevity: the inability of the society portrayed in the work in enforcing its laws and dispensing justice, that is, to somehow compensate for wrongs suffered by characters in the plot. In light of such failure, the avenger takes upon themselves the power of retaliation usually reserved to the authorities (in whatever form they may assume in the context of the story) and requites the damage caused; thus, the reader or spectator is delighted to see justice can be done even when curtailed by a corrupt or inept system, a form of catharsis which, instead of purging the audience’s feelings of pity and fear, purges anger and resentment. Based on discussions by various philosophers, jurists and political scientists regarding violence and power, the strength of the law, legitimacy and the right to punish, this research constructed the concept of the mystical foundation of vengeance and used it to perform a critical analysis of the vengeance discourses in three stories with a common
ancestry, but originating from different sociocultural contexts: Amleth’s narrative (a part of the Danish work from the beginning of the 13 th century Gesta Danorum, by Saxo Grammaticus), Hamblet’s narrative (a part of the French work from the late 16th century Histoires tragiques, by François de Belleforest), and the Elizabethan tragedy from the beginning of the 17th century Hamlet, by William Shakespeare.

Keywords: Medieval Norse literature, vengeance discourses, Hamlet.

 

DISERTACIONES DEFENDIDAS EN 2015

Total de disertaciones defendidas: 7

Elio Marques de Souto Júnior

Título: A construção do homoerotismo em O segredo de Brokeback Mountain: discurso, identidade e teoria queer

Orientador(a):  Prof. Dr. Doutor Rogério Tílio

Páginas: 90

Resumo

Levando em consideração que, no mundo contemporâneo, as identidades sexuais e de gênero têm sido o foco de estudo de muitos acadêmicos, esta dissertação visa analisar como as
performances de masculinidades (CONNELL, 1995) são construídas na história de O segredo de Brokeback Mountain, um conto publicado originalmente em 1997 pela escritora americana
Annie proulx. Portanto, este estudo busca compreender de que forma tais performances são construídas pelos personagens principais da história, Ennis e Jack. Para tanto, esta pesquisa
recorrerá à concepção das identidades como construtos sociais e discursivos negociados nas interações entre sujeitos (MOITA LOPES, 2002), assim como no entendimento das identidades como performances (BUTLER, 1990 [2003]; JAGGER, 2008). Além disso, a teoria queer, que vê os gêneros como atos performativos e linguísticos (BUTLER, 1993) e a sexualidade como construto social (FOUCAULT, 1976 [2001a]), será utilizada. A teoria da linguagem de Bakhtin, que concebe o discurso como prática social e interativa, também será estudada (BAKHTIN, 1929 [2004], 1929 [2010]). Baseado no paradigma interpretativista de pesquisa (MOITA LOPES, 1994) e na pesquisa documental (WOLFF, 2004), este estudo mostrou que Ennis e Jack performam masculinidades hegemônicas e subalternas, destacando que o desejo sexual é múltiplo e fluido.

Palavras-chave: O segredo de Brokeback Mountain; teoria queer, performances de masculinidades; teoria bakhtiniana da linguagem

Abstract 

Taking into account that, in the contemporary world, gender and sexual identities have been the focus of study of many scholars, this dissertation aims at analysing how the performances
of masculinities (CONNELL, 1995) are constructed in the story of Brokeback Mountain, a short-story originally published in 1997 by the American writer Annie Proulx. Thus, this study seeks to understand in which ways such performances are constructed by the main characters of the story, Ennis and Jack. To do that, this research will draw on the concept of identities as social and discursive constructs negotiated in interaction among subjects (MOITA LOPES, 2002), as well as identities as performances (BUTLER, 1990 [2003]; JAGGER, 2008). Furthermore, queer theory, which sees gender as performative and linguistic acts (BUTLER,1993) and sexuality as historical construct (FOUCAULT, 1976 [2001a]), will be used. Bakhtin’s theory of language, which conceives discourse as social and interactive practice, will also be studied (BAKHTIN, 1929 [2004], 1929 [2010]). Based on the interpretative paradigm of research (MOITA LOPES, 1994) and on documentary research (WOLFF, 2004), this study showed that Ennis e Jack perform both hegemonic and subodinated masculinities, highlighting that sexual desire is multiple and fluid.

Keywords: Brokeback Mountain; queer theory, performances of masculinities; Bakhtin’s theory of language

 

Gleiton Matheus Bonfante

Título: A construção discursiva de performances violentas: as manifestações de junho de 2013 e a precaridade dos corpos

Orientador(a):  Profa. Dra. Branca Falabella Fabricio

Coorientador(a):  Profa. Dra. Daniel do Nascimento e Silva

Páginas: 220

Resumo

Espetacularidade e intimidade são conceitos-chave para a descrição das performances semióticas ensaiadas pelos sujeitos do desejo nos aplicativos de pegação. Performances íntimas de um corpo visam afetar outros corpos espetacularizando-se e estimulando efeitos corpóreos como a excitação. O interesse é a análise semiótico-indexical das performances íntimo-spetaculares que se lançam a estilização de si à maneira do desejo. Aqui analiso inúmeros perfis onde os sujeitos, se criam e recriam, atribuem-se contornos corpóreos empregando estratégias performativas como a mobilização de signos socialmente desejáveis, a redundância indexical, a metonimização de si e a fragmentação do sujeito. Os sentidos aqui discutidos são
contextuais: transitam em torno das especificidades tanto do momento histórico quanto das novas tecnologias de subjetivação, plataformas que viabilizam não apenas encontros carnais, mas possibilitam ao sujeito contemporâneo existir através da prática de si mesmo. Tal existência sempre cerceada pelo vir a ser performativo, escapa do escopo da semiótica para denotar a emergência de considerar o componente erótico na pesquisa para romper a divisão cartesiana entre mente e corpo e fazer ciência com corpo e alma. Erótica dos signos também alude à sensualidade típica dos apps de pegação e chama a atenção para o contemporâneo cuidado com a imagem de si, para pornificação de si como arena de embate político, para as implicações da consideração do corpo do pesquisador na pesquisa e a necessidade de redescrição da prática metodológica. De fundamental relevância é a discussão sobre performances desidentificatórias que nutrem, juntamente com performances que reforçam normas sociais, uma ambivalência típica dos código-territórios sócio-discursivos.

Palavras-chave: Aplicativos de Pegação; Linguística Aplicada Indisciplinar; Semiótica da Estilização; Netnografia; Desejo; Subjetividade.

Abstract 

Spetacularity and intimacy are key-concepts to the study of the semiotic performances put up by desiring subjects at cruising apps. Intimate performances of a body intend to affect other bodies by spetacularizing themselves and stimulating bodily effects like arousal. Interested in semiotic-indexical analysis of intimate-spetacular performances that work for the self-stylization of the desiring subject, I analyze various profiles in which the subjects create and recreate themselves through performative strategies, such as mobilization of socially desirable signs, indexical redundancy, metonymyzation and fragmentation of the subject.The meanings discussed here are contextual: they move around specificities both of the historic moment and of the new subjetivation technologies, platforms that not only enable carnal encounters, but make it possible for the contemporary subject to exist through the practice of himself.
Existence, as a result of a performative act, flees from the scope of semiotics to denote the importance of considering the erotic compound in the research, in order to disrupt the Cartesian division between mind and body and embrace a science with body and soul. The erotics of signs allude to the cruising apps’ typical sensuality and emphasize the contemporary care with the image of the self, the pornification of the self as political confrontation arena and the implications of considering the body of the researcher in ethnographic work, as well as detailed methodological discussion. Very relevant is the discussion about disidentificatory performances, that nourish, together with normative performances, certain ambivalence typical of socio-discursive code-territories.

Keywords: Cruising Apps; Indisciplinar Applied Linguistics; Semiotics; Netnography; Desire; Self-stylization; Subjetivity.

 

Manuela Niquet Gonçalves

Título: Do imperialismo europeu ao nacionalismo brasileiro: uma análise crítico-discursiva de “Viagem pitoresca e histórica ao Brasil”, de Jean-Baptiste Debret

Orientador(a):  Prof. Dr. Luiz Barros Montez

Páginas: 117

Resumo

O presente trabalho se propõe a analisar a obra Voyage Pittoresque et historique au Brésil, ou séjour d’un artiste français au Brésil, depuis 1816 jusqu’en 1831 inclusivement, do pintor histórico francês Jean-Baptiste Debret, a partir de uma perspectiva multidisciplinar, inserindo-a no contexto do imperialismo europeu e da construção da identidade nacional brasileira. Os pressupostos teóricos utilizados nessa pesquisa foram as propostas de Mikhail Bakhtin e Michel Foucault em relação à linguagem, especificamente o conceito bakhtiniano de enunciado e os foucaultianos de epistémê, discurso e ordem do discurso. Em se tratando da metodologia aplicada, optou-se pela Análise do Discurso Crítica, de Norman Fairclough, que propõe o estudo dos “eventos discursivos” a partir de três perspectivas, isto é, de sua dimensão de texto, de prática discursiva e de prática social. Assim, Viagem pitoresca foi analisada levando em conta seus elementos linguísticos, os aspectos relativos à sua produção, divulgação e interpretação, e, por fim, questões de interesse social mais abrangente. Acredita-se que, por esse caminho, foi possível demonstrar que esse relato de viagem teve um papel social importante, servindo como instrumento nas mãos, inicialmente, daqueles interessados em reforçar os princípios do imperialismo francês e, quase um século mais tarde, daqueles empenhados em fortalecer os ideais do nacionalismo brasileiro. Além do mais, considera-se que tenha ficado evidente a importância de se manter sempre um olhar crítico para os documentos que embasaram o nosso saber historiográfico, especialmente aqueles produzidos por cidadãos europeus no contexto imperialista. 

Palavras-chave: discurso colonial; imperialismo; nacionalismo; relato de viagem; Jean-Baptiste Debret.

Abstract 

This essay aims to analyze Voyage pittoresque et historique au Brésil, or séjour d’un artiste français au Brésil, depuis 1816 jusqu’en1831 inclusivement, work of the French historical painter Jean-Baptiste Debret, from a multidisciplinary perspective, putting it into the context of the European imperialism and the construction of Brazilian national identity. The theoretical principles that underlie this research is the proposals of Mikhail Bakhtin and Michel Foucault related to language, specifically Bakhtin’s concept of utterance and Foucault’s concepts of episteme, discourse and order of discourse. In terms of methodology, we chose Norman Fairclough’s Critical Discourse Analysis, which proposed the study of «discursive events» from three perspectives, i.e., its textual, discursive and social dimension. Thus Voyage pittoresque was analyzed taking into account its strictly linguistic elements; the aspects relating to its production,
dissemination and interpretation; and, finally, issues of wider social interest. We believe that, in doing so, we were able to demonstrate that this travelogue played an important role in society, serving as an instrument initially in the hands of those interested in reinforcing the principles of French imperialism and, almost a century later, in the hands of those interested in reinforcing the principles of Brazilian nationalism. Moreover, we consider that has been evident the importance of always keeping a critical look at the documents supporting our historiographical knowledge, especially those produced by European citizens in the imperialist context.

Keywords: colonial discourse; imperialism; nationalism; travelogue; Jean-Baptiste Debret.

 

Mariana Batista Torres

Título: O Harlem investiga : o romance policial de Rudolph Fisher.

Orientador(a):  Prof. Dr. Luiz Barros Montez

Páginas: 98

Resumo

Durante anos, o gênero policial ocupou os mais baixos degraus na escala da Literatura. Embora sua criação tenha sido atribuída a Edgar Allan Poe, um dos mais conhecidos escritores norte-americanos do século XIX, o gênero em questão não obtinha reconhecimento e importância. Apesar de admirado e exaltado por seus escritores e fãs, levou alguns anos para que o gênero construísse uma base sólida através de Conan Doyle e seu famoso detetive Sherlock Holmes. Contudo, diversos escritores, principalmente nos Estados Unidos, fizeram e fazem uso do gênero em pauta para discutir questões mais amplas de ordem social como, por exemplo, o racismo. A união desta temática com o gênero policial é responsável pela criação de um subgênero denominado Black crime fiction. Focalizando neste subgênero, destaca-se, nos Estados Unidos do século XX, o precursor da união entre romance policial e questões raciais: Rudolph Fisher (1897-1934), escritor e músico da época da Renascença do Harlem. Considerado um dos jovens escritores do movimento do Novo Negro, Fisher obteve reconhecimento através de seus contos e de dois romances, sendo um deles The Conjure-man Dies (1932). Este é um peculiar romance policial por incluir personagens negros, inclusive os detetives, em um
cenário característico da cultura negra: o Harlem. Atendo-se unicamente ao romance The Conjure-man Dies e à época da Renascença, o intento da presente dissertação é analisar a reconfiguração dos códigos e convenções do romance policial empregados, bem como investigar de que maneira Fisher resgatou o passado, as crenças e valores dos negros norte-americanos através da apropriação e subversão do gênero, e caracterizá-lo como escritor revolucionário.

Palavras-chave: romance policial, apropriação, subversão, escritor revolucionário.

Abstract 

Throughout the years crime fiction has been placed in the lowest levels of Literature. Although its creation is credited to Edgar Allan Poe, one of the best-known American writers in the 19th century, this literary genre failed to achieve recognition and importance. Regardless of the fact that it was admired and exalted by its writers and fans, it took some years until the genre consolidated a solid basis through Conan Doyle and his famous detective, Sherlock Holmes. Nevertheless, many writers, especially in the United States, used to, and still use crime fiction to discuss deeper social issues such as racism. The combination between this topic and the literary genre is responsible for creating a subgenre called Black Crime Fiction. Focusing on this subgenre, it is worth noting the precursor of the union between the detective novel and racial issues in the United States in the 20th century: Rudolph Fisher (1897–1934), writer and musician during the Harlem Renaissance. Considered one of the young writers in the New Negro movement, Fisher obtained recognition through his short stories and two novels, The Conjure-man Dies (1932) being one of them. This is a singular detective novel due to the inclusion of black characters, even the detectives, in a black cultural scenario: Harlem. Focusing on The
Conjure-man Dies and the Harlem Renaissance, the intention of this thesis is to analyze the reconfiguration of the codes and conventions of the detective story and to investigate
how Fisher put in evidence the past, the beliefs and values of black Americans, by appropriating and subverting the genre, and define him as a revolutionary writer.

Keywords: Crime fiction, appropriation, subversion, revolutionary writer.

 

Patrícia Helena da Silva Costa

Título: Zip From Zog no Acelera Brasil: uma análise de adequação do livro didático para o ensino de inglês em um programa de aceleração de aprendizagem.

Orientador(a):  Prof. Dr. Rogério Casanovas Tilio.

Páginas: 169

Resumo

A presente dissertação de mestrado tem como objetivo investigar a adequação dos livros didáticos de Inglês Zip From Zog 5A e 5B ao Programa Acelera Brasil. Buscando verificar como os temas do mundo infanto juvenil são construídos por esses livros didáticos, em que medida esse material promove o engajamento dos alunos em sala de aula, assim como a formação dos mesmos como cidadãos ativos na escola e na comunidade, e em que aspectos esses livros didáticos se adequam ao Programa Acelera Brasil, em termos de concepção de ensino-aprendizagem, esta pesquisa adota uma teoria de linguagem de base sistêmico-funcional, uma perspectiva sociointeracionista de ensino-aprendizagem e uma abordagem crítica de discurso. Este trabalho analisa o conteúdo e a organização dos livros didáticos Zip From Zog 5A e 5B, mais especificamente do Livro do Aluno. Ao investigarmos como os temas do mundo infanto juvenil são construídos pelo material, lançamos nossa atenção para os eixos temáticos presentes nas unidades dos volumes 5A e 5B. Ao discutirmos em que medida esses livros didáticos promovem o engajamento dos alunos em sala de aula, o alvo dessa análise passa a ser as atividades existentes no material. No que diz respeito aos aspectos nos quais esses livros didáticos se adequam ao Programa Acelera Brasil, em termos de concepção de ensino-aprendizagem, nos concentramos em analisar a organização das lições, das unidades e dos livros como um todo. A análise do corpus mostrou que esses livros didáticos não são organizados tematicamente. Sendo assim, as unidades não trabalham a linguagem em contextos ou situações específicas e, portanto, não há construção de significados por parte do material. As atividades propostas, em sua maioria, restringem a participação dos alunos em seguir os comandos dos livros e, consequentemente, do professor. Neste sentido, o engajamento dos alunos fica bastante prejudicado, pois a voz dos discentes não possui espaço dentro do processo de ensino-aprendizagem, o que acaba por comprometer a formação destes alunos como cidadão ativos em suas escolas e comunidades. No que diz respeito à organização dos livros didáticos, verificamos que as atividades que ocupam posições iniciais no material são aquelas que enfatizam aspectos formais da Língua Estrangeira alvo, ou seja, vocabulário e gramática. Atividades de caráter construtivo e reflexivo são deixadas para o final do material, acentuando a relevância que a lexicogramática da língua tem para os volumes 5A e 5B. Os resultados da pesquisa apontam para a não adequação dos livros didáticos Zip From Zog 5A e 5B aos objetivos do Programa Acelera Brasil, acarretando, assim, na demanda por um trabalho contextualizado sociohistoricamente, que pense, antes de tudo, nas necessidades de seu publico alvo e no papel dos que participam desse processo como um todo.

Palavras-chave: análise de adequação, livros didáticos de Inglês Zip From Zog 5A e 5B, Programa Acelera Brasil

Abstract 

The purpose of this research is to investigate the suitability of the English coursebooks Zip From Zog 5A and 5B to the Acelera Brasil Program. In order to observe how the themes of the
juvenile world are constructed by these coursebooks, in which extent these material foster students’ participation in the classroom and their role as active citizens at school and in their
community, and in which aspects these coursebooks suit the Acelera Brasil Program, in terms of teaching and learning, this research adopts a systemic-functional approach to language, a
sociointeractionist view of teaching and learning and a critical perspective of discourse. This study analyses the content and organization of the coursebooks Zip From Zog 5A and 5B,
especially the Student’s Book. To investigate how the themes of the juvenile world are constructed by the coursebooks, we focused our attention on the themes of the units of the material. To discuss in which extent these coursebooks encourage students to participate in the classroom, the target of the analysis were the activities of the material. In relation to the aspects in which the coursebooks suit the Acelera Brasil Program, in terms of teaching and learning, we concentrated on analyzing the organization of the lessons, the units and the books as a whole. The analysis showed that the coursebooks are not thematically structured. In doing so, the units of the material do not work with the language in specific contexts or situations. Therefore, there are no meaning constructions in the coursebooks. Most of the activities just allow students to follow their instructions and, as a result, the teacher’s commands. For this reason, students’ participation is diminished, since there is no room for their voice within the teaching and learning process, which is harmful to students’ education as active citizens. Regarding the organization of the material, the initial positions are placed by vocabulary and grammar activities. Constructive and reflexive activities are left to the final sections of the coursebooks, highlighting the importance of the lexicogrammar in the material. The results of this research point that the coursebooks Zip From Zog 5A and 5B do not suit the Acelera Brasil Program, which shows the demands for a sociohistorically contextualized work that prioritizes its target public’s needs and the role of the ones involved in this process.

Keywords: analysis of suitability, English coursebooks Zip From Zog 5A and 5B, Acelera Brasil Program

 

Raquel de Almeida Rodrigues

Título: (Multi)letramentos no material didático de inglês para o ensino médio: Reflexões sobre a elaboração de uma unidade didática.

Orientador(a):  Prof. Dr. Rogério Casanovas Tilio.

Páginas: 163

Resumo

Este estudo busca entender como fomentar (multi)letramentos em atividades pedagógicas no material didático do século XXI para ensino de inglês no ensino médio; como promover letramentos digitais no material impresso; e como propiciar a co-construção de aprendizagem através da participação em rede utilizando letramentos multissemióticos com base nas e com as vozes que estão à margem para a construção de uma sociedade mais humana desafiando o pensamento único. O objetivo de buscar tais entendimentos é o de contribuir para a descoberta de caminhos que oportunizem na escola o desenvolvimento de competências sociodiscursivas desejáveis para a ação no mundo e a transformação social. Para tanto conta com a elaboração de uma atividade didática que visa promover (multi)letramentos através da escolha de temas relevantes, textos autênticos multimodais e tarefas autênticas relacionadas a eles e à realidade sócio-historica-cultural que vivemos na sociedade contemporânea, problematizando algumas questões relativas a formas de descriminação. Esta é uma pesquisa qualitativa e
interpretativista que se afilia a visão sociointeracional de linguagem, pensamento e aprendizagem e à teoria de (multi)letramentos, além de princípios da linguística sistêmico-funcional e da Análise Crítica do Discurso. Os resultados mostram que existem tecnologias que permitem colocar links para vídeos na página de um livro por meio de codificação para visualização por QR code, que é um código de barra 3D, de forma a ser lido por celulares e webcams, assim como mostrar no livro impresso memes compartilhados na Web e trabalhar o gênero de forma a possibilitar a promoção de (multi)letramentos incluindo o digital no material impresso. Foi possível também para desafiar o pensamento único, mostrar pelo menos duas perspectivas sobre um mesmo tema em textos com ideologias opostas em extremos de um contínuo e elaborar tarefas propícias à conscientização sociocultural da linguagem como discurso, à participação
social no debate público sobre questões atualmente relevantes, tal como a construção de identidades e caminhos para uma sociedade mais humana.

Palavras-chave: (multi)letramentos, material didático de inglês para o ensino médio, linguagem como discurso para ação no mundo.

Abstract 

This study aims at understanding forms of fostering (multi)literacies in pedagogical activities in the XXI century learning materials for the teaching of English in high schools; how to promote digital literacies in printed materials; and how to provide opportunities for the co-construction of learning through network participation using multisemiotic literacies rooted on and through the voices of those marginalized for building a more humane society that defies an only perspective and way of thinking. The goal for searching such understandings is to contribute to finding ways to create opportunities for the development of desired sociodiscursive competences for action upon the world and social transformation. Hence, it relies on the production of a
pedagogic unit which targets the promotion of (multi)literacies though the choice of relevant themes, authentic multimodal texts, and authentic tasks related to them as well as to the socio-historical-cultural reality that we live in our contemporary society, problematizing some issues related to forms of discrimination. This is a qualitive interpretive research that is affiliated to a sociointeractional view of language, thinking and learning and to the (multi)literacies theory, besides principles from the systemic-functional linguistics and the critical discourse analysis. The results show that there are technologies that allow for placing hyperlinks to videos on the pages of a book through QR codes, which work similarly to bar codes, for visualization to be read by cellphones or webcams; as well as showing in printed media memes shared on the web and work on its genre so as to promote (multi)literacies including the digital one in printed learning materials. It was also possible to challenge an only perspective and way of thinking by showing at least two different points of view on the same topic in texts with opposing ideologies and design tasks which help develop a sociocultural awareness of language as discourse for the social participation in the public debate related to currently relevant issues such as the construction of identities and the paths for a more humane society.

Keywords: (multi)literacies, earning materials for the teaching of English in high schools, language as discourse for action upon the world.

 

Vítor Vieira Ferreira

Título: O bom lugar, o futuro catastrófico, Ficção Científica e algumas distopias brasileiras

Orientador(a):  Prof. Dr. Luiz Barros Montez

Páginas: 196

Resumo

As narrativas distópicas de Ficção Científica (doravante FC) são um fenômeno literário relativamente recente e seu consumo crescente pode ser notado, aqui no Brasil e em outros
lugares no mundo, sem grandes dificuldades. Esse tipo de literatura nos faz pensar sobre o futuro da humanidade em um mundo em que os conhecimentos científico e tecnológico
progridem em intervalos cada vez mais curtos de tempo. Mas além das reflexões acerca de nossos anseios e temores diante dos tempos vindouros, as obras do gênero também nos
convidam a descobrir o percurso histórico da FC, bem como o diálogo que ela estabeleceu ao longo do tempo com os textos utópicos, cuja tradição foi iniciada formalmente por Thomas
Morus e sua maior obra “A Utopia”. Lançar os olhares ao conceito da utopia é imprescindível para entendermos como o “bom lugar” foi cedendo espaço para o futuro catastrófico que se vê
representado ficcionalmente até os dias de hoje. O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre a história e de reflexões conceituais acerca da utopia, da distopia, e sobre o
gênero da FC e sua relação com esses. Apoiado em uma perspectiva teórica que vê a obra literária não encerrada em seus componentes estéticos, mas como uma forma especial de
discurso atravessada indispensavelmente por elementos sociais, políticos, culturais, enfim, históricos, apresentamos ainda uma análise discursiva crítica de “A espingarda” (1966) de
André Carneiro, “Feliz Natal, 20 Bilhões!” (1989) de H. P. Flory e “O trainee” (2010) de Ubiratan Peleteiro.

Palavras-chave: ficção científica, distopia, utopia, análise do discurso.

Abstract 

The dystopic science fiction (SF) is a quite recent literary phenomenal and its consumption can be perceived without difficulty here in Brazil as well in other countries. This type of literature
make us reflect about the future of the humanity in a world where the scientific and technologic knowledge increase ever faster. Besides the reflections concerning our hopes and fears about the coming times, science fiction works invite us to discover the genre’s development through the history, as well as the relationship it has established with the utopian texts and its tradition, initiated with the publication of Thomas More’s masterpiece “Utopia”. Without considering the concept of utopia, one cannot understand the transition from the «good place» to the catastrophic futures which keep being fictionally represented until nowadays. The present study is the result of a research about the history of utopia, dystopia and SF. Its relationship with them is also considered as well as a conceptual discussion about these subjects. Based on a theoretical perspective which consider the literary text not only in terms of its aesthetic value but as a special form of discourse, where the social, politics and cultural aspects play an effective role, we present a critical discoursive analysis of André Carneiro’s “A espingarda” (1966), H. P.
Flory’s “Feliz Natal, 20 Bilhões!” (1989) and Ubiratan Peleteiro’s “O trainee” (2010). 

Keywords: Science fiction, dystopia, utopia, discourse analysis.

 

DISERTACIONES DEFENDIDAS EN 2014

Total de disertaciones defendidas: 8

Aline Lourenço de Aquino Ventapane dos Santos Vieira

Título: Análise sociointeracional de uma coleção de língua portuguesa aprovada no PNLD: Vozes Vygotskianas e Bakhtinianas

Orientador(a):  Prof. Dr. Doutor Rogério Tílio

Páginas: 194

Resumo

O momento atual da educação requer muitas reflexões acerca dos papéis desempenhados pelos participantes do contexto escolar: alunos, professores e o livro didático. É sabido que
o perfil dos aprendizes mudou e é preciso que as práticas de ensino e aprendizagem sejam problematizadas para que a escola se atualize e se liberte de cânones cristalizados que não contribuam para a formação de cidadãos informados, engajados e preparados para interagir nas diversas esferas sociais. O objetivo dessa pesquisa foi a análise de uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático, problematizando nas atividades propostas as influências da teoria sociointeracional que tomam como base os textos de Vygotsky e Bakhtin. Buscamos, também, respostas quanto a coleção corroborar (ou não) com um processo de ensino e aprendizagem em que professores e alunos sejam responsáveis pela construção em parceria do saber. As categorias de análise utilizadas foram «gêneros discursivos», em que problematizamos sua autenticidade e genuinidade, e «atividades», nas quais buscamos os princípios vygotskianos de interação entre sujeitos e sociedade, valorização dos conhecimentos prévios e co-construção do conhecimento na zona de desenvolvimento proximal com a mediação do professor enquanto par mais experiente, e os princípios bakhtinianos de heteroglossia dialogizada e alteridade. Em nossa análise concluímos que a coleção didática propõe atividades articuladas por gêneros discursivos predominantemente autênticos, apresenta propostas coerentes com a teoria sociointeracional pleiteada e possui grande potencial para corroborar com a construção do saber em parceria entre professores e alunos. 

Palavras-chave: livro didático, PNLD, teoria sociointeracional, Vygotsky, Bakhtin

Abstract 

The current educational moment requires many reflections about the roles played by the participants of the school context: students, teachers and coursebooks. It has been noticed that the learners’ profile has changed and so it is needed that both teaching and learning practices be questioned in order that school be renewed and released from crystallized canons which do not contribute to educate participative citizens prepared to interact in many social spheres. The aim of this research was the analysis of a Brazilian Portuguese language coursebook series approved by the Brazilian National Coursebook Program, questioning in the proposed activities the influences of the sociointeractional theory based on the texts of Vygotsky and Bakhtin. We also have searched answers regarding the series corroboration (or not) with a teaching and learning process in which teachers and students are both responsible for cooperative knowledge building. The research categories used were ‘speech genres’, questioning their authenticity and genuineness, and ‘activities’, in which we have searched vygotskyan principles of interaction between people and society, previous knowledge appreciation and knowledge co-construction in the zone of proximal development with the teacher’s mediation as the most experienced partner, and bakhtinianj principles of dialogized heteroglossia and otherness. In our analysis we have concluded that the coursebook series proposes activities articulated by speech genres predominantly authentic. It presents consistent proposals with the sociointeractional theory pled and it has great potential to corroborate with cooperative knowledge construction between teachers and students. 

Keywords: coursebook, Brazilian National Coursebook Program, sociointeractional theory, Vygostsky, Bakhtin

 

Beatriz de Souza Andrade Maciel

Título: Professores em (co) construção: Expectativas e percepções de professores quanto a processos (colaborativos) para seu desenvolvimento.

Orientador(a):  Profa. Dra. Sílvia Becher-Costa

Páginas: 199

Resumo

A presente pesquisa enfoca processos para o desenvolvimento docente partindo de perspectivas em coaching e mentoria (FLETCHER; MULLEN, 2012; BARKLEY; BIANCO, 2010; PORTNER, 2008, entre outros), que visam a contribuir para o desempenho do professor em sala de aula e para seu bem-estar em relação à profissão através de atitudes colaborativas e reflexivas. A análise, qualitativa de cunho interpretativista (BASTOS; SANTOS, 2013; DORNYEI, 2007; DENZIN; LINCOLN, 2005, por exemplo), foi realizada junto a professores de um programa de ensino de
inglês para crianças implementado em escolas de uma rede municipal do estado do Rio de Janeiro utilizando análise documental, entrevistas e observação em rede virtual (netnografia). O Programa envolve a implementação de práticas de ensino de inglês para crianças, e embute em sua concepção processos formais para o desenvolvimento docente. Neste contexto, busquei investigar: a) quais e como são propostos os processos para o desenvolvimento do professor; b) como tais processos são percebidos pelos professores em relação às demandas e expectativas para sua atuação em sala de aula; c) a que outros processos os professores recorrem para sua preparação. Com a análise, foi possível verificar que, em contraste com a diversidade de propostas para o desenvolvimento docente no Programa, estava a insatisfação dos professores com as principais práticas, levando-os a buscar alternativas como o diálogo com colegas. Verificada esta insatisfação, investiguei as razões subjacentes e tracei reflexões sobre como tais processos poderiam se tornar mais satisfatórios para uma docência efetiva em sala de aula e na relação com a profissão, em alinhamento com conceituações teórico-práticas de coaching e mentoria.

Palavras-chave: desenvolvimento docente; coaching; mentoria; ensino-aprendizagem de inglês para crianças.

Abstract 

This research focuses on processes of teacher development from the perspective of coaching and mentoring (FLETCHER; MULLEN, 2012; BARKLEY; BIANCO, 2010; PORTNER, 2008, among others), which aim at contributing to teachers’ performance in the classroom and their well-being towards the profession by means of collaborative and reflective practices. The study follows a qualitative perspective with an interpretativist nature (as in BASTOS; SANTOS, 2013; DORNYEI, 2007; DENZIN; LINCOLN, 2005), analyzing teachers involved in an institutional programme teaching English as a foreign language to children, which was implemented in a public school system in the state of Rio de Janeiro, Brazil. Data was generated from official documentation, interviews and observation in a virtual network (also known as netnography). The Programme investigated involves practices of teaching English for young learners and encompasses formal processes for teacher development. In this context of investigation, I studied: a) which are the teacher development processes and how they are characterized; b) how such processes are perceived by the teachers in terms of their demands and expectations for being/performing in the classroom; c) which other professional development processes the teachers resort to. In contrast to the different teacher development proposals offered by the institution, it was possible to verify the insatisfaction of some teachers with such efforts, which, in turn, led them to
look for alternatives such as dialoguing with their peers. Reasons underlying this insatisfaction were investigated to generate reflections on how teacher development processes could be more fruitful towards better teaching-learning experiences in the classroom and in the teachers’ sense of realization in the profession, aligned with the theorectical-practical conceptions of coaching and mentoring. 

Keywords: teacher development; coaching; mentoring; teaching-learning English for children.

 

Bianca Dorothéa Batista

Título: A Expansão inglesa e o livro impresso: A transformação do piloto Nuno da Silva em autor

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Luciana Villas Bôas

Páginas: 115

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a história de publicação da narrativa do piloto português Nuno da Silva assim como as estratégias de apropriação de narrativas ibéricas pelos
editores e impressores ingleses. A tradução e publicação das narrativas dos pilotos portugueses e espanhóis nos livros impressos foi uma forma de romper a soberania dos reis ibéricos sobre as terras do Novo Mundo e promover a presença inglesa no Novo Mundo. Por conclusão, sugerimos que o livro impresso desafiou o monopólio das Coroas ibéricas e transformou os súditos ibéricos em autores de narrativas de viagem. 

Palavras-chave: Nuno da Silva, expansão inglesa, livro impresso, autoria.

Abstract 

This study’s aim is to analyze the history of the publication of the deposition of the Portuguese pilot Nuno da Silva as well as the strategies of appropriation of Iberians’ narratives by the English editors and printers.The translation and publication of Portuguese and Spanish pilots narratives in printed book was a way to break the Iberian kings sovereignty over the lands of the
New World and to promote the English presence in the New World. As a conclusion, we suggest that the printed book challenged the Iberian monarchies monopoly and transformed the Iberian subjects into authors of travel narratives.

Keywords: Nuno da Silva, English expansion, printed book, authorship

 

Fernanda Passos da Trindade Jorge Neres

Título: O Harlem investiga : o romance policial de Rudolph Fisher.

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Christine Nicolaides

Páginas: 112

Resumo

Esta pesquisa de base qualitativa com princípios etnográficos analisa a construção da autonomia de professores de língua inglesa em formação inicial. A autonomia nesse processo está relacionada com o ensino da língua de forma significativa e real (PAIVA; SENA, 2009), além de compreender os indivíduos como seres ativos, reflexivos e responsáveis (OXFORD, 2011). Partindo de expectativas positivas no que diz respeito o desenvolvimento da autonomia nesse contexto específico, este trabalho investigou como os professores em formação inicial trabalham de forma colaborativa, como estimulam seus alunos a se engajarem em sua própria aprendizagem e como parecem conseguir que a aprendizagem da língua seja significativa para os alunos de forma que eles consigam fazer conexões entre o que acontece dentro de sala de  aula e suas vidas fora dos muros escolares. Adicionalmente, nesta pesquisa foram investigadas quais frustrações e dificuldades esses professores em formação inicial enfrentaram ao tentarem implementar uma aprendizagem autônoma e como eles lidam com os
objetivos e metas do PIBID. A análise dos dados parece indicar que esse contexto é favorável ao desenvolvimento de indivíduos ativos, reflexivos e responsáveis que se engajam no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. 

Palavras-chave: autonomia; professores em formação inicial; PIBID.

Abstract 

This qualitative based research, with ethnographic principles, analyses the construction of English teacher’s autonomy in initial education. The autonomy in this process is related to the
language teaching in a meaningful and real manner (PAIVA; SENA, 2009), in addition to comprising the individuals as active, reflexive and responsible beings (OXFORD, 2011). Starting with positive expectations concerning the autonomy development in this specific context, this work looked into how teachers, in initial education, work in a collaborative manner, how they stimulate their students to engage in their own learning process, and how they seem to make the language learning be significant to the students in a way that they can make connections between what happens in the classroom and their lives outside the classroom walls. Additionally, in this research it was investigated which frustrations and difficulties these teachers, in initial education, faced as they tried to implement an autonomous learning, and how they dealt with PIBID’s objectives and goals. The data analysis seems to indicate that this context is favorable to development of active, reflexive, and responsible individuals that engage in the teaching-learning process of the English language.

Keywords: autonomy; teacher in initial education; PIBID.

 

Laura Mendes Pires

Título: Discursos sobre amor e gênero em performances narrativas de uma leitora da saga Crepúsculo

Orientador(a):  Prof. Dr. Luiz Paulo da Moita Lopes

Páginas: 169

Resumo

A presente pesquisa objetiva investigar como amor e gênero em relações amorosas são construídos discursivamente nas performances narrativas de uma leitora adulta da série de livros best-seller Crepúsculo. O estudo justifica-se dado que a série, voltada para o público feminino adolescente, teve também grande aceitação por parte de mulheres adultas que, ao mesmo tempo em que se identificam com ideais feministas, parecem desejar o mesmo tipo de “príncipe encantado” romântico por quem a protagonista dos livros se apaixona. Como pressupostos teóricos, me baseio em uma noção de linguagem como performativa (PENNYCOOK, 2007), capaz de produzir sentidos sobre o que pretende descrever, e o gênero e a sexualidade como construídos nessas performances (BUTLER, [1990] 2003), adotando uma abordagem queer das performances identitárias (BUTLER, 2002; SULLIVAN, 2003). Sobre o amor e as relações amorosas, considero as teorizações de Giddens (1993) e Bauman (2006) e propostas mais recentes sobre o tema de Lins (2012), entendendo que a forma como indivíduos experienciam o amor e as relações afetivas não é natural nem universal (FREIRE COSTA, 1998), mas responsiva ao contexto cultural em questão (REZENDE e COELHO, 2010). Os dados do estudo de caso (YIN, 2001) foram gerados em eventos de letramento (BARTON e HAMILTON, 1998; BLOOME, 1983; HEATH, 1993) realizados por meio de entrevistas semiestruturadas com uma mulher que se encaixa no perfil mencionado. A análise foi baseada nas performances narrativas geradas nesses eventos, entendendo que as narrativas são também produtoras de sentidos e identidades (BAUMAN, 1986; THORNBORROW e COATES, 2005; MOITA LOPES, 2009b; mímeo). Como instrumental analítico, utilizo as pistas indexicais (WORTHAM, 2001) para identificar posicionamentos em narrativas e a noção de entextualização de discursos (BLOMMAERT, 2009; 2010; BLOMMAERT e RAMPTON, 2011). Os resultados apontam mobilização de diferentes discursos relacionados a amor e gênero em relações amorosas em convivência e em competição, com maior inclinação para o amor romântico. As implicações desses discursos nas relações afetivas na contemporaneidade são discutidas levando em conta as entextualizações e posicionamentos da participante nesse estudo de caso.

Palavras-chave: amor romântico; amor confluente; gênero e sexualidade como performances; performances narrativas; letramentos

Abstract 

The aim of this research is to examine how love and gender in romantic relationships are constructed through discourse in the narrative performances of a female adult reader of the best-selling Twilight book series. This study is justified by the fact that, even though the books were originally designed for female teenage readers, the series was widely accepted by a female adult audience that relates to feminist ideals and, at the same time, seems to wish for a romantic “prince charming”, such as the one with whom the female protagonist falls in love. The theoretical foundations for this study are the notion of language as performative (PENNYCOOK, 2007), capable of producing meaning over what it intends to describe, and the notion of gender and sexuality as constructed in these performances (BUTLER, [1990] 2003), adopting a queer approach for the identity performances (BUTLER, 2002; SULLIVAN, 2003). Concerning love and romantic relationships, I take into consideration the theorizations of Giddens (1993) and Bauman (2006), as well as more recent propositions on the theme by Lins(2012), considering that the way individuals experience love and romantic relationships is neither natural nor universal (FREIRE COSTA, 1998), but responsive to the referred cultural context (REZENDE & COELHO, 2010). The data from the case study (YIN, 2001) were generated in literacy events (BARTON & HAMILTON, 1998; BLOOME, 1983; HEATH, 1993) conducted by means of semistructured interviews with a woman that fits the aforementioned profile. The analysis was based on the narrative performances that occurred in those events, considering that the narratives also produce meaning and identities (BAUMAN, 1986; THORNBORROW & COATES, 2005; MOITA LOPES, 2009b; mimeo). Indexical cues are used as analytical intruments in order to identify positionings in narratives. The notion of discourse entextualization (BLOMMAERT, 2009; 2010; BLOMMAERT & RAMPTON, 2011) is also used. The results indicate mobilization of different discourses that coexist and compete; discourses that concern love and gender in romantic relationships and that reveal a greater tendency towards romantic love. The implications of those discourses in contemporary romantic relationships are discussed, taking into account the entextualizations and positionings of the participant in the case study.

Keywords: romantic love; confluent love; gender and sexuality as performances; narrative performances; literacy

 

Lilia Aparecida Costa Gonçalves

Título: Monitoria no curso de Letras: Práticas mediadas pelas novas tecnologias 

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Kátia Cristina do Amaral Tavares

Páginas: 164

Resumo

Nesta dissertação, foi desenvolvido um estudo de caso de natureza etnográfica no contexto da monitoria de duas disciplinas de um curso de graduação em Letras em que são incorporadas práticas mediadas pelas tecnologias digitais com o uso de um ambiente on-line criado na plataforma Moodle do Projeto Letras 2.0/UFRJ, desenvolvido pelo núcleo de pesquisas em  Linguagem, Educação e Tecnologia da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LingNet/UFRJ), no qual se insere esta dissertação. Busca-se investigar como se dá o processo de formação inicial de professores para uso das tecnologias digitais no contexto da referida monitoria. Busca-se também identificar quais as contribuições do uso de um
componente digital nas atividades de monitoria para a formação dos futuros professores. A pesquisa é norteada por uma fundamentação sobre formação de professores para uso das tecnologias digitais (BELLONI, 1999; GERALDINI, 2003; MILL, 2010; PAIVA, 2013; SILVA, 2010; TAVARES, 2007; VALENTE, 1999, entre outros), formação dos professores como profissionais reflexivos (CELANI, 2010; GOMEZ, 1992, SCHÖN, 1987, 1992, entre outros), letramento digital (BUZATO; 2006, FREITAS, 2010B, entre outros) e prática colaborativa (MAGALHÃES, 1998,
entre outros). Os dados foram gerados através de instrumentos etnográficos, como observação e registro em áudio de reuniões, entrevistas, diário de pesquisa e documentos, e analisados qualitativamente. Os resultados da investigação realizada revelam que a participação na monitoria possibilitou a apropriação de recursos tecnológicos pelas monitoras ao articular um conjunto de ações que favorecem a construção de conhecimentos tecnológicos e pedagógicos de forma crítica e reflexiva.

Palavras-chave: formação do professor, tecnologias digitais, monitoria, ensino de línguas, ensino superior.

Abstract 

In this dissertation, a case study of ethnographic nature was conducted in the context of teaching monitoring with two groups of an undergraduate program in Languages that incorporate teaching practices mediated by digital technologies with the use of an online environment built on the Moodle platform in Letras 2.0/UFRJ. This project is developed by the research group in Language, Education and Technology at School of Languages and Literature of the Federal University of Rio de Janeiro (LingNet/UFRJ), in which this dissertation is inserted. It aims investigates pre-service teacher education for the use of digital technologies in the context of this monitoring. It also aims to identify the contributions of using a digital component in monitoring
activities for the education of these future teachers. The research is based on teacher education for the use of digital technologies (BELLONI, 1999; GERALDINI, 2003; MILL, 2010; PAIVA, 2013; SILVA, 2010; TAVARES, 2007; VALENTE, 1999; etc.), teacher education as reflexive professionals (CELANI, 2010; GOMEZ, 1992, SCHÖN, 1987, 1992, etc.), digital literacy (BUZATO; 2006, FREITAS, 2010B, etc.) and collaborative practice (MAGALHÃES, 1998, etc.). The data were generated by means of ethnographic instruments such as observation and audio register of meetings and interviews, research diary and documents, and analyzed qualitatively. The results show that the participation in monitoring enabled the appropriation of technological resources as the monitors articulated a set of actions that favor the construction of technological and pedagogical knowledge in a critical and reflexive manner.

Keywords: teacher education, digital technologies, monitoring, language teaching, higher education.

 

Luiz Cláudio da Silva Souza

Título: A construção do ethos dos tradutores e intérpretes de língua brasileira de sinais e português: concepções sobre a profissão.

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Angela Maria da Silva Corrêa

Páginas: 163

Resumo

Esta pesquisa propõe analisar a construção do ethos dos tradutores e intérpretes de língua de sinais e português (TILSP) por meio dos imaginários sociodiscursivos que circulam acerca deste profissional. Com este objetivo, recorre-se a noção de ethos articulada por autores como (Charaudeau, 2010; Amossy, 2013; e Maingueneau, 2013). Para esses autores a construção do ethos passa por dois momentos distintos: anterior ao ato de linguagem e durante a enunciação do Locutor. Assim sendo, nosso ponto de partida consiste, por um lado, em problematizar os documentos que são responsáveis por certos modos de ver os profissionais TILSP e, por outro, nos próprios dizeres que esses sujeitos produzem a respeito de si mesmos e sobre a profissão. Desse modo, promoveu-se uma complementaridade entre a análise documental e as entrevistas norteada por (DAHER, 2004; PIMENTEL, 2001; MANN & STEWART, 2000, entre
outros). A análise dos documentos reguladores da profissão e das entrevistas aponta para uma fragmentação do ethos dos profissionais investigados.

Palavras-chave: Ethos, LIBRAS, imaginário sócio discursivo, legitimidade, tradução e interpretação.

Abstract 

This research aims at reviewing the construction of the ethos of translators/interpreters of sign language and Portuguese (TILSP) through social discursive imaginaries which are spread about such professional. With this purpose in mind, we resort to the notions of ethos that are articulated by authors such as Charaudeau, Amossy and Maingueneau (CHARAUDEAU, 2010; AMOSSY, 2013; e MAINGUENEAU, 2013). For them, the construction of the ethos is carried out in two different moments: previously to the act of language and during the enunciation by the Speaker. Therefore, our starting point consists, on the one hand, in discussing the purport of the documents which are liable for certain ways of considering the TILSP professionals and, on the other, analyzing the very words produced by those subjects when they talk about themselves and their profession. Thus, it has been promoted a complementary approach between document
analysis and interviews based on Daher, Pimentel and Mann & Stewart (DAHER, 2004; PIMENTEL, 2001; MANN & STEWART, 2000), among others. The review of the documents regulating the profession and the interviews made points to the fragmentation of the ethos of the professionals in question.

Keywords: Ethos, Brazilian Sign Language, social discursive imaginary, legitimacy, translation and interpreting.

 

Márcia Cristina de Oliveira Santos

Título: Maria Graham e a dupla documentação do feminino no Brasil de 1821 a 1823. Uma abordagem discursivo-crítica.

Orientador(a):  Prof. Dr. Luiz Barros Montez

Páginas: 99

Resumo

A literatura de viagem sobre o Brasil escrita na primeira metade do século XIX apresenta uma nítida relação de assimetria entre os que narram e os que são narrados. A maior parte dos livros de viagem do período foi escrita por homens e pouco aludiam a assuntos relacionados à presença feminina. Excetuando-se as correspondências privadas e públicas, são relativamente poucos os documentos produzidos por mulheres que nos servem hoje como registros historiográficos. Tais aspectos tornam valioso o diário de viagem escrito por Maria Graham, e mais particularmente ainda por este ser um texto de autoria feminina em que são figuradas outras mulheres. Com base nesta peculiaridade, esta pesquisa recorta para fins de análise passagens textuais em que Graham constrói discursivamente o seu próprio gênero. Nela, interessam mais especificamente as situações em que ocorre o que Miriam Lifschiz Moreira Leite (1997) denomina “dupla documentação”, isto é, excertos nos quais a narrativa de si mesma é contrastada com a narrativa do outro no Brasil, ou seja, a partir de uma perspectiva dicotômica entre o “eu” e o “outro”, o “certo” e o “desviante”. A dissertação defende o ponto de vista de que a análise linguística das instâncias de dupla documentação torna mais claro o entendimento do
quanto o discurso de Maria Graham sobre outras mulheres no Brasil consubstancia um discurso sobre si mesma. Para tanto, utilizo o arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso Crítica (ADC) de Norman Fairclough (2001 e 2003), porque a abordagem textualmente orientada por este mobilizada traz novas perspectivas de interpretação sobre o gênero “relato de viagem”. Com isso, novos elementos são evidenciados e novas relações são estabelecidas entre o texto examinado e seu contexto histórico, o que resulta em avanços nos estudos historiográficos acerca da personalidade e do período investigados.

Palavras-chave: 1. Relatos de viagem. 2. Maria Graham. 3. Análise do Discurso Crítica. 4. Dupla documentação do feminino. 5. Brasil Oitocentista.

Abstract 

The travel literature written about Brazil in the first half of the 19th century presents a clear-cut relationship of asymmetry between the ones who narrate and the ones being narrated. Most of those travel accounts were written by men who scarcely referred to women. In fact, with the exception of private and public letters, historiography relies on relatively few documents produced by women. Those aspects underscore the value of Maria Graham’s travelogue since it is a document written by a woman that alludes to other women. Due to such peculiarity, this research analyzes excerpts in which Graham discursively builds her own gender, especially those that exemplify what Miriam Lifchitz Moreira Leite (1997) names as “double documentation”. In other words, the focus is on extracts in which her narrative of herself is contrasted with her narrative of other women in Brazil, i. e. passages in which she shows a dichotomous perspective between the “self” and the “other”, the “norm” and the “deviation”. This dissertation defends that a linguistic analysis of instances of double documentation elucidates how the traveler’s discourse about other women turns into an account of her own self. In order to do that, I make use of Norman Fairclough’s (2001 & 2003) Critical Discourse Analysis theoretical and methodological framework, as I believe that the textually-oriented approach delineated by him brings in new interpretative perspectives to the travel writing genre. Thus, new elements are highlighted and new relationships are established between the analyzed text and its historical context, thereby advancing historiographical studies concerning Maria Graham and her time.

Keywords: 1. Travel writing. 2. Maria Graham. 3. Critical Discourse Analysis. 4. Double documentation of the feminine. 5. Nineteenth-century Brazil

 

DISERTACIONES DEFENDIDAS EN 2013

Total de disertaciones defendidas: 8

Márcia Cristina de Oliveira Santos
Título: Práticas de leramento queer na sala de I/LA: discursos e performances identitárias em fricção Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Branca Falabella Fabrício. Páginas: 99 Resumo Esta dissertação tem os seguintes objetivos: a) analisar os efeitos da implementação de procedimentos de letramento queer em minha sala de aula de inglês como língua estrangeira; b) investigar as performances identitárias encenadas por mim e meus/minhas alunos/as durante a implementação desses procedimentos. Os dados apresentados foram gerados por meio de procedimentos etnográficos no ano de 2011, em uma turma de 9o ano de uma escola municipal localizada em uma cidade do estado do Rio de Janeiro. O estudo, que se alinha ao paradigma qualitativo-interpretativista de pesquisa, é norteado por uma visão queer de educação, linguagem, identidade e letramento. Os dados, abordados de acordo com a microanálise sociolinguística, mostram que não houve redescrição total de significados, mas apenas momentos fugazes e sutis de desestabilização e/ou renegociação de sentidos. No entanto, podemos dizer que esses micromovimentos podem constituir passos potenciais para agência e mudança. Abstract  The purpose of this MA thesis is two-fold: a) to discuss some of the effects of the implementation of queer literacy procedures in my English as a foreign language class; and b) to investigate identity performances enacted by participants during the implementation of such procedures. The data presented here were generated through ethnographic procedures in 2011, in a 9th grade class of a public school situated in a city in the state of Rio de Janeiro. This investigation, following a qualitative-interpretative research orientation, draws on a queer perspective on education, language, identity and literacy. The data, approached according to sociolinguistic microanalysis, do not indicate that total redescription was going on in the class mentioned, but only fleeting and subtle moments of meaning destabilization and/or renegotiation. However, it is argued that these movements constitute significant steps towards agency and change.    
Anamaria Pantoja Massunaga

Título: Construções discursivas situadas sobre práticas sociais de fãs em ambientes virtuais.

Orientador(a):  Prof. Dr. Luiz Paulo da Moita Lopes

Páginas: 99

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar as práticas de fãs de uma perspectiva situada, motivada pela minha própria experiência de fã. Busco, através da análise dos posicionamentos interacionais construídos na entrevista com as três fãs-participantes, investigar como elas entendem e se relacionam com suas práticas, focando na construção
discursiva do universo de fãs, as formas de participação possíveis, as identidades construídas dentro e fora dos ambientes online e as relações entre as práticas de fã e a vida cotidiana.
Utilizo como fundamentação teórica o conceito de letramentos digitais, que implicam uma nova relação com os artefatos tecnológicos (em especial a internet) e os tipos de interações e
relacionamentos que esses possibilitam. Discuto também alguns aspectos teóricos sobre fãs, principalmente no que diz respeito à chamada cultura de participação, a prática de escrever/ler
fanfictions (histórias criadas para um universo ficcional já existente), e como essas questoes estão inseridas no contexto dos letramentos digitais na contemporaneidade. Este é um estudo
qualitativo interpretativista com dados gerados através de entrevistas com as participantes, além de observações acerca dos ambientes online nos quais as fãs circulam. A análise dos
dados constrói um entendimento das práticas de fãs como diversificadas, com possibilidades de participação, colaboração e conflito entre as fãs. As formas de participação também são
diversas, e são influenciadas por fatores “externos”, como a disponibilidade de tempo. Assim, há diferentes relações entre as atividades de fã e a vida cotidiana das participantes, incluindo
impactos positivos na esfera profissional.

Palavras-chave: fandom, fanfiction, letramento digital, comunidades online

Abstract 

The objective of this study is to investigate fan practices from a situated perspective, motivated by my own fan experience. Through the analysis of the interactional positionings 
constructed in the interview with the three participants, I aim at investigating how they understand and relate to their practices, focusing on the discoursive construction of the fan
universe, the types of participation available, the identities constructed on and offline and the relationship between fan practices and daily life. I use as theoretical foundation the concept of
digital literacies, which means a new relationship with the current technological artifacts (particularly the internet) and the types of interaction and relationships made possible by them. I also discuss some theories about fan practices, particularly as it pertains to participatory culture, fanfiction (stories written for a pre-existing fictional universe), and how these are inserted in the contemporary digital literacies context. This is a qualitative interpretatist study with data generated through interviews with the participants as well as observations about the online spaces fans use. The analysis presented constructs an understanding of fan practices as very diverse, with possibilities of participation, collaboration and conflict between fans. The forms of participation are also diverse, and influenced by “outside” factors such as available time. Thus, there are different relationships between fan activities and the participants’ daily lives, including positive impacts on their professional lives.

Keywords: fandom, fanfiction, digital literacies, online communities

 

Bianca Jussara Borges Clemente

Título: O uso do fanfiction nas aulas de produção textual no ensino médio 

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Cristina Jasbinschek Haguenauer

Páginas: 99

Resumo

A introdução de novos meios de comunicação, dinâmica e em constante transformação, revelou a grande demora e dificuldade que as escolas têm de atualizar-se e manter o ritmo com a modernidade. Nesta base, o presente trabalho discute algumas mudanças que a Internet promoveu ao vincular a leitura e a escrita em gêneros digitais, esses poderiam ser usados para o
ensino da leitura crítica e produção de texto mais contextualizado. Para este fim, enfatizamos a importância de desenvolver uma literatura digital que permita aos alunos e professores o uso de ferramentas midiáticas de modo a possibilitar uma leitura-escrita interativa, bem como ferramentas para exploratórias que incentivem o desenvolvimento e expansão da competência
discursiva. A presente dissertação faz parte da linha de pesquisa Interação e Discurso, o recorte de pesquisa foi entender como os letramentos digitais podem contribuir para as aulas de produção textual em língua materna. Fundamentada por teóricos das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) como MARCUSCHI & XAVIER (2004), DIAS (2000), LANDOW (1992), LÉVY (1999), entre outros, analisei as percepções dos alunos de língua materna ao produzirem seus próprios caminhos de leitura e escrita digital de acordo com a categoria de interesse propostas na tela do computador e mediado pelo gênero digital fanfiction. As narrativas digitais (MURRAY, 2003), o nativo digital SANTAELLA (2004) e as perspectivas da
cultura participatória de JENKIS (2009).

Palavras-chave: letramentos digitais, educação, gêneros digitais, fanfictions.

Abstract 

The introduction of new media, dynamics and in constant transformation, revealed the great delay and difficulty that schools have to upgrade themselves and keep pace with modernity. On this basis, this paper discusses some changes that the Internet brought to link reading and writing and how digital genres could be used for teaching critical reading and production of text more contextualized. To this end, we emphasize the importance of developing a digital literacy that enables students and teachers in the use of media tools so that they can be an interactive reading-writing, as well as a tool for exploratory attitude that encourages development and expansion of the discursive competence of students. This dissertation is part of the research in Speech Interaction, the aim of this research was to understand how digital literacies can contribute to lessons writing in their first language. Grounded by theorists of the New Technologies of Information and Communication (NTIC) such as Marcuschi & XAVIER (2004), DAYS (2000), Landow (1992), Lévy (1999), among others, analyzed the students’ perceptions of their first language to producing reading and writing digitals texts themselves according to categories of interest proposals on the computer and mediated by the gender digital fanfiction. Digital storytelling Murray, (2003), native reader Santaella (2004) and the perspectives about the participatory culture Jenkins (2009).

Keywords: digital literacies, education, digital genres, fanfictions.

 

Bruna Scheiner Gomes Pimenta

Título: Reconstrução da prática pedagógica em uma disciplina semipresencial: uma pesquisa-ação à luz da Teoria da Atividade

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Kátia Cristina do Amaral Tavares.

Páginas: 153

Resumo

A presente dissertação de mestrado é uma pesquisa-ação dentro do paradigma crítico que investigou o desenvolvimento de uma disciplina semipresencial de Inglês Instrumental à luz da Teoria da Atividade. Este estudo tem por objetivo, portanto, identificar conflitos que possam representar oportunidades de mudança e reconstrução na prática pedagógica da professora-pesquisadora e avaliar o que foi feito diante de tais oportunidades. Para iluminar a discussão dos dados gerados, o arcabouço teórico desta pesquisa está organizado com base em uma literatura sobre educação a distância e Teoria da Atividade. Como embasamento teórico para a discussão de educação a distância, deu-se destaque para EaD on-line (BELLONI, 2001; MEDEIROS & AMARAL, 2011; entre outros), EaD semipresencial (DRISCCOLL, 2002; BORGES, 2005, entre outros); novos papéis do professor e do aluno (PRADO & VALENTE, 2002; SANTOS & SILVA, 2009, entre outros); reflexão crítica (SCHÖN, 1995; LIBERALI, 2008, entre outros); ambientes virtuais de aprendizagem (FILATRO, 2008; FRANCO, 2009) e design instrucional (FILATRO, 2008). Com relação à Teoria da Atividade, buscou-se construir um panorama histórico apresentando as contribuições de Vygotsky e Marx para a Teoria da Atividade (RUSSEL, 2002; TAVARES, 2004), exemplificando as três gerações da Teoria da Atividade e abordando os conceitos de contradição e conflito para a literatura nessa área (ENGESTRÖM,1999; LIBERALLI, 2006). Foram utilizados diferentes instrumentos de pesquisa, tais como: questionários, diários de pesquisa e registros de mensagens. Os resultados evidenciam a potencialidade de conflitos para a reconstrução da prática pedagógica e a importância da investigação e reflexão sobre o fazer docente para a transformação de paradigmas educacionais.

Palavras-chave: educação a distância, modalidade semipresencial, Teoria da Atividade, conflitos, prática pedagógica

Abstract 

The present master’s dissertation is an action research belonging to the critical paradigm that investigated the development of an English for specific purposes course based on the blended learning approach in light of activity theory. Therefore, this study aims at identifying conflicts that may represent opportunities for change and reconstruction of the researcher’s pedagogical practice. It is also intended to evaluate the actions towards the conflicts. To enlighten the discussion of the data gathered, the framework of this research is organized based on a comprehensive literature on distance education and activity theory. As theoretical basis for the discussion of distance education, emphasis was given on online distance education (BELLONI, 2001; MEDEIROS & AMARAL, 2011; among others), blended learning approach (DRISCCOLL, 2002; BORGES, 2005, among others); new teacher’s and student’s roles (PRADO & VALENTE, 2002;
SANTOS & SILVA, 2009; among others); critical reflection (SCHÖN, 1995; LIBERALI, 2008); virtual learning environments (FILATRO. 2008; FRANCO, 2009) and instructional design (FILATRO, 2008). In relation to activity theory, a historical background was built showing Vygotsky and Marx’s importance to activity theory (RUSSEL, 2002; TAVARES, 2004), exemplifying the three generations of activity theory and approaching the concepts of contradiction and conflict to the literature in this area (ENGESTRÖM, 1999; LIBERALLI, 2006). Different instruments were used to gather data such as questionnaires, research diary and online messages log. The data findings indicate the potentiality of conflicts to reconstruct the pedagogical practice and the importance of investigation and reflection about teacher’s actions to transform educational paradigms.

Keywords: distance education, blended learning approach, activity theory, conflicts,
pedagogical practice

 

Luciana Nunes Viter

Título: Interação e engajamento em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Kátia Cristina do Amaral Tavares.

Páginas: 158

Resumo

Esta pesquisa pretende investigar diferentes tipos de interação (aluno-aluno, aluno-professor e aluno-conteúdo) em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de um curso semipresencial, assim como o engajamento dos alunos nessas interações sob o ponto de vista dos participantes. As perguntas de pesquisa são: (1) Os participantes (alunos, professor e monitor) consideram que os diferentes tipos de interação (aluno-aluno, aluno-professor e aluno-conteúdo) proporcionados pelo ambiente virtual de aprendizagem do curso semipresencial investigado foram
suficientes e adequados ao curso? Por quê? (2) Na perspectiva dos participantes, quais fatores e aspectos dificultaram e quais favoreceram o engajamento dos alunos nas interações propostas no ambiente virtual de aprendizagem desse curso semipresencial? A fundamentação teórica compreende estudos sobre ambientes virtuais de aprendizagem (GARRISON; VAUGHAN, 2011; LÉVY, 1999; KENSKI, 2008; MCINTOSH, 2012, entre outros), interação na educação a distância (ANDERSON, 1998, 2003; MOORE, 1989; BELLONI, 2002, 2008, entre outros) e
engajamento em contextos educacionais (PARSONS; TAYLOR, 2011; APPLETON; CHRISTENSON; FURLONG, 2008; CLAXTON, 2007, entre outros). Foi desenvolvido um estudo de caso de natureza etnográfica no contexto de uma disciplina de graduação destinada ao ensino de inglês para fins específicos. Os dados foram gerados por fóruns de discussão on-line, questionário, entrevistas e por um grupo focal on-line. Os resultados identificam fatores relevantes envolvidos nas interações examinadas e apontam implicações e contradições significativas entre as
percepções e ações dos participantes.

Palavras-chave: interação, engajamento, educação a distância, ensino semipresencial, ambientes virtuais de aprendizagem.

Abstract 

This research intends to investigate different kinds of interaction (student-student, student-teacher and student-content) in a virtual learning environment (VLE) of a blended learning course, as well as the student’s engagement on these interactions from the participant’s point of view. The research questions are: 1) Do the participants (students, teacher and monitor) consider that the different kinds of interaction (student-student, student-teacher and student-content) provided by the virtual learning environment of the investigated blended learning course were sufficient and adequate to the course? Why? 2) From the participant’s perspectives, which factors and aspects hampered and which favored the students’ engagement in the interactions proposed in the virtual learning environment of this blended learning course? The theoretical foundation comprehends studies about virtual learning environments (GARRISON; VAUGHAN, 2011; LÉVY, 1999; KENSKI, 2008; MCINTOSH, 2012, among others), interaction in distance education (ANDERSON, 1998, 2003; MOORE, 1989; BELLONI, 2002, 2008, among others) and engagement in educational contexts (PARSONS; TAYLOR, 2011; APPLETON; CHRISTENSON; FURLONG, 2008; CLAXTON, 2007, among others). A case study of ethnographic nature was developed in the context of a graduation discipline destined to English for specific purposes teaching. Data were generated by online discussion forums, questionnaire, interviews and by an online focus group. The results identify relevant factors involved in the investigated interactions and show significant implications and contradictions between the participants’ perceptions and actions. 

Keywords: interaction, engagement, online education, blended learning, virtual learning environments.

 

Nathália Nicácio Ganzer

Título: Interação e engajamento em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso

Orientador(a):  Prof. Dr. Luiz Barros Montez

Páginas: 109

Resumo

O objetivo deste trabalho é fazer o levantamento de diversas narrativas de cunho historiográfico sobre o papel da arquiduquesa Leopoldina no Brasil, com destaque para a proclamação da Independência em 1822, e compará-las, com vistas à investigação das construções discursivas daquela personagem em termos dos diferentes projetos historiográficos de fixação de uma «identidade nacional brasileira», levados a cabo desde sua morte (1826) até os dias de hoje. O objeto da pesquisa é tornar claro os recursos discursivos e as motivações ideológicas subjacentes a estes, ao longo de diferentes períodos cronológicos percorridos pela historiografia brasileira desde então. Para tanto, será realizada a análise dos textos, das práticas discursivas e das práticas sociais engendradas por cada um desses períodos, aos quais daremos um contorno concreto, estabelecendo uma tipologia. As diferentes construções da personagem Leopoldina serão examinadas à luz da memória como um campo de luta político, no qual os embates discursivos e, consequentemente, ideológicos travados atravessaram e construíram a nossa ideia de nação e de identidade coletiva.

Palavras-chave: 1. Imperatriz Leopoldina. 2. Discursos da história. 3. Construções discursivas identitárias. 4. Análise de discurso. 5. História e linguagem.

Abstract 

The objective of this study is to survey various historiographical narratives on the role of the Archduchess Leopoldina in Brazil, with emphasis on her relevance in the proclamation
of independence in 1822. The aim is to compare those narratives to the discursive constructions of that character in terms of different historiographical projects to setting a «Brazilian national identity», which have been carried out from her death, in 1826, until the present day. The research intends to highlight the discursive resources and the ideological motivations underlying these discursive constructions along different chronological periods in Brazilian historiography. Therefore, there will be an analysis of the texts, and of the discursive and social practices engendered by each of these periods, which will receive a sound outline and a typology. Different constructions of the character of Empress Leopoldina will be examined in the light of the concept of collective memory as a field of political struggle, in which discursive and ideological battles are fought, and which have contributed to the creation of our idea of nation and of collective identity.

Keywords: 1. Empress Leopoldina. 2. Discourses in history. 3. Discursive constructions of identity. 4. Discourse analysis. 5. History and language.

 

Renata Cristina de Azevedo Borges Peres

Título: Uso da plataforma Moodle em uma disciplina de graduação em Letras: Percepções de alunos e professora sobre a modalidade semipresencial

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Kátia Cristina do Amaral Tavares.

Páginas: 162

Resumo

Considerando a nova configuração da sala de aula com o advento das novas tecnologias da informação e comunicação e sua influência na formação docente, a presente pesquisa teve como objetivo investigar as perspectivas de professora e alunos acerca da modalidade semipresencial, assim como descrever como compreendem a relação entre os componentes presencial e on-line de uma disciplina. Foi desenvolvido um estudo de caso de cunho etnográfico no contexto de uma disciplina de Inglês Instrumental participante do projeto Letras 2.0 que é desenvolvido pelo núcleo de pesquisas LingNet na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tal investigação foi embasada em pressupostos teóricos sobre educação semipresencial (DEWAR & WHITTINGTON, 2004; MORAN, 2005; TORI, 2002 entre outros), ambientes virtuais de aprendizagem (BERKING & GALLAGHER, 2013; BEHAR, 2006; entre outros) e
plataforma Moodle (DOUGIAMAS, 2000; entre outros). Os dados foram gerados através de instrumentos etnográficos como, notas de campo, portfólios de alunos e entrevistas. Os resultados revelam a necessidade de ajustar a quantidade de atividades e carga horária na modalidade semipresencial para evitar a sobrecarga e sugerem que professora e alunos identificam uma possível relação de complementaridade entre os dois ambientes, embora apresentem diferentes perspectivas desse conceito. 

Palavras-chave: educação a distância, educação semipresencial, modalidade semipresencial, ambientes virtuais de aprendizagem.

Abstract 

Considering the classroom new setting brought by the new information and communication technologies and its influence on teaching instruction, the present research aimed at investigating the perspectives of teacher and students on the blended learning approach as well as describing how they understand the relationship between the face-to-face classroom and the online component of a graduation course. A case study of ethnographic nature was developed in the context of a graduation course of English for specific purposes enrolled in Letras 2.0 project which is developed by LingNet research group at School of Languages and Literatures at the Federal University of Rio de Janeiro. This investigation has been grounded on theoretical
foundations about blended education (DEWAR E WHITTINGTON, 2004; MORAN, 2005; TORI, 2002 among others), virtual learning environments (BERKING & GALLAGHER, 2013; BEHAR, 2006; among others) and Moodle platform (DOUGIAMAS, 2000; among others). Data were generated through ethnographic tools, such as field notes, students’ portfolios and interviews. The results show the need of adjusting the amount of activities and workload in blended learning approach in order to avoid work overload and suggest that teacher and students identify a possible
complementarity relationship between the two environments, although they present different perspectives about this concept.

Keywords: distance education, blended education, blended learning approach, virtual learning environments.

 

Victor Brandão Schultz

Título: Inglês como construção discursiva: o que pensam os professores em uma comunidade online internacional?

Orientador(a):  Prof. Dr. Luiz Paulo da Moita Lopes

Páginas: 166

Resumo

Este trabalho objetiva analisar como os participantes de uma comunidade online internacional de professores de inglês constrem discursivamente a língua inglesa e seus falantes. Apóia-se
no princípio de que, no mundo contemporâneo, o inglês é usado não apenas como uma língua estrangeira, mas sobretudo como uma língua franca, e que isso tem uma série de implicações
para o ensino do idioma (GRADDOL, 2006; SEIDLHOFER, 2011). A pesquisa é embasada também por uma visão das línguas como invenções modernas (MAKONI e PENNYCOOK, 2007), não como entidades preexistentes a serem descritas pelos linguistas e posteriormente ensinadas aos aprendizes; em vez dessa visão imobilista, veem-se as línguas como conjuntos híbridos e instáveis de recursos semióticos que adquirem sentidos e valores distintos ao atravessarem diferentes ordens de indexicalidade (BLOMMAERT, 2005, 2010, 2011). O estudo, de cunho etnográfico, é orientado pelo paradigma construtivista e pela abordagem qualitativa (GUBA e LINCOLN, 1994; FRAGOSO et al., 2010; MOITA LOPES, 2006; DÖRNYEI, 2007). A análise é empreendida com o auxílio dos construtos teóricos de enquadre, footing e pistas de contextualização (GOFFMAN, 1974, 1979; GUMPERZ, 1992).
O resultados indicam a predominância de visões tradicionais sobre o inglês, estabelecendo-se um elo indexical entre falante nativo, correção linguística e modelo a ser emulado pelos
aprendizes. No entanto, há também alguns movimentos de mudança, aproximando-se principalmente de concepções do inglês como língua franca.

Palavras-chave: inglês como língua franca; ensino de inglês; globalização; letramento digital; comunidades online

Abstract 

This dissertation aims to analyze how the participants of an international online community of English teachers discursively construct the English language and its speakers. It is based on
the assumption that, in the contemporary world, English is used not only as a foreign language but, above all, as a a lingua franca, and that this has a number of implications to the
teaching of this language (GRADDOL, 2006; SEIDLHOFER, 2011). The research is also informed by a view of languages as modern inventions (MAKONI & PENNYCOOK, 2007), not as preexisting entities to be described by linguistis and then taught to learners; instead, languages are viewed as hybrid and unstable sets of semiotic resources, which take on different meanings and values as they cross diverse orders of indexicality (BLOMMAERT, 2005, 2010, 2011). The study, which has an ethnographic nature, is oriented by the constructivist paradigm and by the qualitative research approach (GUBA & LINCOLN, 1994; FRAGOSO et al., 2010; MOITA LOPES, 2006; DÖRNYEI, 2007). The analysis is undertaken by using the constructs of frame, footing, and contextualization cues (GOFFMAN, 1984, 1979; GUMPERZ, 1992). The results show a predominance of traditional views of English, with the establishment of an indexical tie among native speaker, linguistic accuracy, and teaching model. Nevertheless, there are some indications of change, taking us closer to conceptions of English as a lingua franca.

Keywords: English as a lingua franca; English language teaching; globalization; digital literacy; online communities

 

COORDENAÇÃO

Coordenador:
Prof. Dr. Rodrigo Borba
Vice-Coordenadora:
Prof(a).  Dr(a). Branca Falabella Fabrício
Secretária:
Solange Tristão

ATENDIMENTO

segunda à sexta:
09h às 17h

Telefone:
21 3938-9701

E-mail:
laplicada.interdisciplinar@letras.ufrj.br

ENDEREÇO

Programa de Interdisciplinar de Linguística Aplicada  (PIPGLA)
Av. Horácio de Macedo, 2151. Sala F-317
Cidade Universitária — Faculdade de Letras da UFRJ.
CEP 21941-917.
Rio de Janeiro — RJ
LogoOuvidoria2 3 - Disertaciones de 2016 hasta 2013
UFRJmarca 100 portal V3 - Disertaciones de 2016 hasta 2013
logo letras horizontal 50 anos v3 - Disertaciones de 2016 hasta 2013