teses

Defendidas em 2016

Total de teses defendidas: 10

Evaldo Carneiro de Melo Sobrinho

Título: Análise semiótico-discursiva de Games Ambientais: ideologias, consumo e despolitização em questão.

Orientador(a):  Profa. Dra. Branca Falabella Fabrício

Páginas: 216

Resumo

Esta pesquisa procura compreender as ideologias orientadoras de games ambientais (games com conteúdo de proteção ambiental) e de seu processo de construção semiótica (envolvendo a articulação de signos linguísticos e outros recursos semióticos), na perspectiva da defesa do meio ambiente e na perspectiva de mercado. Com foco voltado para questões contemporâneas relativas à produção, circulação e consumo acelerado de discursos, procura compreender também os efeitos de sentido detectáveis em games específicos, na minha
perspectiva pessoal de analista e na de alguns jogadores e produtores. O corpus de games ambientais considerado é composto pelos seguintes games: Guardiões da Floresta (Comunidades Virtuais), Renewable Energy Drama (Fraunhofer IDMT) e A New Beginning (Daedalic Entertainment). Em uma abordagem interdisciplinar, utilizei o modelo tridimensional da Análise do Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001), recorrendo também a autores da Sociolinguística Crítica contemporânea (BLOMMAERT, 2015; 2006; 2005) e Antropologia Linguística (BRIGGS, 2007a; 2007b; 2005) para dinamizar o modelo. Apoiado em Aarseth (2003), utilizei como instrumentos de pesquisa minha própria performance como pesquisador-jogador e a performance de outros jogadores, entrevistas presencial e por telefone com desenvolvedores de games, além de entrevistas presenciais com gamers. Estabeleci parâmetros para a definição de texto no contexto de estudos discursivos de games, adaptando em seguida a proposta para a transcrição multidimensional de textos de Rose (2002) e aplicando o ferramental de Kress & van Leeuwen (1996) e Godeo (2005) na análise de um conjunto de cenas narrativas dos games focalizados. 

O movimento analítico apontou para diferentes possibilidades de entextualização de diferentes ideologias nos games. No caso de ideologias de defesa do meio ambiente, a investigação detectou a ausência de complexificação das relações societárias de apropriação da natureza, conformando uma visão essencialmente neoliberal de tratamento da questão ambiental – o que chama a atenção pelo fato de alguns desses jogos se afirmarem como educacionais e críticos. Ademais, o estudo mostrou como ideologias conservadoras de linguagem e comunicação são projetadas, tratando a linguagem como fenômeno linear, transparente e artefactual, seja através do apartamento entre discurso e política (daí a idéia de “despolitização”), seja através das estruturas interacionais de causa e efeito e da ênfase em um design realista. A pesquisa ressalta, portanto, toda uma rede de interseccionalidades entre ideologias de meio ambiente, ideologias de linguagem, ideologias identitárias de raça, classe social, gênero, sexualidade e noções de infância. Aponta, assim, para a pertinência da politização da produção dos games, isto é, da reflexão sobre suas ideologias orientadoras, em especial as linguísticas.

Palavras-chave: games ambientais; ideologia linguística; identidades; interseccionalidade

Abstract 

This study seeks to understand the driving ideologies of environmental games (games with environmental protection content) and its semiotic construction process (involving the
articulation of linguistic signs and other semiotic resources) from the environmental protection point of view and from the market outlook. By focusing on contemporary issues regarding the production, dissemination and accelerated consumption of speech, the study also seeks to understand the effects of meaning detectable in specific games, under my personal perspective as an analyst and that of some players and producers. The corpus of environmental games regarded consists of the following: Guardiões da Floresta (Comunidades Virtuais), Renewable Energy Drama (Fraunhofer IDMT) and A New Beginning (Daedalic Entertainment). 

Under an interdisciplinary approach, I used the three-dimensional model of the Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2001), in addition to contemporary Critical Sociolinguistics (BLOMMAERT, 2015; 2006; 2005) and Linguistic Anthropology (BRIGGS, 2007a; 2007b; 2005) authors to streamline the model. Supported by Aarseth (2003), my research tools include my own performance as a researcher player and the performance of other players, face-to-face and telephone interviews with game developers, in addition to in-person interviews with gamers. I have set text definition parameters under the games’ discourse studies context, then adapting the proposal for the multidimensional text transcription by Rose (2002) and applying the Kress & van Leeuwen (1996) and Godeo (2005) tooling to analyze a set of narrative scenes of focused games.
The analytic dynamics indicated different possibilities of reentextualization of different ideologies in the games. In the case of ideologies towards environmental protection, the study detected a lack of complexification of corporate relations of appropriation of nature, thus establishing an essentially neoliberal vision to address the environmental issues – which draws the attention due to the fact that some of these games claim themselves to be educational and critical. Furthermore, the study showed how conservative ideologies of language and communication are designed, addressing language as a linear, transparent and artifactual phenomenon, either through the distinction between discourse and politics (hence the concept of “depoliticization”) or through the interactional structures of cause and effect and the focus on a realistic design. Therefore, the study highlight an entire network of intersectionalities between environmental ideologies, language ideologies, identity ideologies of race, social class, gender, sexuality and elements of childhood. Thus, it suggests the relevance of the politicization of games production, that is, the reflection on the driving ideologies, particularly the language.

Keywords: Environmental games; linguistic ideology; identities; intersectionality

 

Flavia Moreno de Marco

Título: Construções discursivas de virgindade como dispositivo de controle de corpos e desejos femininos

Orientador(a):  Profa. Dra. Luiz Paulo da Moita Lopes

Páginas: 203

Resumo

Entendendo a globalização (Bauman, 1998; Giddens, 1999) como característica da contemporaneidade, que, por conta de avanços tecnológicos, torna o mundo mais rápido e instável, este trabalho tem como objetivo analisar diferentes construções discursivas de significados conflitantes de virgindade em um espaço online e como tais construções atuam como dispositivos de controle dos corpos e desejos femininos. Discuto como movimentos religiosos, em tempos de regimes de biopoder (Foucault, 2010; 2011) contribuem para pôr em circulação Discursos (Gee, 2013; 2015) sobre virgindade que funcionam como dispositivos de constituição do caráter das mulheres (Valenti, 2009). Visando a problematizar noções tradicionais de virgindade, sob uma perspectiva queer, proponho uma avaliação de seus significados buscando evidenciar bases sexistas, heteronormativas e brancas que contribuem para a disseminação de Discursos que produzem o construto. Apresento, ainda, uma exposição de compreensões acerca do mundo digital, posto que meu ambiente de pesquisa é um site hospedado na internet que conta com relações sociais peculiares a tal espaço. Os dados foram gerados no site Pragmatismo Político, por meio de uma Análise de Redes Sociais (Marin e Wellman, 2011), e consistem em comentários em cadeia publicados na página da notícia “Concurso público pede comprovante de virgindade em São Paulo”. Para conduzir a análise, lanço mão dos seguintes construtos teórico-analíticos: entextualização (Giaxoglou, 2009; Leppänen et al., 2013; Androutsopoulos, 2014), pistas linguísticas (Wortham, 2001a) e posicionamentos interacionais (Davies e Harré, 1990). Constato que a virgindade pode atuar como componente do dispositivo de sexualidade (Foucault, 2010) ao ser construída com base em Discursos de instituições médicas e religiosas, respondendo a diferentes regimes de verdade. Todavia, é também possível notar movimentos de microrresistências que negam significados tradicionais e geram conflitos.

Palavras-chave: Linguística Aplicada; virgindade; Discurso; globalização

Abstract 

Understanding the phenomenon of globalization (Bauman, 1998; Giddens, 1999) as a trademark of contemporary times, which due to technological advances makes the world faster and more unstable, this work aims at analyzing different discursive constructions of conflicting virginity meanings in an online environment, as well as how those constructions act as controlling devices for female bodies and desires. I discuss how religious movements, in times of biopower regimes (Foucault, 1976; 2011) contribute to the circulation of Discourses (Gee, 2013; 2015) about virginity that function as devices for the constitution of women’s characters (Valenti, 2009). In trying to problematize traditional notions of virginity following a queer perspective, I propose an evaluation of its meanings trying to dismantle the sexist, heteronormative and white bases that contribute to the dissemination of Discourses that produce the construct. I also present an exposition of understandings of the digital world, since my research environment is a website that deals with social relations peculiar to such digital space. Data were generated on the website Pragmatismo Político following a Social Network Analysis (Marin and Wellman, 2011) and consist of chained comments published on the news page “Concurso público pede comprovante de virgindade em São Paulo”. In order to carry out my analysis, I apply the following theoretical-analytical constructs: entextualization (Giaxoglou, 2009; Leppänen et al., 2013; Androutsopoulos, 2014), linguistic cues (Wortham, 2001a) and interactional positioning (Davies e Harré, 1990). I argue that virginity may be component of the sexuality device (Foucault, 2010) as it is built on Discourses based on medical and religious institutions answering to different truth regimes. However, it is also possible to note microresistance movements that deny traditional notions and generate conflict.

Keywords: Applied Linguistics; virginity; Discourse; globalization

 

Maria Aparecida Gomes Ferreira

Título: Entre redes de discursos e de pesca: performances narrativas de mulheres pescadoras em Arraial do Cabo

Orientador(a):  Profa. Dra. Luiz Paulo da Moita Lopes

Páginas: 199

Resumo

A presente tese tem por objetivo analisar diferentes modos de encenação e legitimação de performances narrativas de mulheres pescadoras em Arraial do Cabo, considerando os
performativos de gênero existentes no município e na literatura sobre as atividades de pesca profissional (FONTENELLE, 1960; MARENDINO; CARVALHO, 2013). Esse objetivo é
desdobrado na seguinte pergunta de pesquisa: como diferentes mulheres negociam relações de gênero, encenando e legitimando performances narrativas de pescadoras profissionais em
Arraial do Cabo? Para desenvolver estas reflexões, destaco a perspectiva indexical de linguagem e discuto as sociabilidades de percadorxs como performances narrativas (MISHLER, 1999). Na análise, meu olhar se volta para as micronarrativas (GEORGAKOPOULOU, 2007b) de pescadoras que costuram performances de gênero (BUTLER, 1990) com performances culturais (BAUMAN, 1986) do ethos da pesca. Desse modo, esta tese é um estudo de narrativas, geradas a partir de entrevistas (MISHLER, 1986; GUBRIUM; HOLSTEIN, 2003) realizadas com quatro pescadoras, das quais três ganham destaque. O instrumental teórico-analítico adotado abarca o registro da pesca e pistas de contextualização (GUMPERZ, 1972/2002; AGHA, 2005), footing (GOFFMAN, 1979/2002), assim como escalas Tempo-Espaço e ordens de indexicalidade (BLOMMAERT, 2010; no prelo). A análise ilustra como as pescadoras se localizam em ordens de indexicalidade e escalas Tempo-Espaço muitas vezes paradoxais e outras vezes liminares e subversivas (MINH-HÁ, 1992; SCOTT, 2000). Essa reflexão é discutida e compreendida à luz da teoria da performatividade (BUTLER, 1993), que explica a convivência de indexicalidades pressupostas e emergentes (SILVERSTEIN, 1998) nas performances analisadas, mas igualmente aponta para desestabilizações de performances de gênero/pescadxr e para transformações sociais em andamento nas culturas de pesca cabista. 

Palavras-chave: pescadoras; micronarrativas; performance de gênero; ordens de indexicalidade ; escalas Tempo-Espaço.

Abstract 

This dissertation aims to analyze different ways of performing and legitimating fisherwomen ́s narrative performances in Arraial do Cabo, having in mind existing gender performatives in the city and in the literature in what concerns professional fishing activities (FONTENELLE, 1960; MARENDINO; CARVALHO, 2013). This objective unfolds into the following research question: how different women negotiate gender relations, when performing and legitimating narrative performances of professional fisherwomen in Arraial do Cabo? With this aim in mind, I rely on the indexical perspective of language and discuss fisherpeople ́s sociabilities as narrative performances (MISHLER, 1999). In the analysis, I focus on the fisherwomen ́s small narratives (GEORGAKOPOULOU, 2007b) that sew gender performances (BUTLER, 1990) and cultural performances (BAUMAN, 1986) of a fishing ethos. Thus, this dissertation is a study of narratives generated from interviews (MISHLER, 1986; GUBRIUM; HOLSTEIN, 2003) conducted with four fisherwomen, three of which are highlighted. The theoretical and analytical tools adopted include the fishing register and contextualization cues (GUMPERZ, 1972/2002; AGHA, 2005), footing (GOFFMAN, 1979/2002), as well as time-space scales and orders of indexicality
(BLOMMAERT, 2010; in press). The analysis illustrates how fisherwomen are located in often paradoxical and sometimes subversive and ambiguous (MINH-HA, 1992; SCOTT, 2000) orders of indexicality and time-space scales. This reflection is discussed and understood in the light of the theory of performativity (BUTLER, 1993), which explains the coexistence of presupposed and entailed indexicalities (SILVERSTEIN, 1998) in the analyzed performances. However, it also points to the destabilization of gender/fishing performances and to the social transformations underway in the fishing culture in Arraial do Cabo. 

Keywords: fisherwomen; small narratives; gender performance; orders of indexicality; time-space scales.

 

Leonardo Augusto de Afonso

Título:  If bawdy talk offend you – O discurso do humor sexual nas peças-problema de Shakespeare

Orientador(a):  Profa. Dra. Marlene Soares dos Santos

Páginas: 199

Resumo

Resumo da Dissertação de Mestrado submetida ao Programa Interdisciplinar em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de Mestre em Linguística Aplicada. Esta dissertação se propõe discutir o discurso do humor sexual na obra do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare (1564 – 1616), em especial no conjunto de peças conhecido como peças-problema: Troilus e Créssida, Bom é o que acaba bem e Medida por medida. Para analisar as piadas detectadas,
será feita uma revisão da teoria do humor disponível. Busca-se ainda delinear o contexto de produção das peças e apresentar brevemente a fortuna crítica a respeito delas.

Palavras-chave: humor, discurso, humor sexual, peças-problema

Abstract 

Abstract da Dissertação de Mestrado submetida ao Programa Interdisciplinar em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de Mestre em Linguística Aplicada. 

This dissertation proposes a discussion of the discourse of sexual humour in the works of English poet and playwright William Shakespeare (1564 – 1616), especially that set of plays known as “problem plays”: Troilus and Cressida, All’s Well That Ends Well and Measure for Measure. In order to analyze the jokes found, a revision of available theory of humour will be made. It is also attempted to outline the play’s context of production and to briefly present the critical scholarship on them

Keywords: humour, discourse, sexual humour, problem plays

 

Marcel Alvaro Amorim

Título: Da tradução/adaptação como prática transcultural: um olhar sobre o “Hamlet” em terras estrangeiras

Orientador(a):  Profa. Dra. Roberto Ferreira da Rocha

Páginas: 183

Resumo

Com base em recentes teorias sobre a tradução/adaptação de obras literárias para o cinema, esta Tese tem como objetivo analisar duas versões fílmicas da peça Hamlet (1600-1601), de William Shakespeare, produzidas em um país não anglófono – o Brasil – durante a década de 1970. É intenção desta pesquisa argumentar que os filmes analisados – A Herança (Ozualdo Candeias, 1971) e O Jogo da Vida e da Morte (Mario Kuperman, 1970) –, mais que traduções intersemióticas, são adaptações intertextuais e antropofágicas da famosa tragédia shakespeariana: é a partir do contato entre diferentes culturas, da devoração transcultural do estranho/estrangeiro e de sua reconstrução como um outro, que os significados dos textos são construídos. Desse modo, é foco desta Tese a intenção de considerar os fatores socioculturais como centrais nos vários procedimentos desenvolvidos durante a adaptação dos filmes em questão. Sendo assim, dado o fato de que esta Tese se centra no diálogo entre a tragédia shakespeariana, filmes e culturas, a análise do corpus será baseada em procedimentos
analíticos comparativistas, os quais, a partir de categorias de análises construídas para a abordagem das películas mencionadas, guiarão a leitura desenvolvida.

Palavras-chave: Literatura e Cinema; Teorias da Tradução/Adaptação; Antropofagia.

Abstract 

Based on recent translation/adaptation theories, this PhD Dissertation aims to analyze two filmic versions of Hamlet (1600-1601), by William Shakespeare, produced in a non-English-speaking country – Brazil – during the 1970s. It is our intention to argue that the analyzed films – A Herança (Ozualdo Candeias, 1970) and O Jogo da Vida e da Morte (Mario Kuperman, 1971) – are more than intersemiotic translations: they are intertextual works and anthropophagic adaptations of one of Shakespeare’s most popular tragedies. In this sense, we consider that it is from the contact among different cultures, through a transcultural-devouring process of the stranger/foreign and its reconstruction as a new artifact, that the meaning of texts is constructed. Futhermore, it is the intention of this PhD Dissertation to consider socio-cultural factors as central ones in the various procedures developed during the translation/adaptation process of the films at stake. Thus, given the fact that this Dissertation focuses on the dialogue between a Shakespearean tragedy, movies and cultures, the corpus analysis will be based on comparativist analytical procedures, through an analytical framework construct in order to address the aforementioned films.

Keywords: Literature and Cinema; Translation/Adaptation Theories; Anthropophagy.

 

Madalena Quaresma Lima

 Título: As duas faces da mesma moeda: cara e coroa no discurso do diário do imperador d. Pedro ii

Orientador(a):  Prof. Dr. Luiz Barros Montez.

Páginas: 182

Resumo

O nosso interesse pelo fecundo e complexo século XIX, em especial à sua segunda metade, época de grande desenvolvimento das ciências humanas e da tecnologia, levou-nos à busca de uma maior compreensão desse período no contexto nacional. Vivíamos o Segundo Reinado (1840-1889), sob a administração de D. Pedro II, tempo de consolidação da nação brasileira como um país independente. Na presente pesquisa, procedemos à análise do discurso das memórias guardadas no Diário do Imperador D. Pedro II examinando a sua singularidade de vida. Os escritos do imperador revelam posições discursivas como estadista e indivíduo em permanente interação, sua visão de mundo, seus valores éticos e morais. Na perspectiva dos postulados da Escola Francesa de Análise de Discurso, fundada por Michel Pêcheux e difundida no Brasil por Eni Orlandi, procuramos desvelar o que o homem Pedro de Alcântara pensou e que imagens construiu a partir de si mesmo nos âmbitos público e privado. A análise das impressões deixadas por D. Pedro II embasada em um contexto interdisciplinar, envolvendo estudos da linguagem e estudos historiográficos, pretende contribuir com subsídios esclarecedores para a compreensão histórica do período e estimular possibilidades de releitura da imagem de estadista do nosso segundo imperador. 

Palavras-chave: Diário do Imperador D. Pedro II; Linguagem e Historiografia; Análise de Discurso; Memória e Silêncio.

Abstract 

The interest for the complex and fertile XIX century, especially for its later half, era during which Human Sciences and Technology experienced great growth, motivated historians to better understand this time period in Brazil’s context. The nation had been living the Second Reign (1840-1889), under the D. Pedro II’s administration, which was a consolidation time for it as an independent country. The present research takes the reader through the discourse analysis of the monarch’s diary (Diario do Imperador), examining the uniqueness of his life. The Emperor’s discourse reveals continuous interaction between his position as head-of-state and as individual, his views of the world, his ethical and moral values. Under the perspective of the French School of Discourse Analysis, founded by Michel Pêcheux and divulged in Brazil by Eni Orlandi, this research tries to unshroud what the man, Pedro de Alcântara, thought and what self-images he built for both his private and public lives. The analysis of the impressions left by D. Pedro II, based in a interdisciplinary context, including language and historiographic studies, intends to contribute with clarifying elements to the historic comprehension of the previously mentioned time period. Nonetheless, it also aims to serve as a stimulus of possible reevaluation of the Brazilian second emperor stateman’s image.

Keywords: Diary Memoir of Emperor D. Pedro II; Historiography and Language; Discourse Analysis; Memory and Silence.

 

Fábio Reis

 Título: As duas faces da mesma moeda: cara e coroa no discurso do diário do imperador d. Pedro ii

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Branca Falabella Fabrício

Páginas: 138

Resumo

Atentando para os debates em torno das questões de gênero e sexualidade, temática recorrente em diversos campos do saber na contemporaneidade, o presente trabalho objetiva gerar inteligibilidade acerca da projeção e circulação de masculinidades em contextos online, tomando como foco principal de análise um grupo de discussão sobre moda masculina no site de relacionamentos Facebook. Para isso, observo os embates travados entre os membros do referido grupo em torno das masculinidades que emergem naquele contexto, apurando meu olhar para os efeitos de sentido produzidos pelos mecanismos de controle em vigência naquele contexto específico. Dessa forma, compreendo a questão do biopoder (Foucault, 1976), e verifico como se dá a produção das masculinidades em circulação na comunidade estudada, a depender de certos marcos contingenciais de reconhecimento (Butler, 2009). Destarte, reflito acerca de como certas experiências de masculinidade são reconhecidas socialmente ou não, a depender de determinados fatores contextuais, num paralelo com a questão da precariedade humana, presente em Butler (2004). Ademais, parto de uma compreensão dos gêneros e das sexualidades sob o ponto de vista da performance (Butler, 1990), e busco o estranhamento
de sentidos normativos relativos às masculinidades, numa análise semiótico-linguística dos fenômenos observados. Para empreender tal análise, me volto para o fenômeno da indexicalidade (Silverstein, 2003), a fim de averiguar a forma como significados socioculturais mais amplos comparecem nas (micro)interações contempladas. Além disso, entendo os contínuos processos de entextualização (Urban e Silverstein, 2006) como fundamentais para a compreensão de tais saltos escalares (Blommaert, 2007) verificados nas sequências analisadas. Os dados gerados apontam para a negociação das fronteiras entre as noções de masculinidade e feminilidade, bem como para uma série de táticas de gerenciamento das masculinidades em circulação no grupo Moda Masculina. Outrossim, oferecem pistas que salientam a tensão repetição-transformação, na medida em que certos sentidos de masculinidade hegemônica (Connell, 1995), sistematicamente reproduzidos e solidificados na cultura, convivem com pequenos abalos e linhas de fuga.

Palavras-chave: moda; masculinidades; biopoder; performance; indexicalidade

Abstract 

Considering the debates concerning gender and sexuality, which permeate many different areas nowadays, this work aims at casting some light on how masculinities are produced – and how they circulate – in online environments, having a group about menswear on Facebook as the focus of analysis. For that matter, I keep under observation the ways in which the members of such group negotiate notions of masculinity, paying close attention to the meanings produced under the control mechanisms that rule the aforementioned community. Therefore, I take on the concept of biopower (Foucault, 1976), in an attempt to examine the frames (Butler, 2009) that work to differentiate some experiences of masculinity from the others. Besides, I reflect upon how certain notions of masculinity are socially recognized while others are not, taking Butler’s discussion on the precarity of life into account (Butler, 2004). What’s more, I understand gender and sexuality under the performance (Butler, 1990) point of view, queering normative masculinities in my semiotic and linguistic analysis of the phenomena this research encompasses. Regarding my anaylisis, I rely on the idea of indexicality (Silverstein, 2003), trying to investigate how wider sociocultural meanings are played out in the (micro) interactions considered. Furthermore, I keep in mind the continuous entextualization processes (Urban & Siverstein, 2006) as fundamental for the understanding of the scale jumps (Blommaert,
2007) that come to be seen in the interactions I examine. The generated data not only point to the way boundaries between masculinity and femininity are negotiated but also to the control strategies that are supposed to rule the different experiences of masculinities found in the contemplated group. Moreover, the data offers us some clues on how certain hegemonic concepts of masculinity (Connell, 1995), systematically reproduced and solidified in the culture, coexist with change – which holds a connection with the repetition-transformation tension.

Keywords: fashion; masculinities; biopower; performance; indexicality

 

Paulo Roberto Nogueira Andrade

 Título: A produção de significados no ambiente corporativo: um estudo crítico de atividades na área de gestão da segurança do trabalho

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Kátia Cristina do Amaral Tavares

Páginas: 272

Resumo

Esta pesquisa objetiva descrever e entender o sistema de atividade de gestão da segurança do trabalho na empresa pesquisada e discutir o lugar da segurança do trabalho em sistemas de atividade de treinamento e da gestão no/do pós-acidente de trabalho, a partir das perspectivas e discursos dos participantes e apontar e analisar possíveis contradições de e entre esses sistemas. Para tanto, discutem-se aspectos da gestão da segurança do trabalho na busca de compreensão desse fenômeno social dentro da perspectiva sócio-histórica desenvolvida por Vygotsky (1934/1978, 1934/1991, 1934/2001) e Leontiev (1977, 1978) e, a partir da Teoria da Atividade (TA), expandida por Engeström (1987, 1999, 2000 e 2002), Liberali (2009, 2012) e outros, com enfoque na interrelação entre os componentes da atividade: sujeitos, objeto, instrumentos, regras, divisão do trabalho e comunidade. Esta pesquisa teve duração de dois anos e envolveu funcionários de uma empresa multinacional industrial francesa, instalada em uma grande capital brasileira, primordialmente com um grupo de gestores (Alta Direção e gerência média) e pessoal da equipe de segurança, meio ambiente e saúde (SMS). Os seguintes instrumentos foram utilizados e estudados como parte da metodologia: entrevistas, gravadas em áudio e vídeo, anotações de entrevistas sem gravação, questionários escritos, documentos da empresa, fotografias, observações e notas de campo; as fontes principais são as atividades de e relacionadas à gestão da segurança do trabalho na empresa, conforme documentos oficiais e discursos de gestores, membros da equipe de SMS e de alguns outros agentes envolvidos na área. As principais categorias de interpretação são a multivocalidade, as contradições emergentes de e entre sistemas de atividade de treinamento, produção e segurança do trabalho, e a gestão da segurança do trabalho no pós-acidente e do pós-acidente ocorrido durante a pesquisa. O processo de análise dos dados foi conduzido a partir de um conjunto de atividades realizadas na empresa e eixos temáticos, tais como treinamento e gestão no/do pós-acidente, principalmente visando à segurança do trabalho. Neste caso, foi analisada a percepção da gestão de segurança do trabalho, ou seja, como a segurança é organizada e estruturada e a maneira como os funcionários percebem que as atividades acontecem e como isso orienta suas formas de atuação. Este trabalho visou a contribuir tanto para a discussão teórica sobre o conceito de gestão da segurança do trabalho como para a análise, discussão e eventuais mudanças e desenvolvimento no sistema de atividade de gestão corporativa para a área, impulsionados por contradições internas deste sistema e por contradições em suas interrelações com outros
sistemas de atividade na empresa estudada. Os resultados desta pesquisa poderão ser uma plataforma para uma ação intervencionista que vise a contribuir para a análise aprofundada
dos confrontos de vozes estudadas e das contradições observadas, em conjunto com os participantes desta pesquisa, acrescidos de operários, o que deverá gerar oportunidades de
transformação e possibilitar a promoção de mudanças e desenvolvimento na forma de agir dos gestores e dos operários, nas atividades de gestão de segurança do trabalho e nas atividades
circunvizinhas, e, eventualmente, em uma escala mais ampla, na empresa como um todo e na sociedade.

Palavras-chave: segurança do trabalho, Teoria da Atividade, gestão, treinamento, pós-acidente.

Abstract 

This research aims at describing and comprehending the work safety management activity system in the company studied and e discussing the place of work safety in the training activity system and in/of the post-accident management activity system from the perspectives and discourses of the participants and pointing out analyzing possible contradictions within and between these systems. Some aspetcs of work safety management are discussed for comprehending this social phenomenon in the socio-historic perspective developed by Vygotsky (1934/1978, 1934/1991, 1934/2001) and Leontiev (1977, 1978), based on the Activity Theory (AT), expanded upon by Engeström (1987, 1999, 2000 and 2002), Liberali (2009, 2012) amongst others, focusing on the interweaving of the activity components: the subject, the object, the tool, the rules, the division of labor and the community. This research lasted two years and involved workers of a French industrial multinational company, based in a major Brazilian capital, primarily with a group of managers (top management and middle management) and Environment, Health and Safety (EHS) team members. The following instruments were used and studied as part of the methodology: interviews, recorded in audio and video, non-recorded interview notes, written questionnaires, company documents, photographs, field observation notes; the main sources are activities of and related to work safety management in the company, according to official documents, discourses of managers, EHS team members and some other agents involved in the area. The main interpretation categories are multivoicedness, the emerging contradictions within and between training, production and work safety activity systems and the work safety management in and of the post-accident occurred in the company during the research. The data analysis process was run with a set of activities conducted in the company and thematic issues as a point of departures, such as training and management in/of post-accident, mainly aimed at work safety. In this case, the perception about the work safety management was analyzed, that is, how safety is organized and structured and the way workers perceive how activities occur and how this gears their forms of acting. This work aimed at contributing both to the theoretical discussion about the concept of f work safety management and to the analysis, discussion and eventual changes and development of the corporate management activity system of the area, boosted by internal contradictions of the system and by
contradictions in its interweaving with other activity systems in the company. The outcomes of this research may be a springboard for an interventionist action which will aim at contributing for a deepened analysis of the clashes of the voices studied and of the contradictions observed, together with the participants of this research, added by the shop-floor workers, which may generate opportunities for transformation and foster changes and development in the way of acting of the managers, the shop-floor workers, in the work safety management activities and in the interwoven activities, and, eventually, in the company as a whole and on a larger scale, in the society. 

Keywords: work safety, Activity Theory, management, training, post-accident.

 

Rafael Chaves Santos

 Título : Construções discursivas sobre os índios brasileiros nas cartas de Johann Natterer

Orientador(a):  Prof. Dr. Luiz Barros Montez

Páginas: 144

Resumo

Após a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil e a abertura dos portos às nações amigas da Coroa portuguesa, esta última em 1810, centenas de estrangeiros vieram para cá, e o Brasil foi redescoberto pelos europeus. Os viajantes que aqui chegaram produziram relatos de suas viagens que, quase sempre, circularam em seus países de origem e criaram uma “imagem” do país visitado. Esta imagem calcava-se no modelo e no padrão europeu de comportamento social e cultural. Dentre este grupo de estrangeiros destaco a vinda da Expedição científica austríaca que acompanhou a vinda da arquiduquesa Leopoldina em 1817. A Expedição era composta por diversos pesquisadores, naturalistas com atuação em diversas áreas das ciências. Um dos membros da Expedição, o naturalista austríaco Johann Baptist Natterer, destacou-se por permanecer no Brasil durante 18 anos e obter um enorme volume de material dos diversos ramos da natureza. Apesar de não ter publicado um relato de viagem, Natterer escreveu um diário e centenas de cartas. Algumas foram publicadas em uma obra organizada pelo diretor da Expedição, e outras publicadas em jornais da época. Nestas cartas é possível encontrar descrições dos locais visitados pelo viajante, assim como dos grupos populacionais do Brasil. Os índios receberam certo destaque em suas descrições e foram apresentados como seres inferiores quando comparados com os europeus. Esta Tese tem como objetivo principal entender as formações discursivas sobre os índios presentes nas cartas de Natterer. Para sua consecução foi preciso utilizar uma metodologia de análise interdisciplinar que me permitiu articular aspectos da ordem da cultura, da ideologia e de poder (como o etnocentrismo). Utilizei para este propósito a análise crítica do discurso (ACD), juntamente com outras bases teórico-metodológicas que complementaram a análise em questão. Assim sendo, este trabalho traz para a discussão sobre a construção discursiva dos indígenas brasileiros por Natterer questões que não se limitam ao campo da linguagem, mas que abarcam o campo da história e da etnografia. Ao articular essas teorias e metodologias a Tese dá uma contribuição a cada uma dessas áreas em particular, inclusive à Linguística Aplicada, pelo ineditismo de seu enfoque e pelos seus resultados. 

Palavras-chave: discurso, expedição científica, Johann Natterer, índios.

Abstract 

After the arrival of the Portuguese royal family to Brazil and the opening of ports to friendly nations of the Portuguese Crown, the latter in 1810, hundreds of foreigners come here, and Brazil was rediscovered by Europeans. Travelers who arrived here produced accounts of his travels that almost always circulated in their countries of origin and created an “image” of the country visited. This I wore on the model and the European standard of social and cultural behavior. Among this group of foreigners highlight the coming of the Austrian scientific expedition that accompanied the arrival of the Archduchess Leopoldina in 1817. The expedition was made up of several researchers, naturalists with expertise in various areas of science. One member of the expedition, the Austrian naturalist Johann Natterer Baptist, stood out to stay in Brazil for 18 years and get a huge amount of material from the various branches of nature. Although not published a travelogue, Natterer wrote a diary and hundreds of letters. Some were published in a work organized by the director of the Expedition, and other published in newspapers of the time. In these letters one can find descriptions of the places visited by the traveler, as well as the populations of Brazil. The Indians received some prominence in their descriptions and were presented as inferior when compared to Europeans. This thesis aims to understand the discursive formations of the Indians present in the letters of Natterer. For his achievement was necessary to use an interdisciplinary analysis methodology that allowed me to articulate aspects of the order of culture, ideology and power (as ethnocentrism). I used for this purpose the critical discourse analysis (CDA), along with other theoretical and methodological bases that complement the analysis in question. Therefore, this paper brings to the discussion of the discursive construction of Brazilian Indians by Natterer issues that are not limited to the field of language, but that cover the field of history and ethnography. By articulating these theories and methodologies Thesis gives a contribution to each of these areas in particular, including the Applied Linguistics, the originality of its approach and its results.

Keywords: speech, scientific expedition, Johann Natterer, Indians.

 

Solimar Patriota Silva

 Título : Construções discursivas sobre os índios brasileiros nas cartas de Johann Natterer

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Kátia Cristina do Amaral Tavares

Páginas: 144

Resumo

Esta pesquisa busca compreender o processo de apropriação tecnológica da rede social Facebook utilizada para a criação de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) em um curso realizado totalmente online para a formação continuada de professores. O curso, voltado para professores mediadores de leitura, teve como motivação para seu desenho o obstáculo à formação continuada de professores, conforme apontados por Mill (2010), e como princípio norteador o reconhecimento e valorização do saber docente (TARDIFF, 2010; CANDAU, 2011). Serviram de orientação para a pesquisa os estudos sobre o uso da rede social Facebook como alternativa a outras plataformas educacionais (MATTAR, 2013; MEISHAR-TAL; KURTZ; PIETERSE, 2012; MENON, 2012; CAIN; POLICASTRI, 2011; LLORENS; CAPDEFERRO, 2011; DIVALL; KIRWIN, 2011, entre outros) e o conceito de apropriação tecnológica (CARROL et al, 2001; BAR, PISANI, WEBER, 2007). O estudo, de abordagem etnográfica, descritiva e qualitativa, utilizando ferramentas da internet (MANN; STEWART, 2000), buscou primeiro identificar como os participantes
avaliaram o curso realizado no Facebook, investigando os aspectos positivos e negativos do curso. Em seguida, objetivou avaliar o processo de apropriação da rede social para a construção do referido AVA. A análise identificou a interação e relacionamento com a professora-mediadora e colegas, bem como a proposta de leituras e a diversidade de material, como importantes para a construção do conhecimento. Por outro lado, identificou-se a necessidade de maior cuidado com trabalhos em grupo e prazos para as leituras e tarefas propostas, visto que a falta de
comprometimento de integrantes do grupo ou prazos exíguos podem gerar desmotivação dos participantes. Além disso, uma maior conexão com a prática docente foi apontada como necessária ao curso. Os professores que participaram do curso ressaltaram que, embora percebessem a rede como fonte de entretenimento, puderam desconstruir essa visão, percebendo as potencialidades da rede para fins educacionais. O conceito de apropriação tecnológica que norteou a investigação neste estudo teve como base os estudos de Carrol e outros (2001). Dentro dessa concepção, os atratores são o primeiro passo do processo de apropriação, significando as conveniências e facilidades que se determinada tecnologia apresenta
e que faz com que novos usuários passem utilizá-la Neste trabalho, ao se analisar o processo de apropriação tecnológica da rede social Facebook, os atratores são as características e funcionalidades disponíveis no Facebook e que levaram à professora-pesquisadora a escolher a rede para a elaboração e implementação de um curso de formação continuada de professores. Esses atratores foram analisados sob aspectos tecnológicos e pedagógicos (CÈRDA; PLANAS, 2011) e se se mostraram bastante adequados aos propósitos do curso. Contudo, como uma das principais contribuições deste trabalho, aponto outras reconfigurações que se mostraram desejáveis para que a rede social Facebook seja melhor utilizada para
oferta de cursos similares.

Palavras-chave: Formação continuada de professores. Ambiente virtual de aprendizagem. Redes sociais. Facebook. Apropriação tecnológica.

Abstract 

This research seeks to understand the technological appropriation process of the social network Facebook used to create a virtual learning environment (VLE) in a course held entirely online for the continuing training of teachers. The course, aimed at reading mediators teachers, was motivated by the obstacle to the continued training of teachers, as pointed out by Mill (2010), and it had as a guiding principle teaching knowledge recognition and appreciation (TARDIFF, 2010; CANDAU, 2011). Studies on the use of the social media Facebook as an alternative to other
educational platforms (MATTAR, 2013; MEISHAR-TAL; KURTZ; PIETERSE, 2012; MENON, 2012; CAIN; POLICASTRI, 2011; LLORENS; CAPDEFERRO, 2011; DIVALL; KIRWIN, 2011, among others) were relevant to guide the present work, as well as the concept of technological appropriation (CARROLL et al., 2001; Bar PISANI, WEBER, 2007). This study, descriptive and qualitative, with ethnographic approach, using internet tools for research (MANN; STEWART, 2000), sought first to  identify how the participants evaluated the course held on Facebook, investigating
the positive and negative aspects of the course. Then it aimed at evaluating the process of appropriation of the social media for the creation of a VLE. The analysis identified interaction and relationship with the teacher-researcher and other participants, combined with the reading and diverse material proposed during the course as very important for the knowledge construction and key positive aspects of  the course. On the other hand, it identified the need for greater caution with group work and deadlines, since the lack of commitment of members of the group or tight deadlines can lead to demotivation of the participants. In addition, a greater connection with practice was identified as necessary for the course. The teachers who participated in the course stressed that, although they had previously considered  Facebook just as a source of entertainment, they could deconstruct this view, realizing the potential of the social media for educational purposes. Regarding the technological appropriation Facebook, according to the perspective of the teacher-researcher, the attractors that led her to choose the Facebook to create a VLE were analyzed under technological and pedagogical aspects (CÈRDA; Flat, 2011). These attractors were considered appropriate to the initial purposes of the course. However, as one of the main contributions of this work, other reconfigurations are pointed as necessary to be made, in order that Facebook can be best used to offer similar courses to the one presented in study.

Keywords: Continuing training of teachers. Virtual learning environment. Social networks. Facebook. Technological appropriation.