dissertaCCIONES POR
Cuatrienio 2008 - 2006Total de disertaciones defendidas: 44
DISERTACIONES DEFENDIDAS EN 2008
Total de disertaciones defendidas: 16
- «Ser mãe pode ser chatíssimo»: performances identitárias alternativas na Internet – JULIO CESAR SALLES BOAVENTURA
- A comunidade on-line na formação contínua do professor: um estudo de caso – FLAVIA DA CRUZ MIGUEL
- A Literatura como jogo: por uma curadoria pedagógica da leitura – BRUNO CARDOSO LAGES
- Alteridades em fricção: discurso e identidades na prevenção de DST/AIDS entre travestis – RODRIGO BORBA
- Análise da Tradução para o Inglês das Representações da Figura Feminina em A Mulher sem Pecado e Álbum de Família de Nelson Rodrigues – FLAVIA MARIA FARIAS BAPTISTA DA CUNHA
- Construindo Outras «Experiências de Si» em Práticas de Letramento Computacional na Aula de Inglês como Língua Estrangeira – ANA PAULA LOUREIRO
- Falo o que ‘nego’ quer ouvir: identidades camaleônicas na nova ordem do trabalho – MIRIAM VINISKOFSKE
- Jogos On-line no ensino de inglês para pessoas com necessidades auditivas: uma proposta de recurso didático – ALESSANDRA MITIE SPALLANZANI
- Leitores e Metáforas: uma perspectiva empírica – KELLY PEREIRA DE CARVALHO
- Letramento televisivo na escola: os discursos sobre raça em xeque – LEDA MARIA VIEIRA BOAVENTURA
- O ensino do alemão para o fim específico da leitura: conscientização, estratégias, compreensão – ROBERTA CRISTINA SOL FERNANDES STANKE
- O Leitor-navegador no oceano de informações: a leitura hipertextual em aulas de inglês – SIMONE DA COSTA LIMA
- O Uso de palavras-tabu na construção do personagem fílmico: questões de tradução na produção de legendas – VANIA LUCIA VIANNA CARNEIRO COSTA
- Original ou Adaptado? Estudo empírico sobre a recepção de textos literários – ROBERTA BOECHAT ALBERTINO
- Processos Literários de Socialização e Conscientização: um Estudo Empírico – NATALIA BRAGUEZ DE PAIVA
- Produção de material para ensino de literatura em russo: a co-construção do conhecimento e do sentido – ISABEL CRISTINA ALVES DE CASTRO GUIDAO BRITO
DISERTACIONES DEFENDIDAS EN 2007
Total de disertaciones defendidas: 20
- Letramento & literatura no Ensino Médio noturno: um estudo de caso etnográfico – ALEXANDRE JOSÉ PINTO CADILHE DE ASSIS JÁCOME
- Letramento digital como possibilidade de viver a experiência errante das identidades sociais – PETRILSON ALAN PINHEIRO DA SILVA
- Fóruns de discussão online na formação contínua de professores de línguas: a perspectiva dos participantes – SUELI MIZUBUTI BUSMAYER
- A Contribuição da Internet para a prática pedagógica dos professores de língua inglesa – TELMO CRUZ BORGES
- As estratégias empregadas pelos aprendizes-leitores de uma turma de alemão instrumental– ANA CRISTINA SILVA DOS REIS
- A argumentação como gênero discursivo: reflexões sobre encontros entre educador e educandos(as) executivos(as) – NELIO GEORGINI DA SILVA
- Crenças de graduandos de inglês sobre o ensino e a aprendizagem de pronúncia: atitudes, valores e mitos – ANA PAULA DA SILVA PIRES
- A construção do conhecimento em sala de língua estrangeira no Ensino Fundamental I: Aspectos da relação de poder – CLAUDIA PEREIRA RAMOS
- Episódios desafiantes enfrentados por uma professora de leitura ao preparar-se para mergulhar na interdisciplinaridade – CLAUDIA MARIA VASCONCELOS LOPES
- Contribuições do trabalho em dupla para a construção de conhecimento nas aulas de inglês– DANIELLE MARTINS DE ANDRADE
- A Tradução do humor em The Importance of Being Earnest de Oscar Wilde – GEORGE DE AZEVEDO MADEIRO
- Leitura, dramatização e a sala de aula: um estudo empírico – LEANDRA LUCIANO FERREIRA
- «E viveram felizes para sempre?» versões de contos de fadas, gênero e leitores: uma perspectiva empírica – RAQUEL HAUA ALVES
- Diretor de dublagem e dublador – os co-autores da tradução para dublagem – REGINA HELENA RIBEIRO MENDES
- Aprendizagem de línguas em e-tandem via mensagens instantâneas: um estudo de caso – RENATA MARTINS AMARAL
- Lobato tinha razão: reflexões sobre a questão da literatura infanto-juvenil e seus leitores – TERESA PLENS MANFREDINI
- Step by step: as diferentes visões de leitura na sala de aula de inglês como língua estrangeira – ALINE PROVEDEL DIB
- Educação multicultural e ensino de inglês na escola pública: da teoria à prática, reinventando um ato educativo – LUCIANA MARIA DA SILVA FIGUEIREDO
- Sobre o ato de ler: as estratégias cognitivas e o desenvolvimento da autonomia dos alunos – PATRICIA BORGES DIEGUES FURTADO
- A aplicação de um ambiente virtual de aprendizagem no contexto do nível médio de ensino: a plataforma e-Proinfo em uso – PATRICIA DE SOUZA MARTINS
DISERTACIONES DEFENDIDAS EN 2006
Total de disertaciones defendidas: 8
- Eventos de letramento com uso da Internet no ensino de inglês: uma pesquisa-ação – JÚNIA AGDA CESTARI
- O leitor e o texto multimodal: aspectos afetivos e cognitivos – FABIANA MACEDO FAUSTO
- A construção discursiva da masculinidade em práticas sociais de letramento não-escolar – ANDERSON DA SILVA LOPES
- O ensino reflexivo em uma turma de inglês para fins específicos – PATRÍCIA ELIZABETH PERES MARTINS
- Entre a fantasia e a tradução – SIMONE RIBEIRO MEIRELLES
- Novas tecnologias, novas leituras e a conscientização literária – MILENA PEREIRA MENDES
- O papel dos comentários dos colegas para a reescrita de textos em inglês como LE – DORIS DE ALMEIDA SOARES
- Práticas discursivas midiáticas em aulas de inglês: flexibilizando as fronteiras da identidade social de gênero – ALBA REGINA LOREDO GAMA TAMANINI
COORDENAÇÃO
Coordenador:
Prof. Dr. Rodrigo Borba Vice-Coordenadora:
Prof(a). Dr(a). Branca Falabella Fabrício Secretária:
Solange Tristão
Prof. Dr. Rodrigo Borba Vice-Coordenadora:
Prof(a). Dr(a). Branca Falabella Fabrício Secretária:
Solange Tristão
ATENDIMENTO
segunda à sexta:
09h às 17h
Telefone:
21 3938-9701
ENDEREÇO
Programa de Interdisciplinar de Linguística Aplicada (PIPGLA) Av. Horácio de Macedo, 2151. Sala F-317Cidade Universitária — Faculdade de Letras da UFRJ.
CEP 21941-917.
Rio de Janeiro — RJ


