internacionalização

Nossa visibilidade

O PIPGLA assiste a um movimento ascendente de sua visibilidade e inserção no âmbito internacional, o que vem sendo construído paulatinamente durante os últimos anos como. Este sólido processo de internacionalização vem acontecendo em diversas frentes. Confira aqui.

v

lista

Intercâmbios

Intercâmbios entre o PIPGLA E o Center for Language Discourse & Communication da King’s College London

Desde 2010, com a inclusão de um artigo do Professor Ben Rampton – diretor do Centre for Language Discourse and Communication do Kings College London – no livro Por uma Linguística Aplicada INdisciplinar, organizado por Luiz Paulo da Moita Lopes do PIPGLA, as duas universidades deram início a uma parceria envolvendo diferentes atividades. A primeira delas concerne o intercâmbio de conhecimentos na forma de estágios de pós-doc (Profa. Branca Falabella Fabrício, em 2010, e Profa. Paula Szundy, em 2015); de doutorado-sanduíche (Rodrigo Borba, discente de Doutorado, em 2013-14 e Douglas Roberto Knupp Sanque em 2017-2018); e de iniciação científica (caso de uma aluna de graduação filiada ao núcleo de pesquisa NUDES, também em 2014). Uma outra colaboração diz respeito a contribuições de docentes do PIPGLA com trabalhos (em 2012-2020) para a série Working Papers in Urban Language & Literacies, organizada pelo King’s College. Há ainda o estreitamento na forma de conferências/palestras, caso das palestras “(Un)learning what one “is”: discourse, subjectification and humanization in trans-specific healthcare” e “Ideologies of communication in policies of ‘pacification’ of Favelas: Regimes, publics, and the production of truth” proferidas pelo Prof. Rodrigo Borba e Daniel Nascimento Silva, respectivamente, no colóquio “Discourse, Power & Regimes of Subjectification in Brazil: The ‘humanisation’ of public health and the ‘pacification’ of the favelas”, organizado pelo Brazil Institute e pelo Centre for Language Discourse and Communication do King’s College London, em 2015. A cooperação teve continuidade, em 2016, com a realização de um projeto de pesquisa em comum, envolvendo o/as professore/as Rodrigo Borba e Branca F. Fabrício (do PIPGLA) e Olivia Knapton (do King’s College). O projeto tem como tema a circulação de notícias midiáticas sobre o zika virus no Brasil e Reino Unido. Além disso, em 2018 o prof. Rodrigo Borba ministrou palestras em diferentes atividades do Centre for Language, Discourse and Communication como, por exemplo, a palestra “Gendered politics of enmity: Language ideologies and social polarization in Brazil” durante Research Workshop in Discourse, Language and Communication e a conferência, em co-autoria com Tommaso Milani (University of Gothemburg, Suécia) no evento Cross London Linguistics organizado pela London Social Science Doctoral Training Partnership e a British Academy. Também solidifica a cooperação entre os dois programas a presença, como palestrante, do Prof. Ben Rampton no 18th Aila World Congress organizado pelo PIPGLA.

Intercâmbios estabelecidos através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES)

Além dos estágios de doutorado sanduíche no exterior dos discentes Roberta Sol Stanke (Technische Universität Berlin) e Rodrigo Borba (King’s College London), frutos de parcerias internacionais já mais consolidadas entre projetos de pesquisa, os/as discentes Marcel Álvaro de Amorim, Cíntia Regina Lacerda Rabello e Evaldo Carneiro de Mello Sobrinho realizaram estágios de doutorado sanduíches na Universidade de Aarhus (Bélgica), na Open University, Reino Unido e na Universität der Künste (Berlin, Alemanha) em 2014-2015, respectivamente. Em 2016-2017, os/as discentes Edson de Siqueira Starneck, Mábia Camargo, Erika de Freitas Coachman e Bianca Baptista realizaram estágios de doutorado sanduíche nas universidades: MacQuarie University (Australia), Universidade do Colorado (EUA), Universidade de Hull (Inglaterra) e Universidade de Viadrina (Alemanha). Em 2018-2019, Gleiton Matheus Bonfante, Douglas Roberto Knupp Sanque e Jaime de Souza Junior realizaram estágio de doutorado sanduíche nos seguintes centros universitários: Universidade de Gotemburgo (Suécia), King’s College London (Inglaterra), e Universidade de Leeds (Inglaterra).  Em 2019-2020, as discentes Áida Penna e Thamiris Oliveira de Araújo realizaram estágios de doutorado sanduíche, respectivamente, na Universidade de York (Inglaterra) e na Universidade de Coimbra (Portugal). Esses estágios apontam os diálogos entre os projetos de pesquisa de discentes e de seus/suas orientadores/as com pesquisas desenvolvidas em centros de referência fora do país bem como o potencial do corpo social do PIPGLA para estabelecer futuros intercâmbios internacionais.

Cooperações

Cooperações entre o PIPGLA e a Universidade de Copenhagen

Em 2016, firmou-se cooperação internacional de pesquisa com a Universidade de Copenhagen a partir da participação do Prof. Rodrigo Borba na rede de pesquisa “Language, gender and sexuality in a global materiality perspective”. Essa rede, financiada pela Styrelsen for Forskning of Innovation, agência de pesquisa do governo dinamarquês, reúne pesquisadores e pesquisadoras de 4 universidades com diferentes níveis de expertise (pesquisadores/as doutores/as, alunos/as de mestrado e doutorado e estudantes de pós-doutorado): University of Copenhage (Dinamarca), University of Witwatersrand (África do Sul), Universidade de São Paulo e Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante o ano de 2016, o grupo teve 3 reuniões presenciais (Joanesburgo, março de 2016, São Paulo, julho de 2016 e Copenhagen, dezembro de 2016). Esses encontros se configuraram como reuniões de pesquisa e cada um teve uma semana de duração durante a qual o grupo teve reuniões para discussão e estudo de textos e seminários abertos à comunidade acadêmica para apresentação dos trabalhos de pesquisa elaborados no âmbito da rede. A rede tem como objetivos estimular o intercâmbio de conhecimentos no eixo Norte-Sul global e visa discutir as relações entre processos geopolíticos de conhecimento, as dinâmicas pós-coloniais e suas influências em discursos sobre gênero e sexualidade nos 3 países envolvidos. Em 2017, como produtos desse intercâmbio, os pesquisadores da rede organizaram um simpósio temático apresentado no congresso internacional “Language in the Media: Mediatising (Trans)nationalism”, na Cidade do Cabo. Em 2019, foi publicado o número especial do periódico Discourse, Context and Media que agrega trabalhos desenvolvidos como fruto dessa cooperação. A profa. Branca Fabrício e o prof. Rodrigo Borba contribuíram com as seguintes publicações: “Discourse circulation in news coverage of the Zika virus outbreak: Colonial geopolitics, biomediatization and affect” (Fabrício, 2019) e “Colonial intertexts: Discourses, bodies and stranger fetishism in the Brazilian media” (Borba e Milani, 2019). Essa cooperação ainda rende outros frutos como, por exemplo, o convite recebido pelos profs. Rodrigo Borba e Branca Fabrício para apresentarem trabalhos de pesquisa em simpósio organizado pela profa. Marie Maegaard (University of Copenhagem), coordenadora do grupo de pesquisa em questão, no congresso internacional Sociolinguistics Symposium a ser realizado em Hong Kong em 2021.

Cooperação entre o PIPGLA e a Universidade de Liverpool

Em 2019, o prof. Rodrigo Borba foi convidado a participar como supervisor da rede de pesquisa “Multilingual heritage: Challenging monoligual memorialisation” coordenada pelos profs. Robert Blackwood, Stefania Tufi e Nicola Bermingham da Universidade de Liverpool. A rede reúne pesquisadores de diversas instituições de pesquisa do mundo (UFRJ, Universidade do Zâmbia, Universidade de Oslo, Universidade de Western Cape, Instituto de Ciência Legais e Sociais do Cabo Verde, Ministério da Educação de Argéria e Universidade de Sfax Eritréia) e tem por objetivo investigar como políticas linguísticas oficiais se chocam com o multilinguismo que caracteriza processos de memorialização e acabam por obliterar histórias locais ao impor ideologias linguísticas monolíngues que pouco dizem a respeito da diversidade linguística dos locais onde se encontram. Serão desenvolvidas pesquisas em memoriais e lugares públicos históricos cujos resultados serão apresentados em reuniões de pesquisa que acontecerão, durante 2020, na Cidade do Cabo, Algiers e Asmara. Essa rede é financiada pelo Conselho de Pesquisa em Artes e Humanidades da Inglaterra (UK Arts & Humanities Research Council) e estão previstas publicações nos periódicos Modern Languages Open e Language Policy.

Cooperação entre PIPGLA e a Hong Kong Baptist University

Ainda em 2019, o prof. Rodrigo Borba foi convidado a atuar como mentor no programa de mentoria para jovens acadêmicos da Hong Kong Baptist University no qual atuará na supervisão do trabalho de docência e de pesquisa do prof. assistente Ben Rowlett. O programa envolve reuniões virtuais mensais para acompanhamento da atuação do prof. Rowlett, uma palestra pública a ser ministrada pelo prof. Rodrigo Borba em 2020 sobre temas de pesquisa em comum com a de seu supervisionando assim como a publicação de artigos em co-autoria.

d) Cooperação entre PIPGLA e a Universidade de Aswan, Egito

A profa. Luciana Marino firmou cooperação de pesquisa conjunta com o prof. Maged Talaat Mohamed Ahmed Elgebaly do Depto. de Língua Portuguesa da Universidade de Aswan, Egito. A cooperação visa ao desenvolvimento do projeto de pesquisa “Cartografias urbanas pelo universo egípcio nas crônicas de periódicos do Rio de Janeiro de fins do século XIX/início do século XX” que envolve missões de pesquisa no Brasil e no Egito. Em 2018 a profa. Marino ministrou minicurso para alunos/as de graduação e pós-graduação em língua portuguesa da Universidade de Aswan e em 2019 ministrou palestra. Em 2019, o prof. Maged participou de uma banca de mestrado no PIPGLA e de três qualificações de doutorado. Ministrou também palestra aberta a nossos/as discentes com o título “O discurso sobre o Egito em Eça de Queiros e Alexandra Coelho”. Além disso, há um protocolo de intenções entre a UFRJ e a Universidade de Aswan com vigência até 2021. Essa cooperação também tem gerado publicações conjuntas como, por exemplo, o capítulo “Naguib Mahfhouz: O Cairo e suas trilhas em Noites das Mil e uma noites” (Nascimento, Elgebaly e Pereira, 2019) e a coletânea “Modernidade: múltiplas linguagens (re)construções (re)leituras” (Nascimento, Saraiva, Elgebaly e Abreu, 2019).

Eventos

18th AILA World Congress

Organizado por uma equipe de docentes do PIPGLA em 2017, O 18th World Congress International Association of Applied Linguistics, realizado em 2017, contou com a participação de mais de 1500 acadêmico/as do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Mexico, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, África do Sul, Espanha, Japão, China, Moçambique, Austrália, Alemanha, Holanda entre outros países. Teve como conferencistas principais Luiz Paulo da Moita Lopes (UFRJ), Lorenza Mondada (University of Basel, Suíça), Mary Bucholtz (UCSB, EUA), Tommaso Milani (University of the Witwatersrand, África do Sul), Ben Rampton (King’s College Londres) e Marilda Cavalcanti (UNICAMP). Além disso, serviu como espaço de reunião para os Research Networks da Associação que reúnem grupos de pesquisa chancelados pela AILA.

Mais informações: https://aila.info/events/past-aila-world-congresses/

8th Language in the Media conference

Organizado através de uma parceira entre o PIPGLA e o PPG de Memória Social da UNIRIO em 2019, o congresso internacional Language in the Media 8 congregou mais de 200 participantes entre pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as. que, em conjunto, debateram os processos de produção, circulação e interpretação de textos midiáticos na atualidade. Com duração de quatro dias, o encontro envolveu conferências, sessões de comunicações, debates e workshops. Como conferencistas contou com Daniel do Nascimento e Silva (PIPGLA), Deborah Cameron (Universidade de Oxford) e H. Samy Alim (UCLA). A edição de 2019, a primeira a acontecer em um país onde a língua inglesa não é a oficial, incluiu apresentações bilíngues. Desde sua primeira edição na Universidade de Leeds na Inglaterra, a proposta do evento é propiciar a reflexão e o diálogo aprofundado sobre os temas tratados nas conferências e nas sessões de comunicação. Por conta dessa proposta epistemológica, todas as edições do evento reduzem o número de participantes para que o diálogo e a produção de redes de conhecimento e parcerias tenham mais qualidade.

Mais informações: https://aila.info/language-in-the-media-2019/

X SIAC e o V Fórum ISCAR BRASIL (International Society for Cultural-Historical Activity Research)
Organizado pela profa. Christine Nicolaides e pelo prof. Adolfo Tanzi Neto em 2019, o evento foi resultado de uma integração de esforços entre docentes da PUC-SP, UFRJ e eu como docente do PPG em LA da UNISINOS. O evento não teve custo para os participantes e deu oportunidade para discentes apresentarem suas pesquisas em nível de IC, mestrado e doutorado, interagindo com experientes pesquisadores/as não somente da área de LA, mas de outras áreas como da psicologia e da educação. O evento contou também com a participação de duas palestrantes internacionais Anna Stetsenko, professora nos Programas de Doutorado em Desenvolvimento Humano e Educação Urbana no Centro de Pós-Graduação da City Univesity of New York e de Katerina Plakitsi, professora de Educação Científica na Universidade de Joanina (Grécia).

Publicações

2020

A SCALAR APPROACH TO THE CIRCULATION OF VIRULENT AFFECTS ON THE WEB. Branca Falabella Fabrício (https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10350330.2020.1810558)

HISTORICITY, INTERDISCURSIVITY AND INTERTEXTUALITY IN DISCOURSE STUDIES. Branca Falabella Fabrício e Luiz Paulo da Moita Lopes (https://www.cambridge.org/core/books/cambridge-handbook-of-discourse-studies/C55C97DFE2EEDD313AC680AED0310C09#:~:text=Discourse%20studies%2C%20the%20study%20of,date%20survey%20of%20Discourse%20Studies.)

PERSPECTIVIZING AND IMAGINING QUEER PEDAGOGIES THROUGH COLLABORATIVE INTERVENTIONIST RESEARCH IN A BRAZILIAN SCHOOL. Luiz Paulo da Moita Lopes e Branca Falabella Fabrício (https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-030-50305-5_3)

“US FOR OURSELVES”: ENREGISTERING AND DE-ESCALATING CORONAVIRUS UNDER NERVOUS CONDITIONS. Branca Falabella Fabrício e Glenda Cristina Valim de Melo (https://ufrj.academia.edu/BrancaFabr%C3%ADcio).

NARRATING THE SELF AND THE OTHER(S): BRAZILIAN UNDERGRADUATE STUDENTS’ RESPONSIVENESS TO ENGLISH, ELT AND LITERACY PRACTICES IN LEARNING AUTOBIOGRAPHIES. Paula Tatianne Carrera Szundy (https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132020000100213)

RESEARCHING PRACTICES IN LITERACIES ACROSS LANGUAGES AND SOCIAL DOMAINS: INTERNATIONAL PERSPECTIVES. Paula Tatianne Carrera Szundy, Maria Lucia Castanheira, Judith Green (https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132020000100001&tlng=en)

IDEOLOGIES ABOUT ENGLISH AS THE LANGUAGE OF SCIENCE IN BRAZIL. Inês Signorini e Daniel do Nascimento e Silva (https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/weng.12454).

THE PRAGMATICS OF CHAOS: PARSING BOLSONARO’S UNDEMOCRATIC LANGUAGE. Daniel do Nascimento e Silva (https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132020000100507)

DISGUSTING POLITICS: CIRCUITS OF AFFECTS AND THE MAKING OF BOLSONARO. Rodrigo Borba (https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10350330.2020.1810554?journalCode=csos20)

LE GENRE DE LA NATION ET LE X DE LA QUESTION: CONTROVERSES LINGUISTIQUES DANS LE CONTEXTE POLITIQUE BRÉSILIEN. Diego Paz, Larissa Pelúcio e Rodrigo Borba (https://www.cairn.info/revue-cahiers-du-genre-2020-2-page-177.html)

LANGUAGE AND GENDER. Kira Hall, Rodrigo Borba e Mie Hiramoto (https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/9781118786093.iela0143)

2019

ARCHI-ÉCRITURE DE GENRE ET POLITIQUES DE DIFFÉRANCE: IMMONDICES VERBALES ET LITTÉRACIES D’INTERVENTION DANS LE QUOTIEN DES ÉTABLISSEMENTS SCOLAIRES. Rodrigo Borba e Adriana Carvalho Lopes (https://journals.openedition.org/glad/1754)

HABLAR PORTUÑOL É COMO RESPIRAR: TRANSLANGUAGING AND THE DESCENT INTO THE ORDINARY. Daniel do Nascimento e Silva e Adriana Carvalho Lopes (https://www.taylorfrancis.com/books/translinguistics-sender-dovchin-jerry-lee/e/10.4324/9780429449918)

DISCOURSE CIRCULATION IN NEWS COVERAGE OF THE ZIKA VIRUS OUTBREAK: COLONIAL GEOPOLITICS, BIOMEDIATIZATION AND AFFECT. Branca Falabella Fabrício (https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2211695818303313)

CREATING QUEER MOMENTS AT A BRAZILIAN SCHOOL BY FORGING INNOVATIVE SOCIOLINGUISTIC SCALAR PERSPECTIVES IN CLASSROOMS. Branca Falabella Fabrício e Luiz Paulo Moita Lopes (https://www.taylorfrancis.com/chapters/creating-queer-moments-brazilian-school-forging-innovative-sociolinguistic-scalar-perspectives-classrooms-branca-falabella-fabr%C3%ADcio-luiz-paulo-moita-lopes/e/10.4324/9781351028820-3)

QUEERING SCHOOL LITERACY PRACTICES: INTERVENTIONIST APPROACHES. Luiz Paulo da Moita Lopes e Branca Falabella Fabrício (https://www.oxfordhandbooks.com/view/10.1093/oxfordhb/9780190212926.001.0001/oxfordhb-9780190212926-e-33)

REMEMBERING IN ORDER TO FORGET: SCALED MEMORIES OF SLAVERY IN THE LINGUISTIC LANDSCAPE OF RIO DE JANEIRO. Branca Falabella Fabrício e Rodrigo Borba (https://www.bloomsburycollections.com/book/multilingual-memories-monuments-museums-and-the-linguistic-landscape/ch8-remembering-in-order-to-forget-scaled-memories-of-slavery-in-the-linguistic-landscape-of-rio-de-janeiro)

REFRAMING IDENTITIES IN THE MOVE: A TALE OF EMPOWERMENT, AGENCY AND AUTONOMY. Christine Nicolaides e Renata Archanjo (https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132019000100096).

ENREGISTERING THE NATION: BOLSONARO’S POPULIST BRANDING OF BRAZIL. Daniel do Nascimento e Silva (https://www.academia.edu/39723321/Enregistering_the_nation_Bolsonaros_populist_branding_of_Brazil)

THE AMAZON FIRES AS TALKING TO BOLSONARO. Daniel do Nascimento e Silva (https://www.diggitmagazine.com/articles/amazon-fires-talking-bolsonaro).

COLONIAL INTERTEXTS: DISCOURSES, BODIES AND STRANGER FETISHISM IN THE BRAZILIAN MEDIA. Rodrigo Borba e Tommaso Milani (https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S221169581830254X?via%3Dihub)

GENDERED POLITICS OF ENMITY: LANGUAGE IDEOLOGIES AND SOCIAL POLARISATION IN BRAZIL. Rodrigo Borba (https://journals.equinoxpub.com/GL/article/view/38416)

THE INTERACTIONAL MAKING OF A -TRUE TRANSSEXUAL-: LANGUAGE AND (DIS)IDENTIFICATION IN TRANS-SPECIFIC HEALTHCARE. Rodrigo Borba (https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/ijsl-2018-2011/html)

INJURIOUS SIGNS: THE GEOPOLITICS OF HATE AND HOPE IN THE LINGUISTIC LANDSCAPE OF A POLITICAL CRISIS. Rodrigo Borba (https://www.bloomsburycollections.com/book/making-sense-of-people-and-place-in-linguistic-landscapes/ch9-injurious-signs-the-geopolitics-of-hate-and-hope-in-the-linguistic-landscape-of-a-political-crisis)

TIME AND DYNAMISM IN THE VISUAL NARRATIVE OF THE INVENTION OF HUGO CABRET. Guilherme Diniz Machado e William Soares dos Santos (http://ijll-net.com/vol-7-no-2-december-2019-abstract-1-ijll)

EATING SHAKESPEARE: CULTURAL ANTHROPOPHAGY AND GLOBAL METHODOLOGY. Anne Sophie Refskou, Marcel Alvaro de Amorim e Vinícius Mariano de Carvalho (https://www.bloomsbury.com/uk/eating-shakespeare-9781350035706/)

2018

`DOES THE PICTURE BELOW SHOW A HETEROSEXUAL COUPLE OR NOT?? REFLEXIVITY, ENTEXTUALIZATION, SCALES AND INTERSECTIONALITIES IN A GAY MAN’S BLOG. Luiz Paulo da Moita Lopes e Branca Falabella Fabrício (https://journals.equinoxpub.com/GL/article/view/34675)

POLICING THE BORDERLAND IN A DIGITAL LUSOPHONE TERRITORY: THE PRAGMATICS OF ENTEXTUALIZATION. Branca Falabella Fabrício (https://www.routledge.com/Global-Portuguese-Linguistic-Ideologies-in-Late-Modernity/Moita-Lopes/p/book/9781138499096)

SCALING QUEER PERFORMATIVITIES OF GENDERS AND SEXUALITIES IN THE PERIPHERY OF RIO DE JANEIRO IN DIGITAL AND FACE-TO-FACE SEMIOTIC ENCOUNTERS. Luiz Paulo da Moita Lopes, Branca Falabella Fabrício e Thayse Figueira Guimarães (https://www.taylorfrancis.com/chapters/scaling-queer-performativities-genders-sexualities-periphery-rio-de-janeiro-digital-face-face-semiotic-encounters-luiz-paulo-moita-lopes-branca-falabella-fabr%C3%ADcio-thayse-figueira-guimar%C3%A3es/e/10.4324/9781351244350-8)

TRANSIDIOMATICITY AND TRANSPERFORMANCES IN BRAZILIAN QUEER RAP: TOWARD AN ABJECT AESTHETICS. Branca Falabella Fabrício e Luiz Paulo da Moita Lopes (https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33623)

TEACHING ENGLISH AND AN ADDITIONAL LANGUAGE IN ANGLOPHONE AND BRAZILIAN CONTEXTS: DIFFERENT CURRICULUM APPROACHES. Paula Tatianne Carrera Szundy (https://www.routledgehandbooks.com/doi/10.4324/9781351001724-13)

GLOBAL PORTUGUESE: LINGUISTIC IDEOLOGIES IN LATE MODERNITY. Luiz Paulo da Moita Lopes (https://www.routledge.com/Global-Portuguese-Linguistic-Ideologies-in-Late-Modernity/Moita-Lopes/p/book/9781138499096)

CREATIVE ENTEXTUALIZATIONS OF DISCOURSES ABOUT RACE IN MULTI-SITED DISCURSIVE PRACTICES IN THE BRAZILIAN `PERIPHERY. Luiz Paulo da Moita Lopes e Thayse Figueira Guimarães e Luiz Paulo da Moita Lopes (https://benjamins.com/catalog/aila.00002.gui)

MEANING MAKING IN THE PERIPHERY. Luiz Paulo da Moita Lopes e Mike Baynham (https://benjamins.com/catalog/aila.30)

GUARANI/PORTUGUESE/CASTELLANO RAP ON THE BORDERLAND: TRANSIDIOMATICITY, INDEXICALITIES AND TEXT SPETACULARITY. Luiz Paulo da Moita Lopes (https://www.routledge.com/Multilingual-Brazil-Language-Resources-Identities-and-Ideologies-in-a/Cavalcanti-Maher/p/book/9780367365899)

QUEERING SCHOOL LITERACY PRACTICES: INTERVENTIONIST APPROACHES. Luiz Paulo da Moita Lopes e Branca Falabella Fabrício (https://www.oxfordhandbooks.com/view/10.1093/oxfordhb/9780190212926.001.0001/oxfordhb-9780190212926-e-33)

NARRATIVE ACCOUNTS AND CONFLICT ESCALATION IN LEGAL FAMILY MEDIATION. Paulo Cortes Gago. (https://journals.equinoxpub.com/index.php/OLDJALPP/article/view/26895)

THE SEMIOTIC POLITICS OF AFFECT IN THE BRAZILIAN POLITICAL CRISIS. Rodrigo Borba (https://www.academia.edu/34936078/The_semiotic_politics_of_affect_in_the_Brazilian_political_crisis)

LINGUISTIC LANDSCAPES AS PORNOHETEROTOPIAS: (DES)REGULATING GENDER AND SEXUALITY IN THE PUBLIC RESTROOM. Rafael de Vasconcelos Barboza e Rodrigo Borba (https://benjamins.com/catalog/ll.18005.vas)

DO BODIES MATTER? TRAVESTIS’ EMBODIMENT OF (TRANS)GENDER IDENTITY THROUGH THE MANIPULATION OF THE BRAZILIAN PORTUGUESE GRAMMATICAL GENDER SYSTEM. Rodrigo Borba e Ana Cristina Ostermann (https://www.equinoxpub.com/home/queering-language-gender-and-sexuality-tommaso-m-milani/)

CRITICAL ACTS OF BECOMING IN TEACHER PRACTICUM: EVIDENCE FROM STUDENT-TEACHER MEMOIR OF APPRENTICESHIP IN PUBLIC SCHOOLS IN RIO DE JANEIRO. Claudia Bokel Reis e William Soares dos Santos (http://www.jceps.com/archives/4117)

INTERLINGUAL TRANSFER OF SOCIAL MEDIA TERMINOLOGY: A CASE STUDY BASED ON A CORPUS OF ENGLISH, SPANISH AND BRAZILIAN NEWSPAPER ARTICLES. María-Teresa Ortego-Antón e Janine Pimentel (https://benjamins.com/catalog/babel.00077.ort)

2017

SELF-CONTAINMENT & CONTAMINATION: TWO COMPETING CIRCUITS OF ADAPTABILITY. Daniel do Nascimento e Silva e Branca Falabella FAbrício. (https://www.academia.edu/34182999/Urban_Language_and_Literacies_Self_containment_and_contamination_Two_competing_circuits_of_adaptability_Self_containment_and_contamination_Two_competing_circuits_of_adaptability)

AGENCY AND EMPOWERMENT TOWARDS THE PURSUIT OF SOCIOCULTURAL AUTONOMY IN LANGUAGE LEARNING. Christine Nicolaides (http://ponteseditores.com.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=918)

LANGUAGE IDEOLOGIES ON ENGLISH AS A LINGUA FRANCA IN BRAZIL: CONFLICTING POSITIONS EXPRESSED BY UNDERGRADUATE STUDENTS. Paula Tatianne Carrera Szundy (https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/jelf-2017-0001/html)

INNOVATIONS AND CHALLENGES IN LANGUAGE TEACHING AND MATERIALS DEVELOPMENT. Rogério Casanovas Tilio e Aparecida Jesus Ferreira (http://ponteseditores.com.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=919)

LANGUAGE AND VIOLENCE: PRAGMATIC PERSPECTIVES. Daniel do Nascimento e Silva. (https://benjamins.com/catalog/pbns.279)

EX-CENTRIC TEXTUALITIES AND REHEARSED NARRATIVES AT A GENDER IDENTITY CLINIC IN BRAZIL: CHALLENGING DISCURSIVE COLONIZATION. Rodrigo Borba (https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/josl.12236)

THE BANALITY OF EVIL: CRYSTALLISED STRUCTURES OF CISNORMATIVITY AND TACTICS OF RESISTANCE IN A BRAZILIAN GENDER CLINIC. Rodrigo Borba e Tommaso Milani (https://journal.equinoxpub.com/JLD/article/view/321)

SPECIALIZED VERBS AND SPECIALIZED USES OF VERBS IN A COMPARABLE CORPUS OF JUDGMENTS PRODUCED IN CANADA, PORTUGAL AND BRAZIL. Janine Pimentel (https://benjamins.com/catalog/tlrp.18.05pim)

HEADCOORDENAÇÃO

Coordenador:
Prof. Dr. Rodrigo Borba
Vice-Coordenadora:
Prof(a).  Dr(a). Branca Falabella Fabrício
Secretária:
Solange Tristão

ATENDIMENTO

segunda à sexta:
09h às 17h

Telefone:
21 3938-9701

E-mail:
laplicada.interdisciplinar@letras.ufrj.br

ENDEREÇO

Programa de Interdisciplinar de Linguística Aplicada  (PIPGLA)
Av. Horácio de Macedo, 2151. Sala F-317
Cidade Universitária — Faculdade de Letras da UFRJ.
CEP 21941-917.
Rio de Janeiro — RJ