docentes

Conheça nossa equipe

LINHA 1
Discurso e letramentos

Professora Adriana Carvalho Lopes

Profª. Drª. Adriana Carvalho Lopes

Resumo do currículo

Possui graduação em Letras pela Universidade de Brasília (2000), mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (2003) e doutorado em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (2010). Foi pesquisadora visitante no Departamento de Estudos Afro-Americanos da Universidade da Califórnia, Berkeley, sob orientação do Professor Percy Hintzen, como bolsista da CAPES. Publicou em 2012, o livro “Funk-se quem quiser no Batidão Negro da Cidade Carioca” (Rio de Janeiro: Bom Texto/Faperj). Atualmente, é professora associada do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (DES/UFRRJ) e professora colaboradora do Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PIPGLA/UFRJ) e do Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGDUC/UFRRJ). Seus interesses de pesquisa estão voltados para as juventudes, os letramentos, as relações étnico-raciais e de gênero a partir de perspectivas indisciplinares que colocam em diálogo a Linguística Aplicada, a Antropologia Linguística, Pragmática Crítica e a Educação. Tem longa experiência com formação de professores de língua portuguesa, articulando desenvolvimento linguístico, social e humano. Membra do Núcleo de Pesquisas em Discursos e Sociedades – NUDES (http://nudes.letras.ufrj.br/) 

Áreas de interesse

Linguística aplicada e ensino; letramento crítico; nova pragmática; antropologia linguística; análise crítica de discurso.

Professora Adriana Carvalho Lopes

Profª. Drª. Ana Flávia Lopes Magela Gerhardt

Resumo do currículo

Possui Doutorado em Letras (Letras Vernáculas – Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade de Portsmouth, Reino Unido (2011). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora do Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Faculdade de Letras – UFRJ e do PROFLETRAS, Programa de Mestrado Profissional em Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase na Linguística Aplicada voltada para o ensino de línguas, atuando principalmente na pesquisa em ensino de leitura, produção textual e gramática. Realiza pesquisas voltadas à discussão das contribuições da Psicologia Cognitiva para a investigação da cognição distribuída e dos estudos em metacognição e conhecimento metalinguístico para a melhoria do ensino de línguas em todos os níveis, com foco na análise crítica de materiais de ensino, projetos curriculares e políticas públicas de ensino, e também na elaboração de materiais didáticos. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Práticas de Letramento na Ensinagem de Línguas e Literaturas – PLELL (https://www.plell.com.br/) 

Áreas de interesse

Ensino-aprendizagem de línguas; Ciências Cognitivas.

Professora Adriana Carvalho Lopes

Profª. Drª. Christine Siqueira Nicolaides

Resumo do currículo

Graduada em Letras Licenciatura Português/Inglês pela Universidade Católica de Pelotas (1987), Mestrado em Letras também pela Universidade Católica de Pelotas (1996) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Trabalha com formação de professores de inglês há mais de três décadas, mas atuou também como professora de inglês na rede do ensino básico pública e privada e, nos últimos 25 anos, no ensino universitário, sempre na área de Letras. Depois de ter trabalhado na Universidade Católica de Pelotas e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre 2009 e 2019 esteve afiliada ao Departamento do Letras Anglo-Germânicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como Professor de Língua Inglesa. Na UFRJ atuou como Diretora Adjunta de Articulação e Infraestrutura entre 2014 e 2018. Entre 2013 e 2019 ocupou a função de Coordenadora do Programa Idiomas sem Fronteiras da UFRJ. Foi Presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil no biênio 2011-2013. Concluiu seus estudos de pós-doutorado na San Francisco State University, Califórnia, em 2017, em estudos de segunda língua. Em maio de 2018 esteve na Universitat Düisburg- Essen, Alemanha, como professora visitante no Departamento de Linguística Aplicada. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa da Escola de Vygotsky em Linguística Aplicada – NUVYLA (https://www.facebook.com/302379660686653/)

Áreas de interesse

Autonomia, crenças e formação de professores e alunos de L2, teoria sociocultural e pedagogia crítica.

Professora Adriana Carvalho Lopes

Prof. Dr. Diego da Silva Vargas

Resumo do currículo

Doutor em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui o Mestrado em Letras Vernáculas, o Bacharelado e a Licenciatura em Letras – Português/Espanhol também pela UFRJ e Especialização em Psicopedagogia (IAVM-UCAM). É Professor Adjunto do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando nos cursos de Pedagogia e de Letras. Foi professor da educação básica, prioritariamente, em redes públicas de ensino. É líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e(m) Educação Linguística e membro do Grupo (Meta)Cognição e Práticas Discursivas e do GEPLEA – Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica. Atualmente, compõe a Comissão de Linguística Aplicada da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e o GT Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada da ANPOLL – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística.

Áreas de interesse

Educação Linguística. Formação de professores. Ensino-aprendizagem de leitura. Estudos em Cognição. Políticas e práticas curriculares.

Professora Adriana Carvalho Lopes

Profª. Drª. Kátia Cristina do Amaral Tavares

Resumo do currículo

Possui mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). É professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada (PIPGLA), no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e no Setor de Inglês do Departamento de Letras Anglo-Germânicas da Faculdade de Letras. Coordena o Núcleo de Pesquisas em Linguagem, Educação e Tecnologia – LingNet (www.lingnet.pro.br), vinculado ao PIPGLA, desenvolvendo e orientando pesquisas nessa área. Seus temas de interesse incluem o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação (presencial e a distância), a formação do professor e o ensino de leitura (com a mediação das tecnologias digitais). É também pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Ensino de Línguas – NUPEL (http://nupel.letras.ufrj.br/)

Áreas de interesse

Práticas discursivas e interacionais em contextos mediados pelas novas tecnologias de comunicação e informação; Formação de professores em e para contextos digitais; Ensino-aprendizagem em contextos mediados pelas novas tecnologias de comunicação e informação.

Professora Adriana Carvalho Lopes

Prof. Dr. Marcel Álvaro de Amorim

Resumo do currículo

Possui Graduação em Letras pelo Centro Universitário de Barra Mansa – UBM, Especialização em Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestrado e Doutorado em Letras (Linguística Aplicada) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Realizou pesquisa de pós-doutoramento em Estudos Brasileiros no Brazil Institute do King’s College London – UK. É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro- IFRJ, atuando no Programa Profissional de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT-IFRJ, e docente do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PIPGLA-UFRJ. Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada, Estudos Bakhtinianos e Estudos Brasileiros. Áreas de Interesse: Tradução/Adaptação Fílmica, Ensino de Literaturas e Letramento Literário. Pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Ensino de Línguas – NUPEL (http://nupel.letras.ufrj.br/) e do Núcleo de Pesquisas Práticas de Letramento na Ensinagem de Línguas e Literaturas – PLELL (https://www.plell.com.br/).

Áreas de interesse

Tradução/Adaptação Cinematográfica; Leitura Literária; Ensino de Literaturas.

Professora Adriana Carvalho Lopes

Profª. Drª. Mergenfel Vaz Ferreira

Resumo do currículo

Professora Associada de Língua Alemã e Prática de Ensino de Língua Alemã no Departamento de Letras Anglo-Germânicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena desde 2016 o CLAC-Alemão (Curso de Línguas Abertos à Comunidade) na Faculdade de Letras da UFRJ e desde 2014, o projeto de extensão PALEP (Projeto Aulas de Línguas em Espaços Públicos), que entre outras atividades, desenvolve e implementa cursos de Alemão como Língua Adicional em instituições públicas, como escolas e bibliotecas, no Estado do Rio de Janeiro. É bacharel e licenciada em Letras Português-Alemão pela UERJ (1997) e especializou-se em Interação e Discurso pela Faculdade de Letras da UFRJ (1999). Concluiu no ano de 2005, Mestrado e, em 2010, Doutorado em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Suas principais áreas de interesse são os processos de ensino e aprendizagem de línguas / culturas adicionais, com foco, principalmente, na formação de professores de línguas, em metodologias de ensino e no desenvolvimento de materiais didáticos. Atualmente, desenvolve e orienta pesquisas ligadas a contextos multiníveis de aprendizagem de línguas, autonomia e propostas com ênfase em diferenciação pedagógica.

Áreas de interesse

Áreas de interesse: Ensino-aprendizagem de línguas; Didática e metodologias de ensino de línguas adicionais; Formação de professores de línguas.

Professora Adriana Carvalho Lopes

Profª. Drª. Paula Tatianne Carréra Szundy

Resumo do currículo

Possui graduação em Letras – Faculdades Integradas Teresa Dávilla (1995), mestrado em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e pós-doutorado pelo Kings College London (2015-16), realizado com bolsa de estágio sênior concedida pela CAPES (processo número 99999.002817/2015-02) . Atualmente é Professora Associada do Departamento de Letras Anglo-Germânicas, professora permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil nos biênios 2016-2017 e 2010-2011. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em formação de professores e seus interesses de pesquisa incluem: ensino-aprendizagem de línguas adicionais, formação de professores, gêneros discursivos e ensino, práticas de letramentos no ensino básico e/ou superior e ideologias linguísticas. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Ensino de Línguas – NUPEL (http://nupel.letras.ufrj.br/) e do Núcleo de Pesquisas Práticas de Letramento na Ensinagem de Línguas e Literaturas – PLELL (https://www.plell.com.br/).

Áreas de interesse

Formação de professores; ensino-aprendizagem de línguas, gêneros discursivos e ensino de línguas.

Professora Adriana Carvalho Lopes

Prof. Dr. Rogério Casanovas Tilio

Resumo do currículo

Rogério Casanovas Tilio possui Doutorado em Letras (Estudos da Linguagem – PUC-Rio, 2006), Mestrado em Linguística Aplicada (Interação e Discurso – UFRJ, 2001), Especialização em Língua Inglesa (PUC-Rio, 1998), Licenciatura em Língua Inglesa (Universidade Santa Úrsula, 1995) e Bacharelado em Ciências Econômicas (UERJ, 1994). É Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua no Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada e no setor de Língua Inglesa. É ainda Coordenador de Graduação dos cursos de Letras Anglo-germânicas na instituição. Foi coordenador de área de Inglês do PIBID (CAPES) e coordenador pedagógico de Inglês do programa Inglês sem Fronteiras (CAPES/SESu-MEC). Atuou na Diretoria da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) de 2012 a 2019, como tesoureiro e vice-presidente. É autor de livros didáticos para o ensino de inglês como língua estrangeira e seus interesses de pesquisa incluem: avaliação e produção de material didático, multiletramentos e letramento crítico, ensino de línguas e formação de professores. Pesquisador do Núcleo de Pesquisas sobre Ensino de Línguas – NUPEL (http://nupel.letras.ufrj.br/).

Áreas de interesse

Avaliação e produção de material didático, letramento crítico, ensino de línguas e formação de professores, e a natureza socioconstrucionista da linguagem, do discurso, das identidades sociais e das culturas.

LINHA 2
Discurso e práticas sociais

Professora Adriana Carvalho Lopes

Prof. Dr. Adolfo Tanzi Neto

Resumo do currículo

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, com estágio doutoral na Universidade de Oxford, Departamento de Educação, no Centro de pesquisa Sócio Cultural e da Teoria da Atividade. Mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Licenciatura em Língua Inglesa pela Broward Community College, Flórida – EUA (BCC), concluindo no curso de Letras Inglês/Português da PUC-SP. Foi Professor Adjunto do Departamento de Humanidades e Letras na UNILAB e Professor Visitante na UFBA, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Ciência da Computação, na linha de pesquisa em Informática e Educação. É editor-chefe das revistas The ESPecialist (LAEL-PUC-SP), RBSHC – Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico-Cultural e da Atividade (PIPGLA-UFRJ e outras IES) e da RILA – Revista Indisciplina em Linguística Aplicada (PIPGLA-UFRJ). É coordenador da seção brasileira ISCAR (International Society for Cultural-Historical Activity Research) e secretário global da mesma sociedade de pesquisas em atividades sócio-histórico-culturais (2017-2020). É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Escola de Vygotsky em Linguística Aplicada(NUVYLA/CNPq (https://www.facebook.com/302379660686653/posts/302385334019419/ )e membro da ANPOLL no GT Formação de Educadores na Linguística Aplicada. O foco atual de pesquisa centra-se na perspectiva da linguagem no campo do ativismo social, mobilidade linguística, justiça social, autonomia, agência e ensino-aprendizagem, embasado em epistemologias críticas, com ênfase na teoria sócio-histórico-cultural, assim como em teorias críticas, cujas bases assentam-se numa perspectiva histórico-dialética.

Áreas de interesse

ensino-aprendizagem na perspectiva sócio-histórico-cultural, mobilidade linguística e multi(bi)linguismo, agência radical, autonomia, transformação/justiça social.

Professora Adriana Carvalho Lopes

Profª. Drª. Branca Falabella Fabrício

Resumo do currículo

É Professora Associada do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ com Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É Pesquisadora do CNPq desde 2011. Fez estágio de doutorado na Universidade de Lancaster e obteve a bolsa de Doutor-Recente do CNPq junto a UFRJ. Fez também estágio de pós-doutorado no King’s College da Universidade de Londres. Tem participado da organização de eventos internacionais no Brasil e atuado nos Comitês Científicos de congressos internacionais. É atualmente secretária na gestão 2020-2021 da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB). Tem publicado inúmeros artigos e capítulos de livros no Brasil, Estados Unidos, e Inglaterra. Sua pesquisa mais recente focaliza os processos de trajetórias textuais e circulação dos discursos em tempos de globalização, performatividades identitárias (gênero, sexualidade e raça) em práticas sociais contemporâneas de letramentos escolares e digitais assim como outras no mundo offline. Tem também estudado cartografias de comunicabilidade e os processos metapragmáticos nelas envolvidos. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Discursos e Sociedade – NUDES (www.nudes.letras.ufrj.br)

Áreas de interesse

Práticas discursivas, interacionais e identitárias em contextos institucionais (escola, mídia, trabalho, família etc.); Práticas discursivas e identitárias no processo de implementação de mudanças em contextos institucionais (escola, mídia, trabalho, família etc.).

Professora Adriana Carvalho Lopes

Prof. Dr. Daniel do Nascimento e Silva

Resumo do currículo

É licenciado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará, mestre e doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou estágio de doutorado sanduíche (2007-2008) e pós-doutorado (2015-2016) no núcleo de Antropologia Linguística do Departamento de Antropologia da University of California at Berkeley. É editor associado das revistas Pragmatics (da International Association of Pragmatics – IPrA) e Trabalhos em Linguística Aplicada (da UNICAMP). Desenvolve estudos sobre a relação entre significação e violência e sobre letramentos, circulação de discursos e regimes de comodificação linguística no campo das vertentes interacionistas e sociais dos estudos da linguagem. Tem experiência com formação de professores e investiga as relações entre educação e desenvolvimento social e humano. É pesquisador do Núcleo de Estudos em Discursos e Sociedade – NUDES (www.nudes.letras.ufrj.br).

Áreas de interesse

Práticas e processos de construção de identidade e diferença; Demarcações de fronteiras políticas e simbólicas a partir de ideologias e regimes linguísticos; Relações entre significação e violência; Abordagens etnográficas de mídias e mediações.

Professora Adriana Carvalho Lopes

Profa. Dra. Elizabeth Sara Lewis

icones mail - Docentes 

Resumo do currículo

É professora adjunta de Linguística no Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado de Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui doutorado e mestrado em Estudos da Linguagem – PUC-Rio (2016 e 2012, respectivamente), mestrado em (Des)igualdade Social: Estudos de Gênero e Estudos das Mulheres – Università degli Studi di Roma Tre, Itália (2008), mestrado em Antropologia Social e Etnologia – École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França (2005) e graduação em Espanhol (língua, literatura e cultura) e Estudos Internacionais – Davidson College, EUA (2004). Tem experiência nas áreas de Linguística e Antropologia, com ênfase em Estudos de Gênero e Sexualidade, Teorias Queer e Linguística Queer. Nos últimos anos tem desenvolvido pesquisas envolvendo etnografias virtuais sobre performances identitárias de masculinidades e sobre práticas sexuais que fogem da cisheteronormatividade (como, por exemplo, o pegging), sob o olhar da Linguística Queer. Seu atual projeto de pesquisa tem como objetivo estudar a (re)produção e desestabilização de cisheteronormatividades, em particular as masculinidades hegemônicas, em espaços online.

Áreas de interesse

Linguística Queer, Análise da Narrativa, tradução queer e feminista, práticas e processos de construções identitárias e alteritárias.

Professora Adriana Carvalho Lopes

Prof. Dr. Luiz Paulo da Moita Lopes

Resumo do currículo

É Professor Titular do Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da UFRJ e Pesquisador do CNPq. É PhD em Linguística Aplicada pela Universidade de Londres. Foi presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil, atuou como representante da área de Letras e Linguística no Conselho de Assessores (CA) do CNPq e como conselheiro da Associação de Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL). Já publicou dez livros no Brasil (Oficina de Linguística Aplicada, Identidades Fragmentadas, Discursos de Identidades, Identidades – Recortes Multi- e Interdisciplinares, Por uma Linguística Aplicada INdisciplinar, Performances, Para além da identidade: fluxos, movimentos e trânsitos, Estudos de identidade: entre saberes e práticas, Português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico, Linguística Aplicada na Modernidade Recente. Festschrift para Antonieta Celani) e um nos Estados Unidos/Inglaterra (Global Portuguese. Linguistic ideologies in late modernity). Publicou também artigos em revistas científicas e capítulos de livros no Brasil, México, Estados Unidos, Holanda e Inglaterra. Atua na área de linguística aplicada e sociolinguística, especificamente no campo das relações entre o discurso e as práticas sociais, com ênfase em estudos sobre letramentos escolares (língua estrangeira e materna) e não-escolares (midiáticos e digitais) e os processos de construção performativa do gênero, sexualidade e raça). Tem também pesquisado questões relativas à lingua(gem) e globalização, principalmente no que se refere aos desafios teórico-metodológico-analíticos decorrentes e aos estudos de migração. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Discursos e Sociedade – NUDES (www.nudes.letras.ufrj.br).

Áreas de interesse

Discurso e práticas identitárias em contextos institucionais (escola, família, mídia, hospital, sindicato, comunidades de samba, de hip-hop etc.); Letramentos escolares e não-escolares (digitais, midiáticos etc.) como espaços de construção das identidades sociais.

Professora Adriana Carvalho Lopes

Profª. Drª. Fátima Lima

Resumo do currículo

Antropóloga e feminista negra. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro da UERJ. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/PPGAS do Museu Nacional/UFRJ. É Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Macaé. Professora do Programa Interdisciplinar de Pós Graduação em Linguística Aplicada- PIPGLA da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico – Raciais/ CEFET/RJ. É autora do livro “Corpos, Gêneros, Sexualidades – políticas de Subjetivação”; publicado pela Editora Rede Unida. Atua no campo das Ciências Humanas e Sociais e nos estudos de linguagens, discursos e narrativas, principalmente com os seguintes temas: Raça, Gênero, Sexualidade, Teorias Feministas (com ênfase nos feminismos negros e decoloniais), Processos Políticos de Subjetivação e Estudos e Pesquisas com os grupos ditos subalternizados. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Discursos e Sociedades – NUDES (www.nudes.letras.ufrj.br).

Áreas de interesse

Linguagem, raça, gênero, sexualidade, feminismos negros, estudos e pesquisas com grupos ditos subalternizados.

Professora Adriana Carvalho Lopes

Profa. Dra. Glenda Cristina Valim de Melo

icones mail - Docentes

Resumo do currículo

Professora Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Memória Social, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É pesquisadora Jovem Cientista FAPERJ desde 2019 e pesquisadora produtividade CNPq desde 2020. Fez estágio de pós-doutoramento em Linguística Aplicada na Universidade Federal do Rio de Janeiro para o qual obteve bolsa CNPq. Sua pesquisa recente está focada na performatividade de raça e interseccionalidades em contexto on/offline e coordena o Research Network “Race, Gender, Sexuality and Language”, grupo de pesquisa pertencente a Internacional Applied Linguistics Association (AILA) e também o grupo PRINT. Participou da Diretoria da Associação de Linguística Aplicada do Brasil no biênio 2016/2017. Atualmente é vice-presidenta da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e faz parte do conselho fiscal da Associação de Investigadores(as) Afrolatino-americanos(as) e Caribenhos(as).

Áreas de interesse

Práticas identitárias, performatividade de raça, gênero, sexualidade e interseccionalidades, circulação de textos, discursos antirracistas na educação linguística.

Professora Adriana Carvalho Lopes

Prof. Dr. Paulo Cortes Gago

Resumo do currículo

É professor titular de Letras Anglo-Germânicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, desenvolvendo pesquisa na área de Linguagem e Interação, com foco nas práticas profissionais em contextos institucionais, ênfase na intervenção de terceiras partes em situações de conflito, no âmbito do grupo de pesquisa CNPq Interação em Contextos Institucionais (ICI), que coordena. Entre 2012 e 2015 coordenou o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua como parecerista em comissões editoriais de revistas e como consultor ad hoc de agências de fomento à pesquisa.

Áreas de interesse

Linguagem e Sociedade; Pragmática; Análise da Conversa; Sociolinguística Interacional; Análise do discurso; Linguagem, instituições e práticas profissionais; Intervenção de terceiras partes em situação de conflito; Entrevista psiquiátrica; Interação em sala de aula.  

Professora Adriana Carvalho Lopes

Prof. Dr. Rodrigo Borba

Resumo do currículo

É graduado em Letras – Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre e Doutor pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi pesquisador visitante no Center for Discourse, Language and Communication da King’s College London, no Department of English Language and Applied Linguistics da Universidade de Birmingham, Reino Unido e na Faculty of Linguistics, Philology and Phonetics da Universidade de Oxford. Seus interesses de pesquisa estão voltados à construção de identidades, gêneros e sexualidades a partir de perspectivas indisciplinares que colocam em diálogo a Linguística Aplicada, a Antropologia Linguística, a Sociolinguística Interacional, a Análise do Discurso, a Análise da Conversa, a Paisagem Linguística e as relações entre a Linguística, o feminismo e a teoria queer. Atua como parecerista de periódicos e agências de fomento nacionais e internacionais. É co-editor do periódico Gender and Language. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Discursos e Sociedade – NUDES (www.nudes.letras.ufrj.br).

Áreas de interesse

Linguística aplicada, linguística queer, antropologia linguística, sociolinguística qualitativa, feminismos e teorias queer, análise da conversa, análise crítica do discurso, linguagem gênero e sexualidade, interação médico-paciente, etnografia linguística, linguística de corpus.

Professora Adriana Carvalho Lopes

Prof. Dr. William Soares dos Santos

Resumo do currículo

Possui licenciatura em Português/Italiano (1997) pela UFRJ e licenciatura em Inglês (2019) pela Universidade Estácio de Sá, mestrado em Linguística Aplicada (2002) pela UFRJ e doutorado em Letras (Estudos da Linguagem) pela PUC-Rio (2007). É Professor Associado da Faculdade de Educação da UFRJ, onde atua como Professor de Prática de Ensino de Português/Italiano. É, também, Professor do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA) e do Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas (PPGLEN) da Faculdade de Letras da UFRJ. Suas pesquisas atuais envolvem Educação, Formação de Professores e Estudos Narrativos. Suas investigações são desenvolvidas em contextos específicos de culturas italianas, lusófonas (com ênfase em contextos brasileiros) e anglo-saxônicas de língua inglesa.

Áreas de interesse

Educação, Formação de Professores, Estudos Narrativos, Letramento, Leitura e Produção Literária. Desenvolve pesquisas que lidam com práticas discursivas, interacionais e identitárias em contextos institucionais (escola, religião, etc.);Seus trabalhos são geralmente desenvolvidos em contextos específicos de culturas italianas, lusófonas (com ênfase em contextos brasileiros) e anglo-saxônicas de língua inglesa.

LINHA 3
Discurso e transculturalidade

Professora Adriana Carvalho Lopes

Profª. Drª. Érica Schlude Wels

Resumo do currículo

É Professora Associada de Língua e Literatura Alemã, Departamento de Letras Anglo-Germânicas, Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua desde 2011. Desde 2017, Integra o corpo docente do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ (PIPGLA). Foi professora substituta de língua alemã (2009-2010), na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui bacharelado e licenciatura em Letras, Português/Alemão, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), bacharelado em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, habilitação Jornalismo (1994), mestrado (1999) e doutorado (2004) em Letras Vernáculas, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena, desde 2018, o Grupo de Pesquisa Sexualidade, Gênero, Feminismo(s). Tem como áreas de interesse psicanálise e literatura, notadamente nos conceitos de feminismo, gênero, sexualidade, discurso e histeria.

Áreas de interesse

Estabelecer diálogos entre Psicanálise e Literatura, sobretudo de autores de língua alemã. A Viena fin-de-siècle e seus atores. Histeria e literatura de autoria feminina; Histeria e personagens femininas; Leituras críticas sobre sexualidade, sexo e gênero.

Professora Adriana Carvalho Lopes

Prof. Dr. Henrique Fortuna Cairus

Resumo do currículo

Resumo do currículo: Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Letras (Português e Grego) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Graduado em Letras (Português e Literaturas Vernáculas) pela UFRJ, Mestre em Letras Clássicas pela UFRJ (1994) e o Doutor em Letras Clássicas pela UFRJ (1999). Docente permanente do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA-UFRJ). Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (Biênio 2010-2011). Coordenador do Programa de Estudos em Representações da Antiguidade – Proaera http://www.pec.ufrj.br/proaera.

Áreas de interesse

Legitimação e solidificação de discursos; Linguagem e discursos na história da filisofia ocidental; Genealogia de conceitos na antiguidade.

Professora Adriana Carvalho Lopes

Profª. Drª. Janine Pimentel

Resumo do currículo

Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Ingleses e Alemães) pela Universidade Nova de Lisboa. É mestre em Linguística com especialização em Lexicografia e Terminologia pela mesma universidade. É PhD em Estudos da Tradução pela Universidade de Montreal, onde também lecionou. Em 2014, fez pesquisa de pós-doutorado na PUC-Rio. Atualmente, é Professora Adjunta no Departamento de Anglo-Germânicas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde leciona tradução, e no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da mesma faculdade, onde leciona teorias da tradução e linguística de corpus. Os seus interesses de pesquisa inserem-se nos Estudos de Tradução com ênfase na tradução especializada. É líder do Núcleo de Estudos da Tradução – NET (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5598310520909017).

Áreas de interesse

Estudos da Tradução; Tradução especializada; (In)visibilidade do tradutor; Discurso e teorias da tradução especializada; Mercado da tradução no Brasil; Linguística de corpus; Gêneros textuais; Terminologia; Lexicografia; Ferramentas para a Tradução; Semântica de Frames.

Professora Adriana Carvalho Lopes

Profª. Drª. Luciana Marino do Nascimento

Resumo do currículo

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Wenceslau Bras (2015). Membro associado da ABRALIC e da AIL. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPQ (PQ). Atualmente, Professora Associada IV da Universidade Federal do Acre em exercício no Departamento de Ciência da Literatura/ UFRJ- Faculdade de Letras, conforme Portaria MEC Nº563, de 1/07/2013, publicada no DOU em 03/07/2013, seção 2, p.25. Consultora Ad Hoc do CNPq e da CAPES. Consultora na Avaliação Trienal 2013- CAPES dos PPG´s da Área interdisciplinar. Avaliador do INEP- Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – BASis. Portaria Nº 313, DE 30 DE ABRIL DE 2018 Publicada no Diário Oficial da União, em 03/05/2018, seção 1, pág.26. Docente do quadro permanente do PIPGLA- Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da UFRJ. Coordenadora do Projeto Brasil-Moçambique de Cursos de Capacitação na modalidade EaD.

Áreas de interesse

Historiografia literária. Cidade e discurso literário, modernidade e discurso urbano, cidade e imprensa.

Professora Adriana Carvalho Lopes

Prof. Dr. Luiz Barros Montez

Resumo do currículo

Professor Titular da Faculdade de Letras da UFRJ, possui Graduação em Português Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Mestrado em Língua e Literatura Alemã pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1999) e Pós-Doutorado na Universidade de Viena (2009-2010). Coordena o Grupo de Pesquisa Linguagem e Discursos da História – LIEDH (www.liedh.com.br), credenciado junto à Fundação Biblioteca Nacional. É membro fundador da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG). É membro da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia, da Sociedade Brasileira de História da Ciência e da Associação de Professores de Alemão do Rio de Janeiro. Atua principalmente na investigação dos seguintes temas: Relatos de viajantes alemães ao Brasil nos séculos XVIII e XIX, Iluminismo, Sturm und Drang e Romantismo; Filosofia da Linguagem e Filosofia da História nos séculos XVIII e XIX; Georg Lukács e o marxismo; Literatura e História no Brasil no século XIX. Tradutor do alemão para o português de obras literárias e crítico-literárias, além de diversos relatos de viajantes dos séculos 18 e 19.

Áreas de interesse

Historiografia e Epistemologia da História; Teorias alemãs da linguagem dos séculos XVIII e XIX; Discursos de viagem e transculturação.

Professora Adriana Carvalho Lopes

Prof. Dr. Marcel Álvaro de Amorim

Resumo do currículo

Possui Graduação em Letras pelo Centro Universitário de Barra Mansa – UBM, Especialização em Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestrado e Doutorado em Letras (Linguística Aplicada) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Realizou pesquisa de pós-doutoramento em Estudos Brasileiros no Brazil Institute do King’s College London – UK. É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro- IFRJ, atuando no Programa Profissional de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT-IFRJ, e docente do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PIPGLA-UFRJ. Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada, Estudos Bakhtinianos e Estudos Brasileiros. Áreas de Interesse: Tradução/Adaptação Fílmica, Ensino de Literaturas e Letramento Literário. Pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Ensino de Línguas – NUPEL (http://nupel.letras.ufrj.br/) e do Núcleo de Pesquisas Práticas de Letramento na Ensinagem de Línguas e Literaturas – PLELL (https://www.plell.com.br/).

Áreas de interesse

Tradução/Adaptação Cinematográfica; Leitura Literária; Ensino de Literaturas.

Professora Adriana Carvalho Lopes

Profª. Drª. Marlene Soares dos Santos

Resumo do currículo

Possui Bacharelado em Letras Anglo-Germânicas pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (1958) e Licenciatura Plena em Letras Anglo-Germânicas pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (1958). Seus cursos de Pós-Graduação incluem Mestrado em Língua Inglesa pela Universidade da Califórnia Los Angeles (1961), Diploma em Linguística Aplicada pela Universidade de Edimburgo (1964), Doutorado em Literatura Inglesa pela Universidade de Birmingham (1980) e Pós-Doutorado pela Universidade de Yale (1983). Professora Titular de Literatura Inglesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora colaboradora do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada.

Áreas de interesse

Teatros de língua inglesa; literaturas de língua inglesa.

Professora Adriana Carvalho Lopes

Profª. Drª. Tatiana Oliveira Ribeiro

Resumo do currículo

Graduada em Letras (Bacharelado em Português-Grego) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Licenciada em Letras (Licenciatura em Português-Grego) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Mestre em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Doutora em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Professora Adjunta de Língua e Literatura Grega da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro efetivo do PROAERA – UFRJ. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) – biênio 2018-2019. Atua na Área de Letras Clássicas, com ênfase em suas literaturas e dedica-se aos seguintes temas: Historiografia grega; performance; gêneros discursivos; prosa herodotiana; representações da Antiguidade.

Áreas de interesse

Aguarde.

COORDENAÇÃO

Coordenador:
Prof. Dr. Rodrigo Borba
Vice-Coordenadora:
Prof(a).  Dr(a). Branca Falabella Fabrício
Secretária:
Solange Tristão

ATENDIMENTO

segunda à sexta:
09h às 17h

Telefone:
21 3938-9701

E-mail:
laplicada.interdisciplinar@letras.ufrj.br

ENDEREÇO

Programa de Interdisciplinar de Linguística Aplicada  (PIPGLA)
Av. Horácio de Macedo, 2151. Sala F-317
Cidade Universitária — Faculdade de Letras da UFRJ.
CEP 21941-917.
Rio de Janeiro — RJ
LogoOuvidoria2 3 - Docentes
UFRJmarca 100 portal V3 - Docentes
logo letras horizontal 50 anos v3 - Docentes