Divulgação científica

Produção acadêmica
sites

DE DIVULGAÇÃO DO PIPGLA

As pesquisas desenvolvidas no PIPGLA versam sobre diversos fenômenos de relevância atual nos quais a linguagem tem papel central. Docentes e discentes do programa investigam práticas discursivas nas áreas de ensino-aprendizagem e formação de professores/as, material didático, letramentos, tradução, produção-interpretação literária, performances literárias, performances identitárias, produção cultural, mídia jornalística e televisiva, contexto jurídico, contextos digitais e multimidiáticos, comunicação e interação na área da saúde, entre outros. Os resultados dessas pesquisas são divulgados em meios científicos (como periódicos, livros, congressos etc.) e em canais de acesso ao público em geral (blogs, revistas, jornais, programas de TV, lives). Confira aqui algumas produções recentes.

Revista Indisciplina em Linguística Aplicada – RILA
https://revistas.ufrj.br/index.php/rila
A Revista Indisciplina em Linguística Aplicada recebe artigos, ensaios e resenhas que versam sobre as diferentes áreas do conhecimento com o foco na investigação e na compreensão dos processos de uso da(s) linguagem(ns) e na construção de sentido, na compreensão da vida social contemporânea e nas ações linguísticas nela imbricadas. Propõe-se a agregar trabalhos teóricos e empíricos cuja abordagem epistemológica extrapola os limites teóricos e metodológicos de campos de conhecimento específicos a partir de diálogos indisciplinados que possam contribuir para a compreensão da linguagem na sociedade atual.

CONTXT
http://contxt.letras.ufrj.br/
contxt é um blog colaborativo que busca refletir sobre a circulação de textos e discursos na sociedade como também sobre as ideologias neles contidas. Ressalta, assim, a importância desse fluxo na construção da vida social.

OBOS – Nossos corpos por nós mesmas
https://obosbrasil.com/
Blog do projeto de tradução e adaptação do livro Our bodies ourselves. Parceria entre o PIPGLA da UFRJ, o Instituto de Estudos de Linguagem e a Faculdade de Medicina da UNICAMP.

Canal do Coletivo de Estudos de Letramentos Contemporâneos (CELEC) no Youtube
https://www.youtube.com/c/CELeCPesquisas

O Coletivo de Estudos de Letramentos Contemporâneos (CELEC) é um grupo de pesquisa e de intervenção que reúne professoras do ensino superior e da educação básica, estudantes de graduação e da pós-graduação que tem como foco de seus trabalhos fenômenos da vida social relacionados com as diversas formas de escritas contemporâneas.

Longa História
https://longahistoria.com.br/equipe/

Site de crítica cultural.

InfoClássicas
http://www.letras.ufrj.br/proaera/Lista.htm

Newspaper de estudos clássicos

A cidade e as letras

https://acidadeeasletras.com/

A cidade como palco de lutas e de encenação para o progresso nascente tornou-se um lócus privilegiado para o estudo das representações sociais. Neste site, divulgam-se pesquisas que investigam essas questões.

COORDENAÇÃO

Coordenador:
Prof. Dr. Rodrigo Borba
Vice-Coordenadora:
Prof(a).  Dr(a). Branca Falabella Fabrício
Secretária:
Solange Tristão

ATENDIMENTO

segunda à sexta:
09h às 17h

Telefone:
21 3938-9701

E-mail:
laplicada.interdisciplinar@letras.ufrj.br

ENDEREÇO

Programa de Interdisciplinar de Linguística Aplicada  (PIPGLA)
Av. Horácio de Macedo, 2151. Sala F-317
Cidade Universitária — Faculdade de Letras da UFRJ.
CEP 21941-917.
Rio de Janeiro — RJ