dissertações

Quadrênio 2012 - 2009

Total de dissertações defendidas: 50

DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM 2012

Total de dissertações defendidas: 6

Marcia Regina Marcolino Gherardi

Título: Comunidade de prática em curso on-line para formação contínua de educadores e o papel do moderador – um estudo de caso 

Orientador(a):  Profa. Dra. Kátia Cristina do Amaral Tavares

Páginas: 118

Resumo

A presente dissertação de mestrado é uma pesquisa qualitativa (CHIZZOTTI, 1992) de paradigma interpretativista de estudo de caso etnográfico (ANDRÉ, 2003; BEAULIEU, 2004; LEFFA, 2006), com o objetivo de investigar a percepção dos participantes de um curso on-line para formação contínua de professores a respeito do papel do moderador (LAGES & O’CONNOR, 2004; DUTRA, 2010; KRAUS, 2007) na constituição e desenvolvimento de uma comunidade de prática (WENGER, 1998; HANSON-SMITH, 2006; SMITH, 2003) no contexto de educação a distância (MOORE & KEARSLEY, 2008; MANN & STEWART, 2000; LÉVY, 2004; MORAN, 2011; CASTELLS, 2005), destacando o sentimento de pertencimento (DOWNES, 2004; ALMEIDA e MAHONEY, 2007; CODO e GAZZOTTI, 2000; ROGERS, 2009; LÉVY, 2004; DELGADO & HAGUENAUER, 2010; MOORE & KEARSLEY, 2007; MORAN, 2011) percebido por participantes do curso como favorecedor da criação de um senso de identidade (PREECE, 2000; TAVARES, 2007) e de afetividade (CODO & GAZZOTTI, 2000; ROGERS, 2009; PEKRUN, 2005; HERNANDEZ et al., 2011; OSTERMAN, 2000; GOODENOW, 1993; FRANCO, 2010) no sentido de otimizar o processo de construção da aprendizagem (KENSKI, 2008) com base em interações situadas em um contexto sociohistórico (VYGOTSKY, 1978; FREITAS, 2003; BAKHTIN, 1992). Os resultados dos dados foram gerados através de instrumentos etnográficos (HINE, 2000, 2005a; MASON, 1996) que compreenderam questionário, mensagem on-line de confirmação de informações e entrevista presencial gravada em áudio, e evidenciaram as perspectivas diferenciadas tanto dos professores como do moderador participantes do curso. Os resultados apontaram para as possíveis condições de existência de uma comunidade de prática no curso on-line para educação contínua de professores, a despeito da ausência de intenções do moderador para esse fim. A percepção dos professores respondentes à pesquisa evidenciou a atuação do moderador como um dos
elementos promotores de constituição de uma comunidade de prática conforme aspectos apontados na literatura pesquisada. 

Palavras-chave: Comunidade de prática, papel do moderador, sentimento de pertencimento, educação on-line, educação a distância, educação contínua.

Abstract 

The present master’s dissertation is a qualitative research (CHIZZOTTI, 1992), belonging to the interpretive paradigm of ethnographic case study (ANDREW, 2003; BEAULIEU, 2004; LEFFA, 2006), aiming to investigate the participants’ perception of the role of the moderator (LAGES & O’CONNOR, 2004; DUTRA, 2010; KRAUS, 2007) in an online course to promote continuing education for teachers and in the constitution and development of a community of practice (WENGER, 1998; HANSON-SMITH, 2006; SMITH, 2003) in the context of distance education (MOORE & KEARSLEY, 2008; MANN & STEWART, 2000; LÉVY, 2004; MORAN, 2011; CASTELLS, 2005), highlighting the sense of belonging (DOWNES, 2004; ALMEIDA & MAHONEY, 2007; CODO & GAZZOTTI, 2000; ROGERS, 2009; LÉVY, 2004; DELGADO & HAGUENAUER, 2010; MOORE & KEARSLEY, 2007; MORAN, 2011) perceived by course participants as favoring the creation of a sense of identity (PREECE, 2000 ; TAVARES, 2007) and affection (CODO & GAZZOTTI, 2000; ROGERS, 2009; PEKRUN, 2005; HERNANDEZ et al., 2011; OSTERMAN, 2000; GOODENOW, 1993; FRANCO, 2010) in order to enhance the construction of the learning process (KENSKI, 2008) based on interactions situated in a social and historical context (VYGOTSKY, 1978; FREITAS, 2003; BAKHTIN, 1992). The results of the data gathered were generated through ethnographic instruments (HINE, 2000, 2005a; MASON, 1996) that comprised a questionnaire, an online message to confirm information and an audio-recorded personal interview, and showed the different perspectives of course participants either on the part of teachers or of the moderator. The results pointed to the possible conditions of existence of a community of practice in the online course for continuing education of teachers, despite the absence of intent of the moderator for this purpose. The perception of teachers responding to the survey highlighted the role of the moderator as one of the promoters to set up a community of practice considering the aspects pointed out in the researched literature.

Keywords: demonstrations; police brutality; violent performances; discourse; precarity of bodies in slums; war on drugs

 

Flavia Nogueira Martins

Título: Interação no Processo de Produção de um Programa de Capacitação Profissional

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Cristina Jasbinschek Haguenauer

Páginas: 129

Resumo

Este estudo é fruto de uma pesquisa desenvolvida sobre as interações online e presencial que ocorreram entre os participantes que produziram o Programa de Capacitação Profissional Inspetor de Soldagem. O objetivo desta investigação é identificar como ocorreram as interações mencionadas e as melhorias que poderiam ser aplicadas a elas e ao processo de produção de futuros projetos, a fim de contribuir para o desenvolvimento de outras soluções educacionais. Para a realização da investigação, foi adotada a metodologia de estudo de caso com abordagem qualitativa, fundamentada em YIN (2009), LEFFA (2006, 2009) e MARTINS (2008), além do método de análise de conteúdo de BARDIN (2009). Os referenciais teóricos que
orientaram a análise foram Leffa (2006, 2008), Primo (2001), Kenski (2008) e Moita Lopes (2004). As categorias das interações por e-mail se referem às atividades de rotina da fase de desenho e aos ajustes identificados após as validações da produção. Já as categorias das entrevistas se referem às perspectivas sobre as interações online e presencial, às sugestões de melhorias para as interações e o processo de produção e à influência das interações na eficiência do processo de produção. Os resultados mostram que as interações entre os participantes ocorreram na forma presencial, por meio de reuniões de equipe, e na forma online, por meio de e-mail e Skype. Os resultados também mostram que as interações presenciais proporcionaram o esclarecimento de questões relacionadas à linguagem que não foram entendidas durante a interação online e que a quantidade de encontros não foi suficiente. Em
função disso, ficou evidente a necessidade de aumentar os encontros presenciais durante a produção de novas soluções que estejam alinhados ao prazo e orçamento do projeto, promover uma comunicação eficiente a partir das interações online a fim de evitar problemas de linguagem e explorar novas ferramentas de comunicação e interação.

Palavras-chave: interações, design instrucional, programa de capacitação.

Abstract 

This paper is the result of a research carried out in the presential and online interactions that occurred among participants who produced the Professional Training Program Welding Inspector. The goal of this research is to identify how the interactions were mentioned and the improvements that could be applied to them and to the production of future projects in order to contribute to the development of other educational solutions. To perform the research, the methodology adopted was case study with a qualitative approach, based on Yin (2009), Leffa (2006, 2009) and Martins (2008), and the method of content analysis of Bardin (2009). The theoretical framework that guided the analysis were Leffa (2006, 2008), Primo (2001), Kenski (2008) and Moita Lopes (2004). The categories of interactions by e-mail refer to routine activities of the design phase and adjustments identified after production validations. On the other hand, the categories of interviews refer to perspectives in presential and online interactions to suggest improvements for the interactions and the process of production and the influence of interactions on the efficiency of the production process. The results show that interactions between participants occurred presentially, through team meetings, and online, via email and Skype. The results also show that presential interactions provided the clarification of issues related to language that were not understood during the online interaction and the number of meetings was not enough. As a result, it became evident the need to increase the presential meetings during the production of new solutions that are aligned to and within the project budget, promote efficient communication from online interactions to avoid language problems and explore new communicational and interactional tools.

Keywords: interactions, instructional designer, training program.

 

Natalia de Andrade Raymundo

Título: Negociações interacionais de relações de poder em uma sala de aula de inglês em contexto militar

Orientador(a):  Prof. Dr. Luiz Paulo da Moita Lopes

Páginas: 152

Resumo

Tendo como base a concepção de sala de aula como um ambiente no qual relações de poder são construídas, ratificadas e negociadas a todo o momento (VEIGA-NETO, 2003) e a
compreensão de que práticas discursivas são permeadas por relações de poder (FOUCAULT, 1988/2003), tenho como objetivo central neste trabalho apresentar algumas reflexões sobre como se dão as negociações interacionais de relações de poder em uma sala de aula de inglês para fins específicos em contexto militar, que é historicamente marcado por relações de poder hierarquicamente definidas. Por meio de uma pesquisa de cunho etnográfico, investiguei aulas de inglês de um curso de imersão para controladores militares de voo de diferentes patentes, ou seja, diferentes hierarquias dentro do ambiente militar. Os dados foram gerados por meio de gravações em áudio em um total de 90 horas, além de anotações dos professores e de entrevista de grupo focal com os alunos ao término do curso. Busco, debruçando-me sobre esses dados, analisar como as relações de poder entre indivíduos de status hierárquicos diversos e professora civil são negociadas durante as aulas. Para desenvolver este estudo, utilizei as seguintes ferramentas teórico-metodológicas: performances (BUTLER, 2003), comunidade de prática (WENGER 1998), pistas de contextualização (GUMPERZ, [1982] 1998), enquadre (GOFFMAN, [1959] 1975), alinhamento (GOFFMAN, 1981) e posicionamento (DAVIES & HARRÉ, 1990;
HARRÉ & VAN LANGENHOVEN, 1999). A análise aponta para tentativas de mitigação das relações de poder entre professora civil e alunos militares e também entre professor militar e alunos militares dentro do enquadre interacional da sala de aula de língua inglesa.

Palavras-chave: relações de poder; performances; posicionamento; aulas de inglês, contexto militar.

Abstract 

Based on the understanding of the classroom as a place where power relations are constructed, negotiated and corroborated all the time (Veiga-Neto, 2003) and also on the idea that discursive practices are permeated by power relations (Foucault, 1988 / 2003), my aim in this dissertation is to present some thoughts on how power relations in a classroom of English for specific purposes in the military context are negotiated through interaction. The research context is historically marked by well-defined power relations. Through an ethnography-based study, I investigated English lessons in a course for military flight controllers of different ranks, that is, they occupy different positions in the hierarchy within the military environment. The data were generated through 90 hour audio recordings, plus teacher’s field notes and a focus-group interview with students at the end of the course. Paying close attention to the data, my aim is to analyze how power relations between individuals of different hierarchical status and a civilian teacher are negotiated during the classes. In order to develop this study, I used the
following theoretical and methodological tools: performance (BUTLER, 2003), communities of practice (WENGER 1998), contextualization cues (GUMPERZ, [1982] 1998), frame (GOFFMAN, [1959] 1975), alignment (GOFFMAN, 1981) and positioning (DAVIES & HARRÉ, 1990; HARRÉ & VAN LANGENHOVEN, 1999). The analysis shows attempts to mitigate the power relations between the civilian teacher and military students and between military teacher and military students in the English language classroom.

Keywords: power relations; performances; positioning; militarism; English classes; military context.

 

Juliana Anunciação Almeida

Título: O uso da modalidade semipresencial em um curso de inglês para fins específicos: a perspectiva dos participantes

Orientador(a):  Profa. Dra. Kátia Cristina do Amaral Tavares

Páginas: 146

Resumo

Tendo em vista o uso crescente da modalidade semipresencial em diferentes contextos educacionais, esta pesquisa tem o propósito de investigar os benefícios e as limitações dessa
modalidade em um curso de inglês instrumental focado na habilidade de leitura sob a perspectiva dos participantes. Pretende-se também discutir as semelhanças e as diferenças entre o ambiente presencial e o on-line que compõem o curso a partir da visão dos alunos e da professora. Assim, este estudo busca identificar e discutir possíveis formas de integração entre
tais ambientes. A pesquisa é norteada por uma fundamentação sobre a educação presencial (GRAHAM, 2005; VOIGT, 2007, entre outros) e sobre a educação a distância (GOMES, 2008; ZIDAN, 2011, entre outros), focando na educação on-line (MORAN, 2003; PALLOFF e PRATT, 2007, entre outros). Além disso, adotou-se como base um arcabouço teórico relativo à modalidade semipresencial, abordando diferentes termos a ela relacionados e suas definições (OLIVER e TRIGWELL, 2005, entre outros), características e recomendações sobre o papel do professor (BAÑADOS, 2006; COMAS-QUINN, 2011, entre outros), o papel do aluno (MORAN, 2000; QUEVEDO, 2011) e o desenho e a implementação do curso (SANDS, 2002; STRACKE, 2007, entre outros). No que diz respeito à metodologia, esta é uma pesquisa de base etnográfica com orientação crítica e natureza colaborativa. Foram utilizados diferentes instrumentos de pesquisa, tais como: questionários, entrevistas, diário de pesquisa e registros de mensagens dos fóruns. Os resultados evidenciam que é fundamental conscientizar os alunos a respeito de características e exigências dos dois componentes do curso. A interação também se mostrou um fator relevante para o desenvolvimento adequado de ambos. Dessa forma, constata-se que a fase de desenho e implementação do curso precisa contemplar atividades e atitudes que favoreçam a integração entre o ambiente presencial e o on-line.

Palavras-chave: educação semipresencial, abordagem semipresencial, educação a distância, ambiente virtual de aprendizagem, ensino de línguas

Abstract 

Considering the increasing use of blended learning in different educational contexts, this research aims at investigating the benefits as well as the limitations of using a blended learning approach in an English for specific purposes course focused on reading skills according to its participants. It is also intended to discuss similarities and differences between the face-to-face and online environments of the course according to students’ and teacher’s views. Therefore, this study aims at identifying and discuss possible ways to integrate these components. The research is guided by a theoretical foundation about face-to-face education (GRAHAM, 2005; VOIGT, 2007, among others) and distance education (GOMES, 2008; ZIDAN, 2011, among others), focusing on online education (MORAN, 2003; PALLOFF and PRATT, 2007, among others). In addition, it is based on a framework related to blended learning, involving terms related to this approach and its definitions (OLIVER and TRIGWELL, 2005, among others), characteristics and recommendations about the teacher’s role (BAÑADOS, 2006; COMAS-QUINN, 2011, among others), the student’s role (MORAN, 2000; QUEVEDO, 2011) and the design and implementation of the course (SANDS, 2002; STRACKE, 2007, among others). In relation to its methodology, this research has ethnographic basis with critic orientation and collaborative nature. Different instruments were used such as questionnaires, interviews, research diary and messages from the online forums. The data findings show that it is fundamental to raise students’ awareness about the characteristics and demands of the two components of the course. Interaction is also seen as an important item for the appropriate development of both. As a result, it is noticed that the designing and implementation of the course needs to deal with activities and attitudes which benefit integration between face-to-face and online environments.

Keywords: blended education, blended learning approach, distance education, virtual learning environment, language teaching

 

Wanisse Liliam Costa

Título: Performances Corpóreo-Discursivas de Identidades de Gênero e Sexualidade em Redes Sociais: Estabilidades e Mobilidades em diálogo.

Orientador(a):  Prof. Dr. Branca Falabella Fabrício

Páginas: 166

Resumo

Em um mundo marcado pela dinamicidade e pelo fluxo constante de informações, os sujeitos sociais transitam cada vez mais por espaços de sociabilidade de alcance global, compartilhando e negociando novos sentidos para suas constituições identitárias. O presente estudo tem como objetivo entender como um jovem e seus interlocutores em três redes sociais (Orkut, Formspring e Facebook) constroem performances de gênero e sexualidade. Os dados foram gerados a partir de uma pesquisa com base etnográfica virtual realizada em 2011 e 2012, quando vivenciei e observei as interações de um ex-aluno de uma escola pública do Rio de Janeiro, na qual leciono, com foco em suas identidades de gênero e sexualidade. Nesta pesquisa busquei entender como se dá o diálogo entre sentidos estáveis e móveis presentes nas performances de masculinidades do participante da pesquisa; que tipos de textos e discursos são entextualizados e que efeitos de sentido as entextualizações podem gerar nas diferentes redes sociais. Agrego ao trabalho teorias que contribuem para o entendimento dos discursos como ação (AUSTIN, [1962] 1990; DERRIDA, [1972] 1988) e de identidades de gênero e sexualidade como performances (BUTLER, [1990] 2010; 2004; 2010). Utilizo como instrumental analítico os construtos de footing (GOFFMAN, 1974; 1998), pistas de contextualização (GUMPERZ, 1992; 1998) e trajetórias textuais (BLOMMAERT, 1997; 2005; 2010). As análises mostram que as redes sociais são espaços de sociabilidade nos quais performances identitárias podem reproduzir sentidos estáveis referentes aos gêneros e às sexualidades. No entanto, juntamente com a sedimentação desses sentidos, a mobilidade e as trajetórias de textos nesses ambientes possibilitam reorganizações de alguns sentidos referentes a essas práticas identitárias. Nas interações observadas, o participante focal da pesquisa, em suas práticas locais, orientado pelas ordens do discurso, da religião, da sexualidade e da família, sedimenta alguns sentidos referentes aos gêneros e às sexualidades. Porém, a partir do constante fluxo textual e de sucessivos processos de entextualização, o jovem reorganiza alguns desses sentidos, provocando abalos capilares no modelo de masculinidade hegemônica. O estudo abre espaço para se pensar em como práticas discursivas tão recorrentes na contemporaneidade, como as interações em redes sociais, muitas vezes desprestigiadas por instituições como a escola e a família, apontam para lutas de sentidos e embates identitários – muitas vezes invisíveis / imperceptíveis nas interações institucionais ritualizadas.

Palavras-chave: Identidades, Gênero, Sexualidade, Performance, Trajetórias de textos

Abstract 

In a world marked by dynamism and constant flow of information, social subjects constantly transit through socializing spaces of global reach, sharing and negotiating new meanings to
their identity constitutions. This study aims to understand how a young man and his interlocutors in three social networks (Orkut, Formspring and Facebook) construct gender and sexuality performances. The data were generated from a virtual ethnographic research in 2011 and 2012, when I experienced and observed the interactions of a former student of a public school in Rio de Janeiro in which I teach with a focus on his gender and sexuality identities. This research sought to understand the two-way dialogue between stable and mobile meanings in  asculinity performances of the research participant; what kind of texts and discourses are entextualized and which effects of meaning entextualizations can generate in different social networks. I add to this work theories that contribute to the understanding of discourse as action (AUSTIN, [1962] 1990; Derrida, [1972] 1988) and of gender and sexuality identities as performances (Butler, [1990] 2010, 2004, 2010). My analytical tools are footing (GOFFMAN, 1974; 1998), contextualization cues (GUMPERZ, 1992, 1998) and textual trajectories (BLOMMAERT, 1997; 2005; 2010). The analyzes show that social networks are socializing spaces in which identity performances can reproduce stable meanings related to gender and sexuality. However, along with the sedimentation of these meanings, mobility and trajectories of texts in these environments enable reorganizations of some meanings regarding these identity practices. In the interactions and local practices observed in this study, the research participant, guided by religion, sexuality and family discourse orders, settles some stable meanings related to gender and sexuality. However, from the constant textual flow and successive processes of entextualization, the young man rearranges some of these stable meanings, causing capillary concussions in the model of hegemonic masculinity. This study opens up space for thinking about how recurrent discursive practices in the contemporary context, such as interactions in social networks, often
discredited by institutions such as school and family, point to fights of meanings and identities clashes – often invisible / unnoticeable in institutional ritualized interactions.

Keywords: Identities, Gender, Sexuality, Performance, Trajectories of Texts.

 

Laís Cappaun Dalsoquio

Título: Um estudo etnográfico sobre interação em edublogs

Orientador(a):  Prof. Dr. Dra.Cristina Jasbinschek Haguenauer

Páginas: 263

Resumo

Esta pesquisa objetiva a investigação da configuração de blogs sobre o uso das Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação na educação mantidos por professores e outros profissionais do contexto educacional e das interações que se dão por meio desse ambiente. A fundamentação teórica que embasou este estudo constitui-se em três partes: a origem, constituição e uso pedagógico de blogs (FELITTI, 2009, 2010; EFIMOVA & FIEDLER, 2004; PRIMO & SMANIOTTO, 2006; GOMES, 2005, 2007; BALTAZAR & AGUADED, 2005), a noção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e do blog como um deles (HAGUENAUER et al, 2009; KENSKI, 2005; PEREIRA et al, 2007; RIBEIRO et al, 2007) e o conceito de interação e como esta ocorre em blogs (PRIMO, 2001, 2008; ANDERSON, 2003; REBS & ZAGO, 2011; MATTAR, 2008; GONÇALVES, 2004). Este estudo é qualitativo, com a adoção de uma perspectiva etnográfica e fazendo uso de instrumentos típicos deste tipo de pesquisa. Foram utilizados os seguintes instrumentos para geração de dados: registro dos blogs, um Roteiro de Observação da Interação e entrevistas. Por meio da análise do registro de dez blogs, observamos que sua configuração é similar tanto na forma de abordagem da temática como na inclusão de recursos semióticos e conexões para Redes Sociais. Por meio do uso do Roteiro de Observação de Interação e da entrevista com o fim de analisar as interações que ocorrem nos blogs, notamos que: (a) o espaço para comentários e as enquetes abertas são o principal canal de interação entre os participantes, visto que podem proporcionar interação mútua e (b) as interações ocorrem de formas distintas, tendo em vista os participantes envolvidos e as ações realizadas, com exceção dos agradecimentos e relatos de experiência, que predominam nos três blogs selecionados para a pesquisa.

Palavras-chave: Interação; Blogs; Educação a Distância; Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Abstract 

This research aims to investigate the configuration of blogs about the use of the New Technologies of Communication and Information in education as well as the interactions that happens through them. These blogs are held by teachers and other professionals working in the educational context. The theoretical foundation of this research can be divided in three parts: the origin, constitution and pedagogical use of blogs (FELITTI, 2009, 2010; EFIMOVA & FIEDLER, 2004; PRIMO & SMANIOTTO, 2006; GOMES, 2005, 2007; BALTAZAR & AGUADED, 2005) the notion of Virtual Learning Environments and the blog as one of them (FELITTI, 2009, 2010; EFIMOVA & FIEDLER, 2004; PRIMO & SMANIOTTO, 2006; GOMES, 2005, 2007; BALTAZAR & AGUADED, 2005) and the concept of interaction and how this process occurs in blogs (PRIMO, 2001, 2008; ANDERSON, 2003; REBS & ZAGO, 2011; MATTAR, 2008; GONÇALVES, 2004). This is a qualitative study, adopting an ethnographic perspective and making use of typical instruments of this type of research. We used the following instruments for data generation: the record of content of some
blogs, an Observation Guide for Interactions and interviews. By analyzing the content of ten blogs, we found that their configuration is similar in both the approach to the subject and the inclusion of semiotic resources and connections to Social Networks. Through the use of the Observation Guide and the interview in order to analyze the interactions that occurs in blogs, we observed that: (a) the space for comments and the open pools are the main channels for interaction between participants, because they can provide mutual interaction and (b) interactions occur in different ways, owing the participants involved and the actions taken, with the exception of comments to show gratefulness and report experiences, which predominated in the three blogs selected for the study.

Keywords: Interaction; Blogs; Distance Education; Virtual Learning Environments

 

DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM 2011

Total de dissertações defendidas: 14

DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM 2009

Total de dissertações defendidas: 20

COORDENAÇÃO

Coordenador:
Prof. Dr. Rodrigo Borba
Vice-Coordenadora:
Prof(a).  Dr(a). Branca Falabella Fabrício
Secretária:
Solange Tristão

ATENDIMENTO

segunda à sexta:
09h às 17h

Telefone:
21 3938-9701

E-mail:
laplicada.interdisciplinar@letras.ufrj.br

ENDEREÇO

Programa de Interdisciplinar de Linguística Aplicada  (PIPGLA)
Av. Horácio de Macedo, 2151. Sala F-317
Cidade Universitária — Faculdade de Letras da UFRJ.
CEP 21941-917.
Rio de Janeiro — RJ