representação

Discente

Representa os discentes e os  informa sobre o que acontece nas instâncias da Universidade.  Participam das decisões do Colegiado do PIPGLA  e das comissões de bolsistas, de autoavaliação e de egressos do programa. São eleitos pelos discentes regularmente matriculados e exercem mandato de um ano, podendo reeleger-se.  

v
nossos

Representantes

Professora Adriana Carvalho Lopes

Carlos Henrique Bem Gonçalves

Representante discente

e-mail: carlosbem@letras.ufrj.br

Resumo do currículo

Doutorando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na linha de pesquisa: Discurso e Práticas Sociais. Integra o Núcleo de Estudos em Discurso e Sociedade (NUDES/UFRJ). O Núcleo agrega pesquisas voltadas para como a linguagem atua performativamente na construção da vida social em uma miríade de contextos institucionais (mídia,escola, hospital, família, igreja etc.) e não institucionais (plataformas sociais, grupos culturais da chamada “periferia”, grupos de ativismo político etc). Mestre em Letras: Teoria Literária e Crítica da Cultura, na linha de pesquisa: Discurso de Representação Social pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Estuda Especialização em Docência do Ensino Superior e Antropologia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM/RJ). Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela UFSJ. Tem experiência em pesquisa e extensão com ênfase em grupos subalternizados. Possui interesse em pesquisas interdisciplinares em Linguística Aplicada, Análise do Discurso, Teorias da Comunicação, Teoria Queer, Estudos Culturais, Filosofia e Antropologia Linguística, Estudos sobre Violências, Identidades e Movimentos Sociais. Foi integrante e parecerista no Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos nas Unidades Educacionais da Universidade Federal de São João del-Rei (CEPS-UFSJ) com mandato 2017-2020. 

Professora Adriana Carvalho Lopes

Janaína Coutinho Tavares

Representante discente

e-mail: janaina@letras.ufrj.br

Resumo do currículo

Mestranda no Programa Interdisciplinar em Linguística Aplicada da UFRJ. Pesquisa Letramentos Sociais pelo Coletivo de Estudos de Letramentos Contemporâneos, orientado pela professora Adriana Carvalho Lopes. Graduada em Letras – Espanhol pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Campus Nova Iguaçu (2018). Estagiou como produtora cultural e mediadora na Agência de Redes para Juventude (2014). Participou da Universidade das Quebradas – PACC UFRJ (2014). Participou do PIBID – Espanhol da UFRRJ-IM. 

HEADCOORDENAÇÃO

Coordenador:
Prof. Dr. Rodrigo Borba
Vice-Coordenadora:
Prof(a).  Dr(a). Branca Falabella Fabrício
Secretária:
Solange Tristão

ATENDIMENTO

segunda à sexta:
09h às 17h

Telefone:
21 3938-9701

E-mail:
laplicada.interdisciplinar@letras.ufrj.br

ENDEREÇO

Programa de Interdisciplinar de Linguística Aplicada  (PIPGLA)
Av. Horácio de Macedo, 2151. Sala F-317
Cidade Universitária — Faculdade de Letras da UFRJ.
CEP 21941-917.
Rio de Janeiro — RJ