dissertações

Defendidas em 2014

Total de dissertações defendidas: 8

Aline Lourenço de Aquino Ventapane dos Santos Vieira

Título: Análise sociointeracional de uma coleção de língua portuguesa aprovada no PNLD: Vozes Vygotskianas e Bakhtinianas

Orientador(a):  Prof. Dr. Doutor Rogério Tílio

Páginas: 194

Resumo

O momento atual da educação requer muitas reflexões acerca dos papéis desempenhados pelos participantes do contexto escolar: alunos, professores e o livro didático. É sabido que
o perfil dos aprendizes mudou e é preciso que as práticas de ensino e aprendizagem sejam problematizadas para que a escola se atualize e se liberte de cânones cristalizados que não contribuam para a formação de cidadãos informados, engajados e preparados para interagir nas diversas esferas sociais. O objetivo dessa pesquisa foi a análise de uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático, problematizando nas atividades propostas as influências da teoria sociointeracional que tomam como base os textos de Vygotsky e Bakhtin. Buscamos, também, respostas quanto a coleção corroborar (ou não) com um processo de ensino e aprendizagem em que professores e alunos sejam responsáveis pela construção em parceria do saber. As categorias de análise utilizadas foram “gêneros discursivos”, em que problematizamos sua autenticidade e genuinidade, e “atividades”, nas quais buscamos os princípios vygotskianos de interação entre sujeitos e sociedade, valorização dos conhecimentos prévios e co-construção do conhecimento na zona de desenvolvimento proximal com a mediação do professor enquanto par mais experiente, e os princípios bakhtinianos de heteroglossia dialogizada e alteridade. Em nossa análise concluímos que a coleção didática propõe atividades articuladas por gêneros discursivos predominantemente autênticos, apresenta propostas coerentes com a teoria sociointeracional pleiteada e possui grande potencial para corroborar com a construção do saber em parceria entre professores e alunos. 

Palavras-chave: livro didático, PNLD, teoria sociointeracional, Vygotsky, Bakhtin

Abstract 

The current educational moment requires many reflections about the roles played by the participants of the school context: students, teachers and coursebooks. It has been noticed that the learners’ profile has changed and so it is needed that both teaching and learning practices be questioned in order that school be renewed and released from crystallized canons which do not contribute to educate participative citizens prepared to interact in many social spheres. The aim of this research was the analysis of a Brazilian Portuguese language coursebook series approved by the Brazilian National Coursebook Program, questioning in the proposed activities the influences of the sociointeractional theory based on the texts of Vygotsky and Bakhtin. We also have searched answers regarding the series corroboration (or not) with a teaching and learning process in which teachers and students are both responsible for cooperative knowledge building. The research categories used were ‘speech genres’, questioning their authenticity and genuineness, and ‘activities’, in which we have searched vygotskyan principles of interaction between people and society, previous knowledge appreciation and knowledge co-construction in the zone of proximal development with the teacher’s mediation as the most experienced partner, and bakhtinianj principles of dialogized heteroglossia and otherness. In our analysis we have concluded that the coursebook series proposes activities articulated by speech genres predominantly authentic. It presents consistent proposals with the sociointeractional theory pled and it has great potential to corroborate with cooperative knowledge construction between teachers and students. 

Keywords: coursebook, Brazilian National Coursebook Program, sociointeractional theory, Vygostsky, Bakhtin

 

Beatriz de Souza Andrade Maciel

Título: Professores em (co) construção: Expectativas e percepções de professores quanto a processos (colaborativos) para seu desenvolvimento.

Orientador(a):  Profa. Dra. Sílvia Becher-Costa

Páginas: 199

Resumo

A presente pesquisa enfoca processos para o desenvolvimento docente partindo de perspectivas em coaching e mentoria (FLETCHER; MULLEN, 2012; BARKLEY; BIANCO, 2010; PORTNER, 2008, entre outros), que visam a contribuir para o desempenho do professor em sala de aula e para seu bem-estar em relação à profissão através de atitudes colaborativas e reflexivas. A análise, qualitativa de cunho interpretativista (BASTOS; SANTOS, 2013; DORNYEI, 2007; DENZIN; LINCOLN, 2005, por exemplo), foi realizada junto a professores de um programa de ensino de
inglês para crianças implementado em escolas de uma rede municipal do estado do Rio de Janeiro utilizando análise documental, entrevistas e observação em rede virtual (netnografia). O Programa envolve a implementação de práticas de ensino de inglês para crianças, e embute em sua concepção processos formais para o desenvolvimento docente. Neste contexto, busquei investigar: a) quais e como são propostos os processos para o desenvolvimento do professor; b) como tais processos são percebidos pelos professores em relação às demandas e expectativas para sua atuação em sala de aula; c) a que outros processos os professores recorrem para sua preparação. Com a análise, foi possível verificar que, em contraste com a diversidade de propostas para o desenvolvimento docente no Programa, estava a insatisfação dos professores com as principais práticas, levando-os a buscar alternativas como o diálogo com colegas. Verificada esta insatisfação, investiguei as razões subjacentes e tracei reflexões sobre como tais processos poderiam se tornar mais satisfatórios para uma docência efetiva em sala de aula e na relação com a profissão, em alinhamento com conceituações teórico-práticas de coaching e mentoria.

Palavras-chave: desenvolvimento docente; coaching; mentoria; ensino-aprendizagem de inglês para crianças.

Abstract 

This research focuses on processes of teacher development from the perspective of coaching and mentoring (FLETCHER; MULLEN, 2012; BARKLEY; BIANCO, 2010; PORTNER, 2008, among others), which aim at contributing to teachers’ performance in the classroom and their well-being towards the profession by means of collaborative and reflective practices. The study follows a qualitative perspective with an interpretativist nature (as in BASTOS; SANTOS, 2013; DORNYEI, 2007; DENZIN; LINCOLN, 2005), analyzing teachers involved in an institutional programme teaching English as a foreign language to children, which was implemented in a public school system in the state of Rio de Janeiro, Brazil. Data was generated from official documentation, interviews and observation in a virtual network (also known as netnography). The Programme investigated involves practices of teaching English for young learners and encompasses formal processes for teacher development. In this context of investigation, I studied: a) which are the teacher development processes and how they are characterized; b) how such processes are perceived by the teachers in terms of their demands and expectations for being/performing in the classroom; c) which other professional development processes the teachers resort to. In contrast to the different teacher development proposals offered by the institution, it was possible to verify the insatisfaction of some teachers with such efforts, which, in turn, led them to
look for alternatives such as dialoguing with their peers. Reasons underlying this insatisfaction were investigated to generate reflections on how teacher development processes could be more fruitful towards better teaching-learning experiences in the classroom and in the teachers’ sense of realization in the profession, aligned with the theorectical-practical conceptions of coaching and mentoring. 

Keywords: teacher development; coaching; mentoring; teaching-learning English for children.

 

Bianca Dorothéa Batista

Título: A Expansão inglesa e o livro impresso: A transformação do piloto Nuno da Silva em autor

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Luciana Villas Bôas

Páginas: 115

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a história de publicação da narrativa do piloto português Nuno da Silva assim como as estratégias de apropriação de narrativas ibéricas pelos
editores e impressores ingleses. A tradução e publicação das narrativas dos pilotos portugueses e espanhóis nos livros impressos foi uma forma de romper a soberania dos reis ibéricos sobre as terras do Novo Mundo e promover a presença inglesa no Novo Mundo. Por conclusão, sugerimos que o livro impresso desafiou o monopólio das Coroas ibéricas e transformou os súditos ibéricos em autores de narrativas de viagem. 

Palavras-chave: Nuno da Silva, expansão inglesa, livro impresso, autoria.

Abstract 

This study’s aim is to analyze the history of the publication of the deposition of the Portuguese pilot Nuno da Silva as well as the strategies of appropriation of Iberians’ narratives by the English editors and printers.The translation and publication of Portuguese and Spanish pilots narratives in printed book was a way to break the Iberian kings sovereignty over the lands of the
New World and to promote the English presence in the New World. As a conclusion, we suggest that the printed book challenged the Iberian monarchies monopoly and transformed the Iberian subjects into authors of travel narratives.

Keywords: Nuno da Silva, English expansion, printed book, authorship

 

Fernanda Passos da Trindade Jorge Neres

Título: O Harlem investiga : o romance policial de Rudolph Fisher.

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Christine Nicolaides

Páginas: 112

Resumo

Esta pesquisa de base qualitativa com princípios etnográficos analisa a construção da autonomia de professores de língua inglesa em formação inicial. A autonomia nesse processo está relacionada com o ensino da língua de forma significativa e real (PAIVA; SENA, 2009), além de compreender os indivíduos como seres ativos, reflexivos e responsáveis (OXFORD, 2011). Partindo de expectativas positivas no que diz respeito o desenvolvimento da autonomia nesse contexto específico, este trabalho investigou como os professores em formação inicial trabalham de forma colaborativa, como estimulam seus alunos a se engajarem em sua própria aprendizagem e como parecem conseguir que a aprendizagem da língua seja significativa para os alunos de forma que eles consigam fazer conexões entre o que acontece dentro de sala de  aula e suas vidas fora dos muros escolares. Adicionalmente, nesta pesquisa foram investigadas quais frustrações e dificuldades esses professores em formação inicial enfrentaram ao tentarem implementar uma aprendizagem autônoma e como eles lidam com os
objetivos e metas do PIBID. A análise dos dados parece indicar que esse contexto é favorável ao desenvolvimento de indivíduos ativos, reflexivos e responsáveis que se engajam no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. 

Palavras-chave: autonomia; professores em formação inicial; PIBID.

Abstract 

This qualitative based research, with ethnographic principles, analyses the construction of English teacher’s autonomy in initial education. The autonomy in this process is related to the
language teaching in a meaningful and real manner (PAIVA; SENA, 2009), in addition to comprising the individuals as active, reflexive and responsible beings (OXFORD, 2011). Starting with positive expectations concerning the autonomy development in this specific context, this work looked into how teachers, in initial education, work in a collaborative manner, how they stimulate their students to engage in their own learning process, and how they seem to make the language learning be significant to the students in a way that they can make connections between what happens in the classroom and their lives outside the classroom walls. Additionally, in this research it was investigated which frustrations and difficulties these teachers, in initial education, faced as they tried to implement an autonomous learning, and how they dealt with PIBID’s objectives and goals. The data analysis seems to indicate that this context is favorable to development of active, reflexive, and responsible individuals that engage in the teaching-learning process of the English language.

Keywords: autonomy; teacher in initial education; PIBID.

 

Laura Mendes Pires

Título: Discursos sobre amor e gênero em performances narrativas de uma leitora da saga Crepúsculo

Orientador(a):  Prof. Dr. Luiz Paulo da Moita Lopes

Páginas: 169

Resumo

A presente pesquisa objetiva investigar como amor e gênero em relações amorosas são construídos discursivamente nas performances narrativas de uma leitora adulta da série de livros best-seller Crepúsculo. O estudo justifica-se dado que a série, voltada para o público feminino adolescente, teve também grande aceitação por parte de mulheres adultas que, ao mesmo tempo em que se identificam com ideais feministas, parecem desejar o mesmo tipo de “príncipe encantado” romântico por quem a protagonista dos livros se apaixona. Como pressupostos teóricos, me baseio em uma noção de linguagem como performativa (PENNYCOOK, 2007), capaz de produzir sentidos sobre o que pretende descrever, e o gênero e a sexualidade como construídos nessas performances (BUTLER, [1990] 2003), adotando uma abordagem queer das performances identitárias (BUTLER, 2002; SULLIVAN, 2003). Sobre o amor e as relações amorosas, considero as teorizações de Giddens (1993) e Bauman (2006) e propostas mais recentes sobre o tema de Lins (2012), entendendo que a forma como indivíduos experienciam o amor e as relações afetivas não é natural nem universal (FREIRE COSTA, 1998), mas responsiva ao contexto cultural em questão (REZENDE e COELHO, 2010). Os dados do estudo de caso (YIN, 2001) foram gerados em eventos de letramento (BARTON e HAMILTON, 1998; BLOOME, 1983; HEATH, 1993) realizados por meio de entrevistas semiestruturadas com uma mulher que se encaixa no perfil mencionado. A análise foi baseada nas performances narrativas geradas nesses eventos, entendendo que as narrativas são também produtoras de sentidos e identidades (BAUMAN, 1986; THORNBORROW e COATES, 2005; MOITA LOPES, 2009b; mímeo). Como instrumental analítico, utilizo as pistas indexicais (WORTHAM, 2001) para identificar posicionamentos em narrativas e a noção de entextualização de discursos (BLOMMAERT, 2009; 2010; BLOMMAERT e RAMPTON, 2011). Os resultados apontam mobilização de diferentes discursos relacionados a amor e gênero em relações amorosas em convivência e em competição, com maior inclinação para o amor romântico. As implicações desses discursos nas relações afetivas na contemporaneidade são discutidas levando em conta as entextualizações e posicionamentos da participante nesse estudo de caso.

Palavras-chave: amor romântico; amor confluente; gênero e sexualidade como performances; performances narrativas; letramentos

Abstract 

The aim of this research is to examine how love and gender in romantic relationships are constructed through discourse in the narrative performances of a female adult reader of the best-selling Twilight book series. This study is justified by the fact that, even though the books were originally designed for female teenage readers, the series was widely accepted by a female adult audience that relates to feminist ideals and, at the same time, seems to wish for a romantic “prince charming”, such as the one with whom the female protagonist falls in love. The theoretical foundations for this study are the notion of language as performative (PENNYCOOK, 2007), capable of producing meaning over what it intends to describe, and the notion of gender and sexuality as constructed in these performances (BUTLER, [1990] 2003), adopting a queer approach for the identity performances (BUTLER, 2002; SULLIVAN, 2003). Concerning love and romantic relationships, I take into consideration the theorizations of Giddens (1993) and Bauman (2006), as well as more recent propositions on the theme by Lins(2012), considering that the way individuals experience love and romantic relationships is neither natural nor universal (FREIRE COSTA, 1998), but responsive to the referred cultural context (REZENDE & COELHO, 2010). The data from the case study (YIN, 2001) were generated in literacy events (BARTON & HAMILTON, 1998; BLOOME, 1983; HEATH, 1993) conducted by means of semistructured interviews with a woman that fits the aforementioned profile. The analysis was based on the narrative performances that occurred in those events, considering that the narratives also produce meaning and identities (BAUMAN, 1986; THORNBORROW & COATES, 2005; MOITA LOPES, 2009b; mimeo). Indexical cues are used as analytical intruments in order to identify positionings in narratives. The notion of discourse entextualization (BLOMMAERT, 2009; 2010; BLOMMAERT & RAMPTON, 2011) is also used. The results indicate mobilization of different discourses that coexist and compete; discourses that concern love and gender in romantic relationships and that reveal a greater tendency towards romantic love. The implications of those discourses in contemporary romantic relationships are discussed, taking into account the entextualizations and positionings of the participant in the case study.

Keywords: romantic love; confluent love; gender and sexuality as performances; narrative performances; literacy

 

Lilia Aparecida Costa Gonçalves

Título: Monitoria no curso de Letras: Práticas mediadas pelas novas tecnologias 

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Kátia Cristina do Amaral Tavares

Páginas: 164

Resumo

Nesta dissertação, foi desenvolvido um estudo de caso de natureza etnográfica no contexto da monitoria de duas disciplinas de um curso de graduação em Letras em que são incorporadas práticas mediadas pelas tecnologias digitais com o uso de um ambiente on-line criado na plataforma Moodle do Projeto Letras 2.0/UFRJ, desenvolvido pelo núcleo de pesquisas em  Linguagem, Educação e Tecnologia da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LingNet/UFRJ), no qual se insere esta dissertação. Busca-se investigar como se dá o processo de formação inicial de professores para uso das tecnologias digitais no contexto da referida monitoria. Busca-se também identificar quais as contribuições do uso de um
componente digital nas atividades de monitoria para a formação dos futuros professores. A pesquisa é norteada por uma fundamentação sobre formação de professores para uso das tecnologias digitais (BELLONI, 1999; GERALDINI, 2003; MILL, 2010; PAIVA, 2013; SILVA, 2010; TAVARES, 2007; VALENTE, 1999, entre outros), formação dos professores como profissionais reflexivos (CELANI, 2010; GOMEZ, 1992, SCHÖN, 1987, 1992, entre outros), letramento digital (BUZATO; 2006, FREITAS, 2010B, entre outros) e prática colaborativa (MAGALHÃES, 1998,
entre outros). Os dados foram gerados através de instrumentos etnográficos, como observação e registro em áudio de reuniões, entrevistas, diário de pesquisa e documentos, e analisados qualitativamente. Os resultados da investigação realizada revelam que a participação na monitoria possibilitou a apropriação de recursos tecnológicos pelas monitoras ao articular um conjunto de ações que favorecem a construção de conhecimentos tecnológicos e pedagógicos de forma crítica e reflexiva.

Palavras-chave: formação do professor, tecnologias digitais, monitoria, ensino de línguas, ensino superior.

Abstract 

In this dissertation, a case study of ethnographic nature was conducted in the context of teaching monitoring with two groups of an undergraduate program in Languages that incorporate teaching practices mediated by digital technologies with the use of an online environment built on the Moodle platform in Letras 2.0/UFRJ. This project is developed by the research group in Language, Education and Technology at School of Languages and Literature of the Federal University of Rio de Janeiro (LingNet/UFRJ), in which this dissertation is inserted. It aims investigates pre-service teacher education for the use of digital technologies in the context of this monitoring. It also aims to identify the contributions of using a digital component in monitoring
activities for the education of these future teachers. The research is based on teacher education for the use of digital technologies (BELLONI, 1999; GERALDINI, 2003; MILL, 2010; PAIVA, 2013; SILVA, 2010; TAVARES, 2007; VALENTE, 1999; etc.), teacher education as reflexive professionals (CELANI, 2010; GOMEZ, 1992, SCHÖN, 1987, 1992, etc.), digital literacy (BUZATO; 2006, FREITAS, 2010B, etc.) and collaborative practice (MAGALHÃES, 1998, etc.). The data were generated by means of ethnographic instruments such as observation and audio register of meetings and interviews, research diary and documents, and analyzed qualitatively. The results show that the participation in monitoring enabled the appropriation of technological resources as the monitors articulated a set of actions that favor the construction of technological and pedagogical knowledge in a critical and reflexive manner.

Keywords: teacher education, digital technologies, monitoring, language teaching, higher education.

 

Luiz Cláudio da Silva Souza

Título: A construção do ethos dos tradutores e intérpretes de língua brasileira de sinais e português: concepções sobre a profissão.

Orientador(a):  Prof(a). Dr(a). Angela Maria da Silva Corrêa

Páginas: 163

Resumo

Esta pesquisa propõe analisar a construção do ethos dos tradutores e intérpretes de língua de sinais e português (TILSP) por meio dos imaginários sociodiscursivos que circulam acerca deste profissional. Com este objetivo, recorre-se a noção de ethos articulada por autores como (Charaudeau, 2010; Amossy, 2013; e Maingueneau, 2013). Para esses autores a construção do ethos passa por dois momentos distintos: anterior ao ato de linguagem e durante a enunciação do Locutor. Assim sendo, nosso ponto de partida consiste, por um lado, em problematizar os documentos que são responsáveis por certos modos de ver os profissionais TILSP e, por outro, nos próprios dizeres que esses sujeitos produzem a respeito de si mesmos e sobre a profissão. Desse modo, promoveu-se uma complementaridade entre a análise documental e as entrevistas norteada por (DAHER, 2004; PIMENTEL, 2001; MANN & STEWART, 2000, entre
outros). A análise dos documentos reguladores da profissão e das entrevistas aponta para uma fragmentação do ethos dos profissionais investigados.

Palavras-chave: Ethos, LIBRAS, imaginário sócio discursivo, legitimidade, tradução e interpretação.

Abstract 

This research aims at reviewing the construction of the ethos of translators/interpreters of sign language and Portuguese (TILSP) through social discursive imaginaries which are spread about such professional. With this purpose in mind, we resort to the notions of ethos that are articulated by authors such as Charaudeau, Amossy and Maingueneau (CHARAUDEAU, 2010; AMOSSY, 2013; e MAINGUENEAU, 2013). For them, the construction of the ethos is carried out in two different moments: previously to the act of language and during the enunciation by the Speaker. Therefore, our starting point consists, on the one hand, in discussing the purport of the documents which are liable for certain ways of considering the TILSP professionals and, on the other, analyzing the very words produced by those subjects when they talk about themselves and their profession. Thus, it has been promoted a complementary approach between document
analysis and interviews based on Daher, Pimentel and Mann & Stewart (DAHER, 2004; PIMENTEL, 2001; MANN & STEWART, 2000), among others. The review of the documents regulating the profession and the interviews made points to the fragmentation of the ethos of the professionals in question.

Keywords: Ethos, Brazilian Sign Language, social discursive imaginary, legitimacy, translation and interpreting.

 

Márcia Cristina de Oliveira Santos

Título: Maria Graham e a dupla documentação do feminino no Brasil de 1821 a 1823. Uma abordagem discursivo-crítica.

Orientador(a):  Prof. Dr. Luiz Barros Montez

Páginas: 99

Resumo

A literatura de viagem sobre o Brasil escrita na primeira metade do século XIX apresenta uma nítida relação de assimetria entre os que narram e os que são narrados. A maior parte dos livros de viagem do período foi escrita por homens e pouco aludiam a assuntos relacionados à presença feminina. Excetuando-se as correspondências privadas e públicas, são relativamente poucos os documentos produzidos por mulheres que nos servem hoje como registros historiográficos. Tais aspectos tornam valioso o diário de viagem escrito por Maria Graham, e mais particularmente ainda por este ser um texto de autoria feminina em que são figuradas outras mulheres. Com base nesta peculiaridade, esta pesquisa recorta para fins de análise passagens textuais em que Graham constrói discursivamente o seu próprio gênero. Nela, interessam mais especificamente as situações em que ocorre o que Miriam Lifschiz Moreira Leite (1997) denomina “dupla documentação”, isto é, excertos nos quais a narrativa de si mesma é contrastada com a narrativa do outro no Brasil, ou seja, a partir de uma perspectiva dicotômica entre o “eu” e o “outro”, o “certo” e o “desviante”. A dissertação defende o ponto de vista de que a análise linguística das instâncias de dupla documentação torna mais claro o entendimento do
quanto o discurso de Maria Graham sobre outras mulheres no Brasil consubstancia um discurso sobre si mesma. Para tanto, utilizo o arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso Crítica (ADC) de Norman Fairclough (2001 e 2003), porque a abordagem textualmente orientada por este mobilizada traz novas perspectivas de interpretação sobre o gênero “relato de viagem”. Com isso, novos elementos são evidenciados e novas relações são estabelecidas entre o texto examinado e seu contexto histórico, o que resulta em avanços nos estudos historiográficos acerca da personalidade e do período investigados.

Palavras-chave: 1. Relatos de viagem. 2. Maria Graham. 3. Análise do Discurso Crítica. 4. Dupla documentação do feminino. 5. Brasil Oitocentista.

Abstract 

The travel literature written about Brazil in the first half of the 19th century presents a clear-cut relationship of asymmetry between the ones who narrate and the ones being narrated. Most of those travel accounts were written by men who scarcely referred to women. In fact, with the exception of private and public letters, historiography relies on relatively few documents produced by women. Those aspects underscore the value of Maria Graham’s travelogue since it is a document written by a woman that alludes to other women. Due to such peculiarity, this research analyzes excerpts in which Graham discursively builds her own gender, especially those that exemplify what Miriam Lifchitz Moreira Leite (1997) names as “double documentation”. In other words, the focus is on extracts in which her narrative of herself is contrasted with her narrative of other women in Brazil, i. e. passages in which she shows a dichotomous perspective between the “self” and the “other”, the “norm” and the “deviation”. This dissertation defends that a linguistic analysis of instances of double documentation elucidates how the traveler’s discourse about other women turns into an account of her own self. In order to do that, I make use of Norman Fairclough’s (2001 & 2003) Critical Discourse Analysis theoretical and methodological framework, as I believe that the textually-oriented approach delineated by him brings in new interpretative perspectives to the travel writing genre. Thus, new elements are highlighted and new relationships are established between the analyzed text and its historical context, thereby advancing historiographical studies concerning Maria Graham and her time.

Keywords: 1. Travel writing. 2. Maria Graham. 3. Critical Discourse Analysis. 4. Double documentation of the feminine. 5. Nineteenth-century Brazil