núcleos de

Pesquisa

ATUALMENTE CONTAMOS COM 11 NÚCLEOS, GRUPOS E COLETIVOS DE PESQUISA.

v
nossos

Núcleos, Grupos e Coletivos de Pesquisa

NET - Núcleo de Estudos da Tradução

Coordenado pela professora Janine Pimentel, o Núcleo de Estudos da Tradução investiga a tradução como produto cultural, social e político de forma interdisciplinar. As pesquisas desenvolvidas incidem, predominantemente, sobre a tradução de textos especializados, o papel dos tradutores nas trocas culturais na contemporaneidade, a formação de tradutores e a didática da tradução, a virada tecnológica da tradução, tradução e ativismo. Abriga atualmente o projeto de pesquisa “Tradução e adaptação brasileira de Our Bodies, Ourselves, um livro sobre sexualidade e saúde da mulher escrito por um coletivo feminista na década de 70 nos EUA” (https://obosbrasil.com/)

Espelho do Grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5598310520909017

NUVYLA - Núcleo de Estudos e Pesquisas da Escola de Vygotsky em Linguística Aplicada

coordenado interinstitucionalmente pelos profs. Adolfo Tanzi Neto (UFRJ) e Christine Nicolaides (UNISINOS), tem por objetivo discutir Linguagens, Culturas e Identidades e suas práticas sociais em contextos superdiversos. Baseados em teorias críticas, cujas bases assentam-se numa perspectiva sócio-histórico-cultural, o grupo focaliza fundamentalmente em pesquisas no campo do desenvolvimento humano, línguas adicionais, autonomia, agência, translinguagem, bilinguismo, processos de ensino-aprendizagem, ativismo social, mobilidade linguística e justiça social.

Facebook: https://www.facebook.com/N%C3%BAcleo-de-Estudos-e-Pesquisas-da-Escola-de-Vygotsky-em-Lingu%C3%ADstica-Aplicada-302379660686653/

 

LIEDH - Linguagem e Discursos da História

Inaugurado em 2007 sob a coordenação do professor Luiz Barros Montez, o LIEDH (Linguagem e Discursos da História) congrega professores e estudantes voltados para a pesquisa do uso da linguagem em contextos historiográficos. Visto por outra perspectiva, ele reúne estudiosos dos problemas de representação da história e da historiografia relacionados com o discurso e a ideologia e consubstanciados na linguagem. O núcleo desenvolve todas as suas atividades em caráter interdisciplinar, conquanto fundado epistemologicamente sobre duas áreas específicas bem determinadas no contexto da comunicação humana e de suas trocas simbólicas: a dos estudos de Língua e Literatura, por um lado, e a dos estudos de Epistemologia e Metodologia da História, por outro lado. Abriga o projeto de pesquisa Construções discursivas do Brasil nos relatos de viajantes europeus entre os séculos XVIII e XIX.

Site: http://www.liedh.letras.ufrj.br/

LingNet - Linguagem, Educação e Tecnologia

Coordenado pela professora Kátia Cristina do Amaral Tavares, o LingNet (Linguagem, Educação e Tecnologia) investiga processos interativos e práticas discursivas em contextos digitais, multimidiáticos, e de ensino e aprendizagem. Abriga o projeto de pesquisa Interação e Discurso em Contextos Digitais e Multimidiáticos.

Site: lingnet.pro.br

NUPEL - Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Línguas

Criado em 2012, o NUPEL (Núcleo de Pesquisa em Ensino de Línguas) congrega os professores Ana Paula Marques Beato-Canato, Christine Nicolaides, Paula Szundy, Rogério Tilio e seus respectivos orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado, que desenvolvem pesquisas na área de ensino-aprendizagem de línguas e formação de professores a partir de diálogos transdisciplinares com concepções de letramento, gêneros de discurso/texto, autonomia, novas tecnologias, análise e elaboração de materiais didáticos.

Site: nupel.letras.ufrj.br

NUDES - Núcleo de Pesquisa em Discursos e Sociedade

O NUDES (Núcleo de Estudos em Discursos e Sociedade) tem perfil transdisciplinar, agregando pesquisas voltadas para como a linguagem atua performativamente na construção da vida social em uma miríade de contextos institucionais (mídia,escola, hospital, família, igreja etc.) e não institucionais (plataformas sociais, grupos culturais da chamada “periferia”, grupos de ativismo político etc.). O foco das investigações privilegia as relações entre processos semióticos, mobilidade textual, sociabilidades e os processos de globalização. Sob a coordenação do Prof. Luiz Paulo da Moita Lopes, o núcleo reúne projetos de pesquisa de diferentes docentes do Programa: Adriana Carvalho Lopes, Branca Falabella Fabrício, Daniel do Nascimento Silva, Fátima Lima e Rodrigo Borba.

Site: nudes.letras.ufrj.br

PLELL – Práticas de Letramento na Ensinagem de Línguas e Literaturas

O Grupo “PLELL – Práticas de Letramento na Ensinagem de Línguas e Literaturas” tem como objetivo fomentar a investigação na área de letramentos e ensinagem de línguas e literaturas no contexto brasileiro, integrando os professores-pesquisadores do campo, bem como promovendo o diálogo acadêmico entre diversas universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. Atualmente, o PLELL é coordenado pelo Prof. Dr. Marcel Alvaro de Amorim, docente do IFRJ e do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ.

SITE: https://www.plell.com.br/

PROAERA - Programa de Estudos em Representações da Antiguidade<br />

Sob a coordenação do Prof. Dr. Henrique Fortuna Cairus, o PROAERA é um núcleo que congrega Projetos de Pesquisa que contribuam para uma compreensão aprofundada do lugar da Antiguidade Clássica no imaginário ocidental e sua representação em outros tempos (na contemporaneidade, no Renascimento, na Modernidade e em outros tempos e espaços da própria Antiguidade). São também acolhidos pelo PROAERA os Projetos que abordem as releituras dos textos e imagens da Antiguidade a partir do aparato teórico contemporâneo. O/As pesquisadore/as participantes do Programa trabalham com teorias advindas da epistemologia da história, mormente de linha francesa, mescladas com conceitos oriundos de algumas áreas fronteiriças, como a sociologia e a antropologia. O leque conceitual varia de acordo o foco e o objeto de cada pesquisa específica. CeLEC (Coletivo de Estudos sobre Letramentos Contemporâneos): liderado pela profa. Adriana Lopes, configura-se como um grupo de pesquisa interdisciplinar e interinstitucional (UFRJ e UFRRJ) que forma estudantes/pesquisadores nas áreas de educação e da linguística aplicada, congregando alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O grupo reúno trabalhos que buscam refletir criticamente sobre performances linguísticas contemporânea, que circulam dentro e fora de instituições escolares de forma a contribuir para a construção de uma educação linguística comprometida com a pluralidade humana e as lutas antirracita, antisexista e anti-LGBTfóbica.

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCSard6vh8XSJrKJq2WqX-lg

CELEC - Coletivo de Estudos sobre Letramentos Contemporâneos

Liderado pela profa. Adriana Lopes, configura-se como um grupo de pesquisa interdisciplinar e interinstitucional (UFRJ e UFRRJ) que forma estudantes/pesquisadores nas áreas de educação e da linguística aplicada, congregando alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O grupo reúno trabalhos que buscam refletir criticamente sobre performances linguísticas contemporânea, que circulam dentro e fora de instituições escolares de forma a contribuir para a construção de uma educação linguística comprometida com a pluralidade humana e as lutas antirracita, antisexista e anti-LGBTfóbica.


Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCSard6vh8XSJrKJq2WqX-lg

SEGEFES – Sexualidades Gêneros Feminismos

O Grupo SEGEFES – Sexualidades Gêneros Feminismos coordenado pela professora Erica … do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ.

SITE: https://www.segefes.letras.ufrj.br

NELLID - Núcleo de Estudos em Letramentos e Livro Didático

O Núcleo de Estudos em Letramentos e Livro Didático (NELLID) congrega pesquisadores, alunos de pós graduação e de graduação que têm como interesse em comum pesquisar sobre o livro didático (TILIO, 2016) e outros materiais de ensino, sobretudo para o ensino de línguas, sob a perspectiva do letramento crítico (LUKE; FREEBODY; MUSPRATT, 1997). Diferentemente de grande parte dos trabalhos sobre livros e materiais didáticos, que se concentram em análise de adequação a metodologias internacionais, as pesquisas congregadas no NELLID buscam entendimentos acerca dos discursos construídos pelos materiais assumindo uma concepção plural de letramentos (KALANTZIS; COPE, 2012), que inclui as noções de letramentos múltiplos (ROJO, 2009), multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996), novos letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2011) e letramento ideológico (STREET, 1994), sob uma postura crítica, entendendo o termo crítico como prática problematizadora (PENNYCOOK, 2004), e buscando criar inteligibilidade acerca da construção das diferenças como produto de relações ideológicas e de poder. Compreendendo o material didático em uma perspectiva ampla, e assumindo que tais materiais permeiam a prática pedagógica de professores e a aprendizagem de estudantes, o grupo abre espaço também para pesquisas sobre formação de professores e ensino e aprendizagem de línguas em que o material didático atue como agente mediador da aprendizagem.

Site: https://sites.google.com/a/letras.ufrj.br/rogerio-tilio/O-livro-didatico-e-outros-materiais-de-ensino-na-promocao-do-letramento-critico

HEADCOORDENAÇÃO

Coordenador:
Prof. Dr. Rodrigo Borba
Vice-Coordenadora:
Prof(a).  Dr(a). Branca Falabella Fabrício
Secretária:
Solange Tristão

ATENDIMENTO

segunda à sexta:
09h às 17h

Telefone:
21 3938-9701

E-mail:
laplicada.interdisciplinar@letras.ufrj.br

ENDEREÇO

Programa de Interdisciplinar de Linguística Aplicada  (PIPGLA)
Av. Horácio de Macedo, 2151. Sala F-317
Cidade Universitária — Faculdade de Letras da UFRJ.
CEP 21941-917.
Rio de Janeiro — RJ